quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O QUE PENSARIA JESUS?



''Quem não tiver pecado atire a primeira pedra'' Jo. 8:11

                                                                         
Escolhemos esse  tema para  fazer esta postagem. pela  riqueza de exemplos para nós. O comportamento do  homem ,o  da mulher e o de Jesus , traz ao nosso coração   grandes lições  de vida, no contexto do mundo antigo, no contexto do mundo  moderno, do oriente e do ocidente.

A Passagem  Bíblica , narra a  o fato da mulher  que foi pega em flagrante  adultério pelos  fariseus e  escribas,e que a levaram até  Jesus para que  fosse julgada. O Mestre os  surpreendeu , quando falou:''Quem não tiver pecado atire a primeira pedra''.

Aqueles homens , buscavam ocasião para  acusar  o Senhor  de qualquer forma, e a  situação daquela coitada era o ideal, para confrontar os ensinamentos do Evangelho. 

Havia má intenção  daqueles homens. Não era somente a mulher que eles queriam  destruir moralmente e fisicamente mas  ter razões para levar Jesus até César , caso  ele defendesse a mulher e por outro lado , exibir diante  do povo ,  as contradições dos  seus ensinamentos  de amor  se a acusasse  de acordo com a lei de Moisés.

Mas Jesus conhecendo-lhes a má índole  falou :''Quem não tiver pecado atire a primeira pedra''. Essa frase  caiu como uma bomba na consciência  deles e esmiuçou todos os conceitos de suas mentes doentias e hipócritas, e eles  se  retiraram  sem dizer uma só palavra.

Eles queriam um julgamento desumano e isso Jesus não  fez .A única palavra dita como conselho foi:'' Vai e não peques  mais''.Aquele foi um momento impar e  depois  daquele encontro , ela não poderia ser a mesma pessoa.  Quem tem um encontro com Jesus não pode continuar  com  a vida  de antes.


Aqueles homens  estavam receosos a  respeito  do Senhor. Pelos  seus  trabalhos  evangelisticos , Jesus  estava  ganhando espaço todos os  dias, e isso os incomodava.''Muitas pessoas quando estão  crescendo , no  trabalho, na  escola,na empresa , na Igreja etc... sempre encontram a resistência de algumas pessoas que por um motivo  desconhecido , não se sentem  bem, com a prosperidade  de outras pessoas.

Naquele tempo , a mulher  era  discriminada , humilhada,  e sofria toda sorte de ruindade masculina, tanto do pai como do marido. Primeiro que ela tinha  que  ter um dote para poder  casar  e quando a  velhice  chegava , ela poderia  ser repudiada pelo marido , que  sempre a  trocava por outra mais nova. Era a infelicidade em dose dupla.

O homem se aproveitava da sua juventude , da sua  beleza e quando se  cansava  simplesmente a  rejeitava. Hoje  no mundo moderno a mulher do (mundo ocidental)  alcançou a liberdade, mas no oriente o progresso feminino  foi muito pouco.

Aquela mulher estava para morrer apedrejada e aqueles homens não entendiam que o universo Espiritual estava para mudar. A Lei de Moisés que iria ser substituída pela  Graça do Senhor que é um favor imerecido. Isso aconteceu na Cruz do  Calvário.

 Quando o Senhor abriu os  braços na  cruz , abriu-se a Porta  da Graça  que vai fechar quando Ele  voltar ,e quando isso acontecer .''quem esta fora não entra e quem esta  dentro não sai.''

A vida  das mulheres que  tem compromisso com Jesus vivem o que  escreveu Isaías 54:5  que  diz: ''Porque o  teu criador é o teu marido...''

Naquele  tempo  o apedrejamento  era feito nos  dois. Tanto ele  quanto ela  eram merecedores  e isso está no,livro de Levítico 20:10 e  Deuteronômio 22:22. Mas o homem nunca sofreu por isso.

As mulheres  de hoje  também sofrem e sofrem sozinhas , os  descasos,   as humilhações e em muitos  casos  de  gravidez, ficam sozinhas para  assumir todos os  erros e sem infra estruturas para garantir uma  boa  educação ao  filho.

Algumas  mulheres lutaram e conseguiram emancipar-se .Certa  vez  Sigmund Freud , fez um estudo para  ver o comportamento da mulher na idade infantil, para  observar . até  que ponto , a menina quer  ser igual ao menino. Ele colocou os  dois  nus   e a garotinha viu a diferença  entre ela e o menino e  , para não ''ficar por  baixo'' apontou para o  detalhe, e falou:
''Eu tinha um negocio desse e perdi''.

A mulher começou a querer se igualar ao homem  mas  sempre  será considerada a ''parte fraca'', não se pode  esquecer que ela  foi constituída a partir da  costela do homem, porque  Deus  achou que não era bom que o homem estivesse  só.

Mas isso não dá direitos ao macho  a maltratar a mulher , como faziam os escribas e  fariseus . A Bíblia é  bem clara quando diz em Efésios 4:11'' E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,''


Mas na lista  de orientadores  eclesiasticos  não  existe ninguem para  juiz. Julgar só quem tem esse poder  é  Deus . A Bíblia diz:
 Em  Mateus 7:1
''1Não julgueis, para que não sejais julgados. 2Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós.'' 


Todos  temos a inclinação para tirar conclusões apressadas e nem procuramos  saber  as razões de  determinadas coisas Essa é a razão   de Jesus  ser  muitas  vezes longânimo e paciente  em suas  decisões e em seus julgamentos . Jesus sabe o  ''Porque''  de todas as coisas . Jesus conhece os corações . Jesus conhece o meu e o teu coração.

Jesus conhece a minha e a tua índole . Quem sabe  naquele momento em que ele  escrevia  na  terra com o  dedo,   estava meditando na mente  e  vendo aquela  pobre mulher no mundo  Espiritual. Aquele momento foi o tempo  ganho, para proferir  com  sabedoria um  veredicto justo. 

Aquele  tempo nos dá  exemplos  de escrevermos na nossa mente um único pensamento  de justiça ao nos  sentirmos tentados a julgar alguém: 
É assim que  devemos pensar.
No meu lugar o que pensaria  Jesus?