terça-feira, 11 de setembro de 2012

NOVA VISÃO EM REVISÂO

Nova visão em revisão


''...Não temais, nem vos assusteis ; Amanhã , sai-lhes ao encontro, porque o Senhor é convosco''. 2º Crônicas 20: 17 (c)


Você já subiu em um brinquedo chamado ''Montanha russa''? É um sobe e desce , é um balançado de um lado para o outro terrível , mas tem uma coisa muito boa que é a hora que ele ''para.'' Isso acontece ,as vezes, na nossa vida. Foi assim na vida de Josafá.

Escolhemos falar de Josafá e das lições , que a sua vida traz para cada um de nós. Quando o rei Asa faleceu, assumiu o poder o seu filho Josafá. Sentimos que esse rei teve duas visões, A primeira foi a visão e a segunda foi a revisão . Em resumo foi uma visão em duplicata.

No meio médico existe o chamado ''Olho Clínico'' é aquele olho que vê e revê profundamente. Pela visão clínica , o médico tem um diagnostico formado sem perguntar nada . Ele consegue ver a enfermidade pela cor, comportamento e postura do enfermo.

A Bíblia fala desse olhar médico espiritual chamado ''Discernimento e por ele desabrocha a revisão que é o entender com profundidade o que está acontecendo e isso aconteceu com o rei Josafá ao fazer uma análise do meio ambiente . Pelo discernimento qualquer cristão entende o que está acontecendo.


O líder que não tiver discernimento , já tem metade do seu ministério comprometido.

Josafá significa (Jeová é luz) e assumiu o poder de Judá , quando seu pai Asa faleceu de uma enfermidade nos pés e a bíblia diz que:” ele procurou um médico ao invés de buscar o Senhor”2º Cronicas 16:12. A primeira lição diz respeito a quem procura o médico ao invés do Senhor. A Bíblia diz: ''Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça ,e as demais coisas vos serão acrescentadas.'' Temos a inclinação de buscar o homem e depois é que se busca a Deus..

Josafá enfrentou a mentira, a fofoca, e as lutas.. Josafá foi um rei que agradou a Deus , porque quando assumiu o poder , derrubou os ''postes ídolos'' , isto é acabou com a idolatria. Adorar aos ídolos não se limita somente aos santinhos , mas a tudo que interfere na adoração a Deus único e verdadeiro. Por exemplo deixar de ir a igreja por causa de filhos, maridos e novelas etc...

Josafá fez amizade com uma pessoa que não agradou a Deus que foi o rei Acabe . Como pode um rei do bem fazer amizade com um rei do mal ? Essa foi uma falha desse rei . Esse é outro exemplo para nós. Nem todas as nossas amizades são aprovadas por Deus até mesmo dentro da igreja.

Conheci uma jovem que falava de um rapaz que tinha gostado dela.
E ainda olhava para ela , mesmo depois de casado . Foi o caso de falar que ao escolher para casar , foi a outra que escolheu e não ela e arrematar: ''Essa amizade não lhe serve mais''.

Josafá fez amizade com o rei Acabe que só aceitava profecias boas, tanto que não aceitou Micaias , para profetizar , alegando que ele só profetizava coisas ruins para seu reinado. Convidou Josafá para a guerra mas Micaias avisou: ''Ele vai , mas não volta''.

Foram para a luta e uma flecha matou Acabe e Josafá foi repreendido pelo profeta Jeú a mandado de Deus. Só foi poupado , porque nas esferas espirituais foi considerado o que de bom fizera no inicio do seu reinado 2° Cron: 17: 3

Os povos vizinhos deram muitos presentes , de forma que Josafá ficou riquíssimo. Esse rei construiu cidades e alertou aos juízes que:''Tomasse cuidado para não serem nem injustos , não aceitar suborno e nem serem parciais, e no versículo lemos o seu conselho''Andai no temor do Senhor, com fidelidade e inteireza de coração'' v, ( 9-b).

Certo dia , grande numero de fofoqueiros foram ao sei Josafá e lhe avisaram que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro. O rei estremeceu tamanho foi o modo horrível da noticia. Aquele rei buscou as vias corretas de um Cristão. Jejum e oração e teve a resposta de Deus, que disse:'' Neste encontro não tereis de pelejar. Ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará. Ó Judá e Jerusalém . Não temais e nem vos assusteis.... porque o Senhor é convosco'' 2° Cron. 20:17.

Essa epigrafe :'' Deus concede vitoria''; mostra que Deus sempre entra no cenário das questões para dar vitoria aos seus. Os problemas estão por todos os lados e não precisam que os procuremos, porém temos que ter visão e revisão para evitá-los e o rei Josafá apesar de ter tido muito medo nos deu uma lição de como fazer para ter vitória.

Com orações e louvores , Josafá teve vitorias. As fofocas dentro e fora da Igreja faz um terrível estrago no comportamento de muitos irmãos. I Certa vez, um irmão subiu a um alto lugar e levou uma irmã para mostrar o que acontecia com os falatórios . Levou um saco de penas e soltou ao vento . Indagado pela irmã , o porque daquela demonstração , ele falou; ''É assim quando se faz uma fofoca, Se espalha de tal forma que é impossível juntar as penas .''

Josafá venceu e ficou mais renovado com tudo o que lhe acontecera, A sua visão ficou mais forte e a sua revisão desabrochou. Façamos o mesmo. Devemos nos renovar e revisar sempre ,pois somente assim chegaremos ao céu. Façamos como o rei Josafá que reviu a visão.

O salmo diz: ''Elevo meus olhos para os montes de onde me virá o socorro'' Josafá foi ao templo de Judá para buscar ao Senhor. Isso é uma iniciativa correta e o Cristão deve agir assim. Infelizmente , muitos irmãos estão abandonando a casa do Senhor. Exemplo disso são os cultos de doutrina e de oração que estão cada vez mais , vazios . Parece que tem que haver lutas para que se busque ao Senhor.

Conheci um Pastor que sempre falava quando desconfiava de que uma fofoca ia começar a se desenrolar. Sempre inventava que algo quebrou , travou e outras desculpas que bloqueava a conversa . Bom será que faça sempre assim com todos e com todas. Desse jeito evitará desgaste para o lado fraco que não está podendo se defender.

Mas Deus é um justo Juiz e vê todas as coisas . Sua palavra diz que''... seus olhos percorrem toda terra para se mostrar forte com aqueles cujo coração lhe pertence''. É debalde se lutar contra servos ou servas consagrados.

Quem não passa por tentações? Quem não passa por lutas? Quem já não foi ultrajado? Quem não foi caluniado? Mas o Deus que ajudou Josafá é o mesmo que pode nos ajudar hoje em dia .
Busquemos ao Senhor , somente dele vem a vitória.

Josafá teve vitória porque teve sua visão restaurada. Josafá olhou para a esquerda, olhou para direita , olhou para dentro dele mesmo e não viu saída ,mas quando olhou para cima , conseguiu rever o que estava certo e o que estrava errado.

Se quisermos vencer , temos que ver e rever os prós e os contra em todos os lados da nossa vida : física, material, psicológica e espiritual , para tomarmos posição. Somente assim venceremos como venceu Josafá.

Através da oração, Jejum e louvor , venceremos com armas espirituis como venceu Josafá.