quarta-feira, 15 de maio de 2013

JEITOSAMENTE

Jeitosamente

 





''E  disse-lhe Jesus: Jeitosamente rejeitais o preceito  de Deus, para guardardes a vossa  tradição.'' Marcos 7:9

 

 

O que mais acontece nos  dias  de hoje , é o chamado ''Jeitinho''. E o que é Jeitinho? É uma  maneira  de  sair  de uma situação sem  ter que  responder ''sim''  ou  ''não''. Trocando em  miúdos, é  sair pela  tangente, sem ferir ninguém e com  desculpas para tudo e para todos.

 

 Jesus  falou : ''Jeitosamente''. 

 

Esta expressão , dita por Jesus já  vem acompanhada da resposta. A rejeição dos ensinamentos Divinos , com a  desculpa da chamada ''Tradição''. O Senhor começou a  desmascarar o que está   por  traz  das  desculpas.Escolhemos  duas situações  de desculpas; O primeiro o '' Voto Corbã''  e o  segundo o ''Lavar as mãos''.

 

No Livro de Marcos 7:11 , está  escrito: ''Vós , porém , dizeis: Se um homem disser a seu  pai e a sua mãe: Aquilo que poderias  aproveitar  de mim, é Corbã, isto é oferta de  seu pai e de sua mãe''.Esse  voto só é  citado uma única  vez  na Bíblia.

 

O voto Corbã  , foi um voto em que as pessoas, dedicavam tudo que possuíam  ao Templo e mesmo que os pais  precisassem , ele não poderiam  dar nada, pois tinha a  desculpa ''Jeitosa'' de que tudo  era  de Deus, e assim os  sacerdote  e o Templo ficavam mais ricos e os pais ficavam  mais pobres.

 

Jesus  desmascarou  essa desculpa, exortando os  fariseus , mostrando que ''honrar pai e mãe , é um mandamento Divino, e que  deixando de  atender as necessidades dos pais, esvaziava a palavra  de Deus, que eles mesmos citavam.

 

Jesus continuou  seu  trabalho missionário e em  determinada casa, ele escutou dos  fariseus a seguinte pergunta; ''Por  que teus  discípulos comem sem lavar as mãos?''Esse foi outro modo '' Jeitoso'' de  rejeitar a palavra  de Deus, senão  vejamos:

 

Chamando a  atenção para  as mãos , eles estavam desviando a concentração  do interior para o  exterior. Eles  sabiam que Jesus via  e vê tanto o interior como o  exterior. Lavar as mãos  esconde uma realidade: O coração e  a mente suja que precisa  de limpeza.

 

A resposta do Senhor foi  tremenda quando disse:''Esse povo honra-me com os lábios mas  seu coração está longe  de mim.'' Jesus também  falou que ''Do coração procedem as maldades'' e precisa  de lavagem.

 

O voto Corbã e a lavagem  das mãos são ensinamentos tradicionais que  serviu  de  exemplo para as  desculpas Jeitosas de rejeitar  a palavra  de Deus. Hoje o que não falta são as  diferente formas  de não  se aceitar o Evangelho. Mas  temos que  pregar quer queiram ou não ouvir, Com jeito ou sem jeito , ninguém poderá  dizer que não ouviu ou não leu sobre o Evangelho.