quinta-feira, 23 de agosto de 2012

OS TOUROS DE BASÃ ONTEM E HOJE

OS TOUROS DE BASÃ ONTEM E HOJE




'' Fortes touros de Basã me rodeiam.'' Salmo 22:13

A Bíblia é uma das maiores colcha de retalhos que existe no sentido virtual da palavra e quando fomos pesquisar sobre Basã , observamos que esse lugar é citado em inúmeros versículos, e escolhemos o salmo 22 porque observamos o quanto importante é esse nome para ser citado por Davi.

Existia naquele tempo inúmeros vales , mas escolhemos o de Basã pelo seu significado tão especial nos sentimentos e necessidades humanas Basã foi um território que ficava além do Jordão e foi excelente para a criação do gado de qualidade.

Basã aparece na Bíblia pela primeira vez no livro de números 21:33, quando Israel venceu a luta contra o rei Ogue . Essa terra ficava situada entre as montanhas de Gileade e tinha sua economia fortalecida na Pecuária. Pode-se dizer que os touros eram grandes e fortes.

Ao contemplar aquela região, nasceu no coração de Moisés a inspiração de descrever aquela região de forma poetica no livro de Deuteronômio, onde se lê ''Ele fez cavalgar sobre altos da terra, comer as messes do campo, chupar o mel da rocha e o azeite da dura pederneira, coalhada de vacas , leite de ovelhas com gordura de cordeiros dos carneiros que pastam em Basã...'' Deut. 32: 13-14.

Está ai pintado com palavras , a economia de Basã que também tinha grandes plantações de milho Mas o que interessa são os touros , que tem uma conotação diferente. Vamos contemplá-los pela intensidade da sua força de ataque. Vamos compará-los aos sentimentos humanos , quando atacam ou são atacados; quando destroem ou são destruídos; quando matam ou são mortos, quando sufocam ou são sufocados, e quando ferem ou são feridos.

Nos tempos de ontem podemos citar o profeta Amós escolhido, para levar a mensagem de Deus a Judá e lá pode ver a maldade da nação. Enquanto o povo morria de fome e as mulheres iam as Igrejas mas não levavam nada que agradasse ao Senhor e por isso , aquele profeta boiadeiro , um homem simples, corajoso as chamou de ''vacas de Basã'' Am. 4:1 . Muita prosperidade material e muita decadência espiritual.

Séculos antes , Davi escreveu o salmo 22 , que narra os sofrimentos do nosso Mestre Jesus Cristo. Nos versículos 13 e 14 em que está escrito:'' Contra mim , abriu a boca como fez o leão que despedaça e ruge. Derramei-me como águas, e os meus ossos se desconjuntaram''. Séculos depois tudo se cumpriu , na crucificação. Os sofrimentos do Senhor foram neste salmo comparados , aos ataques dos touros da Basã. Os (touros) ou seja os sofrimentos aconteceram por todos os lados. Foram ataques violentos. Primeiro foram as doenças. Ali na cruz, Jesus foi atacado por todas as enfermidades ''Ele levou sobre si todas as enfermidades.

Jesus foi atacado pelas autoridades, desde o maior até o menor, desde Pilatos , até os guardas. Jesus foi atacado pelo povo que gritava '' crucificai-o''. Jesus foi afrontado pelo ladrão '' desce dai'' . Jesus levou muitas chibatadas do ataque das humilhações psicológica. Jesus foi atacado pela multidão que não fez nada e acompanhava tudo de longe e quando não suportou mais gritou '' Meu Deus, meu Deus por que me desamparaste?''


Era uma especie de ataque espiritual também. Ele estava na prova e Deus não podia fazer nada , para ele ser aprovado..... E foi aprovado para Gloria de Deus. Ele foi cercado pelos touros mas venceu a todos.

Nos dias de hoje os ataques continuam. Os touros de Basã estão soltos atacando em todas as áreas da nossa vida. No contexto internacional . vemos as guerras , as lutas. Principalmente no oriente onde deveria ser da paz, afinal foi a terra em que o Senhor nasceu. Em outras nações , chamadas de '' Terceiro mundo'' o ataque é da fome, das epidemias, das doenças incuráveis etc....

Os ataques também acontece no contexto social de cada nação. Atacando crianças , jovens , adultos e idosos, pretos , brancos , pobres, ricos. A impiedade é a marca registrada dos tempos de hoje. Os assaltos, a violência , a pedofilia, assassinatos

Os ataques do pecado através da prostituição, vícios, bebidas, drogas, da falta de dinheiro, desemprego. E os touros continuam cercando.

Na área psicológica , o inimigo tem guarida dentro e fora do ser humano. Dentro de cada um pode haver um ataque de fobias, de paixões desenfreadas e amores proibidos, que entram sem pedir licença e saem sem se despedir. Quantas pessoas estão sofrendo por causa desses sentimentos cujo segredo é não alimentar. A alimentação através de uma expressão de carinho , através das flores, da poesia leva ao amor , que não seria nada demais se forem ambos desimpedidos

Esses ataques machucam muito .quebram e fragiliza demais. Se você está passando por problemas como estes só temos um conselho. Muita oração e muita leitura da palavra de Deus. Se os touros estão atacando , somente Jesus pode ajudar a amenizar todos os tipos de sofrimentos. Porque ele mesmo diz: ''Eu venci o mundo e vós vencerei também''.