sábado, 10 de novembro de 2012

O ESPINHO

O ESPINHO



 ''E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte''2° Cor. 12 :7



 Existe, muita especulação em torno do ''Espinho na carne'' do apostolo Paulo. E sobre esse assunto tem se levantado , muita polemica. Na realidade espiritual , existem na Bíblia , muitos fatos que não nos é permitido entender. Todo falatório será apenas conjecturas sem resultado definitivos que convença.

 O apostolo Paulo que se chamava Saulo de Tarso, quando zeloso da lei começou a perseguir os cristãos e teve um encontro sobrenatural com Jesus e dai em diante , começou a fundar Igrejas e teve o privilegio de escrever 13 cartas que compõe o Novo testamento.

. Certa ocasião alguém deu um testemunho e tentou comparar-se ao apostolo. Quando não era crente , matou, assaltou, pilhou, roubou e uma série de coisas erradas terminadas em ''...ou''. Está bem que mudou de vida e começou a crescer na fé mas dai a igualar-se ao apostolo Paulo, a distancia é grande em termos de comparação.

 O apostolo era ''Zeloso da Lei'' e achava que estava fazendo um favor a Deus, enquanto o irmão fez por ''ruindade''. O apostolo Paulo, ao ter o encontro com Jesus , já nasceu em pé e dali de onde estava , começou seu Ministério. A Bíblia diz que ele saiu da cidade e desceu por uma corda , dentro de um cesto , para se esconder dos revoltados.

 O mundo , quando se trata do Evangelho, é um verdadeiro espinheiro, e o que é um espinheiro? São plantas que possuem espinhos. E espinhos sempre machucam, ferem e maltratam. No tempo do Apostolo não era diferente do de hoje , quando o assunto era a palavra de Deus. Não faltavam quem quisesse ferir com atitudes ;palavras e ações e por isso se tornavam verdadeiros espinheiros.

Hoje é diferente? Surgiu um destes espinhos na vida do apostolo. Tudo leva a crer que não era tentação, mas sim , dores , aflições, enfermidades físicas. Em Jó , capitulo2:1 diz que Satanás foi a presença de Deus, para acusar.

E hoje? Ele faz a mesma coisa. Fez a mesma coisa com o apostolo Paulo , pois o mesmo cita que estava havendo uma ação Satânica , para esbofeteá-lo. A Bíblia diz que: '' a quem muito é dado muito é cobrado''. O apostolo teve experiencias tremendas com Deus. Experiencias espirituais precisam ser contadas, e o apostolo foi arrebatado , teve visões, e através dele , Deus fez sinais de prodígios e maravilhas.

 Disse Ele''Conheço um homem que a catorze anos( se no corpo , não sei: Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu . E sei que o tal homem ( se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é licito falar''  v 2:4. O 1° céu está descrito em Jó 2:18 e no livro de Daniel 7: 13. que é a atmosfera que circunda a terra.

O segundo céu é o das estrelas de que fala Gen 1:14-18. O 3° céu é o paraíso de que fala Luc. 23:43 habitação de Deus e dos seus servos Ecl. 1:23. O homem de que fala o apostolo é ele mesmo e que não conseguiu falar de si mesmo e por isso silenciou.

Como visões , ele falou; '' Em verdade que não convém gloriar-me, mas as visões e revelações do Senhor ,''2° Cor. 12:1 E acrescenta .em 2:7'' E para que não me exaltasse, pelas excelência das revelações, foi me dado um espinho na carne''. E completou ''Os sinais do meu apostolado , foram manifestado entre vós , com toda paciência por sinais, prodígios e maravilhas'' v. 12.12.

 Quantos problemas o apostolo enfrentou. Foi vitima dos falsos irmãos . Levou chicotadas, foi picado por serpente venenosa, quase morreu afogado, Foi açoitado, preso , incompreendido .E para completar um espinho na carne. Tudo por amor ao evangelho.. As vezes, imagino, que não acreditaram nele.

 Seria o caso de pedir aos que tinham intimidade com Deus , para orarem e perguntar ao Senhor a veracidade das suas palavras. Uma coisa fica como uma lição para todos nós . O espinho tinha uma finalidade : deter qualquer ação de orgulho , que muitas vezes estragam ministérios, pois faz aflorar o Ego.

 E você meu irmão ,ou minha irmã tem algum espinho na carne? Tem algum sofrimento oculto , que somente Deus pode contemplar? Você pode me perguntar se eu tenho. Tenho sim. É terrível. Acho eu ,que todos os cristãos tem um espinho. Sempre somos provados com esse '' Espinho'' e temos que ser aprovados , custe o que custar.

O Deus de Paulo é o mesmo que falou pra ele e fala para nós hoje, em caso de querermos nos livrar do ''Espinho'': ''A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na tua fraqueza''.