terça-feira, 6 de maio de 2014

TUDO OU NADA


Este título chama a atenção  mas nem sempre recebe aceitação de quem o lê, por isso é preciso citar alguns  versículos para ser entendido. Por  exemplo: ''Escolher  céu  ou inferno'' ;''Escolher  o caminho da salvação  ou perdição''Mateus 7: 13-14 ; ''Não poder  servir a dois Senhores Mateus  6: 24. E a fé é tudo ou nada, porque  sem fé é impossível  agradar a Deus .Heb.  11: 6


Tudo ou nada nas autoridades.
No livro de  2º Reis , encontramos o primeiro'' tudo ou nada''. Os  reis Davi e Saul começaram o que  se pode  ser chamado de ''Teologia da autoridade politica e neste contexto os  reis  são convidados a  serem fieis a Deus (1º Reis 2.31)  ; a  terem sabedoria para governar com justiça, servindo ao povo(1º Reis 12:7) que pertence a Deus(1º Reis 3:8-9.

No  mundo  antigo , o  templo e o profetismo teve papel importante  na historia. O  templo  foi fundado para  as  reuniões de todo  o povo com Deus  e em todas as circunstancias da  vida  Nacional (1º Reis 8). Até este  tempo  ia tudo  bem mas quando  o império  se dividiu em dois na época  de  Salomão.  A infidelidade . que já começara com Saul chegou ao ápice,  e o tudo virou nada.

O tudo virou nada pois os  governantes começaram a  fazer  tudo o que Deus  reprova. Começaram a prática  da  Idolatria ; Venderam a nação  aos  estrangeiros ;Perseguiram os Profetas; Dividiram e oprimiram o povo e como consequencia  Israel e Judá  foram levadas a ruína.

Quando  trazemos tudo do  texto para o contexto , observamos que 
a historia tomou  novos rumos e globalmente  estamos assim: Cada Nação  tem seus governantes  e  seus inúmeros profetas, que  nesta fase podem  ser divididos em  Profetas  e  Falsos Profetas.

O tudo  ou nada dos profetas.
Qual a  atividade dos Profetas ? O que  deve  fazer um Profeta? Os Profetas são encarregados  de manter  viva nas mentes das pessoas a conciencia  Cristã. Os profetas são  vigias ou Atalaias  das  relações sociais  e são os  críticos  da ação politica  dos  governantes  cuja finalidade é  fazê-los  respeitar  a justiça e o direito  que  deve entrar  em primeiro plano..  Tem sido assim?   em outra pergunta é   facíl?

Estamos no  tempo do ''tudo ou nada'' .
Estamos  atravessando uma época muito  conturbada e o Profeta  tem enfrentado muitos  falsos profetas  de muitas  religiões que não somam  mas dividem e destroem  muitas ovelhas com  ensinamentos   errados . O Profeta  sempre  se preocupa com a  religião  moral e a  Nova Aliança , e é por isso  que nós ,os  Cristãos lutamos para  sermos uma nova sociedade  onde nosso  Governador  é o Senhor Jesus Cristo. Por isso pertencemos ao ''Tudo''  e disso '' não  abrimos mão.''   

A essência  do  Poder pertence ao nosso Deus, e  a humanidade não  sabe disso , e  sabe o  Por que?
Porque  a humanidade é formada de pessoas  relativas que se descobrem  e se  realizam  dentro de  relações que para  serem  verdadeiramente humana   deveriam ser de partilha  e  fraternidade , o que na  realidade não acontece .È o que  o hino diz: ''O grande pisa no pequeno  sem  saber  se  está ferindo ou se  está matando.''

A Bíblia  descortina no horizonte da historia , o Reino de Deus  e ensina  através  dele  , que  a humanidade tem que  ser igual , onde não existe ricos e pobres, fracos e  fortes, e entra a partilha e  fraternidade . Toda marcha do  tempo caminha para a  igualdade e que toda  forma  de  absolutismo gera  regressão voltada  para o  fracasso. Tudo tem  capitulado para o reino de Deus  , quer o homem queira ou não.É a vontade soberana do Todo Poderoso que prevalece.



Tudo ou Nada nas Provas.
Escolhemos  o  texto  que  está  em 2º Reis 6:24 que narra a invasão do Rei Ben-Adad , que  cercou Samaria com  seu  exercito quando houve uma  grande fome. A Bíblia diz que a fome  era tão  grande que  um jumento, que não valia nada passou a  custar novecentos e  sessenta ,   gramas  de prata. E aquele  rei estava passeando e olhou por cima da muralha  e viu  duas mulheres  brigando por  causa de um contrato que não fora obedecido. As duas brigavam porque  acertaram  comer  os filhos  durante dois  dias . A primeira foi  honesta  matou o filho e comeram  mas a  segunda  escondeu o filho.


A fome tem um  raio enorme de  ação, porque é  sempre  falta  de algo:  de emprego,  de  saúde , de amor , de compreensão, de justiça etc... e sempre  tem acordos  que não são  respeitados. As  vêzes o filho  é uma  benção  recebida que foi entrar em um acordo e que uma  das partes não foi honesta. Pode  ser um  carro , um  terreno, uma casa  etc.... Em  tempos  de fome vale  tudo  e quantos  acordos , já  ficamos  sabendo ,que não  deu  certo para um dos lados que não  tem palavra, como foi o  caso daquela mulher que não cumpriu sua parte e escondeu o filho (a  benção) que ia negociar.


O rei  Ben-Adad ficou  revoltado e rasgou  suas roupas  mas também  rasgou  sua  boca em ofensas contra Deus, colocando a culpa  de toda provação  no Deus  , todo poderoso e acusou  Eliseu  como ''bode  espiratorio'' e prometeu mata-lo. O que o  rei não  sabia é que toda infidelidade dos ''soberanos '',gera maldições para o povo.E a Bíblia  diz ;" Ai  de ti oh terra! cujo  rei é uma  criança''Eclesiastes 10:16.


Eliseu  foi  divinamente  avisado  e avisou aos anciãos  dizendo no v.37 ''Esses assassinos querem cortar a minha  cabeça, fechem a porta''. O rei já chegou  ofendendo ,  reclamando  e assinando  sua  desgraça .


Tem muita  gente reclamando , ofendendo a Deus  nas horas  da provação ao invés de se humilhar ,se exalta, esquecendo-se que:

 “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (2Cr 7. 14).

  
O tudo ou nada na incredulidade:
Para completar  a  falta  de  respeito , o  escudeiro do  rei e disse:''Mesmo que  Javé  abrisse  as janelas  dos  céus  seria impossível  acontecer isso'' ,.Ele estava  falando da profecia  de Eliseu que disse :"Amanhã uma  arroba de  farinha custará onze  gramas  e duas  arrobas 11 gramas''.

Ao  ouvir o que  escudeiro falou , Eliseu   respondeu: ''Amanhã  tu  verás, mas dela não  comerás '', E isso  realmente  aconteceu , ele viu mas morreu pisoteado  nas escadarias do palácio e não usufruiu das bençaos por  causa  da incredulidade.

O escudeiro duvidou e tem muita  gente duvidando e perdendo a benção  no tudo ou nada. Vê, mas não  tem  acesso  a  benção de Deus ,porque  fala  demais e  não sente  amor pelo Deus todo poderoso. ''E sem fé é impossível  agradar a Deus''Heb. 11:6


O tudo ou nada  na falta de  fé:
 Tem pessoas  que em situações  de risco , quando a prova é  grande  surge a angustia  e  desespero,  então  encontram  em atitude  extremas e   selvagens as soluções  para  seus  problemas. Gente  que  se suicida, que mata os filhos e que nem sequer   imagina  que o profeta  reabre o caminho da  esperança mostrando o caminho  da  vida  e  da libertação.

O tudo ou nada dos corajosos: 
Apareceram  os leprosos  que  se arriscaram  e se inscreveram para receber  as  bençãos   que  o   profeta   Eliseu falou e   disseram eles  entre si : ''Se ficarmos  aqui morreremos  e  se formos  morreremos''. V.9 Então disseram uns aos outros: "Não estamos agindo certo. Este é um dia de boas notícias, e não podemos ficar calados. Se esperarmos até o amanhecer, seremos castigados. Vamos imediatamente contar tudo no palácio do rei". e foram


Resolveram e optaram  em ir  ao acampamento  e lá comeram e beberam  bastante. Quando   vemos  esses leprosos  (pecadores) que pensaram corretamente em seus  (Status  quo) que são aqueles que  se organizam  para encontrar uma  saída.Esse é  o nosso   exemplo  de  cada dia.Estes são os pecadores  que  ouviram a mensagem e  acharam que era um ''dia  de boas noticias'' e não  ficaram  calados foram avisar aos outros. Era o dia   de  aceitar o Reino pela  fé. Eles não  estavam  vendo nada mas  foram em busca e venceram  porque ouviram e  aceitaram ''O  tudo ou nada ''proposto pelo Profeta Eliseu . ''Se  ficarmos morreremos e se formos morreremos '' Em outras  palavras preferiram  ir e aceitar.

Tem muita  gente aceitando o  Evangelho  nas horas mais dificeis . Conheci  uma pessoa que nos  momentos finais da vida , todo entubado ,e (estar entubado não é nada fácil ) ,  aceitou o apelo do profeta e partiu salvo . Foi a  escolha de um leproso ou melhor de um pecador redimido.Quando  fechou os olhos  carnais na  terra , abriu os olhos  espirituais no Céu  e viu que:

0  estar dentro  do Reino de Deus. Pelo  Reino  de Deus , somente o Tudo ou nada. e nada melhor que  aceitar o Evangelho.

No tudo ou nada , estão  de parabéns esses leprosos  que  representam aqueles que  pensaram e que tiveram coragem de escolher :''  Por que não experimentar a benção que o Profeta  oferece.'' Escolher a segunda opção,  deu  aos  leprosos  a  esperança de,  morrendo ou não, permanecerem no Reino  de Deus  no tudo ou nada.