sábado, 26 de março de 2022

 

DUPLA VITORIA

DUPLA VITORIA ''

''Aconteceu que certa mulher, que ,havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera a mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía , sem , contudo , nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior...'' Marcos 5:25-26 ''

A vontade e a força, movidas pela fé, é que nos faz chegar ao Pai'' D.F. Essa frase chegou com força total ao coração de uma amiga e querida irmã que , me falou para escrever sobre ela e logo me fez lembrar da mulher do fluxo de sangue.

 A Bíblia narra a saga dessa mulher, omitindo seu nome, porquanto a importância do fato está no milagre que é o resultado da sua fé, que foi o ápice da sua vitoria. Essa criatura passou doze anos da sua existência lutando contra um fluxo de sangue impertinente que não a deixava em paz. A Bíblia diz que , ela foi a diversos médicos e que gastou tudo que possuía para ver se conseguia recuperar a saúde.

 Uma grande lição tiramos desse inicio de reflexão. A fé está cada dia , mais escassa e :''Sem fé é impossível agradar a Deus'' Heb. 11:26. Vamos falar de três cousas: Vontade, força e fé. O que é fé ? A Bíblia diz que: '' a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêm'' Heb. 11:1

 Na Galeria da fé do livro de Hebreus (11) podemos observar os homens que escreveram historias desse sentimento tão pequenino no nome e tão grande no poder. Lá estão escritos os exemplos de fé de : Abel , de Enoque que foi arrebatado, de Noé, Abraão, Sara,Jacó, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi , Samuel etc...Todos foram homens e mulheres sujeitos as mesmas fraquezas , como cada um de nós , mas que fizeram força e deram o melhor de si a Deus.

 Agora surge a pergunta? Você eu ,será que estamos dando o melhor de nós a Deus? A mulher do fluxo de sangue, somente depois de muitas perdas e danos é que conseguiu ter fé. Esta mulher é o maior exemplo da fé que está no mundo.

 Existe atualmente a chamada ''Fé cega''. Esta forma de fé , apesar de espiritualmente estar no escuro, somente crer no que vê . Podemos citar algumas: fé no dente de alho , pendurado atrás da porta. No sal grosso para evitar olho grande. Na ferradura, nos laços azuis amarrados nos tornozelos , nos pulsos , nas três batidas na madeiras e nas velas e numa porção de bobagens que são os inimigos da Cruz de Cristo.

 A Fé exigida do Senhor Jesus , é a aquela que é comparada ao grão de mostarda que é o menor grão que existe e que não sofre hibridação. A Hibridação é um recurso usado pelos agrônomos em que se coloca dois gens diferentes juntos e eles se unem mas o grão de mostarda não se une a nenhum outro de tão duro que é. Assim é a fé Cristã. A fé Cristã não pode estar presa a nenhuma invencionice humana . Somente ao Senhor Jesus Cristo.

Contudo não é pequeno o número de pessoas que estão correndo , sofrendo e gastando tudo que tem, por uma cura que nunca vai acontecer, porque estão correndo atrás das balelas da vida religiosa. Naquele tempo do antigo testamento no livro de Levítico 15:19 diz:''A mulher quando tiver o fluxo de sangue do costume do seu corpo, estará sete dias na sua menstruação, e qualquer que a tocar, será imundo....'' Este versículo fala de sete dias e aquela mulher que já estava a doze anos.

 Naquele tempo , elas ficavam em um lugar perto dos leprosos ,que não podiam estar em contato com ninguém. Aquela mulher já estava a muitos anos naquele lugar, quando ouviu falar dos milagres ,que Jesus estava fazendo e pensou: ''Se eu tocar em suas vestes , ficarei curada''. Nasceu a primeira coisa: Vontade e em segundo lugar a força. As duas tinham que ser movimentada pela fé que chegou aos ouvidos daquela mulher

. A vontade segundo Wikipédia: '' É a capacidade de tomar decisões frente aos fatos que acontecem. ''Ela é tão importante que se fala sempre em: Força de vontade, Boa vontade e Vontade intuitiva. Aquela mulher reuniu as três : a força, a boa e a intuitiva e só faltava colocar em prática porque não era fácil chegar perto de Jesus.

 Primeiro existia muita gente na hora e não é fácil passar no meio da multidão. Segundo , se prestassem atenção nela , com certeza , sua presença não seria aceita . Por isso ela fez força para alcançar , o Mestre. A Bíblia diz que: '' O céu , só se ganha fazendo força. Força para amar, força para perdoar, força para esquecer, força par alcançar os milagres etc...E aquela mulher correu, lutou ,venceu a multidão , tocou em Jesus e sarou.

 Tem um hino que diz:'' Bem semelhante a mulher que sofria , por esse mundo existe alguém que a sua dor não mais existiria , se em Jesus tocasse também, Mas é preciso além de querer também ter fé que um milagre haverá …”

 Eu não sei qual fluxo de ''sangue '' que sai do seu interior. Será o fluxo das paixões? Será o fluxo dos vícios desenfreados? Será o fluxo da falta de amor? Será o fluxo do ódio ?Só sei dizer , que tem coisas que escapam ao nosso entendimento Elas entram na alma sem serem convidadas, começam sem ter sido alimentadas e vão embora do jeito que chegaram ,mas deixam uma historia de angustias de sofrimentos de maus tratos emocionais e de fragilidades inexplicáveis.

 Conheço alguém que já passou por isso diversas vezes. Seria uma falha no caráter ou uma herança genética digna de um estudo apurado . O caso é que ela já estudou tanto ,leu sobre o assunto e orou muito , mas quando menos espera está mergulhada neste sofrimento novamente .

 Não adoece no físico. A sua doença é na alma. E parece que doí muito mais ,mesmo porque não existe remédio . O maravilhoso de tudo é que sempre saiu incólume :''Sem ter do que se envergonhar'' e sem ficar devendo nada a ninguém, graças a Deus. Não tocou em nada que não era seu ,pois , o que viu e almejou , sempre ficou fora do seu do alcance , tanto social como espiritualmente falando ,e me confessou que , quando a angustia da madrugada a golpeia inclemente , ela segura nas mãos do Senhor e sente as lagrimas quente invadir o seu rosto e escuta dele a resposta ''Olha pra mim tão somente ...'' através do hino :'' Reflexo do passado''cantado por Elias Silva.

 Quando você dá um mergulho , no profundo do seu ser, sente que seria incapaz de fazer alguém sofrer, mesmo porque , tem um compromisso com Jesus e disso ''não abre mão''. Você passa por cima de você mesma como um rolo compressor e isso chama-se fidelidade.

 Aquela mulher nos dá uma lição de vida tremenda . Ela silenciou mesmo diante do sofrimento . Não sei qual o seu sofrimento , qual o fluxo que esta saindo do seu interior, mas lhe dou um conselho:''Não fale pra ninguém '' . Somente para Jesus , porque ele entende o que está passando e o seu nome está sendo glorificado na sua vida.

 Quando você fala para alguém . Ele deixa de ser um segredo somente seu . Enquanto ninguém sabe , ele é seu escravo mas quando fala ,para outros , você se torna escravo dele. Chore somente junto ao Senhor tocando sempre em suas vestes para que ele tenha piedade e alivie a sua dor até que tudo termine.

 Como foi com a mulher do fluxo de sangue ele será com você, comigo , com todos os que o buscam , porque : ''Não há bem que sempre dure e mal que nunca se acabe'' e a vitoria seja em dose dupla , da vontade e dá força , movida pela fé, para honra e glória do nome do Senhor Jesus Cristo.



 

sexta-feira, 25 de março de 2022

 

LEMBRANÇAS DA PÁTRIA




' As margens dos rios da Babilônia nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas Harpas, pois aqueles que nos levaram cativos pediam canções, e os nossos opressores que fossemos alegres , dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. Como , porém, haveríamos de entoar o canto do Senhor em terra estranha?'' Salmo 137:1-4 




Estamos diante de um salmo tão bonito quanto triste que inicia com uma palavra a qual é uma das sete do mundo que não tem tradução em idioma nenhum que é a palavra ''Saudade'' . Como qualquer sentimento a saudade , magoa, machuca e as vezes até mata, porque é uma dor que atinge a área emocional e muitas vezes serviu e serve para os propósitos de Deus, para chamar a atenção do seu povo , para o compromisso firmado com ele

. O coração ama, odeia, fica triste, adora mas sente saudades também e em todos os verbos ele tem tradução mas saudade (é uma palavra brasileira) que só existe aqui muito embora ,todas as pessoas do mundo inteiro tenha experimentado esse sentimento, pelo menos uma vez na vida. A Bíblia conta que de dois irmãos gêmeos surgiram dois povos:

De Esaú surgiu Edom e de Jacó surgiu Israel. Esses dois povos viviam em constantes confrontos por causa da Primogenitura que foi tirada de Esaú pelo seu irmão Jacó.( Gen. 25:31-34) O livro de Obadias retrata bem o que aconteceu entre esses dois povos. Os Edomitas tornou-se um povo cheio de ódio, orgulhoso, feroz , vingativo, e sempre procurando pretexto para atingir os filhos de Jacó.

Quando Israel saiu do Egito , conduzido por \Moisés , os Edomitas era um povo com destaque Nacional. Com o passar dos anos, Nabucodonosor invadiu Jerusalém e levou o povo cativo e os Edomitas se vangloriaram com os sofrimentos dos judeus que eram seus irmãos e até participou do massacre cruel, (Salmo 137:7), também roubando , pilhando, matando e esqueceram que um dia Deus mandou Israel tratá-los com carinho .(Deut. 23:7)

 Mas a historia conta que pagaram caro, pois quando Israel foi restaurada , Ciro rei da Pérsia atacou e exterminou os Edomitas de tal forma que até seu nome desapareceu do mundo como nação. E tudo mostra que se cumpriu o que Obadias escreveu: no v.15'' Como fizeste assim se fará contigo''. E voltando o assunto, ali as margens do rio da Babilônia estavam os Judeus , chorando de saudade da sua terra Sião e sabendo que tinham que firmar um novo compromisso com o seu Deus.


Ainda queriam que cantassem uma canção para eles ouvirem. Já estava tudo tão difícil dentro do drama da saudade e ainda ter que cantar! E para o inimigo! Era uma crueldade após outra. Mas a Bíblia diz que '' Foi bom ser afligido para aprender os teus caminhos'' (Salmo 119:71) Também diz que Deus ''Castiga aqueles que ele ama''.(Heb.12:6)

Quando somos crianças , como entendemos os castigos dos nossos pais. Na nossa mente não existe conexão entre amor e o castigo. Achamos que quem ama não bate, não maltrata , não fere, não machuca, portanto como entender os castigos de Deus?

Ele não quer perder nenhum de seus escolhidos e os primeiros escolhidos foram os Judeus e ao longo da história quantas lutas enfrentaram por causa da infidelidade? Mas Deus na sua infinita misericórdia sempre organiza novos planos para resgatá-los e isso se estende a nós também pois somos Israel espiritual. ''Na construção de um prédio, precisa-se de um Alicerce'' e na vida espiritual ele se chama compromisso.

 È isso que garante um bom negocio. Enquanto os demais sentimentos humanos são emoções individuais, o compromisso canaliza e integra-os em um vinculo assim como os andares e escadas de um prédio'' O compromisso é a maior conexão emocional existente em uma via de mão dupla, na qual ambos precisam de participação ativa''(Curiosidades).

 Fica para nós uma grande lição desse Salmo : Nunca se deixar envolver pelo orgulho , pelo ódio e pelo antissemitismo. È bobagem pensar que o Exílio não existe mais. Ele é tão presente e tão frequente como foi com os Judeus .

Quantos estão longe com saudades : de casa, dos pais, dos filhos , da sua terra e ainda não entenderam que Deus os está convidando para um compromisso com ele e com a sua palavra para voltarem para casa conectado com o seu amor.. e poderem cantar não debaixo dos salgueiros mas no seio do seu lar. Quantos estão nesse momento chorando no exílio de qualquer estado do Brasil ou de alguma nação estrangeira , com saudade da pátria. 

quarta-feira, 23 de março de 2022

 

Jesus e as criançinhas


"Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse: e os discípulos vendo os repreendiam. Jesus . porém, chamando-as para si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis porque dos tais é o reino de Deus Em verdade
vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele”.



''A criança é um ser humano no inicio do seu desenvolvimento ''e a infância '' é o
período que vai do nascimento até aos doze anos''.Wikipédia
A criança traz em sua forma de ser: A cor da pele, dos olhos, a fisionomia e
a inclinação do comportamento como herança genética segundo a ciência. A psicanalise diz que a criança é uma lousa em branco, onde se coloca nela todas as impressões
por isso ela pode ser um ''produto do meio''em que vive, com as impressões do dia a dia.
O que se pode esperar de uma criança que só conhece os maus-tratos?
A Bíblia diz : '' Ensina o caminho em que deve andar''.Deus sabe o que estão fazendo com as crianças. Deus está vendo todas as bondades e todas as maldades
que esta acontecendo com os pequeninos por isso Jesus convida para que vá até ele.



Embaraços: O que não falta nos dias de hoje são os obstáculos.` É o videogame, a internet, o jogo, a praia, a piscina etc...

A vinte anos atras, alguém sugeriu que a Bíblia fosse ensinada nas
escolas , muita gente foi contra. Sera que se essa sugestão tivesse sido acatada naquela época,
não seriam melhores , os dias de hoje? Chegaram a fazer uma votação e a maioria

foi contra.
Reino de Deus é das crianças e de todos que forem semelhantes
a elas.
No arrebatamento , irão todas as crianças. Eu li um estudo de um Pastor que já está na gloria : que no arrebatamento . (Subirão todas as crianças.) Todas as crianças
do mundo inteiro, sejam filhos de qualquer pessoa, sejam evangélicas ou não, irão subir.
Segundo o Pastor ; o que aconteceu no Egito , quando naquela noite, morreram
todos os primogênitos e todos choraram muito , vai se repetir '' só que não haverá mortes''
porque TODOS serão arrebatados. Como será uma ´Grande tribulação,' nesse dia ninguém vai poder consolar ninguém porque , qual casa não tem criança? Já vemos nos dias
atuais tantos desaparecimentos ,(que sabemos que não faz parte do arrebatamento,) mas parece um sinal em pequena escala.
Jesus deixou bem claro ''Deixai vir a mim os pequeninos …. porque dos tais
é o reino de Deus. ''

Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".

LEIA O CAPÍTULO COMPLETO: MATEUS 19;14

terça-feira, 22 de março de 2022

 

AS INVENÇÕES DO HOMEM

As invenções do homem


''...Agora não haverá restrição para tudo que intentarem fazer''. Gen . 11:6 (b)

Quando o homem despertou para a vida, nasceu nele a vontade de descobrir os segredos do Criador . Uma coisa interessante é que ele não voltou seu olhar para a terra em que pisava mas começou a querer chegar no céu. Já estava dando sinais de orgulho que trazia no sangue. Porque tantas coisas para descobrir e inventar na terra ele já queria descobrir os segredos celestiais .

Sob a liderança do rei Ninrode, surgia imponente, majestosa cheia de força a grande Torre de Babel cuja missão era chegar ao céu. Esquecido que ''Homem põe e Deus dispõe'' ele continuou no seu projeto gigantesco. De repente Deus olhou para a terra e resolveu interagir, e confundiu as línguas dando origem aos idiomas e espalhou os homens por toda terra oriental.

E dai em diante, paulatinamente foram surgindo as invenções. Dias, meses , anos, seculos e milênios nos separam das primeiras criações ou das primeiras invenções. Tudo que podemos
ver, pegar e usar , tem sua origem da terra. Deus não esqueceu de nada. Da terra sai os metais , sai o barro a areia , a madeira, a água e tudo mais da matéria-prima para o uso geral.

''Não haverá restrição para a invenção'' e não houve mesmo e o homem conquistou com as suas invenções a terra, o mar , e o ar.. E tudo gira em torno do homem e para o homem. Surgiu de um lado o inventor e do outro o comprador, com seus desejos de consumo , e o verbo SER que antes enchia o coração do homem foi substituído pelo verbo TER.

Tudo leva a crer que vivemos uma época de grande competição , social, física, profissional e espiritual. Se alguém compra alguma coisa , o outro tem que comprar também maior e melhor.
Estamos vivendo uma época de um materialismo desenfreado.

O filósofo Frances Bacon disse certa vez: ''Sobrepujar a natureza, pressioná-la para nos entregar
seus segredos , amarrá-la a nosso serviço e fazê-la nossa escrava. ''O filósofo observou a natureza humana e e aconselhou a que se faça um esforço para dominá-la e amarrá-la para fazê-la uma escrava . Isso a Bíblia chama de domínio próprio.

Este paradigma vem passando pelos séculos até os dias de hoje e está a nossa frente através da Tecnologia. Isso é tremendo e se tornou indestrutível, porque é como um'' vírus'' . Tornou-se difícil de ser destruído, pois tem uma colaboradora de alta potencia que é a mídia,um recurso de publicidade que faz despertar o desejo de consumo.

Basta ver para querer portanto é através dos olhos que nasce na alma o desejo de ter. Alguém citou que a '' Alma humana , é como areia movediça, tudo que cai nela vai para o fundo e fica difícil de tirar'', O amor, as paixões e o desejo são os principais preceitos que servem de alavanca para dar vida ao verbo ''Ter'' .Podemos citar exemplos bíblicos como Caim que quis ter
as atenções de Deus, Ana que quis ter filhos, Davi que quis Bete Seba, Salomão que pediu sabedoria etc...

Atualmente frente ao progresso da humanidade foi colocado em ''xeque'' o verbo ''ser'' do homem.

A facilidade de se comprar tem tornado o homem , escravo do seu próprio querer e o consumismo
compulsivo tem dominado a vida de alguns. Alguém escreveu para mim , dizendo que eu estava apontando os erros dos outros. Eu não estou fora do mundo. Faço parte de tudo e estou também dentro deste contexto, Também quero as coisas e trabalho muito para realizar meus sonhos, mas sem prejudicar ninguém. Vim de muito baixo, por isso a escada foi maior e mais alta. E em certa fase da minha vida, quando estava no topo social e financeiro ( rica para a vista do que era e do ''nada '' que possuía ) eu perdi o pouco que consegui, que para mim era muitíssimo e tive que começar tudo outra vez.'' Do pó das cinzas '' me levantei e entrei na fila do consumo novamente, E aqui estou , contando a história cheia de experiencias para não cometer os mesmos erros outra vez.

Agora faço parte da ''Pandemia'' que é uma doença que afeta o mundo inteiro e poucos de nós estamos dispostos a renunciar a essa praga que é consumismo e tudo gira, como escrevi no começo, em torno do homem e para o homem e isso as vezes alcança até a saúde física , mental ,emocional e até a espiritual também .

Quem não quer ter casa, carro, celular de ultima geração, TV de plasma, etc...? E tudo vai de encontro a Palavra de Deus que diz:'' Se temos onde morar, o que comer e o que vestir, estejamos com isso satisfeito''. 1º Tim. 6:8. Mas nós não estamos e queremos sempre mais. É pecado ter? Não , a forma de se obter é que faz a diferença. Tudo que olharmos em derredor de nós , no mundo material foi invenção do homem.


Desde que o homem descobriu o fogo e inventou a roda , nunca mais parou e paulatinamente as invenções foram aumentando e chegamos do tempo da pedra ao tempo da eletricidade e da Internet sem condições de enumerar as invenções mas podemos citar nesta área os nomes de Tales de Mileto e Benjamin Franklin, Alessandro Volta que inventou as pilhas, Michael Farady, Tomas Edison que inventou a lampada. Alexandre Graham Bel que inventou o telefone,Santos Dumont que inventou o avião Gutemberg que inventou a imprensa Galileu Galilei que inventou o telescópio e que quase morreu na fogueira por sustentar diante do Tribunal da Inquisição , a tese de que ''a terra era redonda e girava em torno do sol'' , Podemos citar mais a Bussola tão importante na navegação o carro e outras mais   
que são inventadas todos os dias.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Certa vez eu estava no Aeroporto e numa dessas conversas informais com o Deus Senhor dos Exércitos , eu dizia pra ele '' Meu Deus lindo e glorioso , quando vejo um avião como esse que
vence a Força de Gravidade eu digo e penso : Foi o Senhor quem inventou , e apenas permitiu que o homem descobrisse e ainda permitiu que o imitássemos dando a nós a invenção da televisão pois através dela ''O homem pode estar em vários lugares ao mesmo tempo''

Para concluir essa reflexão deixo para meditação , que não devemos confiar nas invenções por mais maravilhado que fiquemos , pois um dia vamos sair do mundo da mesma forma que chegamos : Nú '' Sem lenço e sem documento''. Diz a Bíblia no livro de Jó capitulo 1 verso 21 que :''Nú sai do ventre de minha mãe e nú voltarei...''e nada levaremos desse mundo tão cheio de invenções maravilhosas e tudo começa com um sonho como foi o de Icaro , cuja imagem está acima que um dia  sonhou voar, Seu sonho foi tão forte que hoje simboliza  o que está  no  Ar. Mas  procuremos antes de ficar maravilhado com o homem  ficar maravilhado com o Criador de todas as Coisas o Senhor Deus que deu  seu único filho Jesus por amor de nós. Passamos sem as invenções mas sem  DEUS  o que seremos? Pensemos nisso.

segunda-feira, 21 de março de 2022

Atos 3:1-8

 'Não tenho ouro nem prata, mas o que  eu  tenho , te  dou: Levanta e  Anda''. Atos 3:1



Esse texto  de Atos 3:1-8,  narra um acontecimento  cheio  de  contextos, os quais  vamos meditar  nesta postagem, para   retirar lições para nossa  vida.

Os Apóstolos:  "Pedro e  João  subiam  ao templo para oração da hora nona". Primeira lição  é  com relação a  oração. Eles oravam três vezes ao dia. Pela manhã , ao meio  dia  e a noite e foi justamente  em um  desses  momentos , que  ele  viram um coxo de nascença  , sentado  na porta do  templo chamada formosa.

A  porta formosa  , era  realmente ''Formosa'' porque  era  de ouro, tinha  25 metros  de altura e  20 metros  de  largura e  para abrir  ou  fechar  precisava  da  força de  20 homens.  Paralelo a riqueza  da porta  , havia o confronto da  miséria daquele homem cocho.

Olhando para os apóstolos  , ele pediu uma  esmola e os homens  de  Deus  deram ao pedinte  , algo bem melhor que esmola,  fizeram o milagre  aconteceu. O homem voltou a andar , e o povo  viu a alegria demonstrada ,por  ele , quando entrou pulando no  templo  deixando  todos  admirados.

A Bíblia  chama  a atenção para  os  tesouros., quando  diz:'' Onde  estiver  o seu  tesouro ali estará  seu  coração. Lucas 12:34." "Não acumuleis  tesouro na  terra" Mat; 6:19 . 'O  reino de  Deus  é  como um  tesouro  escondido. Mat. 13:44 e muitos  outros.

Martinho Lutero demonstrou os  erros  da  Igreja  ao confiar no ouro.  Anos  depois , a  ''Porta  formosa'' está  dentro da Igreja transformada em Evangelho da Prosperidade.  

Para demonstrar  isso , em  certa ocasião São Tomás  de  Aquino visitou o Papa. 
Genizah"São Tomás de Aquino, em visita ao Papa, que após lhe mostrar todos os tesouros do Vaticano granjeados através dos séculos, e comentar: Já não podemos dizer como Pedro e João, não temos prata, nem ouro..., - possuímos tudo o que desejamos. - (Aquino) responde ao pontífice: É..., mas também não podemos dizer levanta-te, e anda!"
Depois me pergunta sobre o "porquê" a igreja visível ter perdido o poder do alto. Isso serve para a tradição católica, isso serve para a tradição protestante.



Será  que  você  e  eu podemos , teríamos  coragem de dizer com autoridade  espiritual;
Ao cego : Veja
Ao aleijado:  Levanta  e  anda
Ao morto: ressuscita

Onde  está  nosso tesouro?  Na beleza  da  nossa  casa,  no nosso carro, no nosso diploma,  na  nossa  conta  bancária , no nosso trabalho.
Onde  está  nosso  tesouro? Nos  cuidados  e no amor  pelo marido e pelo nossos filhos.
Onde  está  nosso tesouro?  No nosso coração ,capaz  de  perdoar, Capaz  de ajudar  o nosso próximo.
Onde  está  nosso  tesouro?  Na  leitura e  aprendizado da  Palavra de  Deus.
Nos nossos  comparecimentos  ao  templo e em  sermos  verdadeiros  adoradores.

Nosso  tesouro  deve  ser  o Senhor Jesus. É Ele  quem  deve ocupar  a  nossa mente e o nosso coração. 
Jesus é o nosso Tesouro porque:''Buscai em primeiro lugar o Reino de  Deus e as  demais  coisas  vos  serão acrescentada."