quarta-feira, 9 de agosto de 2017

COMO FICAR LIVRE DA MASTURBAÇÃO

 Antes  de postar  a reflexão do Padre Paulo Ricardo quero deixar para a meditação de todos,  que certa ocasião , eu ouvi do  Arcebispo Dom. Hélder  Câmara, o  seguinte pensamento:'' Não olhemos para os pontos  que  nos  separam e sim para  o ponto  que  nos une.'' Por isso  coloquei esta mensagem ,com a  devida permissão do Padre  Paulo para  que possamos  tirar  proveitos positivos para  crescimento  e  edificação Espiritual.




COMO FICAR LIVRE   DA   MASTURBAÇÃO

Padre Paulo Ricardo
By. Padre Paulo Ricardo

Como ficar livre desta prática que para  muitos já  se  tornou um  vicio. A prática  da masturbação em todas  as  situações , é  considerado pecado, pela igreja  objetivamente um pecado  grave, porém o mesmo  catecismo , também aponta as dimensões subjetivas da masturbação;

(Imaturidade  afetiva, escravidão de um costume, e angustia) mostrando um  caminho para lutar  contra  este pecado.

1-Em todas  as  circunstancias a masturbação  é pecado e esse é o ensinamento ao longo dos  tempos. A Igreja  Católica , coloca  a masturbação  como pecado  grave  em principio  geral.,
2-Em segundo momento  o  catolicismo  explica  que embora  a masturbação  seja objetivamente  grave, ela pode  ser subjetivamente  diferenciada. Em que  sentido?

Ela  será  sempre um pecado, no entanto ao avaliar  a  situação do individuo
nos  temos  que considerar  uma  serie  de  coisas  e é  aqui  começa os  aconselhamentos de  como  se  livrar dessa questão desse vicio da masturbação.

Para  fazer a justiça tem que  se levar em conta em primeiro lugar , a  ser enfrentado :
1-Imaturidade  afetiva.  como exemplo citamos  os  sintomas de uma  doença a  ser  combatida pela  raiz ou seja o que  quer dizer  que para duas pessoas diferentes a  masturbação, significa  coisas  diferentes .

Quando a masturbação é a  expressão  da  maturidade  precisa  ser combatida e  a pessoa tem  que  entrar no mundo adulto . Isso é bastante frequente  e  as pessoas  vivam  essa  realidade como refugio infantil em que o mundo é  cruel ,,o mundo é  difícil, o mundo  exige uma  cruz  e um renuncia e  de  repente  parece  que  existe  essa oportunidade de um  retorno ao útero e um  momento de imersão  no prazer, tentativa  de  fuga  da  realidade, por isso a  masturbação  é  tudo  aquilo  que o pecado  e  a promessa  de uma  felicidade  que não  se  realiza..

A masturbação deve  ser  , em primeiro lugar  desmascarado , assim precisamos nos  lembrar que o nosso principal órgão sexual é o nosso  cérebro e é isto que o demônio usa, é a  arma  que  ele usa paranos  arrastar  para o pecado. Ele usa  uma mentira e é uma mentira  básica. Ele promete uma  felicidade que  ele  não  entrega e nem pode  dar. Nada  acontece. O importante é  não  darmos  conta  dessa  mentira básica., para  ser  desmascarada.

Para  que  a  pessoa  volte e  crave seus pés no chão, da  realidade. O  catecismo nos  coloca  diante  disso: imaturidade afetiva; vontade  de  voltar a  infância; Parece  estranho  que  aquele é a chave  para a  luta  contra a  masturbação .

A força do habito  contraído em que  as pessoas passa se masturbando, vai perdendo a legalidade  e  a  força e isto pode  ser um  trampolim para sair disso  e  deixar  de  ser  escravo.O pecado  acorrenta e  nos  torna  escravos  e  Cristo veio para nos libertar. Para  nos  libertar  precisamos clamar, orar intensamente  assumindo a  cruz  de  Cristo.

A única  que oferece condições  para libertação para libertação- capaz  de  libertar  por uma única  razão. somos impotentes . Santo Agostinho tem notado isso em  sua ´propria vida. O homem  não  tem  forças e  nem poder para capacidade  de  vencer o  pecado..

Havia um monge  pelágio  que  dizia :'' Eu  sou  capaz  de  vencer o mal.'' Cristo deu  exemplo para  conscientizar de  vencer o mal. A Igreja  rejeitou o pelagianismo .

Porque  rejeitou essa  pretensão de que  somos  capases  de  vencer o mal com nossas  próprias  forças, pois é  Cristo quem  nos  liberta do pecado , então PEÇA.

Fica  ai um  segundo momento, muito importante  para a libertação do  vicio da masturbação:
1- Cravar  os pés  no chão dessa promessa  falsa.
2-Eu sou impotente  diante  desta mentira  falsa , mas  Cristo  me liberta.
Então peça, bem o bom concreto e  real: O dom  da  castidade. PEDIR, SUPLICAR,  e  você  verá . Mas é  preciso pedir  com  força  , acreditando realmente .

A  grande  realidade do pecado é  que ele  sempre .de alguma  forma nos  acorrenta  e  Cristo  sempre  nos  liberta.

A 3ª coisa que o  catecismo nos  recorda  são os estados  de   angustia entre  fatores  pisiquicos  ,sociais            . Fiz uma  lista  de  coisas para diminuir a  culpabilidade da masturbação , que  bate uma  radiografia do que  as  pessoas  apresentam alegando que a culpa é  ruim.

Você  está  na  angustia  (mundo apertadinho) e  aqui é outra  realidade, objetivando impaciente (aperto no coração).

A felicidade  não  está  na  terra, mas  no  céu .. Pedir   felicidade  agora  e  agora. Muitas  pessoas  se  masturbam por  estar  frustrada em alguma  região  da  sua  vida.

Muitas pessoas  se  masturbam por um curto  beneficio de  estar  trazendo  a  felicidade ?  A  resposta é  não.

A masturbação  tem uma  causa e uma  raiz  diferente  em  cada pessoa.

Masturbação  é  pecado  grave  que  que  escraviza.. A masturbação  e  a  droga  tem o mesmo peso.. Os  dois  tem  juntos uma liberdade  cada  vez  menor  e uma  destruição  cada  vez  maior.

O QUE  FAZER?
1-  Desmascarar 
2- Abraçar a cruz  de  Cristo: Orando, suplicando, implorando
3- Crer e  esperar no céu. Existe alguém que  está  desesperado para  usar  a energia  que  Deus lhe  deu cuja  serventia é  somente para  abrir a porta do ceu para o amor a outras pessoas.

A masturbação, em todas as situações, é considerada um pecado pela Igreja. Objetivamente, um pecado grave. Porém, o próprio Catecismo também aponta as dimensões subjetivas da masturbação (imaturidade afetiva, escravidão de um costume, angústia) mostrando um caminho para a luta contra este pecado.

Catecismo 2352
Por masturbação se deve entender a excitação voluntária dos órgãos genitais, a fim de conseguir um prazer venéreo. "Na linha de uma tradição constante, tanto o magistério da Igreja como o senso moral dos fiéis afirmaram sem hesitação que a masturbação é um ato intrínseca e gravemente desordenado". Qualquer que seja o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade. Aí o prazer sexual é buscado fora da relação da "relação sexual exigida pela ordem moral, que realiza, no contexto de um amor verdadeiro, o sentido integral da doação mútua e da procriação humana".

Para formar um justo juízo sobre a responsabilidade moral dos sujeitos e orientar a ação pastoral, dever-se-á levar em conta a maturidade afetiva, a força dos hábitos contraídos, o estado de angústia ou outros fatores psíquicos ou sociais que minoram ou deixam mesmo extremamente atenuada a culpabilidade moral.

  • "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."   João 8:36