quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

LAVAR O CORAÇÃO

                                                         LAVAR    O   CORAÇÃO


 ''Lava o teu coração'' Jer. 4:14 

Lavar é um verbo que aponta para a limpeza e para a pureza. Esse verbo é muito citado na Bíblia para limpar as mãos, rostos, e até enfermidades como foi o caso de Naamã , que aconselhado pelo profeta Elizeu mergulhou sete vezes nas águas do Jordão e deixou afundada no rio, a lepra que deteriorava seu físico.

 O assunto seria bem mais simples, se esse conselho fosse dado a uma só pessoa, mas essa ordem foi dada a toda uma nação. Esse grito de alerta foi espalhado para todo país, e vamos extrair deste texto histórico , lições para todos nós senão vejamos. A historia tem dentro de se , muitas historias. Queremos discorrer hoje , sobre a historia dos profetas e do povo de Israel e o que significa isso nos dias de hoje

 Quando entramos fundo no âmago da questão , contemplamos um tremendo circulo vicioso. O povo escolhido por Deus para apresenta-lo ao mundo como único criador de todas as coisas, viveu entre dois extremos: A obediência e o pecado. Ao se afastar de Jeová , chegavam as cobranças espirituais e com elas chegavam também os clamores por socorro, e Deus ouvia e logo enviava um líder para orientar o povo.

 No inicio , Israel tornou-se motivo de pânico para outras nações e exemplo disso está na historia de Balaque e Balaão. Para refrescar a memoria do leitor , Balaque foi aquele rei dos moabitas que pediu a Balaão , para amaldiçoar o povo de Israel. E a historia dos judeus passou a ser como uma montanha russa; ora por cima , ora por baixo. Quando davam as costas para Deus caiam nas mãos impiedosas de outras nações , que destruíam, massacravam , pilhavam e roubavam.

 Nos tempos remotos , Deus enviou Juizes , para defenderem Israel e podemos citar : Jefté, Gideão, Sansão, Débora e Baraque e outros para livrarem os Judeus das mãos dos inimigos. Com o desenrolar da historia , surgiram os profetas. Estes oráculos estavam por toda parte de Israel e tinham a missão de alertar o povo para coisas erradas, comportamentos inadequados a fé que professavam. Entre esses oráculos surgiu Jeremias, que confrontava com as estruturas sociais decadentes.



 Jeremias tinha a missão de anunciar o aniquilamento da sociedade errante e fundar uma outra , alicerçada na justiça e no Direito Divino. Já naquele tempo, 722a.C.,Jeremias anunciava a graça e a conversão. A idolatria, o abandono de Javé, o descaso com o projeto de vida, as alianças erradas com as grandes potencias encheram o coração do povo , e serviu de respaldo para renunciarem a liberdade e entregar-se a escravidão.

 Quando a examinamos o texto , e observamos o nosso tempo , vemos que mudaram as pessoas e os profetas mas os cenários e os comportamentos continuam os mesmos. As descrenças, as idolatrias, as e as paixões que levam a morte , enchiam e continuam enchendo os corações dos povos. As Nações daqueles tempos e de hoje , desde as autoridades até o mais simples cidadão estavam e estão mergulhados nos mesmos enganos e nas mesmas crendices.

 Podia-se esperar que as classes menos privilegiadas fossem mais positivas, mas não foi isso que se viu e nem se vê. Pensavam e agiam , como fazem hoje , da mesma forma enchendo seus corações com toda sorte de coisas que não agradam a Deus. Pobres, ricos, pretos , brancos, ignorantes e estudiosos , rezavam e rezam pela mesma cartilha , quando o assunto é ''Vontade de Deus''

 A umbanda, quimbanda, as vãs filosofias, religiões descompromissadas , e até mesmo igrejas que se dizem evangélicas estão mergulhadas no mar da descrença. No tempo de Jeremias, não foram poucos os seus avisos. Esse oraculo sofreu e chorou muito pelo povo e deu seu brado de alerta que ecoa até hoje através dos tempos; '' Lava o teu coração'' . Jer; 4:14.

 E hoje? Esse trabalho foi confiado a nós. Anos se passam e são poucos os que querem lavar o coração. Jeremias viu uma panela fervente ,que começava a ser uma realidade com a aproximação do exercito de Nabucodonosor . Jeremias viu o vazio e o escuro em que a Nação estava mergulhando e avisava da necessidade de uma conversão urgente.

 Os poderosos e as autoridades eram os primeiros , a se orientarem por princípios iníquos e a estupidez e o fanatismo os obrigava a a rejeitarem a sabedoria. Nos dias de hoje vemos os ''Sinais dos tempos''. Pais contra filhos , filhos contra pais , doenças , fomes ,pestes, guerras, maremotos e terremotos, que a Mídia mostra todos os dias ao vivo e em cores, pela televisão , Jornais e Internet que a Bíblia tem razão.

 Mas ''Quem deu crédito a nossa pregação?'' disse Isaías naquele tempo. E hoje? As mentes estão cauterizadas e os corações estão endurecidos, cheios de iniquidades , com toda sorte de sentimentos, negligenciando esse tão maravilhoso conselho. No silencio da leitura Bíblica. O grito de Jeremias chegou até nós, atravessando os séculos , quebrando convicções e dividindo opiniões. Mas aqui está ela mais forte que nunca e no tempo que se chama hoje , ela grita para mim , para você e para o mundo inteiro: ''LAVA O TEU CORAÇÃO''. Meditemos Nisso.