OS TEMPOS DE GÔMER
''Porque os filhos de Israel ficarão muito tempo sem rei. sem sacrifício, sem monumento sagrado, sem estola sacerdotal''. Oséias 3.4
''O meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento'' Oséias 4:6
Em todos os livros da Bíblia, existem versículos que avisam, alertam, exortam,abençoam, consolam e marcam presença no nosso coração e na nossa mente, por isso queremos meditar sobre o profeta Oséias e que lições teremos para nossa vida.
Existe uma semelhança entre o profeta Oséias e o apóstolo João do Novo Testamento, pois fala muito de amor. Estranhamente esse profeta recebeu uma ordem de Deus para se casar com uma prostituta. (Oséias 1:1)
Oséias , não somente obedeceu, como também se apaixonou por essa mulher que se chamava Gômer (Os.1:3). Foi um casamento desastroso, que se tornou uma ''parábola da relação de Deus com o seu povo''.
Era isso mesmo que o Senhor queria. Mostrar na prática, o que acontecia na teoria. Seu povo o traia, porque não queria obedecer e o irritava a ponto do Senhor chama-lo de ''Vaca rebelde''; Oséias 4:16.
O casamento de Oséias com Gômer serviu de ilustração do casamento de Deus com seu povo.
O livro de 1º Corintios 13 nos mostra a receita do amor universal e comportamental entre os homens, mas existem outros tipos de amor. O amor Ágape que é o amor perfeito de Deus; O amor Éros entre homens e mulheres; O amor fraternal , entre amigos e irmãos; O amor maternal, etc...
O amor de Oséias por Gômer, ultrapassou todas as expectativas. Aquela mulher além de ser prostituta, traiu o marido e arranjou um amante , que a Bíblia chama de ''amigo''. Sem demora , Oséias perdoou e ainda pagou um resgate de 30 moedas para tê-la de volta.
Convém salientar, que o profeta nem tinha esse dinheiro , por isso pagou metade em moedas e metade em suprimentos. Esse gesto tem uma conotação profunda pois o Senhor Jesus fez o mesmo, quando assumiu a forma de servo e pagou alto preço por nossa redenção,( a preço de sangue). Fp. 2.7 ; 1ºPed.18-19.
Gômer ´representa todos nós, que estávamos mortos em delitos e pecados e o Senhor Jesus pagou o preço , para resgatar-nos. ''E nós não pagamos nada'' Isa. 55:1-3.
Dos 14 capítulos desse livro,o terceiro é o menor em versículos e o maior em conteúdo , principalmente na profecia do versículo 4 que diz:'' Porque os filhos de Israel, ficarão muito tempo sem rei, sem príncipe,sem sacrifício e sem estola.
E Deus diz:(o porque) ''Porque não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus''.Os.4:1-2 e a Palavra prossegue: '' Só prevalece o perjurar, matar, furtar, adulterar, arrombamentos, e homicídios sobre homicídios.''
Estes acontecimentos foram normais no tempo de Gômer , e hoje? Está diferente? Os tempos de Gômer e os tempos de hoje, são terrivelmente semelhantes.
Israel de hoje não é diferente do Israel do passado. Nos tempos de Gômer essa nação pagou caro pois sofreu a primeira diáspora ou seja a primeira dispersão, quando foram levados cativos para Babilônia , por Nabucodonozor.
Nessa diáspora foram abandonadas algumas práticas, como os cultos ao deus Baalins ,a rainha do céu e outros e surgiram as Sinagogas. A segunda Diáspora aconteceu , quando o General Romano destruiu Jerusalém , e todo povo judeu foi espalhado pelas nações, eram Apátridas, não tinham rei nem príncipe e nem nação, mas tinham a promessa de Deus que dizia:''Nascerá uma nação em um só dia?''Isa. 66:8
Jesus também previu que ''Não sobraria pedra sobre pedra'' . Isso foi no ano 70 e em 1948 ( A sessenta e cinco anos atrás ) Israel foi reconhecida pelo mundo inteiro, como Nação. Israel não é mais um ''Vale de ossos secos'', pois já Possue carne e pele , mas ainda falta-lhe o ''Sopro do Espirito'' para que tenham vida. Ez. 37:8 Eles estão na fase de preparação. como disse Amós 4:12
Assim como Oséias e Gômer que guardaram continência durante muitos anos, Israel viveu espalhado entre as Nações, mas voltaram a ser nação . Israel reconhecerá Jesus como Messias .Rom.11:26a 27
Estamos vivendo tempos difíceis. Tempos iguais ao tempo de Gômer. A Palavra diz ''Meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento ''. Mas o povo nem sempre quer ter conhecimento de Deus , por isso precisamos orar para que Deus tenha misericórdia desse mundo, como teve de Israel.