quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A GRANDE LUTA


                                 A  GRANDE  LUTA  


 ''Dias depois entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto a porta eles achavam lugar ; e anunciava-lhes a palavra. Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralitico , levado por quatro homens'' Marcos 2: 1-3

 A Palavra de Deus é como uma grande e linda cortina que a proporção que vamos lendo, ela vai se abrindo e vai surgindo no cenário Espiritual as mais lindas imagens de historia real que o texto revela , e vai surgindo , os lugares onde os fatos aconteceram, e os interpretes que vivenciaram o que narra o texto. Tudo aconteceu em Cafarnaum.

 Cafarnaum quer dizer ; '' Aldeia ou Vila de Naum'' Nesta cidade , nasceu Pedro e foi considerada '' Terra de Milagres'' Mat. 8:5-13. Ficava situada perto do Mar da Galileia e foi onde Jesus fixou residencia Mat.9:1 e onde também muito ensinou Jo. 6:24

 Colocamos este título , de  ''Luta dos  quatro contra os cinco'' , para chamar a atenção da importância de alguns amigos na vida das pessoas . São quatro homens e cinco obstáculos , que tiveram que enfrentar para dar vitoria a uma pessoa paralitica numa demonstração de amor fraternal.

 Quando Jesus chegou a Cafarnaum, a noticia se espalhou e grande foi a multidão que se juntou naquela casa , que ninguém entrava e nem saia , porque a aglomeração era algo tremendo.

 Perto da casa começou a se formar uma outra historia. Morava nos arredores um homem paralitico que almejava andar. Era um sonho antigo e ali estava a maior oportunidade da sua vida e se não aproveitasse nunca mais teria outra. Naquela época, toda doença era considerada , como sendo resultado do pecado.

 Essa era uma causa defendida pelas teorias religiosas e ali estava quem podia ''cortar o mal pela raiz ''e quem tinha autoridade de curar de dentro para fora, através da transformação. Era uma oportunidade impar e aqueles quatro amigos resolveram colocar a fé e o amor em prática .

 Resolveram que fariam qualquer coisa , para ver o amigo caminhando e observaram que tinham que enfrentar cinco obstaculo. O primeiro obstaculo foi a multidão.

 Como ficou inviável enfrentar e vencer a multidão. Não é fácil andar em meio a multidão , pois se dá uma passada para frente e dez para traz e naquela casa isso , não era possível Tiveram que improvisar e só tinha um jeito: Entrar pelo telhado.

E agora surgia o segundo problema ''com subir''. Vencer a gravidade e ainda suportar o peso daquele homem, mas mesmo assim conseguiram uma corda para erguer a cama e puxa daqui e segura dali e conseguiram colocar o paralitico em cima do telhado.

 Agora o terceiro obstaculo era achar a sala . Por cima , apesar de ter uma vista privilegiada, só se podia ver por fora, mas foram destelhando uma telha aqui e outra ali e descobriam a sala em que Jesus estava. Agora era a vez do quarto obstaculo ser vencido. Da mesma forma que subir não foi fácil agora descer .

Iria requerer outro esforço , mas conseguiram ,e ali estava na frente do Senhor o resultado do esforço físico, espiritual e emocional dos quatro amigos. Aquele rapaz paralitico , via os outros andarem e correrem mas ele não saia do lugar mas agora o Mestre dizia pra ele ''Estão perdoados os teus pecados , pega a tua cama e anda''.

 A paralisia espiritual tem tomado conta do mundo e a falta de fé encontrou no coração da humanidade a guarida necessária para evitar que os milagres aconteçam. O verbo ser deu lugar ao verbo ver . Estamos diante de uma população que precisa ver para poder crer e isso vai de encontro a fé. Porque ''A fé é a firme convicção das coisas que não se vê''.

 Quando trazemos essa historia para o contexto , vemos uma humanidade espiritualmente paralitica e carente de amigos que façam por ela o que  aqueles quatro rapazes fizeram. Aqueles  jovens  subiram e desceram carregando uma cama com alguém pesado e paralitico em cima.

 Ainda bem que  se encontra pessoas que dobram seus joelhos e descem pela madrugada para suplicar pela vida ( cama) de alguém que está deitado e paralisados esperando que Deus lhe dê nova oportunidade.

Que  está  esperando  meu  caro amigo?
O que  está  te segurando?
Muitos  estão  paralisados  na  religiosidade,nas  desculpas, nas idolatrias ,nas  feitiçarias, nas  vãs filosofias, e por isso mesmo, não  crescem, não andam, não  correm, não sobem  e  estão  descendo  pelo  degrau da incredulidade , sem Cristo  sem esperança e  sem salvação.

Aproveite  enquanto  tem tempo, porque  vai chegar  o tempo em que nada mais , vai  se poder  fazer e o  seu  tempo é hoje , aqui  e agora , Saia  desse  ostracismo  espiritual,
   erga  as duas mãos para o céu e  corra  para  o Mestre.Não permita que  as lutas .tirem a sua  capacidade de  ter uma  "Nova Vida''. Lute pela sua família. Lute pelos seus amigos. Lute pelos seus vizinhos e lute pela pessoa mais difícil de lutar que é  você  mesma

Já  percebeu que  a pessoa , por quem nós menos  oramos , somos nós mesmo?  Somos  todos muito  carentes . Passamos por  muitas provas e as  vezes  estamos tão preocupados  com os outros, que  esquecemos  das nossas  muitas lutas, do  nosso dia a dia. Muitas vezes o paralitico somos  nós mesmo. A nossa alma está  presa a algo ou alguem que precisamos  de libertação  para poder  continuar  a subida  para o  (telhado) espiritual.

E quando as forças nos faltam, temos que  recorrer aos amigos . como  fez o paralitico .Precisamos  , não somente  somar forças  mas  precisamos dividir com alguns para. que nos ajudem em orações. O telhado é alto, a subida é difícil, as  descoberta de onde Jesus está , se multiplicam,  e descer diante dele  requer  esforço redobrado , porque tudo pesa. Nós  principalmente e a nossa  cama (vida) pois obstáculos nunca vão faltar, fora e dentro de  cada  um. Os  jovens que ajudaram o paralitico, tiveram cinco  e   muitas vezes temos  somente um, que  vale por mil.

Levante , ande, corra, suba, busque e  desça e me ajude, pois  Jesus precisa de você e  de mim  na obra.