quarta-feira, 1 de abril de 2015

OS ORACULOS

                                                                      


                                                 


Sofonias 1, versículo 10
''Naquele dia - oráculo do Senhor - haverá muitos clamores à Porta dos Peixes, gemidos do lado da cidade nova, e um grande tumulto do lado das colinas''.


Quero convidar o querido leitor (a) ,  para meditarmos juntos na palavra Oráculo. Isso para mim é um  desafio, pois a cada postagem  eu  descubro coisas novas e  tenho um  grande prazer  em  estudar cada palavra  da Bíblia  e  descrever o que entendi, com ajuda do nosso  Deus.


Existe muito mistério  envolvendo  esta palavra chamada Oráculo. Existe um encanto especial pelo mundo  espiritual, principalmente porque uma  só palavra  tem três   sentidos. Exemplo ''o Oráculo ,que é  o  templo , o Oráculo que é  a divindade e o Oráculo  que é o intermediário.

Qual a  definição de Oráculo? Que  relação tem  essa palavra com  cada  um  de nós Evangélico? Vamos  meditar nesta postagem , sobre essa palavra . Será que podemos nos considerar um oráculo?  

Claro que somos  sim. Somos Oráculos na Igreja, somos Oráculos na nossa casa e no nosso  trabalho, porque  cabe a cada um de nós falarmos no nosso templo, orientarmos nossos  filhos, pregar para  nossa parentela,  nossos  amigos  , vizinhos e colegas.Portanto somos  Oráculos.

Vamos  ver os Oráculos  da historia mundial , os Oráculos  do Antigo  Testamento do  Novo  Testamento e os Oráculos das  religiões  e os Oráculos   da vida moderna.

Historia:
O Oráculo foi a  primeira  forma  de comunicação entre o homem e Deus. Sempre houve uma inquietação e um  grande interesse  do  ser humano, em entender: O por que , para que, e o que estamos  fazendo aqui, neste mundo.

Para  tal  compreensão , nada melhor que  se  relacionar com um  ser superior e entrar em uma sintonia  tal, que  se consiga encontrar respostas , e isso se pode fazer através de um Oráculo.

Os primeiros Oráculos  do mundo foram Adão e Eva  que ouviram  o maior Oráculo  da vida , o Senhor  Jeová , que em  seu  trabalho Oracular , falava  com eles no fim do dia.

Desde então os Oráculos , assumiram posições diversas e  canais  de informações , para orientar  indivíduos  e  comunidades com relação  ao  passado ,  presente  e   futuro  de acordo com suas culturas.

Surgiram os Oráculos : Os  curandeiros, pages, feitiçeíros, magos, bruxos, adivinhos  etc..., que  foram e  continuam  sendo  canais em operações.

O  despertar para a luz  fez o  ser humano exercer  esta função e  tornou-se até perigoso  e  controverso, porque alguns ao desenvolver  a função  Orácular , criou  também seu próprios rituais para  manipulação ,em proveito próprio.

Surgiram os Oráculos em formato de objetos: As moedas, os  recipientes com agua, os  gravetos usados pelos  chineses, as conchas, as  sementes,  a bola  de  cristal, as runas  que  são espécies  de letras para  desvendar passados presentes  e futuros, os  búzios, cartas  de  tarot, cartas  de  baralho etc.

Paralelo a esses símbolos , surgiram os  oráculos estranhos: Os  dentes  de  alho, as ferraduras ,as  latas  de  sal grosso que  se colocam  atrás  da porta para responder,  dando sorte a quem os  colocou.

Parece que o homem não consegue viver  sem as invenciones e até  criancices . Vemos hoje  em nosso meio  muitas coisas  estranhas,  e tudo começou a  fugir dos padrões  pré-estabelecidos pela  Bíblia e alguns usaram e usam para enganar as pessoas descrentes  e simples, até mesmo como fontes do além,para comunicação  entre vivos e mortos, o que é biblicamente impossível, Pois no livro de Lucas está  escrito no capitulo 16:26 ''Existe um  grande abismo entre nós'' na parábola  do pobre Lazaro  e do rico .

  Também encontramos na Bíblia,  o Urim e o Tumim que  significam Luz e perfeição , elas eram duas pedras  que  está citado no livro de Êxodo 28:30  que  eram colocadas  no peitoral  das  decisões no peito de Arão. Elas eram duas pedras com que  tiravam a  sorte entre  a resposta (SIM) ou a  resposta (NÃO), dadas por Deus.

A missão Oracular  era levar  ao povo as  decisões   de Deus. Eles tinham que levar os  alertas, os consolos, as  vitorias   os  castigos, e as curas. Exemplo disso está  na cura do  rei Ezequias. Esse  homem estava enfermo  e  coube a Isaías  dar a noticia de  que :''Preparasse  sua  casa, pois iria  morrer''. Angustiado , o  rei humilhou-se  muito diante  de Deus e isso tocou o coração do Senhor que lhe deu mais   quinze anos  de  vida.Quer tocar o coração do Senhor? Humilhe-se perante Ele

Vamos  citar alguns  Oráculos  e  sua missão Oracular:
Jeremias , foi um oráculo que junto com Ozeias  foram radicais em denunciar as autoridades politicas  e  religiosas do seu tempo, a  falta  de fidelidade  a Jeová , depois as mentiras e os enganos para  roubarem  , e a idolatria . Jeremias  sofreu muito;
E hoje? Será  que não acontece  as mesmas coisas?

O Oráculo Daniel.
Quando Nabudonosor invadiu  Juda´, Jeremias  era um homem de meia idade e  Daniel  era um rapazinho  junto com  seus amigos Misael , Ananias e Azarias. Naquele tempo de  grandes conflitos onde  só se pensava em invadir  terras e subjugar o povo , estava Daniel no meio sem se contaminar com as iguarias  do rei e sendo  bem tratado por saber  decifrar os  sonhos, como divinamente  foi ao entender o sonho da  estatua  de ouro de Nabucodonosor.

Como aconteceu com  Jeremias, Daniel foi perseguido e  até  jogado na fornalha  ardente  e  na  jaula dos leões.

O Oráculo Sofonias.
Sofonias  deu o versículo desta postagem  e por isso vamos  comentar um pouco sobre  seu  trabalho Oracular,. Sofonias  viveu na  época do rei Manassés . Esse homem permitiu toda  sorte  desmando  tanto politico como  religioso. Mandou construir  altares para  adoração do sol , da lua  das  estrelas , da natureza. As idolatrias começaram a prosperar e  Sofonias , viu angustiado que a nação estava mergulhando em um lado espiritual perigoso,  e por mais  que  tentasse  alertar , ia  se tornando um Oráculo antipático.

Como podemos  ver esses poucos Oráculos tiveram missões  diferentes. Cada um oraculavam de forma diferente, para diferentes  regiões, diferentes pessoas, mas todos com uma missão especifica. Assim aconteceu com os Profetas Maiores  e Menores. Ageu, Zacarias,Malaquias, Naum, Miqueias, Jonas etc...

Os Oraculos do Novo Testamento , podemos  citar :
Pedro, Paulo, Mateus,  Lucas , João etc.. Mas o maior  nascido de mulher foi João Batista , assim  falou Jesus que não citou seu próprio nome. Mas o mais perfeito, que nunca pecou, foi reto e justo  e  fez a  diferença no seu  tempo, Chamou-se  Jesus  Cristo


Queremos  concluir dizendo  em palavras  escritas  que   existem os  Oráculos  que  falam  e os Oráculos  que ouvem e  existem os que não querem  aprender, não querem  falar e nem querem ouvir. São os Oráculos, cegos ,  surdos  e mudos de que o mundo  está  cheio deles.

Mas  existe um povo que vê, que  escuta e  que  fala, que são os Cristãos  dos  tempos  atuais. Esses Oráculos  tem se levantado  contra Emissoras  de  Televisão  , que  teimam em querer  destruir as  famílias. Que  teimam em querer  deturpar a Palavra  de Deus. criando uniões perigosas  e  famílias  estranhas ao Padrão Divino.

Parabenizo você meu amado irmão e minha amada irmã  pela  coragem  de levantar  essa  bandeira contra  a corrupção, pólitica, contra  o fanatismo religioso  do engano, contra  a  segregação racial, contra o homossexualismo o lesbianismo e contra tudo que  vai de encontro  a Palavra  de Deus , pois a Palavra é e será sempre O maior Oráculo de todos os  tempos.

Meus  amados :
Como Oráculos  que  escutam, querem  saber de algo?
 Consultem  a Bíblia que, como Oráculo,  fala no silencio da palavra, o que o seu coração  precisa ouvir, para edificar  a  sua Alma e o seu  Espírito.

Não esqueça: Você é o Oráculo que  está ouvindo, O lugar onde  estiver é o Oráculo onde  está  acontecendo o fato e quem estiver falando ( o  Pastor  ou mesmo , a  Bíblia ,no silencio das palavras) é o Oráculo que  está  falando.