sexta-feira, 15 de junho de 2012

CRIANÇAS DO REINO






''E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos Judeus. Este foi ter com Jesus, a noite e disse-lhe: Rabi , bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer essas coisas que tu fazes,se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus''. João 3:1-3.

Este é um dos diálogos mais importante da Bíblia, porque fala dos dois nascimentos. Nicodemos era um príncipe (v.1) mestre de Israel(v. 10) e foi ver Jesus a noite O horário dessa visita foi tão importante que teve seu registro marcado neste livro. Tudo leva a crer que Nicodemos estava se escondendo na sombra da noite para não ser visto por ninguém.

Escondendo sua identidade, pensava ele, que jamais seria descoberto e nunca imaginou que dois mil anos depois a sua historia estaria escrita , neste livro. Nada melhor que ''as sombras da noite'' para esconder , tanto seu rosto como também as suas intenções foi esse o pensamento de Nicodemos. . Ele nunca imaginou que a sua conduta atravessaria dois mil anos que separa os acontecimentos do seu tempo dos dias atuais.

No desenrolar da conversa , Nicodemos elogia , fala dos sinais e recebe uma resposta inesperada Jesus olha para ele e responde, deixando os elogios de lado: ''Necessário vos é nascer de novo'' (v. 7) e arrematou o assunto quando falou:'' O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espirito é espirito.

Nicodemos ainda pensou e comentou :''Como é que vou entrar no ventre da minha mãe?'' E Jesus sabia que ele não entenderia. Como exigir de um homem carnal que ele entenda as coisas espirituais? Só um genuíno nascimento pode fazer o homem a entender as coisas do mundo invisível? Mas naquele comentário, Jesus estava falando dos dois nascimentos. O primeiro , horizontal , terrestre, biológico e o segundo vertical, celestial e espiritual.

O nascimento dos pais comum , (homem e mulher ) e o nascimento do (Espirito de Deus). Ao longo dos anos , surgiram muitas polemicas a respeito do ''Nascer de Novo''. Algumas religiões entenderam que seria a volta ao mundo por diversas vezes até atingir a perfeição, mas entendemos que é uma mudança de comportamento que faz o ser humano dar uma volta em torno de se mesmo de 360º, alcançando todas as áreas da sua vida, a começar da área espiritual.

Uma coisa interessante é que os dois nascimentos são tremendamente parecidos. Choram quando nascem , precisam de alimentos para crescerem. Precisam de educação, de orientação e ensino para ficarem aptos a trabalharem nas áreas (seculares)e Reino Espiritual. As crianças tanto do nascimento natural e espiritual tem sua idades : De bebe , de infância, de adolescência de Juventude e de maturidade.

A idade Espiritual, sempre se desenrola mais rapidamente. As vezes vemos , pessoas que crescem tão rapidamente que logo já são Pastores no entanto observamos outras que teimam em continuar na idade de criança e isso se nota pelo seu comportamento dentro da Igreja e não querem sair dela.

Dois apóstolos que tiveram comportamentos diferenciados foram: Pedro e Paulo. O primeiro demonstrou receio, traiu Jesus , negou o Mestre e o segundo já nasceu ''em pé'', O apostolo Paulo de onde foi curado pela oração de Ananias, logo partiu para evangelizar, mas Pedro quando se converteu , até sua sombra curava.

O apostolo Paulo fala de genuíno leite. A criança biológica precisa de leite materno para se alimentar e crescer e a criança em Cristo também precisa de alimento para crescer. O leite materno tem todos os ingredientes para garantir o desenvolvimento do bebe e a palavra de Deus também tem os ingredientes para o desenvolvimento espiritual.

A criança biológica atinge a idade adolescente, depois a idade jovem e a idade adulta. A criança em Cristo também atinge essas fases , todavia tem muita criança no reino que teima em ficar na idade adolescente ou mesmo na idade infantil. Toda criança gosta de chamar a atenção e a criança do reino igreja não foge a regra.

Toda criança biológica gosta de chamar atenção , a criança em Cristo também Quer pregar, cantar, ensinar e ainda não conseguiu entender que é preciso preparar-se. A criança biológica tudo que pega coloca na boca. Gosta de colocar botão, parafuso, prego , pedaço de tijolo etc... A criança em Cristo também. Sai da sua igreja e vai se alimentar em outras igrejas e volta querendo transformar tudo, porque come tudo que lhe colocam na boca.

Se lhe chamarem atenção , logo ficam aborrecidas e querem discutir, brigar etc... Quando estão numa reunião e o líder está falando um assunto sério, logo sai com uma piada para provocar riso em todos e chamarem atenção para ela. Toda Igreja deveria ter um líder para os Novos convertidos , para educarem socialmente e espiritualmente, Com um cultos somente para elas poderem crescer e entender que estão em nova vida.

Proverbio 22:6 diz:'' Ensina a criança o caminho que deve andar...'' Também Prov: 1: 8 diz ''Filho meu ouve a instrução do teu pai e não deixes a doutrina da tua mãe''. O pai é Deus e a mãe é a Igreja''. A criança tem que crescer porque Jesus está esperando para usar na pregação, no louvor, no evangelismo , no ensino da Escola Bíblica Dominical, no trabalho de missões na direção de Igrejas e esses trabalhos do Reino de Deus são sérios e coisas sérias não se pode entregar a criança.

A palavra de Deus diz: ''Ai de ti oh terra cujo o rei é uma criança'' Ecl. 10:16 . Não é desfazer da criança mas ter a obrigação de prepará-la para colocá-la a frente dos trabalhos sem que aconteça meninice que não leva a nada. Os lares , estão cheios de homens que nunca cresceram mentalmente e mulheres também que não tem condições de terem filhos. As Igrejas jamais cresceram com Lideres cujo comportamento é de uma criança e isso é em tudo na vida.

''Ai'' da casa; ''Ai'' da Loja; ''Ai'' da Igreja; ''Ai'' da empresa; ''Ai '' da escola . Esse ''Ai'' tem um raio de alcance ilimitado porque atinge tudo e todos por causa de um líder ''rei'' criança. A acomodação de alguns crentes na idade infantil , não fortalece o Reino de Deus. Por causa dessa idade existe tantos problemas. Irmão contra irmão, denominação contra denominação, Líder contra líder etc....

Essas lutas dentro e fora dos templos enfraquece o poder do Reino de Deus. Temos que crescer espiritualmente , mesmo porque tem alguém interessado em ver templos fechados. Vamos lançar fora essa criança que temos dentro de cada um de nós e vamos crescer para honra e gloria do nome do Senhor.

Concluímos este trabalho , dizendo que Nicodemos depois daquela conversa não foi mais o mesmo porque escutou , aprendeu e cresceu . Façamos o mesmo , porque eu também preciso dessa palavra, aliás primeiro eu depois você.

PARABÉNS  PELO SEU   DIA  CRIANÇAS  (12 -10- 2013 )