sábado, 26 de junho de 2021

sexta-feira, 25 de junho de 2021

 

CRIANÇAS DO REINO







''E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos Judeus. Este foi ter com Jesus, a noite e disse-lhe: Rabi , bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer essas coisas que tu fazes,se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus''. João 3:1-3.

Este é um dos diálogos mais importante da Bíblia, porque fala dos dois nascimentos. Nicodemos era um príncipe (v.1) mestre de Israel(v. 10) e foi ver Jesus a noite O horário dessa visita foi tão importante que teve seu registro marcado neste livro. Tudo leva a crer que Nicodemos estava se escondendo na sombra da noite para não ser visto por ninguém.

Escondendo sua identidade, pensava ele, que jamais seria descoberto e nunca imaginou que dois mil anos depois a sua historia estaria escrita , neste livro. Nada melhor que ''as sombras da noite'' para esconder , tanto seu rosto como também as suas intenções foi esse o pensamento de Nicodemos. . Ele nunca imaginou que a sua conduta atravessaria dois mil anos que separa os acontecimentos do seu tempo dos dias atuais.

No desenrolar da conversa , Nicodemos elogia , fala dos sinais e recebe uma resposta inesperada Jesus olha para ele e responde, deixando os elogios de lado: ''Necessário vos é nascer de novo'' (v. 7) e arrematou o assunto quando falou:'' O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espirito é espirito.

Nicodemos ainda pensou e comentou :''Como é que vou entrar no ventre da minha mãe?'' E Jesus sabia que ele não entenderia. Como exigir de um homem carnal que ele entenda as coisas espirituais? Só um genuíno nascimento pode fazer o homem a entender as coisas do mundo invisível? Mas naquele comentário, Jesus estava falando dos dois nascimentos. O primeiro , horizontal , terrestre, biológico e o segundo vertical, celestial e espiritual.

O nascimento dos pais comum , (homem e mulher ) e o nascimento do (Espirito de Deus). Ao longo dos anos , surgiram muitas polemicas a respeito do ''Nascer de Novo''. Algumas religiões entenderam que seria a volta ao mundo por diversas vezes até atingir a perfeição, mas entendemos que é uma mudança de comportamento que faz o ser humano dar uma volta em torno de se mesmo de 360º, alcançando todas as áreas da sua vida, a começar da área espiritual.

Uma coisa interessante é que os dois nascimentos são tremendamente parecidos. Choram quando nascem , precisam de alimentos para crescerem. Precisam de educação, de orientação e ensino para ficarem aptos a trabalharem nas áreas (seculares)e Reino Espiritual. As crianças tanto do nascimento natural e espiritual tem sua idades : De bebe , de infância, de adolescência de Juventude e de maturidade.

A idade Espiritual, sempre se desenrola mais rapidamente. As vezes vemos , pessoas que crescem tão rapidamente que logo já são Pastores no entanto observamos outras que teimam em continuar na idade de criança e isso se nota pelo seu comportamento dentro da Igreja e não querem sair dela.

Dois apóstolos que tiveram comportamentos diferenciados foram: Pedro e Paulo. O primeiro demonstrou receio, traiu Jesus , negou o Mestre e o segundo já nasceu ''em pé'', O apostolo Paulo de onde foi curado pela oração de Ananias, logo partiu para evangelizar, mas Pedro quando se converteu , até sua sombra curava.

O apostolo Paulo fala de genuíno leite. A criança biológica precisa de leite materno para se alimentar e crescer e a criança em Cristo também precisa de alimento para crescer. O leite materno tem todos os ingredientes para garantir o desenvolvimento do bebe e a palavra de Deus também tem os ingredientes para o desenvolvimento espiritual.

A criança biológica atinge a idade adolescente, depois a idade jovem e a idade adulta. A criança em Cristo também atinge essas fases , todavia tem muita criança no reino que teima em ficar na idade adolescente ou mesmo na idade infantil. Toda criança gosta de chamar a atenção e a criança do reino igreja não foge a regra.

Toda criança biológica gosta de chamar atenção , a criança em Cristo também Quer pregar, cantar, ensinar e ainda não conseguiu entender que é preciso preparar-se. A criança biológica tudo que pega coloca na boca. Gosta de colocar botão, parafuso, prego , pedaço de tijolo etc... A criança em Cristo também. Sai da sua igreja e vai se alimentar em outras igrejas e volta querendo transformar tudo, porque come tudo que lhe colocam na boca.

Se lhe chamarem atenção , logo ficam aborrecidas e querem discutir, brigar etc... Quando estão numa reunião e o líder está falando um assunto sério, logo sai com uma piada para provocar riso em todos e chamarem atenção para ela. Toda Igreja deveria ter um líder para os Novos convertidos , para educarem socialmente e espiritualmente, Com um cultos somente para elas poderem crescer e entender que estão em nova vida.

Proverbio 22:6 diz:'' Ensina a criança o caminho que deve andar...'' Também Prov: 1: 8 diz ''Filho meu ouve a instrução do teu pai e não deixes a doutrina da tua mãe''. O pai é Deus e a mãe é a Igreja''. A criança tem que crescer porque Jesus está esperando para usar na pregação, no louvor, no evangelismo , no ensino da Escola Bíblica Dominical, no trabalho de missões na direção de Igrejas e esses trabalhos do Reino de Deus são sérios e coisas sérias não se pode entregar a criança.

A palavra de Deus diz: ''Ai de ti oh terra cujo o rei é uma criança'' Ecl. 10:16 . Não é desfazer da criança mas ter a obrigação de prepará-la para colocá-la a frente dos trabalhos sem que aconteça meninice que não leva a nada. Os lares , estão cheios de homens que nunca cresceram mentalmente e mulheres também que não tem condições de terem filhos. As Igrejas jamais cresceram com Lideres cujo comportamento é de uma criança e isso é em tudo na vida.

''Ai'' da casa; ''Ai'' da Loja; ''Ai'' da Igreja; ''Ai'' da empresa; ''Ai '' da escola . Esse ''Ai'' tem um raio de alcance ilimitado porque atinge tudo e todos por causa de um líder ''rei'' criança. A acomodação de alguns crentes na idade infantil , não fortalece o Reino de Deus. Por causa dessa idade existe tantos problemas. Irmão contra irmão, denominação contra denominação, Líder contra líder etc....

Essas lutas dentro e fora dos templos enfraquece o poder do Reino de Deus. Temos que crescer espiritualmente , mesmo porque tem alguém interessado em ver templos fechados. Vamos lançar fora essa criança que temos dentro de cada um de nós e vamos crescer para honra e gloria do nome do Senhor.

Concluímos este trabalho , dizendo que Nicodemos depois daquela conversa não foi mais o mesmo porque escutou , aprendeu e cresceu . Façamos o mesmo , porque eu também preciso dessa palavra, aliás primeiro eu depois você.

 

MUROS , MURALHAS E LEMBRANÇAS

                                                                       Resultado de imagem para muros e muralhas da biblia   "Cuidado, que ninguém os engane. '' Mateus 24:4  

A Educação  está  respaldada  na Palavra de  Deus  e  vamos  refletir  no que podemos  comparar a  educação  com  muros  fabricados  na  mente  de  cada pessoa , através   das palavras.

Existem os  muros : psicológico , emocionais , físicos , materiais, e espirituais. Esses muros  são levantados  através da  educação  paterna,  educação  de professores  , educação   dos  Lideres religiosos.  Contudo Jesus  adverte : ''Cuidado. que ninguém vos  engane''.

O maior inimigo  dos  muros ,é sem sombra  de  dúvida  , o engano.
O engano é  como  uma ''pedra no caminho''.  Existe   um inimigo  interessado  em destruir    cada  muro  erguido, principalmente  os  muros  da  fé.
Mas ,  Jesus  alertou sobre  o  cuidado  que  devemos  ter , e o zelo em vigiar  . 

   Cada pessoa  deve  guardar  em seu  cérebro  as  lembranças dos  ensinamentos com relação a se  mesmo, a  sociedade, as  autoridades  e a  família. Ele é  construído  com  a Palavra  de  Deus  e  atinge  todos  as  áreas  da  nossa vida.

Existe  uma  coisa  que acontece  nos  muros  que  são  as  brechas. Essas  brechas 
são  espaços  que  ficam  nas  áreas  que  formam a  vida e  vamos   meditar  cada uma  delas. No livro de  Ezequiel  Deus  mandou  esse profeta  avisar  aos  lideres  que  eles  tinham um  trabalho a  fazer que  era  restaurar  as  brechas  do povo  de  Israel. Disse  Ele:
''Vocês não foram consertar as brechas do muro para a nação de Israel, para que ela pudesse resistir firme no com­bate do dia do Senhor.''  Existe  por  traz  das Palavras uma  ordem a  ser cumprida, e  nos  versículos de  1- 6  de Ezequiel , observamos , que  os lideres  são comparados a  chacais.

Era o  tempo da  lei , mas o povo com o passar  do tempo  esqueceu  dos preceitos da lei  de  Moisés  e  passam  a  fazer as  coisas  mecanicamente.  Levavam as  crianças  para  circuncidar , levavam os  animais  para  a oferta, faziam  longas  orações , colocavam longos  filaterias  nos  vestidos  para   exibirem  , uma  santidade que  nem  sempre  tinham,  e  esses  comportamentos  devido a  mesmice , abriam   brechas no que  aprenderam.

O povo estava  com  seus  muros:  emocionais , pscicologico , material , físico e  espiritual  com grandes  brechas. Outros  com muros  derrubados  e  outros  nem muro  , tinham mais. Precisavam  de um um  líder que estivesse  comprometidos com a  obra, para  que houvesse  restauração  na  vida do povo de Israel. O povo  estava  no caminho dos  enganos e  precisava  de alguém para  relembrar que  um dia  alguém  construiu um muro  dentro  deles.
Ezequiel 13:5

Esse muro , construído  dentro deles   , evitava  que  fossem  alcançados  pelos enganos , emocionais , psicológico , materiais , físicos  e  espirituais, que  abriria uma  brecha , por onde  poderiam passar os  enganos  da vida.  Hoje  existe isso? Claro que  sim . A Televisão  , a  internet  oferecem de tudo  que  possa  fazer uma  brecha, nos  ensinamentos espirituais.

A Bíblia  cita um Juiz  que  nasceu  para  julgar  Israel , cujo propósito  Divino  era o  de  manter  os  ensinamentos  da Lei :  Amar  a  Deus  sobre  todas  as  coisas . Evitar a  Idolatria, aconselhar  e mostrar o  caminho  certo  para o povo . Esse  Juiz  foi Sansão. 

Sansão foi o tipico rapaz   de  todos  os  tempos , cujo  pecado principal  sempre  foi a  teimosia. Quantas  vezes  seus  pais o   educaram  a  não  fazer pactos  com moças  estranhas  , principalmente  as  midianitas. Nos muros  de  Sansão  estavam  escritos  tudo que  podia  ser  em  beneficio   dele  e  do povo.

Mas  a  Dalila  era somente o que  importava a  Sansão.  Quantas  vezes  os  pais  de  Sansão  quiseram  construir  esse  muro  dentro  de  Sansão , mas  sem  êxito.  Sansão preferia  sempre  ficar nos  jardins  das  outras  terras  em busca  de '' belezas  virtuais''. Tantas  moças  lindas  em Israel  , mas Sansão  só queria as  mulheres  midianitas. Tanto fez, que Dalila conseguiu abrir uma  brecha nos  muros de Sansão.

Dalila  conseguiu por  em '' xeque  mate '', toda  educação  dada pelos  pais  de  Sansão. Um outro  exemplo foi  o  de Neemias . Esse  servo do Senhor  chegou  em Jerusalém  e  foi ver  na  calada  da  noite  , como estava  os  estragos  dos  muros  de Jerusalém  . Ele  começou a   examinar  e  fazer   seus  estudos  do que      fazer e de como  fazer  para levantar os muros  de Jerusalém,  e  lógico  que  começou a  enfrentar  os  inimigos da  paz. Tobias  e  Sambalate . Esse  dois  queriam  abrir  brechas  em todas   as  áreas . 

Para  cada  personagem  Bíblico  , existe  alguma  missão  especifica . Se para  alguns  foi levantar  muros,  outros  foram  derrubar  muralhas como  foi o  caso  de Josué,   e  as  piores  são aquelas  que se  formam no interior da pessoa. Quantas  muralhas  de ódio,  de  ganancia,   de  vingança, de  enfermidades  etc...As pessoas precisam  de  ajuda  para  derrubar   esses  blocos  que impede  uma  real   libertação.

Davi   foi  outro exemplo  de  problemas  de  todas  as  áreas.  Fisicamente  , deixou que  a  beleza  Bete Seba  abrisse  brechas  no físico, emocionalmente  se  entregou e  derrubou seu muro   de  fortaleza; psicologicamente  o angustiou.
''O emocional diferente do psicológico, já que o psicológico é o que está dentro da mente, ou seja, pensamentos e ideias em relação as coisas.

Já o emocional está relacionado com as ações e opiniões mais profundas, que exteriorizam o nosso ser as nossas ideias e desejos em relação a tudo, assim como o psicológico.''
Bete Seba  atingiu  Davi   em todas  as  áreas. Ela  abriu brechas psicológica , porque    se alojou  nos pensamentos  de Davi ,e segurou  sua  mente  de  todas  as  formas porque  ele  só pensava  nela.   

Emocionalmente   foi capaz  de  atos  de  torpezas  , para  conseguir  satisfazer  seus  desejos , que foi  fruto  de  uma  educação  negativa, que  abre  brechas  não só nos  seus  muros  como  também nos muros  do próximo.

A nossa  educação  constrói esses  muros e  nos  dá  segurança ,para  enfrentar o nosso  dia a  dia  sempre  nos  lembrando  que  temos  que  vigiar.

EXEMPLOS DE JÓ

 Exemplos de Jó



''Era uma vez , um homem chamado Jó que vivia na terra de Hus. Era um homem integro e reto que temia a Deus e evitava o mal'' Jó 1:1




Jó é , de certa forma , um dos maiores exemplos bíblico para o Cristão. A Bíblia narra a historia de Jó como sendo de uma tremenda paciência, em todos os momentos da sua vida Jó teve momentos bons, momentos ruins e momentos terríveis, mas não perdeu a fé. Sua historia tem inicio , quando ele estava no auge de uma vida luxuosa. Com muitas terras, muitos animais, muitos filhos ,muito ouro. Tudo na vida de Jó , chamava-se opulência.

Mas chegou o dia , em que vindo os anjos a presença de Deus, veio no meio deles ,o Satanás e lógico que veio , disfarçado . As vezes , eu tenho a impressão, que no culto de adoração a Deus ele aparece disfarçado de irmão em Cristo. È o primeiro exemplo. Mas naquele momento Deus , olhou pra ele e perguntou:''Viste meu servo Jó?'' . ''homem integro temente a Deus, sincero,reto e que se desvia do mal'' (Jó 1:9) .

O Satanás falou: ''Também tu o cercaste com tudo do bom'' .''Toca no que ele tem para ver se não blasfema na tua face''. A confiança de Deus naquele homem era tremenda, a ponto de Permitir que em pouco tempo , ele perdesse tudo. Jó ficou a zero. Vocês que está lendo esta postagem, já perdeu tudo que conseguiu amealhar na vida? E ainda deu glória a Deus, como fez Jó.?

O segundo exemplo de Jó diz respeito ao comportamento . Esse homem era despojado dos bens materiais e tudo leva a crer que ele não conhecia Deus de perto, porque ele diz: ''Eu te conhecia só de ouvir falar mas agora meus olhos te vê''( Jó 42:5) Por que aquele homem falou isso? Porque ele orava e fazia sacrifícios pelos filhos, sem ter noção completa do Senhor. Alguém falou para ele do Deus de Israel , mas ele não tinha experiencia com o poder deste Deus maravilhoso.

Tem muita gente falando em Deus, orando , pedindo mas estão distanciado e precisam ter um encontro real com o Deus de Israel. Exemplo disso foi Jacó que teve um encontro com Deus no Vale do Jaboque e ficou extasiado, porque o encontro com Deus é algo misterioso , tremendo inesperado e surpreendente. Aquele encontro fez Jacó mudar de nome. Penetrar na outra dimensão é qualquer coisa que se pode chamar de psicodélico espiritual, e inesquecível.

Jó , perdera tudo mas teve uma experiencia tremenda com Deus. Seus amigos tiravam conclusões absurdas , e mesmo assim , foram agraciados pela oração intercessoria daquele homem de fé. O nome de Jó teve um qualificativo chamado paciência. Um outro exemplo nos vem a memoria é com relação aos irmãos, que muitas vezes estão na prova , e muitos de nós ficamos tirando conclusões que a pessoa não merece.


A provação é um medidor de caráter. Pela provação se mede a integridade do Cristão, Jó era integro, quer dizer. Era reto, era perfeito e inatacável. Era um simbolo de um perfeito cristão. Jó agradou o todo poderoso de tal forma que , recebeu tudo em dobro. Jó é um grande exemplo para nós, na fé, na paciência, e no amor.

Fica os exemplos de Jó: Nas enfermidades, nas perdas materiais, nas perdas emocionais, nas perdas psicologicas,e na paciência em suportar tudo calado e ainda falar ''Nú sai do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá , o Senhor o deu o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor. ''Jó 1:21. Meditemos na vida de Jó.

 

A GRANDE OBRA DE DEUS



As autoridades estavam terrivelmente incomodadas pensando na possibilidade de um governo paralelo onde os maiores prejudicados seriam eles. Começaram a surgir as perseguições. Nos dias atuais as perseguições são as mesmas só mudam o endereço e o tempo. E nesse contexto aparecem dois tipos de perseguição: Fora e dentro do templo.

Quando é fora é até certo ponto compreensível porque o homem natural não conhece a Palavra, mas quando é no seio da própria igreja, tem um sabor amargo pois ali todos conhecem a Palavra.
Neemias começou a enfrentar problemas , com os perseguidores externos e grandes inimigos. O primeiro foi Sambalate que era fiscal do império em Samaria. O segundo foi Jensen o (arábio), e o
terceiro foi Tobias , governador de Amom , judeu interesseiro em continuar com os privilégios.


Eles incentivaram a gozação contra Neemias. Os povos vizinhos zombavam dos judeus e isso provocou nos trabalhadores um certo desconforto acompanhado do desanimo. Havia muita inveja,conspiração, calunia e difamação. Isso existe nos dias de hoje?

Quando se pretende construir um templo , logo aparece as autoridades .Tem que tirar tal documento , não pode ser assim, tem que ser dessa forma e por ai vai. Quando começa os trabalhos
vem as leis do silencio, do horário e os lugares onde se fazem um carnaval barulhento e ninguém reclama , são os primeiros a se incomodarem com o gloria a Deus e aleluia que os crentes falam para Deus.

Naquele tempo as autoridades temiam que o povo juntamente com Neemias se tornassem independente e saísse do controle deles uma vez que o povo era explorado com o trabalho gratuito
pois não recebiam nada e ainda na maioria das vezes perdiam até os filhos., que eram levados como escravos Era esse o clima que Neemias enfrentava ,mas ele recorreu a oração e respondeu com a Palavra. '' Nós oramos ao nosso Deus e como proteção , pusemos guardas contra eles de dia e de noite'' Neemias 4:9


Como tudo que eles tentavam fazer não dava certo mandaram cinco recados para Neemias para que descesse até o vale de Ono (Ne 6:2), onde eles queriam matá-lo , mas Neemias tinha discernimento que é a propriedade que tem o servo do Senhor em entender com profundidade o que se pretende fazer, ou o que vai acontecer. E Neemias percebeu que queriam tirar -lhe a vida, e respondeu:
'' Estou fazendo uma grande obra e não posso descer.'' em outras traduções está escrito assim:
'' não posso parar''.

A Bíblia diz que o povo trabalhou de dia e de noite e concluíram os trabalhos em cinquenta e dois
dias. Ne 4:6. Quando se vai fazer um trabalho desses , se enfrenta duas coisas dever e desânimo ''o
primeiro tem que vencer o segundo''. Neemias conseguiu , logo o seu nome significa '' Aquele que consola''. Enfrentou grandes desafios até de profecias falsas com a que uma mulher chamada Noaidia profetizava . Ne 4:9

Foi projeto de Deus a reconstrução do muro , do templo e a formação da sociedade. Esse projeto foi confiado a Neemias, Esdras e Zorobabel , pois Neemias não desceu e não parou Esdras prosseguiu, e Zorobabel terminou. Nenhum deles desceu da fé e nem olhou para traz não respondeu aos inimigos e por isso foram vencedores. E nós?

Quando formos escolhidos por Deus para uma obra vamos enfrentar as mesmas lutas que Neemias enfrentou. E dentro da igreja é pior . Podemos citar Moisés quando enfrentou Coré, Datã e Abirão que o capitulo 6 do livro de Numero conta, como eles queriam tomar o ministério .

Será que ninguém percebe que Deus tem um ministério para cada pessoa de acordo com a capacidade que ele mesmo avalia e capacita. Certo dia Deus falou para mim através de um revista : '''O Senhor te porá por cabeça e não por calda'' Deuteronômio 28:13. 

Eu entendi que Deus iria me colocar a frente de algum trabalho na Igreja, Senti uma alegria tremenda e realmente naquela semana o Pastor me convidou para assumir uma sala na Escola Bíblica Dominical eu prontamente aceitei, afinal já estava participando de tudo, ajudando em tudo e com um prazer que somente Deus podia contemplar.

Assumi a sala e no primeiro domingo , a frente das irmãs notei que elas não me queriam ali. Eu que me preparara com tanto esmero estava sendo rejeitada, porque nenhuma delas , nem sequer olhava para mim. 

Aquela situação estava me incomodando , mesmo porque eu era tão carinhosa com elas todas, mas então eu nada falei e somente pensei com um pranto preso na garganta'' Meu Deus o que eu estou fazendo aqui? Eu moro aqui na frente do mar de Candeias e podia estar na praia me distraindo com os meus amigos.

 Sou uma profissional respeitada e estou aqui , nessa casa que se chama (casa do amor) humilhada por essas mulheres que dizem serem tuas servas...”Então Deus me fez abrir a Bíblia em um texto que não lembro onde foi e me fez ler com uma voz tão decidida que até me surpreendi, algo que terminava assim :Ai daquela que não te ouvir''
O susto foi geral e tudo mudou.

Já observei isso dentro da Igreja. Pessoas que querem mas não estão preparadas. Pessoas que nem fazem e nem querem que outros façam e pessoas que tem o perfil do trabalho mas simplesmente não aceitam com receio das outras. Mas o trabalho tem que ser feito. 

Tem trabalho para Pastor, tem trabalho para evangelista, tem trabalho para missionário municipal, estadual e internacional, tem trabalho de ensino na Escola Bíblica Dominical, tem trabalho com Educação infantil, adolescente, jovem e adultos Tem trabalho de culto de oração, Tem EBF. 

A igreja tem muito o que fazer , Falta mão de obra e desapego financeiro. Também tem os louvores,cujos músicos (que sou de opinião ) deveriam ser remunerados. Tem muita coisa para se fazer dentro da igreja. A obra é grande e quando aparecer , os Sambalates , os Tobias e os Jensens , possamos responder como Neemias:
''Estou fazendo uma grande obra e não posso descer , ou não posso parar''.

domingo, 9 de outubro de 2011

 

LO-DEBAR NUNCA MAIS

LO-DEBAR NUNCA MAIS -
  




''Então mandou o rei Davi, trazê-lo de Lo-Debar da casa de Maquir,filho de Amiel. Vindo Mefibosete, filho de Jônatas,filho 
 de Saul com rosto na terra'' II Samuel 9: 5


Lo-Debar éra uma cidade que ficava em Manassés, Lo-Debar era tão seca que se fosse plantada alguma coisa não tinha condições de nascer. Era pobre, sem pespectivas de vida, distante de Jerusalém, Não tinha infraestrutura para absolutamente nada. Em resumo era o fim do mundo. E
a Bíblia diz que era lá que Mefibosete morava, portanto era um sofredor, indigente, pobre, aleijado, sem teto, sem alimento porque era um mendigo, sem emprego, sem família, sem parentela e sem Deus.



Se fizermos um quadro de Lo-Debar aplicado sobre a vida contemporânea , vamos encontrar os aspectos dessa cidade em todos os ramais do mundo ou seja: Lugares, personagens,palavras, intenções, atitudes, sentimentos, lares, igrejas etc... Em tudo, ou em todas as pessoas e lugares onde houver injustiças sociais, materiais e espirituais. Estaremos diante de Lo-Debar com endereços diferentes.


Um dos maiores exemplos de Lo-Debar citado pela Bíblia é um rapaz chamado Mefibosete filho de Jônatas, neto de Saul. Herdeiro de um rei , mas pobre , aleijado e indigente .Assim começa a
história desse jovem . Seu avô , o rei Saul foi eleito pelo povo, que queria ser dominado por um monarca tal qual os outros povos. I Samuel 8:5. A Bíblia diz que Samuel orou a Deus, e ele respondeu:''Atende o povo, porque não é a ti que rejeitam mas a mim...''(v.7) Nós entendemos que Deus queria ser o Rei de Israel mas o povo não quis .


Foi um reinado terrivel , desastroso e quando lutou contra os midianitas, foi perseguido e no mesmo dia morreram Saul, Jônatas e os filhos e quando a baba soube que os midianitas estavam vindo para destruir todo o reino, correu com Mefibosete nos braços, mas em meio do caminho deixou ele cair e ali mesmo o abandonou . O garotinho quebrou os dois pés e ficou aleijado entregue a própria sorte, orfão porque perdera o pai , o avô e os tios e daquela data em diante a Bíblia não relata como foi a infancia, e somente volta a falar dele depois de muitos anos.


Um certo dia , O rei Davi que sucedera Saul ,lembrou-se de Jônatas e de como eram amigos. Pela lei da época o rei seria Jônatas , mas ele morrera e se Davi estava reinando era porque Deus o tinha colocado ali. Davi começou a recordar que amava Jônatas, que bebiam no mesmo copo, comiam no mesmo prato, pensavam da mesma maneira, faziam confidencias e promessas e tinham um tratado de morte. Pela primeira vez ele lembrou de perguntar se Jônatas tinha algum descendente. Logo apareceu um sujeito mentiroso , interesseiro que pela lei da época era para estar morto porque não podia restar ninguém do reinado anterior, e ele vivia escondido no reinado de Davi. Seu nome era Ziba que logo viu uma forma de continuar com as regalias.

,Então Ziba contou ao rei que Jônatas tinha um filho chamado Mefibosete que era pobre mendigo,miserável e aleijado .Ao ouvir a história , Davi mandou buscá-lo as pressas entregou a Mefibosete as terras que lhe pertencia por Direito Divino e colocou toda a família de Ziba como empregados e falou ''De hoje em diante Mefibosete fará suas refeições na mesa do rei''


Mefibosete é o protótipo de pessoas que Deus faz as coisas mais tremendas. Ele faz milagres incríveis acontecerem. Se está em baixo ele faz subir .Mefibosete estava lá em Lo-Debar Deus o fez subir para Jerusalém. Ele era pobre em Lo-Debar agora era rico em Jerusalém. Não conhecia o verdadeiro Rei de Israel agora iria comer na mesa do Monarca. Estava perdido na miséria , com fome e com sede em Lo-Debar agora tinha água e alimento para toda a vida .
Quantas pessoas neste mundo estão em Lo-Debar material , Quantas estão no Hospital de Lo-Debar Quantas estão no Lo-Debar das drogas. Quantas estão no Lo-Debar do desemprego. Quantas estão no Lo-Debar da fome,da pobreza, da miséria, da prostituição, do homossexualismo, das Guerras, da falta de amor ,de abandono, das moradas nas ruas, do sofrimento das crianças.


Quanto trabalho temos para fazer em Lo-Debar Neste momento me dar angustia porque temos tantas coisas para fazer e nem sabemos por onde começar. Oh! meu Deus somente teu filho Jesus Cristo pode fazer este milagre de poder dar oportunidade a este povo que está vivendo nestas condições acima citadas : dizer como Mefibosete :

 

OS DOIS ENCONTROS



''Fomos até  teu irmão Esaú e ele próprio vem ao teu encontro''... 
 Gen.32:24

 
A vida é  cheia  de encontros, desencontros e reencontro, mas   o ser humano não sabe, e nem imagina, que o primeiro encontro mais importante é aquele em que  se assume  compromisso com Deus.

A Bíblia fala em diversos encontros. Já vimos o encontro do rei Davi com Bete Seba; o encontro de Ester com o  rei Assuero; encontro de Rute com Boaz etc...  mas o encontro de Esaú  e  de Jacó é o mais importante,  porque serve ao propósito  deste  tema.


O tempo de Jacó nas  terras do seu sogro Labão, havia  terminado. Muito rico , com  muitos filhos, ele  recebeu de Deus  a ordem(v.3)"Volte para  a  terra de  seus  pais  para  a sua pátria , e eu estarei com você ".


Pressentindo a partida de Jacó. Labão , já não o  tratava como antes.Jacó tinha atrás de si  um passado  de  trapaças . Enganou o irmão, o pai,  e estava pagando caro e  recebendo do sogro o mesmo que fizera aos outros. Jacó estava  experimentando do próprio  veneno.


Até o salario , o sogro mudou  dez  vezes  e para não perder  tudo , foi orientado por Deus, (v.7). Jacó  fez uma proposta ao sogro  de que todas as ovelhas  que  nascesse  listrada seria  seu pagamento, mas tinha um segredo que Labão não sabia. As ovelhas  teriam que ficar  em  frente a uma   cerca, e  assim Jacó  conseguiu tudo de volta, pois o  rebanho  nascia listrado.

Apesar  de  Labão não se conformar com a independência  do genro, Jacó vai  embora e leva toda  família  constituída,  No  caminho  surgiu  um acontecimento  que menos  esperava.  Seu irmão  estava   vindo ao seu encontro.

Jacó entrou em pânico. Chegara a hora  da cobrança. Pensou ele . Chegou a hora do  acerto de contas. Jacó  se  sentiu  culpado e começou a  tramar uma  saída.

Não existe coisa  pior que uma consciência  pesada e Jacó estava se sentindo muito mal, por isso  ele começou a  pensar em alguma coisa para  se livrar do conflito que esse encontro ia  causar nele e principalmente a sua  família.

Começou a pensar: Estava muito rico, possuía muitos bois,jumentos
,ovelhas,  servos e  servas Gen; 32:6. E teve uma  ideia: Mandar presentes para o irmão. Usar o materialismo para  aplacar a ira do irmão  magoado e  aplacar a própria consciência.


Mais uma  vez  , ele estava tentando  manipular a situação . A primeira ele usou o  estômago e  desta feita eram as mãos. Tempos  atrás , ele aproveitou a fome do irmão para tomar-lhe a primogenitura  e agora oferecia  presentes para  sair incólume  da situação.

Esaú na época , vendeu sua primogenitura por um prato de lentilhas ,podemos  fazer um paralelo  contextualizando : Tem muita  gente  vendendo sua salvação por um prato de ilusões do mundo.

Mas  examinando  atentamente  este  texto, podemos  notar que  Jacó  errou  duas  vezes: A primeira  porque não buscou a Deus  e segundo  , porque achou  que o irmão teria o mesmo procedimento que ele. Esaú não aceitou os presente e ainda  demonstrou seu perdão  fraterno.

Que lição ! Isso nos leva a pensar, que todos nós  temos  a  mania  de acharmos  que todas as pessoas são Iguais a nós. Jacó  pensou que o irmão era trapaceiro igual a ele. Um  outro problema , que Jacó enfrentou, foi  como ia  resolver o impasse.

A Bíblia  diz que ele enfrentou  uma noite  de angustia, por isso organizou a  família e foi para o  vale do Jaboc. Estava com medo , e preparou-se  para o encontro com o irmão , mas  entendeu  que  precisava ter outro encontro antes. Encontrar-se com Deus.

Foi algo interessante, o segundo encontro  dependia do primeiro. Essa é uma lição para nós. Se tivermos que  resolver uma situação através de um encontro  temos que  ter um encontro com Deus antes.A vitória é  certa.

Lembro que  anos  atrás ,  atendi  um homem que  estava aflito para  resolver um problema na Prefeitura  e  achei por  bem , perguntar-lhe  se não gostaria  que  fizesse uma oração, por ele e fiquei surpresa com a sua  resposta: Disse-me ele, ''Não  quero saber de oração ,  não  preciso''. Resultado  não conseguiu  e ainda  a situação piorou.

Continuando:

Jacó passou a noite  na luta com o anjo e  venceu. Quando amanheceu , Jacó saiu daquela situação com um novo  caráter, nova pessoa e nova personalidade e um novo nome , passou a chamar-se Israel.Gen.32:25-30. Foi um encontro maravilhoso que mudou a historia de Jacó. Ele  estava preparado para encontrar-se com o irmão.


De longe os irmãos  se viram  e foi um encontro maravilhoso . Esaú estava tão rico quanto Jacó e vinha em paz. Esse  texto nos dá uma lição maravilhosa sobre encontros. O nosso primeiro encontro  tem que  ser  com Deus , depois: ''As demais coisas nos  serão acrescentadas''. 

Um outro  exemplo é o do ''dar presentes'' que a Bíblia diz no capitulo 21:14 do livro de Provérbios : '' O presente discreto aplaca a ira''. Mas a oração resolve  todas as coisas.

Queremos convidar o leitor a  ter um encontro com o Senhor Jesus ,para  ter vitórias   em sua  vida. Jesus  diz: ''Vinde a mim, todos vós que  estais cansados e sobrecarregados e vos aliviarei''. não existe encontro mais  sublime que este.
Aceite.



 

A GRANDE ORDEM


domingo, 30 de outubro de 2011

A  GRANDE   ORDEM
''Ide por todo mundo e pregai o evangelho a todo criatura'' Marcos 16:15


Existe um ditado que diz :''Manda quem pode e obedece quem tem juízo''. A Bíblia esta cheia de conselhos práticos para o viver diário. Para todas as situações existe uma formula para ser usada com sabedoria, mas existe uma só ordem deixada por Jesus. Essa ordem foi : ''Ide e pregai o evangelho a toda criatura''.
Jesus não faz imposições para que as pessoas aceitem, mas ordena aos servos que falem a sua palavra : '' a tempo e fora de tempo''.

Evangelho , quer dizer ''Boa noticia''. O evangelho quer dizer que agora existe uma nova vida a a ser vivida. Antes uma vida sem ele e sem esperança depois de aceitar o evangelho , uma vida com ele e com esperança .

Quando Jesus subiu aos céus , começou uma perseguição tremenda contra os Cristãos . A vida dos primeiros evangélicos foi lavada de sangue. Ele eram levados para as arenas e eram atacados e devorados pelos animais selvagem : Mateus 10:28, Romanos 38:39.

Foram os primeiros Cristãos que foram as primeiras cementes do evangelho. Apesar de toda perseguição o evangelho cresceu e a noticia se espalhou por toda a terra e ´só teve uma ferramenta '' A boca'' . A palavra de Deus atravessou os tempos , os mares, os ares , os continentes e chegou até nós sem radio, sem televisão, sem jornal, sem internet sem nada das invenções modernas.

O apostolo Paulo, foi um servo que já nasceu em pé . Do lugar onde estava não perdeu tempo correu a proclamar a sua novidade de vida. As primeiras comunidades começaram a aparecer e a noticia logo se espalhou , aumentando o numero de Cristãos e assustando as autoridades que tinham receio de ver seu poderio fracassar..

Hoje ,estamos vivendo no Brasil, uma nova era. Ser evangélico agora é até elegante para muitos como já ouvi um comentário. Mas a ordem é falar do Trabalho do Senhor Jesus. Eis alguns testemunhos de missionárias que tive a oportunidade de ouvir

Missionária da Igreja Batista:
Emata jovem foi pregar o evangelho aos índios da reserva de Mato Grosso , e lá ao falar com o cacique , ele a levou a uma oca enorme e lá os índios estavam todos levitando a uma altura de 1,50 m do chão. Todos eles estavam no ar e o cacique falou pra ela:

Se o teu Deus fizer mais que o nosso teremos que aceitá-lo , e lhe deu uma semana de prazo. A jovem foi para a casa orar pedir a direção de Deus. Após os sete dias ela voltou e novamente o Cacique a levou para aquela reunião. O Cacique queria ver o que iria acontecer. A moça fez aquela oração e quando terminou ordenou com voz firme :
''Saiam deles!'' os espíritos sairão na mesma ora todos que estavam levitando caíram no solo.
Um outro caso foi de uns missionários que foram pregar também aos índios e lá viram como eles respeitavam a divindade chamada Tupã. Os índios começaram a falar e logo eles começaram a falar do Deus deles, então os missionários divinamente inspirado pelo Espirito Santo começaram
a falar do filho do seu Deus. Eles ficaram atônitos e falavam um para o outro:
''Eu não sabia que Tupã tinha um filho.''
Outro fato curioso , foi de uma irmã que também foi a uma reserva indígena ,onde as mulheres usavam somente a saia bem comprida e um colar de flores. A missionária depois de muito relutar
teve que se vestir igual as mulheres daquele lugar para poder ter a atenção delas. Ela observou que no mesmo tacho que comem os índios , comem também os animais. Observou que as índias jovens quando não querem seus bebes, elas os matam na beira do rio. A falta de Deus é tremenda. São lugares que precisam da palavra e muitos missionários cumprem cabalmente esse ''Ide'' sem reservas e com muito amor .
E nós? O apostolo Paulo teve uma visão onde alguém dizia ''Passa a Macedo mia e ajuda-nos'' . Muitas vezes a nossa Macedônia é do outro lado da rua, é na casa do lado direito, é na casa do lado esquerdo, é no andar de cima, é no andar debaixo, é no hospital, é debaixo das pontes, no meios dos drogados, nos asilos, na casa das crianças abandonadas, nos hotéis, nos ônibus, nas escolas, no metrô , durante as viagens, nos blogs, em todos os lugares a tempo e fora de tempo. Nunca poderemos nos calar porque a Bíblia diz;
'' Se calarmo, as pedras clamarão.''Eis a grande ordem.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

 

O princípio das Dores


“Mestre, quando sucederá isto? E que sinal haverá de quando estas coisas estiverem para se
cumprir?
Respondeu ele: Vede que não sejais enganado,porque muitos virão em meu nome,dizendo:
Sou eu ! E também: chegou a hora! Não os sigais.
Quando ouvirdes falar de guerra e revoluções, não vos assusteis , pois é necessário que primeiro aconteça essas coisas mas o fim não será logo.
Então: lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino.
Haverá grandes terremotos , epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e
também grandes sinais do céu. Lucas 21:7-11



A febre é um sinal de alerta de que o organismo não está bem e que é preciso detectar
onde e por que está acontecendo , para usar o medicamento adequado , que vai resolver o
problema. Assim é em tudo na vida.

O segredo é o SINAL. Os descobridores de continentes e ilhas , antes de avistarem as
terras , eles encontram na água, os primeiros sinais: que são folhas, pedaços de madeira de alguma árvore e gravetos ,: que é um aviso , antes de gritarem “terra a vista”.
Os sinais visíveis é muito bom mas tem os invisíveis , que são as premonições
de que algo está para acontecer. Mas vamos escrever sobre o que podemos testemunhar através de.. três sinais: Comportamental, Ambiental e Religioso.


O primeiro sinal: È comportamental “Sabe porém, isto: nos últimos dias sobrevirão´tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos , jactanciosos, arrogantes, blasfemadores,
desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis , caluniadores,
sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores. Atrevidos, enfatuados, mais amigo dos
prazeres que amigos de Deus.”. 2 Timóteo , 1-4. Dai a violência


No comportamento do homem está o primeiro sinal. Não precisa citar item por item do
que foi escrito acima porque estamos vendo e ouvindo , tudo que está neste contexto. Temos exemplos , desde o homem comum até chefes de nações., como Hitler,Mussolini e outros, cuja maldade preenche todos os requisitos acima citados. Os jornais. , rádios e televisão e todos o outros meios de comunicação como a internet , estão todos os dias a apresentar fatos escabrosos. Não existe limites . As referencias entre o carnal, o espiritual, o
emocional eu físico foram perdidas , e hoje se vive como se nunca fosse morrer e prestar contas
do que se faz. “Tudo que o homem plantar, isso colhera” , diz a Bíblia. Diz também “Errais. Por não conhecer as Escrituras”. O lado de cá , é uma coisa , mas o lado de lá, é outra e dela ninguém vai escapar. São dimensões opostas com preços diferentes.

Ouvimos e estamos vendo as guerras, nação contra nação, reino contra reino. No oriente as
guerras ,não sai da mídia . É os Estados Unidos. Afeganistão, Irã, Israel , Faixa de Gaza são
os nomes mais citados, de uma luta que nunca termina.



No Sinal ambiental , estão as forças da natureza..Terremotos, maremotos, vulcões, “A terra
não para de tremer.” O Tsunami que aconteceu na Asia , na costa do leste da Africa e o do
Japão , são os maiores exemplos. Também podemos citar as chuvas torrenciais que tem devastado cidades inteiras tanto no Brasil como no exterior por causa do aquecimento global


Todas essas informações estamos vendo pela televisão , radio , jornal e internet.
No sinal ambiental , está a fome, a peste e as epidemias. Segundo informação obtida na internet
diz que: “Líderes africanos assinalaram na ONU que as fomes epidemias, êxodo e conflitos
do continente impedirão os objetivos do desenvolvimento do milênio”.A fome está rondando

todo planeta , as doenças estão se multiplicando. Aids, câncer e muitas outras estão por toda
parte assolando em todas as nações.





Por ultimo o sinal religioso. Este é o mais difícil.
O que tem de Igrejas não é brincadeira. Tem cada nome que parece uma piada. O que tem de homens e mulheres se dizendo pastor e pastora , nem podemos imaginar! Chamado de Deus, eu

tenho minhas dúvidas , quando escuto seus propósitos . Quem não lembra das
Guianas? Quando duzentas pessoas se suicidaram? Por causa de um líder louco. O pior de tudo é
que tem seguidores.

E as doutrinas então? Fui a uma igreja em que estavam ensinando que:
uma pessoa podia se converter ou mesmo se casar com algum irmão que falecera.
Era só escolher um deles (homem ou mulher) cuja foto estava no painel. Igrejas com pastor
homossexual ou pastora lésbica. Igrejas com pessoas que dizem ser Jesus.



Só tem um título pra tudo isso - Principio das dores. E a Bíblia adverte: “Vede que não sejais enganado porque muitos virão em meu nome dizendo: Sou eu ! Também : Chegou a hora!
Não os sigais”.

Chegou a hora de alertarmos mais , usando tudo que estiver ao nosso alcance para conseguir que alguns cheguem ao conhecimento pleno da verdade. Não podemos esquecer : Que nós,
evangélico não podemos ficar calado. Temos que falar do que temos visto e ouvido, senão vamos pagar o preço de termos silenciados. “Fales e não te cales”.Essa é a ordem de Deus
para cada um de nós porque eles não sabem, mas nós sabemos que é o principio das dores.