sábado, 3 de abril de 2021

 

DEBAIXO DO ZIMBRO 

 Mensagem  de  2014


''Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.''  (1º Reis 19:1-4)
                                                        

A crise  era  grande em Israel. Por todos os lados havia problemas. A fome, a miséria, a corrupção , e a apostasia  assolava inclemente  em todo Israel. Em meio a  crise moral, social e  espiritual , Deus levantava e levanta hoje  também , profetas corajosos  capaz  de  ser  um porta-voz  fiel.

Elias foi considerado  dramático e corajoso. No seu currículo  de  vida , encontra-se  diversos  desafios. Elias  desafiou o rei  Acab  e  sua esposa Jezabel ;  desafiou o povo a escolher  entre Deus e Baal, mostrando que ''ninguem pode  servir a dois  senhores '' (Mat. 6:24). Previu a  seca  e logo após  escondeu-se numa  caverna , foi alimentado pelos corvos e começou a sofrer  de Depressão .


Cansado , sofrido , angustiado , refugiou-se em  baixo  de um Zimbro e pediu para morrer.  Todo  sofrimento de Elias  tinha um agente  comum  de  todos os  tempos  que é o nosso ''semelhante ''. Elias  teve  confronto  social  com o  povo. 


Elias  teve confronto espiritual  religioso com o povo  Judeu, que  se dividia  entre o Deus todo poderoso e um deus  chamado Baal  representado pelas idolatrias e  teve confronto  com a moral  que  faltava ao rei Acab  e sua mulher  Jezabel.


Isso  deixou o profeta  com  depressão .É difícil entender , como alguem , amigo  de Deus chega a  ficar apático e  abatido com os  acontecimentos provocados por outras pessoas, que  as  vezes   criam problemas , dificuldades e  desilusões  sem mesmo saberem  o que  está acontecendo  e  em alguns  dos  casos , sabem.


Quem já não passou por isso? Quem já não se desencantou e perdeu até  a fé e por  causa disso ficaram sentadas a  margem  da vida  sem forças para continuar e que  resolveu como Elias a  capitular, saindo  do mundo por  qualquer porta.


Grandes homens de Deus tiveram vontade  de  desistir  e  ficaram como diz a música  que '' Que o tempo passou na janela e só Carolina não viu ''.Elias foi aquele profeta  que dava o  recado  de Deus  e isso não  agradava as pessoas  da época  e hoje não é diferente.


Levar  as Boas Novas  requer coragem  e  sabedoria para , dar o  recado celestial e é  de ''suar a  camisa'' para conseguir  colocar  dentro das pessoas  a  Verdade.  Eterna.


Elias  foi chamado por  Acab  de ''Perturbador  de Israel''. e  respondeu:''Eu não tenho perturbado a Israel, mas  tu e a  casa de teu pai, que  deixastes os mandamentos  do Senhor ,e seguiste a Baalim ''.(1º Reis 18:18)
   
Elias  assistiu a matança  de quatrocentos profetas  de Israel e  desafiou  os profetas  de Baal  a provarem que ele  era  ''deus''. Conseguiu  provar  que Deus era o todo poderoso quando  fez uma fogueira  e  clamou pelo poder  celestial , e mesmo colocando agua a fogueira, ela  queimou.

Elias viu todo o povo não  crer mesmo  vendo  as maravilhas que Deus fazia pelas suas mãos. O Profeta  adoeceu e correu para  debaixo de um  pé de  Zimbro.


O Zimbro é uma  arvore cujo fruto serve para dar aroma  as  bebidas e foi  debaixo dela que o profeta buscou asilo.   Numa  ilustração  espiritual , o zimbro pode prefigurar  a palavra  de Deus  que nos  enlaça com  seu poder maravilhoso e  serve  de alento  para os momentos  críticos da nossa  vida.

Diz o Salmo 91:1''Aquele que habita no esconderijo do altíssimo a sombra do onipotente  descansará''. Não existe lugar melhor para  encontrarmos a paz , tão necessária  para o dia a dia. Debaixo do Zimbro , Elias dormiu e encontrou a paz.


Deus mandou um anjo socorrer  o Profeta. O anjo acordou Elias e lhe  deu  pão cozido sobre as  brasas e uma botija de  agua e  lhe  deu ordem , para levantar, comer e  beber  e lhe disse:''Levanta-te e come, porque te  será longo o caminho''(1ª Reis 19:7) que recomeçou a jornada por  quarenta dias até o  deserto onde chegou ao monte Horebe (Monte de Deus).


Tem momentos na nossa  vida em que estamos vivendo o mesmo problema que o Profeta  viveu. Quantas pessoas  passam por nossa vida e cuja presença é  tão marcante  que deixam marcas profundas  que somente o  tempo  se encarrega de   apagar.

Esses  relacionamentos  meteóricos  somente  atinge o lado mais  frágil e  carente e se entra no  deserto do  sentimentalismo que somente  Deus  contempla e que logo envia  socorro do alimento da sua Palavra e a ordem: ''Levanta , come , bebe  e anda '' pois ainda  tem muito caminho. 

Sair  de  debaixo do Zimbro , Elias  saiu e nós  saíremos  também, se observamos a Palavra e a oração pois isso é o '' Escape  do Senhor'', mesmo que o  deserto seja  enorme. Elias previu a  chegada  da  chuva  abundante e hoje, elas  caem sobre nós  também, aliviando as pressões e as tensões  que  caem , por  (n)  causas.

Elias foi sincero para com Deus que não tentou esconder  dele o que Ele já  sabia . Deus sabe o que  se passa no nosso coração. Deus  sabe da nossa timidez, das nossas  fraquezas, das nossas lutas, das nossas lagrimas, das nossas  saudades , dos nossos erros, e das nossas  falhas, e dos nossos  acertos.



Debaixo do Zimbro, Elias encontrou  refrigério mas o alimento veio do alto . O Zimbro só podia  dar  a sombra mas o alimento tinha que  vir  de Deus. A ordem  era ''Levanta-te''.

Não sei o que  está  acontecendo com você meu querido leitor (a), mas a realidade  é que  tem que  ''Levantar''. Não podemos  ficar  sentados a  margem do caminho. temos  que fazer força para levantar , enxugar as lagrimas,'' sacudir a poeira  e dar a Volta por  cima''.

Não  vamos  resolver nada , sentados a margem da  estrada . Não vamos  resolver os problemas  externos  e internos, lamentando e nem  reclamando iremos chegar até o coração de Deus, mas é  a  nossa  fé  que  vai alavancar  os empecilhos  , para que as chuvas  caiam no deserto da nossa vida .


Não podemos  esquecer  que: '' somos mais  que  vencedores''. Está na hora  de  sair , levantar , pois ainda  temos muito caminho para  andar nesta vida, e  está na hora  de  sair  de  Debaixo do Zimbro.


 

sexta-feira, 2 de abril de 2021

FELIZ PASCOA PARA TODOS

 Sofrer  por  Jesus  - Cicero  Nogueira
  

A LETRA E O ESPIRITO

 

A LETRA MATA E O  ESPIRITO VIVIFICA

A LETRA MATA


''A letra mata mas o espirito vivifica'' II Corintios 3:6

Alguém escreveu sobre hermenêutica, exegese, homilética e outros assuntos de Teologia, que tenho certeza, que de modo indireto foi para mim. Quero agradecer de todo coração pois senti que foi com a melhor das intenções. Senti que deveria dar uma olhada no seu blog e através dos seus escritos, observei que não é só um servo do Senhor , mas um estudante da Palavra de Deus com toda diligencia  e  professor também.

Lembrei-me do tempo que passei no Seminário. Quando me converti'' já amava a leitura'' somente troquei os livros seculares de poesias, romances e acadêmicos pela Bíblia. Comecei a ter paixão pela leitura da Palavra de Deus e o meu Pastor Rogério Justino convidou a mim e mais alguns irmãos ,para fazer um curso intensivo de Teologia no Seminário do Nordeste. Aceitamos e a Igreja patrocinou.. Foi um curso compacto e exigiu muito de cada um de nós. Como era uma oportunidade impar aproveitamos o que podemos, e foi muito bom. Tivemos um  curso de Educação  Religiosa no Seminário Teologico do Nordeste.


Eu era católica que pouco ia a Igreja , fazia visitas ao espiritismo, frequentei o Sei-xo-no-ie , me batizei na Igreja Mormom e visitei de carteirinha o exoterismo e com esse currículo vitae Espiritual , eu sei melhor que ninguém o que eles ensinam e não me sentia bem porque as palavras não se encaixavam na minha mente e me dava certeza que estava faltando alguma coisa, que eu não sabia o que era.

Eu sempre pensava: Qualquer dia eu vou ser crente , porque crente não engana, crente não rouba, crente não trai, crente não deseja mal a ninguém, enfim crente era o supra sumo da bondade e eu quero ser um deles . Queria ser generosa , como eles. Para mim crente não pecava. Era a melhor religião do mundo, era o melhor povo do mundo e é (em muitos casos ), e em outros deveriam ser.

Para não ser antipática por não concordar com as doutrinas eu passava pouco tempo e saia com uma desculpa. Aqueles ensinamentos não me edificavam .No entanto tinha detalhes que ainda me lembro .A Sei-xo-no-ie aceitava o sacrifício da cruz e nela estava um japonês pregado. Na maioria delas se falava esse versículo ''A letra mata mas o espirito vivifica''.

Pelo que estudei lá no Seminário existe uma delimitação entre as duas alianças. A primeira aliança começou com Moisés quando escreveu na pedra (LETRA) que representa as leis. A segunda aliança começou no sacrifício do calvário que representa a graça ( ESPRITO QUE VIVIFICA). Mas tem muita gente confundindo esse versículo, como sendo desnecessário ler a Bíblia e deixando todo trabalho de pregação para o Espirito Santo. Isso está correto? Não.


A Bíblia diz que ''a boca fala do que o coração está cheio '' Mateus 12:34. Se o coração está vazio o Espirito vai usar o que? O apostolo Paulo fala em II Corintios 3, fala que somos uma carta aberta
aos  corações .A Bíblia diz: do coração procedem as saídas da vida( Lucas 6:45). Também diz que: Um coração feliz aformoseia o rosto (Proverbio 15:13) E fala mais que a boca fala do que o coração está cheio (Lucas 6:45) Esses detalhes fazem parte do referencial de uma carta aberta para o mundo.

A um sistema funcionando , humanamente falando que obedece um esquema natural, ou seja: os olhos veem joga para o cérebro que processa e joga para o coração e do coração vai para a boca.
Se o crente está vazio vai pregar o que? 

 Como pode falar de uma coisa que não tem? Se não estudar não sabe falar e isso é uma consequência natural. Tem muita gente alegando que ''A letra mata'' e tem ''Líder'' gostando porque ele ensina o que quiser.

Já fui em Escola Dominical , em que a professora falou do marido, do filho, do vizinho, dos seus problemas e quando resolveu dar a aula já estava na hora de terminar a EBD. Isso chama-se Negligencia. E tem muito Professor negligente nas Escolas Biblicas. E dizem a ''Letra mata'' .Ele esta matando o ensinamento e coloca a culpa na ''letra''.

Por conta disso surgem as invencionices. Fui a uma Igreja e escutei cada coisa incrível`: Ouvi eles dizerem que precisamos perdoar a Deus. Também falaram em um bocado de unção: do riso, da urina, do kung fu, etc...e ainda dizem ''A letra mata'' . Mata de rir com tanta tolice.
O Pastor Angelo Medrado salientou com muita sabedoria em seu blog que;'' Existe um certo perigo em ressaltar que a letra mata , porque as pessoas usam esse versículo para fugir a responsabilidade do dever Cristão''.

Lembro-me de um Pastor que visitou uma irmã enferma e colocou dentro da Bíblia dela uma nota de cem reais,Oito dias depois voltou la e abriu a mesma Bíblia empoeirada e la estava os cem reais. Prova de que ela não abriu a Bíblia para nada. Quem não estuda a Palavra corre o risco de seguir  a  enganadores(1ª João 2:26-28).


Conheci um irmão que gostava de me visitar e me falava cada coisa que por mais que argumentasse , ele não me ouvia. Um dia me falou que Jesus aprendeu a fazer moveis com José para vender na feira de Jerusalém. Outra vez me falou que as garotas que dançam fazendo gesto no meio da Igreja era para homenagear as concubinas do rei Salomão. E muitas outras asneiras, que não sei de onde tirava tais historias e isso ele falava bem sério.

Aqui no nordeste , agora melhorou muito mas antigamente ser crente era sinônimo de burro. Não tenho costume de falar da minha profissão mas tive que colocá-la de frente para evitar pensamentos desse tipo. E trabalho com médicas evangélicas (ginecologistas e clinicas )que não falam nada parecem ''Agentes Secretas do Reino'' como diz um Pastor que conheço.

Para concluir deixo para meditação um acontecimento que retrata bem os dois lados (Da letra e do Espirito). Conta-se que em um teatro , convidaram um artista para interpretar a palavra de Deus e deram-lhe o Salmo 23 para recitar.

 Quando ele terminou a plateia o aplaudiu de pé. Chamaram também um crente consagrado para recitar o mesmo Salmo. Quando terminou a plateia estava em silencio e chorando. Indagado por um jornalista o porque daqueles dois tipo de comportamentos , ele humildemente respondeu: ''Ele conhece o Salmo do Senhor e eu conheço o Senhor do Salmo''.

quinta-feira, 1 de abril de 2021

AVISO

 Desisti   da  cirurgia  porque  o índice  de  contaminação   da  covide  está  muito  grande

 

O ORÁCULO JEREMIAS

O Oráculo Jeremias
Mensagem  de  2012


''Se te fadigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? e em terra de paz , não te sentes seguro , que farias na floresta do Jordão?'' Je. 12:5

Oráculo  é  quem  prega.  Oraculo é  quem   escuta  e  oraculo  é  o  assunto envolvendo os  três.

Jeremias , nasceu em 646 a.C. Num lugarejo chamado Anatote que ficava a 30 Km de Jerusalém. Iniciou seu Ministério no reinado do rei Josias e alcançou os reinados de Joaquim e o de Sedecias , rei de Judá. Nesta época , Nabucodonosor invadiu Jerusalém , e levou cativo , o povo
Judeu para a Babilônia, mas Jeremias foi poupado , para ficar com Godolias, seu grande amigo. Godolias era governador de Judá , que tempos depois foi assassinado, e o profeta se viu obrigado a ir para o Egito.

Jeremias foi chamado de ''Profeta chorão'' porque chorou muito , quando seu povo foi levado cativo. Jovem inteligentíssimo, como pesquisador e historiador do seu tempo , escreveu cinco sessões que classificou seus escritos como ''Livros Proféticos'' chamados ''Oráculos'', assim divididos:O primeiro oráculo , contra Jerusalém e Judá ; O segundo , foi contra as nações; O terceiro foi sua autobiografia; O quarto , foi o livro da consolação; O quinto foram notas da sua vida.

A palavra ''Oráculo'' significa , no linguajar bem simples , como: ''três em um''. A mesma pessoa
detém as suas perguntas, e as resposta que vêm do Senhor. Em certa ocasião o escritor Rui Barbosa escreveu ''De tanto ver triunfar as nulidades ,de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer as injustiças,de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto''.

Pois no tempo de Jeremias , as pessoas estavam vivendo da mesma forma : Acumulavam pecado sobre pecado. A ganancia imperava, as lutas eram constantes, roubavam , traiam, eram orgulhosos, obstinados, falsos, hipócritas, criminosos, enganadores, sem afetos, irreconciliáveis, adúlteros , mas tudo isso não era empecilho , para a prosperidade.

Jeremias era um rapaz bondoso que tinha uma enorme ''fome de justiça'' e estava esquecido que a fraqueza tem no ser humano seu lugar de destaque , através da sua conduta. Jeremias estava inconformado , com as injustiças sociais de: uns terem muito, outros não possuírem nada. Jeremias esqueceu que homens famosos da Bíblia tiveram seus momentos terríveis . Podemos citar que Abraão mentiu, Jacó trapaceou, Moisés matou , Davi adulterou e Pedro blasfemou.


Jeremias não se lembrou que foram feitos ''todos do mesmo barro''. Convém lembrar que todos se arrependeram e que mudaram de vida, mesmo porque : ''Os céus esperança não dão a quem só houve o bater do próprio coração''. Mas o Profeta foi consultar e se queixar diante de Deus. Ele
estava decepcionado com o mundo e começou a reclamar dizendo:
''Eis que eles me dizem: Onde está a palavra do teu Senhor? Que se cumpra!'' .Jer 17:15

E Jeremias sofria com tudo aquilo. Seu Ministério de Profeta estava sendo ridicularizado e ele estava vendo a humanidade indo a deriva no mundo espiritual. E numa conversa com Deus , como oráculo recebeu esta resposta: ''Se te fadigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com que os vão a cavalo? Se em terra de paz, não te sentes seguro, que faras na floresta do Jordão?''

Em outras palavras , Deus estava falando para Jeremias. Estás cansado , vivendo na mesma época, respirando o mesmo ar, pisando o mesmo solo, se alimentando o da mesma comida como é que vai poder competir com os que estão apressados de chegar a lugar algum . Fale somente a palavra porque somente nela há segurança, lembre-se que esse mundo é como uma floreta e nela tem comportamento animais os mais diversos, e você vai ser confrontado todo o tempo.

Jeremias não compreendeu que seu trabalho é só de Atalaia . Jeremias não possuía o menor traço
de orgulho humano. Ele nunca fez questão de sucesso diante do mundo e nem de grandes conquistas na história. Seu comportamento bem analisado'' fecha a porta da autopromoção , da autogratificação e do autodesenvolvimento. Jeremias viveu a bondade mas não foi poupado da fúria devastadora do rancor , daqueles que não queriam ouvir as profecias''.

Jeremias foi ridicularizado, foi rejeitado mas não se perdeu na ''floresta da vida'' (Jordão) .Enfrentou os leões da ''Floresta de pedras'' do seu tempo, com bravura, serviu e serve de exemplo para o mundo atual, principalmente para nós.

Vivemos tempos em que se procura a plenitude de tudo dentro da ''lei do menor esforço''. Está valendo tudo, contanto que se alcance , as riquezas deste mundo , que não vão poder levar para o túmulo e que ainda vão dar contas ,no dia do juízo , de como foram adquiridas .

O livro de Jeremias foi selado , pelo ''Novo acordo'' Jer. 31:33
Foi essa a mensagem do Profeta. E essa tem que ser a nossa mensagem . Somos os Jeremias de hoje. Temos obrigação de avisar do perigo que é confiar nas riquezas, que em nada salvarão, Não somos contra as riquezas mas somos contra , o modo de como consegui-las. Temos obrigação de alertar a todo mundo , para os acontecimentos vindouros. Principalmente com relação a Jesus.

Os sinais da sua volta , estão mostrando pela mídia , que a Bíblia tem razão. Pais contra filhos, filhos contra pais. Fome, doenças, terremotos, maremotos, guerras, reinos contra reinos etc...

Jeremias fez a sua parte no seu tempo, mas as coisas não mudaram. Com as invenções da Ciência tudo ficou mais difícil. O verbo (ser) tornou-se verbo (ter .) Ser bom , ser honesto ser santo foi trocado pelo ( Ter ) carro , dinheiro, luxo etc...E cabe a nós , apontar para o engano,para que haja uma conversão em massa e em todos os sentidos. Somos os Oráculos de hoje, não podemos esquecer disso.

Jeremias foi fiel e não negou o seu Ministério. Jeremias foi tão maravilhoso que podemos parafrasear o que alguém escreveu. ''O mundo não era digno da presença dele''.Façamos como ele fez.
(Meditemos nisso)

quarta-feira, 31 de março de 2021

AS BRECHAS

 


AS BRECHAS


                                      
                                      As Brechas

'' Busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra para que não a destruísse porém a ninguém achei.'' Ezequiel 22;30


É muito comum escutarmos falar de brechas . Elas estão por toda parte. È comum vê-las nas rochas, nos muros nas paredes e nos telhados. Contudo tem um tipo de brecha que não se pode ver , é a que está nos sistemas sociais . Psicológicos , emocionais e espirituais. Podemos citar individuais , estaduais, nacionais e internacionais.

Brecha é um espaço vazio por onde pode penetrar algo que de uma forma ou de outra pode causar dano e esse dano pode ser em qualquer área de nossa vida visível e invisível. As brechas aparecem em materiais de certa dureza .Mas tem as invisíveis e justamente essas é que fazem maiores estragos e que em muitos casos são irreversíveis

Ela pode aparecer localizada na área espiritual em um lado fragilizado de nossa personalidade que entra na nossa vida ''como ponto de apoio para o diabo cirandar , usar e abusar de nossa vida''.Alguém citou que a ''Maldição é a permissão que damos ao inimigo , por não obedecermos a palavra de Deus''.

A primeira brecha que vemos na Bíblia é a que está escrita no livro de Gênesis 38:29 . Quando nasceram os gêmeos e na hora do nascimento um dos garotos colocou a mão para fora da mãe. Ele estava numa posição posterior e por isso a enfermeira disse :''Que a brecha esteja sobre ti'' e isso aconteceu no nascimento de Tamar e Judá. A Bíblia nada cita com o que aconteceu com um desses gêmeos. Mas essa foi uma palavra de maldição, porque uma brecha espiritual é algo terrível.

Também vimos o próprio Deus abrindo uma brecha entre as tribos de Israel em Juízes 21:15 e o povo ficou triste porque isso os enfraqueceu . Mas isso aos olhos humanos e não aos olhos de Deus. Em Samuel 6:8 vemos a historia da tristeza de Davi, por ter Deus ter feito uma brecha, ferindo Oza e que por isso chamou-se aquele lugar de Feres-Osa, nome que traz até hoje.


Salomão também construiu um muro para fechar a brecha da cidade de Davi , seu pai (II Reis 11:27 .
O Salmo 143:14 diz: ''Não haja brechas em nossos muros, nem rupturas e nem lamentações em nossas praças''. Nas cidades antigas construía-se muros para proteger os habitantes e quando o inimigo conseguia fazer uma brecha, os moradores ficavam a mercê das dificuldades e assim os inimigos venciam o bloqueio do sistema e diziam '' Por onde passa um boi passa uma boiada ''e diziam também ''Por onde passa um pingo d'água passa um oceano''. E hoje? As nações fazem um muro diferente chamado ''acordos ''que nem sempre cumprem, e estão sempre fazendo ''brechas''
nos tais ''acordos.''

Zedequias foi um exemplo de rei que não ouvia os profetas do seu tempo. Fez todo tipo de brechas no seu reinado na vida do povo na vida da sua própria família e na sua vida própria, resistindo a todos os avisos por isso foi levado pelos Caldeus , teve seus olhos perfurados e foi amarrado com cordéis de bronze e levado para Babilônia.

Nós somos chamados para reparar as brechas da nossa família, da nossa cidade, da nossa nação da e até da nossa igreja e termos que ter cuidado  também com as nossas brechas . A Bíblia diz ''Guarda a fortaleza''. As maiores brechas são: a mentira, o pecado não confessado, a falta de perdão, o orgulho a soberba, a pornografia. Em tempos passados o povo da época de Ezequiel abusou do pecado e fez toda sorte de brechas.

 Por isso Deus falou '' Busquei dentre eles um homem que estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que não a destruísse porem a ninguém achei''Ezequiel 22:30. E hoje ? Quem quer ficar na brecha? Por esse mundo que está fazendo do pecado uma brincadeira. É uma falta de amor tremenda até mesmo nas Igrejas que se chama ''Escola do amor''. Ficar na brecha é necessário e é um privilegio. Quem quer?

O Código penal o que mais tem , é emenda para tentar fechar as brechas do Sistema. Temos que orar pela nossa família , pelo nosso Estado , pela nossa cidade , pela nossa Nação e pela nossa Igreja e por nós mesmo para que sejam fechadas as brechas . Ao abrir os braços no calvário , Jesus estava suplicando a Deus pelos pecadores e fechando as brechas e  nós estamos de braços aberto diante de Jesus pelos nossos familiares e pelo mundo para tapar as brechas.

REFLEXÃO DA SOLIDÃO

 Tira  a min ha  alma  do  cárcere para  que  lhe  dê  graças  a  seu nome. Salmo 142:7 


Em primeiro lugar , nenhuma  emoção é  fixa. Ninguém  está  triste  o  tempo todo ou feliz  o  tempo todo . Como viver  as  emoções e  não poder  sufoca-las.? 

Os  carceres  emocionais, nos  tiram a  liberdade e  as  piores   são  as  que  nos  aprisionam e  acorrentam pelo lado  de  dentro.Muitas  pessoas  estão livres  na profissão, livres  do pecado,  nos  ministério, na  família,

Todas  são presas emocionalmente dentro  de  si mesmas. Tem  as  que  ficam aprisionadas ao passado,  a situações ,   pessoas   a  palavras .

Como  vai os  nervos?  Ansiosos , preocupados ,triste , estressados, foi assim em  2019 , 2020 e  2021 No  rio da  atualidade, as  ondas  são emocionais  e psicológico.

De uma hora  para  outra, viramos  reféns  de  nossos  sentimentos por  causa  de um  único  detalhe ,  esquecimento das orações para  ajudar  nas  batalhas  espirituais.

Horas difíceis você passa em conflito

E já não sabe nem mesmo o que fazer
O coração chora por não ter saída.
Situações mal resolvidas, te arremessam a solidão

terça-feira, 30 de março de 2021

Planeta vermelho Da Internet

Escrito pela  ASSOSSIAÇÂO  ALCIONE

 ''O que acontece no mundo da espiritualidade é dramático, algo que não ocorre no mundo da ciência, da arte ou de qualquer área do saber.

No mundo existiram grandes mestres espirituais a quem respeitamos e admiramos porque alcançaram um elevado estado de consciência e amor pela humanidade. Entretanto, seus ensinamentos encontraram um grave obstáculo para sua propagação: a questão dos seguidores.

Enquanto que os alunos de um cientista se dedicam a investigar e comprovar, os de um artista a criar novas obras de arte colocando em prática o que foi aprendido, aqueles que aceitam uma doutrina espiritual se contentam em converterem-se em simples seguidores: “eu sigo a Jesus de Nazaré e sou Cristão”, “esta pessoa é nosso mestre e vamos venerá-lo e propagar suas ideias”, etc., etc.

Os seguidores sempre se contentam em difundir os ensinamentos, criam igrejas e organizações, porém, salvo em raras exceções, não colocam em prática os ensinamentos recebidos, ficam satisfeitos com armazená-los em sua mente e propagar as ideias. Essa é a grande tragédia que existe no mundo da espiritualidade.

Os seguidores são pessoas que se movem no mundo das crenças e isso os incapacita. Devemos deixar de ser “imitatus” e convertermo-nos em “adeptus”, em pessoas com conhecimento espiritual próprio. Na verdade, isso é a única coisa a qual vale a pena viver.

Se observamos nossa vida, todos somos seguidores em maior ou menor grau, todos temos crenças espirituais e a todos nos faz falta vivenciar no terreno espiritual.

Há duas classes de sabedoria: a doutrina da mente e a doutrina do coração. A doutrina da mente é para aqueles se contentam com as teorias espiritualistas e com as crenças. A doutrina do coração é para aqueles que colocam em prática os ensinamentos que recebem e os vão experimentando em si mesmos.

A doutrina da mente pertence à imensa maioria dos membros das escolas espiritualistas. A doutrina do coração os iniciados e mestres da Fraternidade Universal Branca.

Os simples seguidores são de conceitos variáveis porque seu saber é tão somente do intelecto, algo superficial e sem valor. Esse saber robustece a mente, e a mente é a guarida do desejo: pensa, analisa, tira conclusões e no final se equivoca. A mente jamais poderá chegar a conhecer a Verdade.

Quem pratica a fundo os ensinamentos dados ao mundo pelos grandes Mestres da Humanidade, então os experimenta e desenvolve capacidades espirituais comumente desconhecidas para as pessoas; sempre escutam e levam em consideração a voz do Mestre Interno. A doutrina do coração é a que abre as portas para a verdadeira sabedoria.

De nada serve acreditar ou deixar de acreditar porque o homem somente sabe aquilo que experimenta. Os seguidores são e seguirão sendo pessoas de consciência adormecida, pois nada espiritual pode se desenvolver em seu interior, precisamente devido a esse conformismo com as crenças.

É necessário deixar as crenças e esforçar-se por vivenciar, por experimentar dentro de si mesmos as verdades que transmitiram os grandes Mestres da humanidade, sendo a mais importante de todas a eliminação dos vícios, defeitos e maldades que todo o ser humano leva dentro, pois sem essa eliminação ou morte dos defeitos jamais poderá haver transformação verdadeira em nós.

No livro “Hercólubus ou Planeta Vermelho” se encontram os sistemas práticos que permitem a qualquer pessoa progredir no caminho do despertar espiritual ou despertar da consciência. É tão importante o desenvolvimento espiritual nestes tempos, começo de grandes sofrimentos para a humanidade, que a Associação Alcione envia este livro de forma totalmente gratuita a todos os países do mundo.

Não esqueça! É necessário despertar porque o tempo está acabando para esta humanidade, para esta civilização…''

 


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

OS TROPEÇOS








''Consultou Davi os capitães de mil,.os de cem, e todos os príncipes, e disse a toda congregação de Israel : Se bem vos parece, e se vem isso do Senhor, Deus , enviemos depressa mensagens a todos os outros nossos irmãos em todas as terras de Israel e aos Sacerdotes e aos Levitas com eles nas cidades e nos seus arredores para que se reúnem conosco...''1 Cron. 13:1-14



Quando comecei a preparar essa reflexão e tentava entender por que um homem chamado Uzá morreu ao tentar proteger a Arca da Aliança, de cair da carroça quando os bois tropeçaram .Tive uma surpresa ao ler esta frase '' Por que fazemos tudo certo e dá tudo errado? '' Foi o que aconteceu com o bom homem chamado Uzá que procurou ajudar e foi fulminado e morto por Deus.

Tropeçar é ''esbarrar em algum obstaculo''( Dicinário ). Isso pode  aconteçer em  qualquer  área .Vemos isso  constantemente  na  parte  física  e  na  espitiual. Qualquer  lugar  que  o  ser humano ocupe , ele  deve se  poiliciar, para não falar e escrever o que não deve, tirando  conclusões apressadas, julgando , crucificando e  matando as  pessoas  que estão próximas  e também as que  longe  estão.



A priore somos tentados a julgar a atitude do Senhor Deus, quando pensamos em nossa condição humana e se não faríamos a mesma coisa que Uzá fez se lá estivéssemos. Todavia quando prestamos atenção na historia começamos a entender o que realmente aconteceu. .Houve uma sucessão de erros por falta de obediência a Palavra de Deus e por falta de conhecimento das Escrituras. No Livro de Números capitulo 4: 15- 20 , ensina como deveriam levar a Arca e que somente os filhos de Coate poderiam tocá-la,ou seja ''Os levitas”.

Os erros começaram com o Rei Davi, No inicio da leitura de 1 Cronicas, observamos o Rei Davi preocupado em convidar o pessoal importante da cidade. A sociedade (classe A) foi toda convidada , gente rica, políticos, e príncipes para ir buscar a Arca.. Em seguida pediu a opinião do povo e concluiu demonstrando total ''abuso de autoridade'' ao levar o povo a palavra final, que nada mais era que a dele mesmo.

O primeiro erro de um líder, dentro de uma Igreja é querer dar destaque a pessoas ricas, doutores, políticos e poderes constituídos. Sabemos que essas pessoas em sua maioria nada querem com Deus porque já tem tudo. No Novo Testamento , vemos Jesus convidando um jovem rico a largar tudo e segui-lo. A Bíblia diz que ele afastou-se triste porque era muito rico e não queria abdicar da riqueza..

Continuando a leitura de 1 Cronicas , lemos que o povo jubilava de alegria. Estavam felizes cantando e louvando e caminhando para ir buscar a ''Arca da Aliança'' que estava em Quiria-Jearim, localidade de Judá, desde os tempos do Rei Saul. Colocaram a Arca em cima de um carro de boi. Total falta de consideração para com Deus porque foi dele a orientação de trazê-la nos ombros dos Levitas,

A Arca estava na casa Habinadabe que tinha dois filhos: Uzá e Aiô. Era um dia festivo. Ouvia-se de longe o som do Alaude, da Harpa, Tamboril,, Címbalos e Trombetas (v.8). Mas quando chegaram a um lugarejo chamado Guidom, os bois tropeçaram e a Arca ia cair quando Uzá colocou a mão na Arca e evitou que ela caísse . A Bíblia diz que a ira do Senhor acendeu e o fulminou ali mesmo. Uzá morreu e todo Israel silenciou. Davi ficou triste e ninguém entendeu porque Deus fizera aquilo. Tem tanta coisa que não entendemos.

As vezes pensamos que estamos fazendo tudo certo e dá tudo errado. Quantos jovens oram pedindo um casamento e estão fazendo o certo, mas quando casam é que veem que deu tudo errado. Ai surge a pergunta : Que aconteceu? Onde foi que errei? Por que tudo deu errado? Orou, Jejuou e errou. Faltou alguma coisa? 

 As vezes dentro da Igreja observamos comportamentos iguais o de Uzá e até mesmo de alguns lideres que não escuta ninguém. Tomam atitudes que nem sempre condiz com a realidade da Igreja e não querem ser confrontados e (ai )de quem falar alguma coisa, que logo será chamado de'' rebelde.''

 Temos na Bíblia o exemplo do profeta Natan ao reclamar com o Rei Davi , sobre o erro dele contra Urias , O próprio Senhor Jesus quando reclamou com os errados chamou-os de ''Raça de víboras''. Exemplo: por causa da loucura de um líder, duzentas pessoas se suicidaram nas Guianas, tomando veneno, como foi o caso de Gim Jones. Igualmente a Uzá, eles eram bem intencionados mas estavam fazendo tudo errado.

Voltando ao assunto , Davi consternado com a situação , resolveu deixar a ''Arca do Concerto'' na casa de Obede-Edom, um pobre homem que morava numa tapera a beira da estrada . Aquele homem tinha tanto respeito pela Arca que Deus se agradou e começou a abençoá-lo em todos os setores de sua vida e durante três meses  aquela Arca ficou na casa do homem,  o que motivou o  o  rei Davi,  mudar os seus conceitos ; rever a Palavra de Deus e fazer o que era certo com relação ao Shekiná de Deus. (presença de Deus).

Quando vamos a igreja vamos buscar a presença de Deus em nossas vidas e por que muitas vezes dá tudo errado? Não estamos fazendo o que é certo? A samaritana perguntou a Jesus onde se devia adorar , se era em Jerusalém ou em Samaria e o Mestre respondeu :''Não é onde , é como.'' Uma das causas de nada dar certo é a irreverencia. 

 Observamos que muitas das nossas Igrejas é uma falta de educação terrível. É um entra e sai constante na hora do culto. É uma sêde terrível e ninguem para de beber água, e o banheiro nem se fala. Mas o terrível é que alguns irmãos inventam de conversar na hora da pregação.

 E isso as vezes começa de onde deveria começar o exemplo naquelas cadeiras que estão atras do púlpito . Então quando fazem o apelo ! É aquela decepção e sabe por que? Fez tudo certo mas na hora que deveriam adorar estavam no ''bate-papo ''. Então Deus fala ''Esse povo se aproxima de mim , e dizem que seus lábios me louvam, mas seu coração esta longe de mim''.

Muitos crentes vão a Igreja para distrair os outros e ficam conversando e atrapalhando quem quer escutar o sermão. Eu mesma já fui a cultos que tive que sair do banco e ficar em pé por causa de irmãs que não tem reverencia no culto. Fez o que era certo ? A resposta é sim ,mas  faz o povo tropeçar como os bois da historia que estamos comentando.

 Não se iluda meu irmão ou minha irmã que gosta de conversar na hora do culto. Com Deus não se brinca. Ele está observando tudo e é por isso que você diz que , ora , adora , jejua e no final ,perde a benção.

Uma da Igrejas que serve de exemplo é a Igreja católica. Em matéria de reverencia , eles são nota dez. Por todos os lugares da Igreja , estão aquelas imagens (enormes) que em qualquer lugar da igreja , em que estejamos temos a impressão de que estão olhando para nós .

 O artista que as fez até (parece) que deu vida a elas através da tinta. Mas tem uma coisa importante lá , que é a reverencia que nós podemos copiar e colocar no nosso dia a dia na nossa Igreja.


Um certo dia , lá no Rio de Janeiro, um irmão se preparou para evangelizar no trem e quando começou a falar, alguém levantou-se e gritando o proibiu de pregar, entretanto confiado que Deus iria agir em seu favor continuou a falar mas então o sujeito levantou e começou a esbofeteá-lo ,tomando-lhe a Bíblia e jogando-a pela janela do trem em movimento e nada aconteceu. 

Aquele irmão estava fazendo a coisa certa, mas sem ajuda , ficou decepcionado e quando desceu do trem já estava desviado. Jogou tudo para o alto por sentir que estava só . Passaram-se cinco anos e certo dia alguém o convidou para ir a Igreja , Apesar de relutante resolveu ir assistir o culto. Começaram a dar oportunidades e entre elas chamaram um rapaz que começou a contar essa historia.

'' Ha cinco anos atrás , eu estava passando por sérios problemas financeiros e resolvi me suicidar. Entre os meios de transporte para consumar o fato , escolhi a linha do trem porque ao meu ver era impossível se juntar os pedacinhos do meu ''ser''.

 Fui para a Central e quando me preparava para me jogar, levei uma pancada tão violenta na cabeça que cai fora dos trilhos e movido pela curiosidade fui ver que objeto era aquele que me atingiu .'' Era a Bíblia que agora ele exibia na mão. O irmão pregador reconheceu que a Bíblia usada era justamente a que o rapaz tomara dele no trem . Aquele crente estava fazendo tudo certo e jamais imaginou teria um fim tão maravilhoso.

Concluirmos , lembrando de Uzá que tentou fazer o certo. Temos que nos lembrar de que ao fazer o que pensamos que está certo , não podemos esquecer os pequenos detalhes que tira as nossas bençãos e que fazem outros tropeçarem como tropeçaram os bois desta história.