quarta-feira, 29 de agosto de 2012

QUEM QUER PAZ ESCOLHE O CERTO

Quem quer paz escolhe o certo.



''Ora,, disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai. e vai para a terra que te mostrarei.(Gênesis 12:1). Ló que ia com Abraão, também tinha rebanhos, gados e tendas. E a terra não podia sustentá-los para que habitassem juntos, porque eram muitos os seus bens: de sorte que não podiam habitar , um na companhia do outro Houve contendas entre os pastores de gado de Abraão e os pastores de gado de Ló . Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra''. (Gênesis 13: 5-7)




O capitulo 12 do livro de Gênesis, registra o primeiro chamado para missões e o primeiro convite que foi feito a Abraão . A primeira viagem. A primeira experiencia e a obediência de ir, sem saber onde era terra que corria leite e mel e a amizade entre os parentes foi a causa de Abraão ter levado Ló.

A Bíblia diz que , eles eram muito ricos e que começou uma grande contenda entre os pastores de Abrãao e os de Ló. Eles tinham gados, ovelhas e muito ouro mas não tinham paz. Os funcionários de Abraão e os funcionários de Ló , viviam em constantes brigas, por isso Abraão chamou Ló e pediu que ele escolhesse.

Não havia como fazer a paz reinar entre aqueles homens e tudo indica que isso foi o inicio da divisão do Oriente Médio até os dias de hoje, porque se existe uma terra em que ninguém sabe o que é paz é justamente o oriente . onde nasceu o príncipe da paz ,Jesus Cristo. É uma ironia da própria vida.

No mundo antigo . As guerras eram uma constante e a paz era escassa. Quantas guerras Davi enfrentou e venceu. Quando se falava em guerra os povos tremiam de medo de Israel. A titulo de curiosidade , queremos refrescar a memoria do leitor , lembrando os Netinins . Esse povo , tinha tanto medo de Israel que se fantasiaram de pedintes de esmolas para não lutar , pois sabiam que perderiam a luta. Quando foram descobertos , passaram o resto da vida sendo empregados dos judeus, carregando água.

Já foram assinados diversos tratados de paz no mundo mas ninguém cumpriu o tal tratado. Quantas guerras , no mundo! Os jornais , a televisão estão sempre noticiando. Paralelo a esses acontecimentos estão as guerras sociais do consumo , as guerras nos lares, nos negócios etc... Cada uma com sua forma de ser e por isso , onde está a paz?

Que é paz?
''Paz é definida como um estado de tranquilidade.''Wikipédia. No oriente essa palavra é traduzida como ''Shalon'' que é uma ''paz completa ''. Se a paz em se , já é algo de muito bom, imagina uma ''paz completa''. Quando se fala em um sentimento completo, imaginamos que não podemos dizer que estamos em paz se estivermos sentindo algum tipo de dor , seja no físico ou na alma.

Escolhemos duas situações dentro do próprio texto. A primeira situação diz respeito as escolhas .Abraão disse a Ló escolhe :'' Se fores para a direita eu vou para a esquerda ,e se fores para a esquerda , eu vou para a direita'' . Veja que Ló escolheu a esquerda , onde ficava ''Sodoma e Gomorra''. Lugar cheio de problemas , onde habitava o pecado do homossexualismo e toda sorte de anarquia que vai de encontro a vontade de Deus.

Quando examinamos atentamente esta historia , observamos que Ló sempre estava envolvido em algum problema que tirava a paz de Abraão . Qual é o cristão que não tem um ''Ló''? Que está sempre escolhendo o que é errado. Quando não é o pai que escolheu o caminho da bebida, é o filho que escolheu ser dependente químico, ou a filha que escolheu o caminho da prostituição, ou as vezes a mãe que escolheu o caminho da macumba e por ai vai , mas sempre tem um , que não tem paz por causa das escolhas erradas dos parentes.

Dai quanto trabalho espiritual que tem dado um ''Ló'' na família Cristã . Os círculos de orações estão cheio de irmãs fazendo pedidos a Deus por causa de um bom número de ''Lós ''que escolheram viver afrontando o Senhor. Podemos citar também que fora das igrejas , tem outro tipo de luta, que são as enfermidades.

Os hospitais estão superlotados de pessoas enfermas porque escolheram ir para ''esquerda'' da vida e hoje pagam o preço. Portanto , dentro e fora da Igreja existe muita luta por causa dos ''Lós'' da vida.

A historia de Abraão e Ló deixa uma impressão de que estava havendo competição e desavença entre os empregados dos dois o que por tabela, alcança os lideres. Imagino que não fora boa ideia levar Ló para a conquista da terra de Canaã .

Tem muitas situações em nossas vidas que temos a ideia infeliz de escolher quem não merece , para nos acompanhar em algum projeto o que vale dizer:''Não foi uma boa ideia''..

Que não está escrito na Bíblia mas que mostra que Sara não tinha muita paciência com nada e com ninguém, Exemplo disso foi quando ela soube da promessa de um filho, rapidamente ela arrumou Agar para o marido e o resultado está ai , duas nações que vive sem paz até os dias de hoje.

E nós? Uma promessa de Deus e rapidamente ''muitos de nós'' segue os exemplos de Sara. Se Deus prometer dinheiro! Já vi crentes comprando bilhete de loteria pra ''ajudar '' Deus a cumprir a promessa.

As vezes falamos o que não deveria ter falado. Confiamos em quem não deveria ter confiado, até mesmo porque a Bíblia adverte ''Maldito o homem que confia no outro''. Jeremias 17:5 Então perdemos a paz.

Deus escolheu e chamou Abrão mas Ló foi invenção de Abraão e ainda mandou escolher. Ló levou vantagem , Abraão ficou suscetível e a paz acabou. Daquele momento em diante começaram as lutas porque Ló se meteu em tantas confusões que Abraão perdeu o que tinha de melhor a ''paz''.é por isso que damos o titulo desta postagem ''Quem quer paz...''

Estamos atravessando os tempos pós -modernos , com algumas lutas e quanto mais queremos ter ou escolher sem ponderar o peso do que queremos ou escolhemos menos paz teremos. Pode ter paz quem escolhe fazer muitas dividas? Pode ter paz , quem escolhe a forma errada de educar os filhos? Pode ter paz, quem escolhe a profissão errada?

Pode ter paz quem não faz um pacto com a balança e engorda demais? Pode ter paz quem quer o marido das outras ou vice-versa? Pode ter paz quem é viciado?Pode ter paz quem cobiça o que é dos outros? Pode ter paz quem trai o marido?



Certo dia, Jesus viu os discípulos tentando pescar e observou que , eles nada pescavam e aconselhou:
''Joguem a rede para o lado direito'' João 21:6 Jesus estava dizendo quer ter paz e vitorias , faz o que é direito (joga a rede para o lado certo). Fazer o direito é orar ,é obedecer e não confiar no dinheiro que está no banco .Tem muita gente jogando a rede para o lado esquerdo.( Para as coisas errada)

Para concluir:

A Palavra de Deus diz:''Buscai a paz com todos'' e a mesma palavra diz que ''Se teu irmão pecar contra ti vai a ele....''. Todavia tem gente que não quer ter paz com ninguém ,porque ele tem dificuldade de conviver e de ter paz até com ele mesmo, quanto mais com os outros. Com estes, faça o tem nos para-choques dos caminhões '' Mantenha distancia''. Esse é o outro lado da moeda para se ter paz.

Quem quer paz? Antes de tudo , ora.
Quem quer paz? Pede a direção de Deus e não vai para a esquerda. Quem quer paz , pensa , ouve, e escolhe segundo a vontade Divina . Tem um ditado que diz : ''Manda quem pode e obedece quem tem juízo'' . Quem quer paz aceita Jesus como salvador e obedece o que está escrito em Deuteronômio 30:15-20 ''Escolhe pois a vida'' . Pois quem quer paz escolhe o certo.