sábado, 26 de outubro de 2013

ADMINISTRAÇÃO DO REI





                                                              
''A  Terra era sem forma e  vazia''  Gên. 1:2


Tudo que está sem forma  e vazio, está carente de administração e  a  terra estava assim no começo. É de se imaginar que havia  partículas  de pó  e moléculas  de água , por todos os lados soltas no espaço infinito e  era um caos,  e viu Deus que  tudo precisava de organização.


Foi nesse cenário que o Senhor deu inicio a  criação e paralelo  a  este fato , surgiu a primeira administração, evidenciada pela ordem de tudo e de todas as  coisas. Exemplo  disso  foi e é,  a contemplação  do firmamento  cheio de  estrelas, satélites , planetas, constelações etc... todos  cumprindo sua missão , em movimento  e soltos no espaço, sem perigo de  se precipitarem  ou colidirem um contra o outro.


Podemos  lembrar da força  de  gravidade  dos planetas que  mantem firme , tudo  que  está  em sua  superfície. Todas as coisas , estão  sujeito a  administração  de Deus  e sob  sua  Palavra permanece, obedecendo  os limites, divinamente pré- estabelecidos e  até mesmo as ondas do mar estão sujeitas  a ordem: ''Até aqui não mais''.Jó 38:10


Que é  administração?
É cuidar, organizar, manter tudo em ordem padronizado. Uma coisa interessante  é  que; quando se  fala  em administração  logo  pensamos  nas  grandes firmas , mas é engano. a  administração tem um  grande raio de  ação que  vai das pequenas   até as  grandes  coisas.


Administração  alcança  todas as etapas da vida  do ser humano, desde o nascimento,  crescimento,  estudos,  casamentos, trabalhos , e  religião no lado externo  e  a alma  e o espirito internamente.


Tudo na nossa vida  requer  regras para uma vida  saudável em  todos os os aspectos e somente a Bíblia  contém  todas as  regras de fé e prática, para tudo e para todos.


A administração  Bíblica tem seu  respaldo principal  com  relação ao Espirito que  está  em Proverbio  16: 32 que diz: ''Administrar  o espirito , vale mais que  ganhar uma cidade''. Em  Lucas 22:16 diz:  ''Quem administra seja como quem serve''.


A administração tem que começar no lar. Costuma-se dizer que:'' Costume  de casa vai a praça''. Quem tem educação no lar , tem educação  em qualquer lugar. Quem  é problemático  no lar leva problemas a todos os lugares por isso que , ninguém pode assumir  cargos na Igreja  sem  ter uma  real  conversão, porque '' Cargos  eclesiásticos só podem  ser confiados a quem tem  sólidas  qualidades  humanas''.


Quem deseja Administrar a Igreja do Senhor Jesus, a Bíblia diz:'' que  coisa  excelente  aspira'' mas  tem  itens  a  cumprir, segundo 1º Timotéo que  cita:''Ele deve  ser  homem irrepreensivel, esposo de uma única mulher, ajuizado, equilibrado, educado, hospitaleiro, capaz  de ensinar, não dado a bebida, nem  briguento mas indulgente, pacifico,  sem interesse financeiro. Que  sabe  administrar  sua  casa e cujos filhos  lhe obedece. Pois  se  não sabem administrar  a sua  casa como  vai administrar a  casa do Senhor?''


Um dos maiores  administradores citados na Bíblia foi Salomão. Seu governo foi do Rio Eufrates até a região Filisteia  e Egito. Sua  administração atendeu a burocracia que  se multiplicou e tinha como simbolo  a justiça e que  foi evidenciada no primeiro quesito ''Ouvir'' o povo e  essa demostração prática  está no caso  das mães  prostitutas  quando  quis dividir a  criança.


Uma  grande lição para nós. Será que somos capazes de ouvir antes de tomar qualquer decisão ? Somos  capazes de ouvir , para  detectar problemas e até  mesmo orientar?  Ouvir pai , mãe, irmãos, amigos, filhos, maridos, esposas, funcionários, colegas , patrões e Pastores.


Os pilares  da administração  de Salomão  foram:discernimento
e justiça. Justamente  o que anelamos  de uma autoridade. Trocando em miúdo: Discernir  é entender  com profundidade as situações e  realizar a justiça, é  dar a  cada um o que é  seu por Direito Divino. Na prática é  isso que  esperamos  das autoridades  quando as escolhemos para nos  representar.


Não se pode  administrar  sem  fazer mudanças , o que nem sempre  agrada. O  rei Salomão , para  assegurar  seu poder   fez alterações. Primeiro , ele  destituiu do sacerdócio o levita Abiatar  e colocou em seu lugar  o chefe de Jerusalém  na pessoa  de  Sadoc  (2° Samuel 5:6-15) e com isso baniu a ideia  de  uma sociedade igualitária, outra  atitude  foi  eliminar  Joab  e colocar Benaias em seu lugar.


Diante  desses exemplos , passamos em  revista o nosso passado
 e  vemos que muitos  de nós  estávamos com nossas vidas  vazias e sem formas, seguindo caminhos  diferentes , enganando e sendo enganados, cegos, surdos e alheios , indiferentes aos chamados de Deus . Nossos corpos, almas e espíritos  seguiam  veredas  estranhas , descendo ladeira abaixo para o  hades. 


Deus , para nós ,tinha muitos nomes e não acreditávamos  na sua  Palavra e não sabiamos  onde encontrá-lo. Queriamos um Deus que aceitasse  tudo que  faziamos de errado, que resolvesse nossos problemas e  nos  curasse  nas enfermidades. 


No  livro de Lucas  cap. 16. Jesus elogia um administrador. chamando-o de prudente ao contar  essa parábola.Contou ele que um homem muito rico , tinha um administrador e ouviu  falar que, ele  defraudava seus bens. Esse homem pediu  contas ao funcionário . 


Esse  administrador  chamou  quem devia  e cobrou somente a metade do que  deviam. Com  essa  atitude  fez amigos. Muitas pessoas estão destruindo talentos  e dons  dados por Deus que pedirá contas  aos  Administradores  do Reino  por não  tentar mostrar  a vida de enganos em que  se encontram.

Colocar  talentos e dons  a  serviço do reino  é uma obrigação  prudente e atitude  sabia .


Jesus é o  grande  Administrador  Real. Sem ele a vida é vazia e não tem forma, por isso  que  muitas pessoas  buscam  nas drogas e  vícios , preencher o  vazio que  em que  está mergulhada  sua alma  e aos poucos  vão se tornando duas  vezes  desgraçadas, tendo prejuízos  em todas as áreas  da sua  existência ; na  saúde, no lar, nos  relacionamentos, no  dinheiro  etc...Tudo se torna um caos , sem forma e  vazio precisando de  administração do Rei.

Se você que está lendo essa postagem e quer um  administrador para sua vida vazia e sem forma, aceite o Senhor  Jesus que  é o  administrador Real .

Medite nisso!



domingo, 20 de outubro de 2013

MENTE ABERTA






''Deus  concedeu a Salomão sabedoria, inteligência extraordinárias  e ' MENTE ABERTA' como as praias do mar.'' 1º Reis 4:29

 

A Oração do rei Salomão foi tão sincera, pedindo a Deus , sabedoria para governar o povo de Israel que  encheu o coração de  Jeová de  tanta ternura , que  ele  lhe  deu  muito , e muito mais além do seu pedido,  valendo assim   a comparação com as  praias do mar  .

 

Foi a  tão grande  sabedoria  da mente  de Salomão. que o levou a fundar  a famosa Escola Sapiencial de Israel , que formou  diplomatas e altos funcionários  conseguindo assim, mostrar o conhecimento organizado e  a experiência do conhecimento do povo  com as informações  científicas. Deste modo ,foi possível  se estudar , o mundo  vegetal, animal e mineral . Isso fez a diferença no mundo Oriental daquela época

.

Mas  vamos  comentar sobre a '' Mente aberta''. Que é  a mente?                      A Mente  é a região do corpo  humano , onde são armazenados todas as impressões dos pensamentos, das lembranças e do aprendizado.

 

O Estudo  da mente na  Bíblia é profundo e é  quase impossível  comentar todos os  versículos, por isso  escolhemos alguns,  para comentar , de acordo com o    que está escrito ,evitando assim  escrever uma ''sopa  de letrinhas''.Como diz um irmão com relação a algumas postagens.

 

A Bíblia  cita as mentes: Carnal e espiritual.

O Apostolo Paulo  fala no livro de Romanos 1:1 da mente  carnal. Ele a define como Obstinada e obscura. Ele diz que  são fechadas para tudo, que  se  refere a Deus  mas são  abertas e voltadas para a idolatria, feitiçaria e não é novidade  a  troca mental que os homens  fazem  da Gloria  do Deus imortal por  estatuas , pássaros e repteis.

 

O Apostolo chega a chamá-los de  surdos e mudos  que para viverem  seus instintos , sufocam  a verdade com a injustiça O alicerce  dos pagãos  foi a idolatria e a  absolutização  das coisas, pessoas e valores (dinheiro,poder,  e ideais) colocando-os  no lugar do Deus  verdadeiros.

 

A Luta do Apóstolo para  colocar  dentro das pessoas a mudança  da Mente.A mudança  da mente  carnal fechada  para a Mente aberta.

 

Em Efésios 4:11 o Apostolo Paulo  diz:'' Portanto recomendo a vocês  que não vivam como os pagão , cuja mente é  vazia''. Foi grande a luta do Apostolo para abrir a mente dos Cristãos.  E ele dizia: Uma  mente  aberta é  guardiã  da  bondade  e nela '' não há lugar para o  desdém , gritaria, insulto, e todo tipo de maldade''.

 

Uma Mente  aberta é compreensiva, pacificadora, perdoadora, fexivel ao dialogo e está  sempre  aberta a  renovação do comportamento.Um exemplo Bíblico foi o de José do Egito que perdoou toda maldade dos irmãos. Outro  e maior  exemplo foi  Jesus que do alto do madeiro falou: ''Pai perdoa-lhes porque não sabem o que  fazem''.

 

A Mente espiritual, pode  ser definida como a mente que  está cheia da Palavra de Deus. Não existe  espaço para  nada do mundo. No livro de Josué 1:8 está  escrito:''Não  cesses de falar  deste livro da lei; antes medita nele  dia  e noite, para que  tenhas cuidado de fazer tudo quanto nele está  escrito; então farás prosperar o teu caminho  e  serás  bem-sucedido''.

 

A Mente espiritual é disciplinada, aberta para Deus  e tem os frutos do Espirito. Disciplinar uma mente é  ter domínio próprio que é saber governar  os próprios  desejos. Fácil não é , mas impossível também não é. Já li que a mente humana é como uma areia movediça , tudo que cai nela , vai ao fundo mas com a ajuda Divina,  é possível  retirar.   É na mente Espiritual  onde  se formam  as grandes lutas, Vence-las é uma questão de habilidade em evitar os excessos  e  saber viver ''dentro dos limites  saudáveis.''

 

Na mente ficam  as saudades e exemplo bíblico  está no Salmo 137 que fala  da saudade  do povo Judeu quando foram levados para a  Babilônia.É na mente que fica alojada a preguiça  de ler a Bíblia , que é trocada pelas novelas  revistas , maus pensamentos e vícios  . É preciso uma postura  muito forte para deixa-la livre e  se  tornar uma Mente  Aberta.

 

A Mente  aberta é  carente  de Cristo mesmo porque temos que  ter a Mente  de Cristo. A Ciência moderna ensina uma  técnica que  se chama ''Lavagem Cerebral'' e isto consiste em repetir algo  milhares de vezes até que  seja condicionada e  transformada  em uma verdade imutável .  Exemplo disso são as propagandas de televisão  que  de  tanto ver  a marca  de  determinada  alimento , a pessoa automaticamente  vai direto a prateleira , compra-la .

 

Para os  Cristãos não é  fácil ganhar almas  para Cristo  e retirar  das mentes  as  cargas  de ensinamentos que  estão  trancadas nas mentes, por isso muitas  delas entram nas igrejas com  grandes  fardos e  levam para  dentro da Igreja tudo que  deveriam  ficar do lado de fora, mas com paciência e oração , essas mentes  fechadas podem se tornar Mentes abertas.

 

Concluímos  que  a Mente espiritual e a mente  Aberta formam juntas  a Mente  de Cristo.