quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ROTA DE FUGA


Resultado de imagem para desenhos de rota de fuga
Para onde me irei do teu Espírito, ou para fugirei da tua presença?-Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?
 Salmo 139: 7-8


Ao olharmos  para este  mundo ,  imaginamos  que  estamos  vivendo em um mundo, exatamente  de idas  e  vindas subidas  e  descidas. Uns  correm para a  direita, outros  correm para a  esquerda, alguns  correm para baixo  e  poucos correm  para  cima.  Na   realidade, os homens  estão de alguma  forma, correndo  numa  ''rota  de  fuga,'' porque  sentem que  está  faltando algo.

A Rota  de  fuga é um  caminho criado para que se possa  escapar de  alguma  situação de risco. Quem  está  com problemas  físico  tem sua  rota de  fuga, na busca do auxilio médico. Quem está  com problemas  psicológico, tem  sua  rota  de  fuga , no sofá do psicanalista,, e  assim as rotas  se  multiplicam  através de  caminhos alternativos, todavia existe uma  rota de fuga que todos precisam conhecer, que é a  rota  de  fuga Espiritual.

 Por isso o  Salmista disse na  salmo 139: 7-8 ''Para  onde  me  irei da  tua presença? Para  onde  me irei do  teu  espirito? para onde  fugirei  da  tua face?

Ninguém , pode  fugir de  Deus. Ao  criar todas  as  coisas , O Criador   confeccionou o manual  do  usuário (a Bíblia)  e quem  vai ditar o prazo  de  validade , somos  nós  que escolhemos,  como  queremos  viver. 

Escolhemos alguns  personagens  bíblicos para  citar  como  exemplos:

Jonas  é o primeiro exemplo: Deus  criou uma  ''rota '' para  Jonas ir a Nínive levar um  recado seu e ele  resolveu, por  risco próprio  , fugir, criando uma  rota  de  fuga , para  Társis.  Jonas simplesmente ignorou a ordem Divina e pensou que  o Senhor não  estava  vendo. Na  sua infinita  misericórdia, Deus usou o peixe.

A Bíblia  diz que: de  dentro  da  barriga ele clamou e Deus o  tirou de lá, e  ele  fez a  Obra. Quantos  de  nós  estamos  como Jonas , em  situação de  aperto, porque  estar  dentro de um peixe  não é  fácil. O peixe é a expressão maior de apertos, de  sofrimentos sem  saídas e  que  somente Deus pode  tirar. Foi assim  que  Jonas  estava  preso em meio as  espinhas e  gosmas  do  grande peixe.


Elias  foi um profeta  escolhido para os  avisos Divinos; A rota preparada por  Deus foi Na politica . Após lutar  corajosamente contra o  Rei Acabe e  sua  mulher  Jezabel, criou sua rota  de  fuga  dentro de uma caverna.  Mas  Deus viu e o  tirou de  lá.
  1. O aviso acerca da seca eminente e seu isolamento;
  2. A luta no Monte Carmelo onde enfrentou os profetas de Baal;
  3. A fuga para Horebe;
  4. O episódio envolvendo Nabote;
  5. A profecia acerca de Acazias;
  6. Sua translação ao céu. 1º Reis  17

Isaías e Jeremias: Deus  fez  a  rota para que  eles fossem usados, mas  eles  também  tentaram empreender   rota  de  fugas, através  das  desculpas e  disseram  eles: ''Sou uma  criança''.

E falou Jeremias a todos os príncipes e a todo o povo, dizendo: O SENHOR me enviou a profetizar contra esta casa, e contra esta cidade, todas as palavras que ouvistes.
Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do SENHOR vosso Deus, e arrepender-se-á o SENHOR do mal que falou contra vós.
Jeremias 26:12-13

Quando  voltamos  ao passado , vemos  também Sansão se  desviando da rota  Divina , para  seguir a rota  de  fuga criado por  ele mesmo e  se  deu muito  mal.

Vemos  Eli usou as rotas  de  fugas dele mesmo para proteger  seus  filhos e perdeu, ao  deixar  de ouvir os  conselhos de Deus na  educação dos seus  filhos. Foi caro o preço que  pagou.

E nós?  Será  que  estamos escutando  a ''rota  divina"  ou estamos  em  ''rota de fuga''   para não pregar o  evangelho?
Será  que  não  estamos inventando ''as  rotas de desculpas'' ou fingindo não ouvir  para não  fazer o  evangelismo.

''Fale e  não  se  cale'' é o único jeito de sair da '' Rota  de  fuga''





domingo, 20 de agosto de 2017

OS TRÊS MOMENTOS

Resultado de imagem para Mateus Mateus 20. 1-15 – Os trabalhadores da vinha



“Pois o Reino dos céus é como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. Ele combinou pagar-lhes um denário[a]pelo dia e mandou-os para a sua vinha... Mateus 20: 1-15


Esta Parábola do  Senhor Jesus  Cristo inicia  como  todas  as  outras. Sempre com uma comparação , uma  semelhança entre pessoas, lugares , situações e  movimentos com  relação ao Ponto comum que é  ''Reino dos  céus''.


Esta Parábola é o tipico ''Convite'', que:  em primeiro momento  fala em  três horários:1º  Cedo ( Pela madrugada); 2º Na  terceira hora, convidou os  desocupados, e  na  sexta hora e  na hora  nona , convidou o restante , que também   estavam  sem  fazer  nada no fim do  dia.

Contratou com cada um deles,que receberia por dia  de  trabalho a importância de, Hum denário (moeda  romana)  que  valia segundo pesquisas (Oitenta  reais)  ou (cem  reais).

Todos  que  foram  convidados aceitaram  e trabalharam. Podemos observar  que  , de  acordo com o horário , houve  diferença  de  horas de  trabalho e quem chegou  primeiro , achou que ganharia mais. Começaram  as  murmurações , porque  se  sentiam injustiçados e até  certo ponto lesados.

No  verso 12 , vemos os murmuradores  reclamando contra o  dono da  vinha, porque  igualou a  todos  e apresentaram  suas  defesas , baseadas na injustiça. Levantaram  a polemica   de calor e  da  fadiga do dia, que  sentiram por  todo o  dia de  trabalho e que os  que  chegaram por  ultimo ,somente  trabalharam uma hora.

No  verso  13 , o dono da  casa se  defendeu alegando que , tudo foi concordado antes  , por isso  que  todos combinaram  e que   receberiam o  mesmo  salario. 

Vamos  contextualizar:

No Evangelismo:
Pessoas  que  foram convidadas  na  idade infantil  ou mesmo quem  nasceu no evangelho  como dizem ''Nasci no  evangelho''.

O segundo  grupo convidado foram  as  que entraram  e  aceitaram  o  evangelho na  meia idade e até  mesmo as  que  estavam desocupadas.

O terceiro  grupo são aquelas pessoas  que  aceitaram o  evangelho já velhas.E até  mesmo aquelas que aceitaram o  evangelho na  hora  da  morte.


Nos  cultos:
Com relação aos  cultos. Quantos  cultos  tem a  sua Igreja? Culto de oração e  culto da  família .São os  principais para o  trabalho litúrgico . Que  horas  o senhor ou senhora, o jovem a  jovem, chegam?

Lembre-se que foi convidado no culto anterior.  Chegou primeiro?, chegou no meio do  culto? ou chegou por  ultimo?

Existe uma  regra  básica  para isto. Deus  sabe  quando queremos e  não podemos e  sabe  quando podemos  e  não  queremos.

E como Deus é  dono  da Obra , o salario será o mesmo para todos que foram independente,do horário da  chegada. Entretanto  quem não  foi porque  não  quis ,ou  teve outras prioridades  não  receberá  coisa alguma.



O salário  de  Deus  é  diferente do  salário dos  homens. O  salario de  Deus é  perdão e misericórdia , onde  foi observada divinamente a boa intenção de  servir nos  três  momentos  . 

Um dia uma  samaritana perguntou a  Jesus, onde  se  deveria adorar  a  Deus . Se  era em  Jerusalém ou em  Samaria e  Jesus  respondeu : ''Não é  onde  e sim  como?'' Isso  se  aplica aos  momentos  de  adoração. 
Para meditação:
''Buscai em primeiro lugar o Reino  de  Deus e as  demais  coisas vos  serão  acrescentadas''

Concluímos  como  está  escrito na parábola : ''Os últimos  serão os primeiros  e os primeiros  serão os  últimos."