sábado, 4 de fevereiro de 2012

O PROPÓSITO DE DEUS PARA CADA UM DE NÓS

O propósito específico de Deus para cada um de nós



                                   Dra. Jéssika  Coutinho






“ Porque se te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis...” Ester 4:14


Bem, creio que muitos já ouviram sobre a história de Ester – a menina judia pobre que virou rainha.
Isso é o que a maioria lembra, mas qual foi realmente o propósito de Deus para que Ester virasse rainha?

O rei Assuero era o rei da época e acabara de perder sua rainha, pois ele a convidou para uma festa mas ela não o obedeceu e foi-lhe tirada a coroa por conta disso.
O mais rápido possível então, virgens de todo o reino foram para entrar na presença do rei , para que fosse escolhida a futura rainha.
Em Susã, nas proximidades do reino, vivia a nossa protagonista desta história – Hadassa – uma jovem garota que com certeza era cheia de sonhos e fé, esperando um propósito, um sonho que Deus realizaria na sua vida quando , de repente, todas as virgens são requisitadas à presença do rei.

Será que Hadassa ficou feliz, sem saber seu destino e tantos sonhos que tinha poderiam morrer, mas ela permaneceu obediente a Deus e foi de encontro ao destino escrito por Ele.
Para que não tivesse um nome tão judaico, mudou-o para Ester.
Naquela época era necessário uma preparação de purificação (com mirra e outras especiarias) que durava um ano antes que pudesse entrar na presença do rei.
Ester finalmente teve seu dia e foi grandemente amada pelo rei Assuero.
Oh, quão lindo é o sonho que toda jovem tem – de “plebeia” passar à “rainha”. Um conto de fadas para muitas.

Mas o maior sonho, para Ester, depois de ter sido honrada, era lutar pelo seu povo.
Hamã, o agagita, era um príncipe que tinha o povo judeu por adversários mortais e por isso o odiava. Sendo um conspirador e oportunista político, conseguiu que o rei publicasse um decreto com data marcada para que todo o povo judeu fosse exterminado.
Exatamente neste ponto Ester entra – quem poderia interceder por aquela situação senão uma rainha judia?

Amados, não desobedeçam a vontade do Senhor, deixe seu propósito se cumprir para a sua vida.
“ Porque se te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis...” Ester 4:14
Convocou todos os judeus para orarem, jejuarem, e humilharem-se diante de Deus assim como ela, para obter livramento para esta situação.

Após isto pediu para entrar na presença do rei sem ser convidada – falta grave sujeita à morte – para interceder por esta situação.
Todos temos um propósito, não sabemos se parecidos com o de Ester – salvar uma nação ou falar de Jesus para seus parentes ou vizinhos, mas Ele te coloca por cabeça e não por cauda, portanto temos que honrar os propósitos e compromissos que o Senhor nos apresenta, pois um dia saberemos o porquê de determinadas situações que passamos.

Os judeus tinham saído de uma escravidão terrível na Babilônia e agora estavam em perigo de serem exterminados, a nação inteira, mas não era este o plano divino para este povo mas sim marcar este dia – o dia que eles lutariam por sua vida e prevaleceriam sobre seu inimigo.
É isto o que Deus nos ensina a cada dia, não importa o propósito, porque com Ele somos mais do que vencedores, pois com Ele saltaremos muralhas e destruiremos exércitos!
“ Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou a tristeza em alegria, e de luto em dia de festa...” Ester 9:22

Há muito mais a dizer sobre a vida desta grande mulher de Deus, mas por hora, que possamos entender que o chamado e o propósito de Deus para nossas vidas são irrevogáveis. Coloque-se como intercessor diante do Senhor – lembre-se: uma, apenas uma única pessoa, uma simples mulher cheia de fé, foi capaz de mudar o destino de toda uma nação.
Procuremos, então, saber qual o grande propósito individual do Senhor para nossas vidas.

Para quem quiser conhecer mais um pouco sobre a vida de Ester, recomendo que assistam o filme "Conquista de Reis - 2006 ( One night with the king, direção: Michael Sajbel )", resguardadas as devidas 'liberdades' que os roteiristas tomaram com relação à narrativa bíblica, ainda assim um ótimo filme.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A FÉ OCULTA E A FÉ EXIBIDA

A Fé exibida e a fé oculta-


''Então me disse :Não temas Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas tuas palavras; e por causa das tuas palavras , é que eu vim'' Dan, 10:12

Se diligentemente observarmos cada personagem bíblico, vamos encontrar para cada homem ,uma frase que o identifique. Se falarmos em um homem segundo o ''coração de Deus '', vamos lembrar do rei Davi. Se falarmos no homem que ''Deus tratava face a face'' vamos lembrar de Moisés. Se falarmos no homem que Deus usou ''um corvo para alimentá-lo'' vamos lembrar de Elias mas quando falamos em ''Homem de fé'' apresenta-se maravilhosamente na nossa mente , o profeta Daniel.

Quem foi Daniel? Foi um homem de oração,fiel, respeitado pelas autoridades do seu tempo, escolhido por Deus ''para revelar situações ocultas'' para ter visões mas paralelo a essas definições
foi alvo da inveja de alguns e do ódio de muitas outras pessoas que queriam ver seu fim. Daniel foi contemporâneo de Ezequiel que chega a citá-lo no capitulo 14: 12-20 , no sexto seculo A,C.

De família rica, Daniel e muito outros jovens foram levados cativos para a Babilônia e quando lá chegaram foram escolhidos por ordem do rei , para ficarem no palácio e eram eles :Hanani as, Misael , Azarias e Daniel. Esses jovens colocaram no coração o proposito de ''não se contaminarem com as iguarias do rei''.Para isso fizeram amizade com o eunuco e o convenceram a mudar a alimentação e dez dias após , eles estavam com o semblante saudavel.

A primeira lição que tiramos deste texto é que estes jovens estavam longe da sua terra, não sabiam o que fora feito com seus pais , e mesmo assim não questionaram '' o porque'' de Deus não ter interferido e bloqueado aquela invasão da Babilônia e ainda ter permitido que aqueles inimigos os levassem cativos . Mesmo assim continuaram a obedecer. Nos tempos de hoje o que seria essa contaminação das iguarias ? Seria as revistas e filmes pornográficos. Assinaturas falsas,mentiras etc...

Uma certa noite, o rei Nabucodonosor teve um sonho. Diz a Bíblia que ele reuniu todo séquito e pediu aos conselheiros que adivinhassem o sonho e seu significado .Agora estava dificil,porque pairava uma ameaça de morte caso não resolvesse eles seriam mortos.
Ao tomar conhecimento, Daniel ficou comovido e se apresentou diante do rei para solucionar o caso. O profeta orou e levou o caso a Deus.

Daniel teve a resposta e a levou ao rei e disse-lhe: “Senhor rei todo o seu sonho está em torno de um reino que nunca será destruído'' Dan,2:44.'' Que sera eterno ''\Dan.7:14-24. Também avisou ao
rei ''que seria humilhado e que somente o altíssimo domina sobre tudo32Daniel subiu no conceito do rei e tudo aconteceu como ele falara.


Daniel tinha uma fé exibida. Ele orava três vezes por dia. Daniel não tinha fé oculta e foi justamente nesse item da sua vida que os inimigos queriam pegá-lo . Eles acusaram Daniel de estar traindo o rei ao orar a um Deus que ele não conheciam . Jogaram o profeta na cova dos leões e o próprio rei que gostava dele muito angustiou-se com aquela situação e só descansou quando Daniel saiu incólume daquela cova.


As vezes enfrentamos situações que são verdadeiras covas de leões, quando somos perseguidos mo emprego, no seio da família, pelos nossos amigos e vizinhos e ai temos que ter a fé de Daniel. Não podemos esconder a nossa fé, temos que exibi-la para glorificar o nome do nosso Deus.
Anos depois, quando os Medas Persas invadiu a Babilônia , Daniel já estava velho, mas continuava desfrutando da atenção e do respeito das autoridades. Daniel foi um dos maiores exemplos para os fieis de todos os tempos.

A fé de Daniel o acompanhou por toda vida. A fé de Daniel nasceu com ele, seguiu seus passos
na juventude, ajudou a manter a pureza das suas convicções. Ultrapassou e venceu dois governos. Daniel chegou aos setenta anos de idade e capitulou aos oitenta . Temos que ter a mesma fé de Daniel. Não podemos ter a fé secreta e sim atuante porque com ela o profeta foi fiel e continuou dando glória a quem de direito, o verdadeiro rei dos reis.  JESUS.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TEMPO PARA TUDO

TEMPO PARA TUDO


''Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu''. Há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de se arrancar o que se plantou;...'' Eclesiastes capitulo 3: 1-2

Quem já viu o tempo?
Como é formado o tempo?
O tempo é algo que só pode ser visto através da idade, nas mudança de determinados lugares. Podemos ver o tempo nos cabelos brancos dos idosos e nas suas rugas da face, no crescimento das crianças, no movimento das dunas, que o vento leva de um lado para o outro e através da contagem numérica dos relógios a começar dos segundos que formam os minutos, que formam as horas, que formam os dias. Os dias formam as semanas , estas formam os meses que por sua vez formam os anos que formam os séculos e dos séculos os milênios..... Dai dos milênios a eternidade.


Durante os tempos vão se formando as histórias e os acontecimentos individuais , familiares ,estaduais , nacionais e internacionais e tudo vai tendo seu tempo determinado , mas a mesma Bíblia que fala desse tempo também diz no livro de ''2 Timóteo 4:2 (a) ''Pregai o evangelho
a tempo e fora do tempo...'' E com esse comentário quero dar um testemunho de uma pregação do evangelho fora de tempo que aconteceu comigo.

Estávamos vivendo os últimos meses do ano de 2000. O mundo se preparava para a festa do Natal. As lojas estavam cheias de pessoas comprando presentes. Por todo lado se escutava as músicas alusivas ao evento. O ar era de festa. A alegria tomava conta das fisionomias, principalmente a minha , pois não escondo o encanto que essa festa provoca em mim . No auge dos preparativos , como Diretora da Escola Bíblica Dominical , nasceu no meu coração a ideia de presentear os alunos com uma lembrancinha natalina, porque o mais simples presente serve de incentivo para o comparecimento as aulas.

Resolvi comprar numa loja cujo nome é ''Atacado dos Presentes''. Lá encontramos uma variedade enorme de lembrancinhas a preço popular. Me preparei para ir a essa loja. Do lugar em que moro , gastamos uma hora e dez minutos de ônibus, para chegar até lá, portanto é um pouco distante. Era um dia de sábado e como resolvi não trabalhar, tirei o dia de folga para fazer essas compras.

Quando o ônibus sai do ponto inicial , faz um trajeto pelas montanhas e se pode dizer que é um passeio inesquecível. Chega a determinado ponto , por causa da altura , podemos vislumbrar a beleza imponente do Oceano Atlântico. É de um azul tão profundo que quase chega a confundir-se com o azul do céu. E nada melhor que uma bela paisagem para se fazer uma higiene mental. Fazendo um conjunto benéfico para a saúde respira-se o ar puro da montanha , contempla-se a beleza das arvores e se sente aquele vento suave e teimoso que sopra nos cabelos e nos acaricia o rosto . Para resumir: era isso que eu queria curtir naquela manhã ensolarada de sábado.

Subi no coletivo e observei (como era muito cedo) que somente três pessoas estava dentro do ônibus . O motorista , o cobrador e eu. Após cinco minutos de viagem subiu um rapaz e um pouco mais adiante, uma senhora muito bonita e muito elegante. Agora eramos cinco e o ônibus com as cadeiras todas vazias seguiu viagem. De repente aquela senhora olhou para todas as cadeiras e resolveu sentar junto de mim, e eu pensei '' Agora sim! Lá se foi meu passeio e o sonho de curtir a paisagem''. Era visível a tristeza daquele rosto , e a vontade de ter um ombro amigo para chorar nem que fosse de uma desconhecida como eu. Então comecei a falar com Deus no silencio do meu coração.
E pensei : “Meu Senhor ! Isto está me cheirando a gabinete Pastoral e eu não sou Pastora'' e Deus me respondeu no intimo (Calma). Então o Espirito Santo me lembrou :''A tempo e fora de tempo''.
Acostumada a evangelizar no trabalho e em campo , não contava que teria de fazer esse trabalho
Na hora de um lazer e para mim estava ''Fora de tempo''.

Aquela senhora , fez um tremendo sacrifício para fazer um ar de riso para mim e perguntou:
''Vai ao Atacado?'' Respondi que sim , e no fundo eu não queria conversar. Eu estava ali para curtir e
o que menos queria era conversar, mas mesmo contrariada comecei a ouvir a história daquela mulher e comecei a sentir uma compaixão que me fez pedir perdão a Deus. Sou uma missionária e não posso escolher o momento de dar assistência espiritual a quem precisa mesmo não sendo Pastora. Aquele encontro foi provocado por Deus, e disso não tenho a menor duvida.

E aquela dama começou a falar. Contou dos tempos da juventude em que conheceu , namorou e casou com o homem que jurou diante de Deus ser fiel eternamente e agora , depois de trinta nos a trocou por uma jovem de vinte e cinco anos. Aquela senhora começou a chorar e gentilmente pegou um lenço para enxugar as lagrimas. Chorava e falava e falava e chorava e limpava o nariz e nesse pranto educado eu fui ouvindo tudo que ela tinha para contar. Em nenhum momento a interrompi porque ela falava das viagens , dos tempos felizes , com uma riqueza de detalhes que chegava ser impressionante. Ela desabafou e eu pude sentir uma certa paz , mas então então me perguntou sobre minha vida. Respondi que também estava separada e sabia o que ela estava passando. Foi quando ela perguntou : qual era o segredo da minha calma e eu respondi:
''Jesus” e comecei a falar do amor de Deus e que ele estava contemplando aquele sofrimento e queria .que ela soubesse. Aquela mulher mudou o semblante , começou a surgir uma luminosidade especial de muita calma e ela começou a agradecer me dizendo que fora eu a responsável por ela esta se sentindo tão bem.
Aquela senhora não sabia mas tinha colocado todo entulho para fora do seu intimo e eu coloquei la dentro a palavra de Deus que é um refrigério em tempos de angustia. Ela estava vivendo o tempo de chorar e eu de pregar fora do tempo. Não vi as montanhas, debruçadas sobre as águas do Oceano Atlântico , não vi a imensidão do azul do mar , não senti o acariciar do vento e nem o verde das arvores mas vi uma coisa que jamais esquecerei :Eu vi um sorriso cheio de paz brotar naquele rosto lindo daquela senhora e isso valeu todo passeio . Concluo este testemunho repetindo que aquela senhora estava no tempo de chorar e eu fora do tempo de pregar .