terça-feira, 18 de julho de 2017

DESCE DEPRESSA

Resultado de imagem para Zaqueu era de Jericó

Dalva Coutinho

"E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" Lucas 19:3-5

Vamos  meditar na  vida  desse  homem chamado Zaqueu. A  Bíblia  diz  que , ele  era fariseu ,rico ,  frisa  que era  baixinho e que buscava  ver  Jesus na  multidão. 


Zaqueu  pertencia a  Sinagoga e era fariseu cobrador de impostos .Naquele  tempo , muitos  eram  tido  como ladrões  pois  cobravam pesados impostos , e sempre  ficavam com alguma  quantia para    enriquecer  .

 Jesus passava  em Jerico e ''vê '' , no meio daquela  multidão, olhando de cima para  baixo ,um homem que estava  em  cima  de uma  figueira brava , chamada sicômoro.

 Jerico   foi o canário das curas :física de  Bartimeu ,que  recuperou a  visão,  e da  cura espiritual de Zaqueu quando salvou  sua  alma. Jericó  também foi  ,na  Historia do Antigo Testamento a  terra  de  Raabe, que  abandonou a prostituição para  seguir  ao Deus de Israel, e onde foram derrubadas ,as  muralhas.

A primeira lição de  Zaqueu  diz  respeito a Jesus que  é  onisciente e  que  sabe  quem o quer conhecer,  porque  conhece  o coração do  homem.

O ''Desce  depressa'' que  Jesus falou para  Zaqueu , fala para todos nós.  Muitas  vezes estamos em cima  da arrogância,  em  cima  da  vaidade, em cima  dos  enganos, em  cima  dos  poderes que  constituímos  na  esfera  social, em cima  das idolatrias ,em cima  dos  nossos títulos  e que Jesus manda  descer  depressa. 

Temos  que  lembrar que  foi em cima de um camelo que , Raquel a esposa amada de  Jacó, escondeu os ídolos  que  roubara do  seu pai. Os ídolos ,naquela  época ,eram documentos de  compra  de  venda de  terras, por isso  eram tão importantes para  Labão  e Raquel sabia  disso , por  isso os  levou para pagamento , pelos  anos que  Jacó  trabalhara  gratuitamente   para  seu pai.

Raquel desceu do  camelo e  retirou os ídolos  e  os  escondeu embaixo das  suas  vestimentas , quando já  estavam na  tenda. Mas  Deus  vê o que está  escondido tanto em  cima  quanto em baixo. Muitas  vezes  descemos e continuamos  no  erro escondendo  em baixo.

Quando  pensarmos  que isso , é  somente  com  as  pessoas  do mundo estamos  nos  enganando. Muitas  vezes , os  servos  do Senhor se comportam  da  mesma  forma no Reino  de  Deus  aqui na  terra. O Profeta  Amós observou isso com relação as mulheres que iam ao  templo. Eram arrogantes, prepotentes, vaidosas e precisavam  descer .

A Igreja  do  senhor  Jesus tem  que  ser  como ele foi e continua  sendo. ''O servo  tem  que  ser parecido com  seu  Senhor''. Pois diz a Bíblia: 

''Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo ser como seu senhor''. Mateus  10:24

Uma outra situação  da  vida, essa  frase :''Desce  depressa'' diz  respeito a nossa  atitude espiritual.  As  vezes  estamos  na Igreja , trabalhando na  obra, ensinando, pregando, mas  não estamos orando . Temos  que  descer na (horizontal), jogar o peso físico ,psicológico , emocional  e  espiritual  nos  joelhos para  termos vitoria na  dimensão  (vertical) .Isso forma uma  cruz. Perceberam?


Existem  servos que servem mais a Obra  do  Senhor do que  mesmo ao  Senhor da Obra. Fazem de  tudo; evangelizam, louvam, pregam, jejuam, intercedem  , mas  não oram , e  quando o  fazem, oram pouco e  de  qualquer  jeito. Tem  colocar o coração na  altura  dos  joelhos.

Jesus foi humilde, nasceu numa  manjedoura:“E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” (Lc 2,7).
 Jesus orou quarenta dias  e  quarenta noites ,por isso :“Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17). E assim manteremos a comunicação constante com Deus – começando nesta vida e continuando por toda a eternidade! .
Jesus não tinha onde  recostar  a  cabeça : Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.  Mateus 8:20 .

A conversão de  Zaque  foi maravilhosa , porque  foi  completa. Muitas  vezes a pessoa  ''desce depressa'' mas é  somente  convencida  mas  não   convertida. Não  é  difícil  identificar, não  abrem  mão  de  determinadas regalias mundanas e  levam para  dentro da igreja os  ''fardos'' que  deveriam deixar  do lado de fora.


Zaqueu tinha  consciência  disso ,quando entre  as palavras que  falou ,confessou  que roubava  e  'a colocou a lei em pratica.. Lev.6:5
 ''Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.'' Lucas 19:8 Será pois que, como pecou e tornou-se culpado, restituirá o que roubou, ou o que reteve violentamente, ou o depósito que lhe foi dado em guarda, ou o perdido que achou,.
Ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá no seu todo, e ainda sobre isso acrescentará o quinto; àquele de quem é o dará no dia de sua expiação.
Levítico 6:4,5


 Zaqueu era baixinho mas teve  ''atitude  mental dos  altos  píncaros.''  V.M. Porque quem aceita  Jesus  como  salvador ,pode  ser pequeno na  altura mas espiritualmente torna-se um  gigante. Zaqueu desceu, entendeu  a  mensagem e  se  converteu . 

 Desça  também , faça  como  Zaqueu. ''Desce  depressa''. 

Aliás ,  vamos  todos  ''descer depressa,'' porque  esta mensagem é  para  você , para mim ,e para  todos nos .


Nenhum comentário:

Postar um comentário