sábado, 15 de outubro de 2011

LO-DEBAR NUNCA MAIS

LO-DEBAR NUNCA MAIS -
  




''Então mandou o rei Davi, trazê-lo de Lo-Debar da casa de Maquir,filho de Amiel. Vindo Mefibosete, filho de Jônatas,filho 
 de Saul com rosto na terra'' II Samuel 9: 5


Lo-Debar éra uma cidade que ficava em Manassés, Lo-Debar era tão seca que se fosse plantada alguma coisa não tinha condições de nascer. Era pobre, sem pespectivas de vida, distante de Jerusalém, Não tinha infraestrutura para absolutamente nada. Em resumo era o fim do mundo. E
a Bíblia diz que era lá que Mefibosete morava, portanto era um sofredor, indigente, pobre, aleijado, sem teto, sem alimento porque era um mendigo, sem emprego, sem família, sem parentela e sem Deus.



Se fizermos um quadro de Lo-Debar aplicado sobre a vida contemporânea , vamos encontrar os aspectos dessa cidade em todos os ramais do mundo ou seja: Lugares, personagens,palavras, intenções, atitudes, sentimentos, lares, igrejas etc... Em tudo, ou em todas as pessoas e lugares onde houver injustiças sociais, materiais e espirituais. Estaremos diante de Lo-Debar com endereços diferentes.


Um dos maiores exemplos de Lo-Debar citado pela Bíblia é um rapaz chamado Mefibosete filho de Jônatas, neto de Saul. Herdeiro de um rei , mas pobre , aleijado e indigente .Assim começa a
história desse jovem . Seu avô , o rei Saul foi eleito pelo povo, que queria ser dominado por um monarca tal qual os outros povos. I Samuel 8:5. A Bíblia diz que Samuel orou a Deus, e ele respondeu:''Atende o povo, porque não é a ti que rejeitam mas a mim...''(v.7) Nós entendemos que Deus queria ser o Rei de Israel mas o povo não quis .


Foi um reinado terrivel , desastroso e quando lutou contra os midianitas, foi perseguido e no mesmo dia morreram Saul, Jônatas e os filhos e quando a baba soube que os midianitas estavam vindo para destruir todo o reino, correu com Mefibosete nos braços, mas em meio do caminho deixou ele cair e ali mesmo o abandonou . O garotinho quebrou os dois pés e ficou aleijado entregue a própria sorte, orfão porque perdera o pai , o avô e os tios e daquela data em diante a Bíblia não relata como foi a infancia, e somente volta a falar dele depois de muitos anos.


Um certo dia , O rei Davi que sucedera Saul ,lembrou-se de Jônatas e de como eram amigos. Pela lei da época o rei seria Jônatas , mas ele morrera e se Davi estava reinando era porque Deus o tinha colocado ali. Davi começou a recordar que amava Jônatas, que bebiam no mesmo copo, comiam no mesmo prato, pensavam da mesma maneira, faziam confidencias e promessas e tinham um tratado de morte. Pela primeira vez ele lembrou de perguntar se Jônatas tinha algum descendente. Logo apareceu um sujeito mentiroso , interesseiro que pela lei da época era para estar morto porque não podia restar ninguém do reinado anterior, e ele vivia escondido no reinado de Davi. Seu nome era Ziba que logo viu uma forma de continuar com as regalias.

,Então Ziba contou ao rei que Jônatas tinha um filho chamado Mefibosete que era pobre mendigo,miserável e aleijado .Ao ouvir a história , Davi mandou buscá-lo as pressas entregou a Mefibosete as terras que lhe pertencia por Direito Divino e colocou toda a família de Ziba como empregados e falou ''De hoje em diante Mefibosete fará suas refeições na mesa do rei''


Mefibosete é o protótipo de pessoas que Deus faz as coisas mais tremendas. Ele faz milagres incríveis acontecerem. Se está em baixo ele faz subir .Mefibosete estava lá em Lo-Debar Deus o fez subir para Jerusalém. Ele era pobre em Lo-Debar agora era rico em Jerusalém. Não conhecia o verdadeiro Rei de Israel agora iria comer na mesa do Monarca. Estava perdido na miséria , com fome e com sede em Lo-Debar agora tinha água e alimento para toda a vida .
Quantas pessoas neste mundo estão em Lo-Debar material , Quantas estão no Hospital de Lo-Debar Quantas estão no Lo-Debar das drogas. Quantas estão no Lo-Debar do desemprego. Quantas estão no Lo-Debar da fome,da pobreza, da miséria, da prostituição, do homosexualismo, das Guerras, da falta de amor ,de abandono, das moradas nas ruas, do sofrimento das crianças.


Quanto trabalho temos para fazer em Lo-Debar Neste momento me dar angustia porque temos tantas coisas para fazer e nem sabemos por onde começar. Oh! meu Deus somente teu filho Jesus Cristo pode fazer este milagre de poder dar oportunidade a este povo que está vivendo nestas condições acima citadas : dizer como Mefibosete :

LO-DEBAR NUNCA MAIS

15 comentários:

  1. parabens pela postagem!
    realmente Deus é Pai amoroso que grande amor demonstrou para o filho de Jonatas Mefibosete, Davi foi o instrumento de Deus para este milagre.
    Deus seja Louvado

    ResponderExcluir
  2. Ola irmão muito grata pelo seu comentario Fica na paz amado. Volte sempre é uma honra sua visita.

    ResponderExcluir
  3. O que Deus tem preparado para sua vida é A restituição de tudo que um dia foi tirado de vc. O inimigo tem te chamado de aleijado,impotente,incapaz, que vc não serve para nada, que não passa de um cão morto e vc tem chegado a acreditar nas mentiras do dele por ser ele repetitivo, mas hoje Deus te fala que, vc tem direito a tudo, vc é Herdeiro e tudo que um dia foi tirado de vc será Restituído essa e a ordem de Deus para sua vida o Senhor dará ordens aos teus inimigos que apartir de hoje terão que devolver tudo o que seu por direito e que terão que trabalhar em seu favor, basta apenas que vc se posicione diante do Senhor e tome posse dessa palavra que vem de Deus para a sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Bosco , o inimigo não deixa ninguém em paz e quando ele tem nome , tudo bem e quando ele vem como ''anônimo''? Mas deus está vendo.

      Excluir
  4. como o nosso Deus faz coisas grandes o exemplo disso é o caso de mefibosete,esquecido vivendo mendigando se arrastando pelo chão talvés achando que o seu fim estava proximo resumindo no anonimato da vida...mais O Rei mandou chamar.irmã dalva que o nosso Deus continui te abençoando e que vç continui sendo um estrumento nas maos de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata irmão Raimundo Silva, pelas palavras de carinho e incentivo. Que Deus te abençõe.

      Excluir
  5. Estamos completando três anos de postagens e quero agradecer aos 87.358 leitores ou visitantes do meu Blog (até o presente momento)que leram e entenderam as mensagens. Quero , em particular , parabenizar a todos , porque sinto que são pessoas inteligentes e que colocam seus ''nomes'' aqui para serem abençoadas. Muito grata a todos e que Deus as abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por pregar as boas novas do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata . Não sei se é amigo ou amiga. Mas estou feliz pelas suas palavras de incentivo. Abraços

      Excluir
    2. Concordo , mesmo porque ele era o único herdeiro de Saul que contou com a bondade do rei Davi.

      Excluir
  7. Muito bom. Tem gente por aí que nem conhece nada da Palavra e vem dar opinião furada e preconceituosa em assunto sobre o qual não tem domínio algum, bem se vê que não sabem nem conhecem o termo ''contextualização'', só conhecem as modinhas anti-cristãs e heréticas ensinadas em suas igrejinhas.
    Como diz a Palavra em provérbios - não respondas ao estulto para que não te faças semelhante a ele...

    ResponderExcluir