sábado, 15 de julho de 2017

TIRAI A PEDRA

                                                           
 Por  Dalva Coutinho 
Imagem relacionada

 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: SENHOR, já cheira mal, porque é já de quatro dias” (João 11.39). 


Marta, Maria e  Lazaro  eram queridos amigos de Jesus , mas  tudo leva a crer que não tinham consciência do poder  que  Ele possuía. Por  suas  palavras se pode observar , que a  fé que diziam  ter,  era muita pequena.

Lazaro faleceu  e  por  causa  dele ''Jesus  chorou''. Lazaro foi o  único que ressuscitou quatro  dias  após a  morte. (Já cheirava  mal). Marta vivia  muito ocupada e  Maria  adorava , porque  escolhera a melhor parte, que  não  seria  tirada . Servir a  Deus é e sempre  será a melhor  parte.

Naquele  tempo se  colocava o  morto numa  gruta enrolado  em  faixas . O sepulcro  era fechado com uma  pedra na entrada . Temos  algumas  situações em  que  podemos retirar  lições para cada um de  nós.  As vezes nos  enrolamos nas  faixas da vida que  são : as  dividas, as  enfermidades, os  enganos, e que  somente  Jesus pode  nos  desenrolar.

Lazaro o  querido amigo; Maria a  mulher de fé; Marta a mulher agitada e  ocupada  com as coisas , sem importância,  deste  mundo. A pedra significa  a dureza em não querer entender  as  coisas  do  espirito. Jesus  manda  retirar a pedra da: falta  de  fé.

Da incredulidade, da  teimosia, que  servem de impedimentos,  e estorvo, ou  seja  tudo  que  impede de ver e ouvir  a  Palavra de  Deus. Lazaro  estava  envolto  em  faixas. Faixas  são ataduras que amarram , que prende algo ou alguma  coisa, e tem  muita  gente amarradas nos  enganos, amarrados  nos  vícios, nas  desculpas, na  religiosidade. Jesus mandou  que o desamarrassem  para poder  usufruir  da  liberdade.

Antes,  Jesus falou ''Tirai a pedra'' e após a ordem falou: ''Lazaro  sai  para  fora". Sair  para  fora , foi uma  ordem dada por  Jesus para a liberdade de ação.que  implica  na  vontade  de  ficar livre de  tudo  que prende a pessoa  dentro  de  si  mesma. Seus  conceitos   que  muitas  vezes  servem  de  pretexto para não  servir  ao Senhor Jesus.

Uma  coisa interessante foi a  preocupação de Marta: ''Senhor  se  estivesses  aqui , meu irmão  não  teria   morrido''. Marta estava  achando  que Jesus  demorara muito. O  que  ela  não  sabia  era  que, para Jesus , não haveria  espaço ,  nem  tempo e nem lugar para fazer o milagre  acontecer, porque  Ele "é o mesmo ontem hoje  e  eternamente." 

O  mundo  está  cheio  de pedras que  estão impedindo  as coisas  espirituais. As pedras  da  idolatria, as   pedras  da  religiosidade, as pedras  do  desamor. A  cada  dia  as pedras  aumentam , principalmente  as pedras da ciência. Quanto mais  o homem vê , menos  crê .

O evangelismo  é um dos  que, mais sofre pedradas. Tem pedra  na  mão e  no coração para  combate-lo.Vivemos  uma época  em que as pessoas  vivem a  se  agredir com as  pedras  da  dor  e  da  falta de amor, que  precisam  serem  retirados e  é ''Jesus quem  diz:Tirai a pedra''.

Todos  nós   enfrentamos pedradas todos os  dias, mas  existe  um grande  remédio em três partes : a oração, o jejum e a obediência ao Senhor , após isso  ficarmos parados  para vermos  os  milagres acontecerem e Ele  diz:
''É meu ,somente  meu todo  trabalho, e o  teu  trabalho é  confiar  em  mim''. 

Meditemos nisso! E vamos  nos  esforçar  para  tirarmos as  pedra que nos  rodeiam e  nos  esforçar  para  suportarmos  as  que  nos  alcançam.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

FAZER O QUE?

Dalva Coutinho
Resultado de imagem para Rei josafá de judá



 “Ah! Nosso Deus […] em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti”(v.12). A resposta divina à oração do rei de Judá foi surpreendente e emblemática: “ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos dará” (v.17).


Vamos  meditar na  vida do rei Josafá ,  rei  de  Judá. Cada personagem  Bíblico ,serve  de  demonstração para tudo que acontece na vida. São  grandes  exemplos que nos dão grandes  lições, para  cada momento  de  nossas  vidas.

''Nada há  de  novo  debaixo do  sol'' , diz a Bíblia no livro  de Eclesiastes: 1:3. Pode mudar o  cenário , mas a  historia  se  repete na  vida  de todos os  moradores  da  terra.  A fome, a pobreza, a maldade, os pecados etc... que fizeram historia no passado são   os  mesmo  que fazem a  historia nos  dias  atuais.

Surge então a pergunta. Fazer o  que? São  tantas  situações  inesperadas que nos  deixam  assustados e impotentes diante  delas e  sobre isso vamos  meditar na  vida  do  Rei Josafá.

Josafá foi um dos  reis  de  Judá, que  reinou vinte  e  cinco anos e fez  sempre  o que  era  reto  diante Deus. Filho de Asa e dono  de uma  visão privilegiada e de um coração receptivo a vontade do Senhor, Josafá lutou muito  contra a  idolatria.

Mesmo assim, com toda  boa  vontade em obedecer as ordenanças  divinas , ele  enfrentou situações de  risco e  muitos problemas surgiram para confrontar  seu  reinado .

Josafá , tomou conhecimento de  que os  amonitas  e  moabitas, povos  vizinhos e inimigos  de Israel , estavam  se unindo para invadir Judá. O rei Josafá  temeu e ficou  sem  saber o  que  fazer.

Existe situações na  vida que não sabemos  o  que  fazer.As vezes o inimigo invade nossa  casa , pelo computador que usa  as  redes  sociais para  desfazer a  educação que damos  aos  nossos  filhos . É a invasão dos  ''Moabitas''  com o  nome  de ''pedofilia.''

Em outra ocasião , são os  ''Amonitas '' com o nome  de ''drogas '', para  destruir a  saúde física , mental emocional e  psicológica  e  espiritual  dos nossos  familiares  e  a  sociedade , vai sendo invadida  pelo inimigo das  nossas  almas.

Paralelo a  esses  acontecimentos surgem as invasões  da idolatria que  assume os  mais  diversos aspectos das nossas  escolhas.O  desemprego  as  enfermidades e  então, surge a  pergunta : O  que  fazer?

O rei  Josafá se  sentiu perdido e nós também nos  sentimos perdidos  sem saber o que  fazer. Só  existe um  caminho, o mesmo  que  o  rei  fez:  A oração. Porque  Deus   respondeu a Josafá  e  hoje  responde  da  mesma maneira  para você e para  mim.

Josafá  apesar  de  todo  desconforto das  situações não  tirou os olhos  do Senhor e  disse : 
“Ah! Nosso Deus […] em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti”(v.12).

E Deus  respondeu:
 A resposta divina à oração do rei de Judá foi surpreendente e emblemática: “ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos dará” (v.17). Esse é o  conselho do nosso Deus para hoje:
Ficai Parados para  ver o livramento do Senhor, que  pode todas  as  coisas.



segunda-feira, 10 de julho de 2017

ADORAÇÃO

Resultado de imagem para Hebreus 13:8-15

Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou, levando seu  vitupério. Hebreus: 13: 13


A Bíblia é uma grande e linda cocha de retalhos em que qualquer versículo unido a outro, forma uma mensagem , não importando o capitulo e nem o livro em que  estejam escrito. 

 Esse versículo do livro de  Hebreus nos  leva a  meditar sobre  as  nossas obrigações sociais e espirituais.Estive  meditando sobre a  adoração. Perguntei ao  Senhor onde e  quando  deveria  adora-lo, e  Ele  respondeu através da leitura do Livro  de  Hebreus capitulo 13.

Estamos  vivendo  épocas  difíceis, porque surgiram as mais  diversas interpretações. Umas tem interpretações coerentes  , outras interpretações estranhas, senão  vejamos o que isso  quer  dizer.

ADORAÇÃO
Com relação a  adoração surge a pergunta :Onde adorar ao Senhor  Jesus?  Certa ocasião Jesus conversava  com a  samaritana , e  ela  perguntou:''Senhor  onde  devemos adorar  a  Deus é em Samaria ou em  Jerusalém?''

Vamos meditar  na  historia. Não havia simpatia entre os  judeus de Jerusalém e o povo  de  Samaria. Também ,não podia haver amizades entre  homens e mulheres e vice-versa.

Tudo começou na  divisão do  reinado de Salomão. As tribos  se  dividiram entre norte  e  sul e  no meio  delas  ficou Samaria, que  hoje  compreende a  (Cisjordânia),e que  muito sofreu com  essa  divisão. 

Mas  os  samaritanos  começaram a adorar ''deuses  estranhos'' Moloque, Baal etc...e no passar  dos anos eles chegaram a jogar ossos  de  defuntos no salão do templo de Salomão o que  gerou um  tremendo ódio entre os  judeus.

Coisa interessante é  que  eles, também  adoravam  a Deus Criador , o que  fez a  samaritana  perguntar ao Senhor  Jesus , onde  se  deveria  adorar, escrito no  dialogo  de  Jesus com a mulher , a  beira do poço. João 4:1-26.

Neste  dialogo, Jesus  quebrou todos os  tabus . Homem não  falava com mulher.  Jesus  falou e ainda pediu água. Jesus revelou a  vida  da  mulher: "Tiveste  cinco marido e o  que  tens  não é teu'' e provou para aquela mulher que adorar a Deus , não é ''Onde'' e  sim ''Como".

O que  faz  um  verdadeiro adorador não  depende  da suntuosidade  do  templo, não  depende do ouro que a  pessoa possui , não  depende da posição social e  não  depende do  lugar etc... Nada  dessas  coisas faz o verdadeiro adorador.

Podemos  adorar a Deus em casa , na  Igreja  Batista,na Assembleia de Deus ,na  Metodista etc...



Poque o  verdadeiro adorador: ''Adora em  espirito e em  verdade' Adorar é fazer nosso aquilo que pode  nos  completar espiritualmente''. E isso só pode  acontecer dentro da  verdade. E a palavra de  Deus é a  verdade.

Neste  contexto está O  Senhor  Jesus que é a verdade. Adorar  pode  ser em casa, na  Igreja, Na  rua, em outra Igreja Porque o  versículo 8 do livro  de  hebreus, no  capitulo 13 diz: ''Jesus  Cristo é  o mesmo, ontem e  hoje,é o mesmo  e o será  para  sempre.

Portanto adorar  Jesus Cristo independe  de  lugar e  até  mesmo do  tempo. ''Jesus Cristo ,ontem, hoje e será  eternamente''.

Precisamos pedir a  Deus  o  discernimento para entender as  coisas profundas  de Deus, evitando assim o  misticismo, travestido de  cristianismo.

Misticismo: Conjunto de normas e práticas quem tem por objetivo alcançar uma comunhão direta com Deus. O problema que os místicos sempre exaltam a experiência em detrimento a Palavra. É a atitude da pessoa que deposita sua confiança em algo que não existe, ou, mesmo que exista, é ineficaz. Exemplos: orixás, Iemanjá, ninfas, duendes, ídolos, amuletos, simpatias, água benta, óleo ungido, galho de arruda e sal grosso. Seu nome deriva do termo grego “mystikós”, relativo aos mistérios. Estes eram religiões herméticas, somente reveladas aos iniciados, que deviam fazer voto de guardar total silêncio a seu respeito. Na Grécia antiga, conhece-se os mistérios de Elêusis e de Dioniso como seus principais representantes. O adjetivo “mystikós” deriva do verbo “mio”, que significa fechar; mais especificamente, fechar os olhos, porta de entrada do mundo sensível, para que se torne possível o acesso a uma experiência de ordem anímica ou espiritual; e fechar a boca, para que esta não procure falar disso que, em sua essência, manifesta-se como indizível.

O versículo 9 diz:''Não  vos  deixeis envolver por doutrinas  varias  e  estranhas, porquanto o que  vale é o  coração confirmado com  graça e não com alimentos pois nunca tiveram proveitos os  que  com isto se preocupam."

Versículo 13 diz: ''Por isso , foi que Também  Jesus , para  santificar o povo sofreu fora  da  porta''. Jesus deixou todo  seu poder saindo fora da  sua  força  Divina.(Porta)
Versículo 13 diz: ''Saiamos pois a  ele  fora  do arraial,levando  seu  vitupério''.Este é  um  versículo de  evangelismo que  nos  aconselha  a sairmos  do  arraial, levando  seu  vitupério''. Temos  que  sair das  nossas igrejas, dos  nossos comodismos , das  zonas  de  conforto para ir contar ao mundo o  que  foi a vergonha  da  Cruz (vitupério).

O  versículo 14 diz: ''não  temos  aqui cidade permanente, mas  buscamos a  que  há  de  vir.''Não  temos igreja permanente (cidade) mas  estamos buscando a Igreja  eterna, onde  Jesus Cristo   será o Rei .

O versículo 16 diz;" não negligencieis a  prática  do  bem e a  cooperação ,pois com  tais  sacrifícios  Deus  se  agrada". Igrejas  tem  que  cooperarem entre  si, irmãos  tem  que  cooperarem  entre  si.


 Portanto ,a bondade, a  misericórdia, a  benignidade, a  gratidão, a  fé, a paz ,paciência alegria, amabilidade, mansidão e domínio próprio.A roda desses procedimentos  fazem  o amor horizontal girar e  formar na vertical a adoração ,