segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O PRESENTE DE ACSA



                                            O Presente  de  Acsa    
                                                                                                                 


''Deste-me uma terra seca: Dai-me um presente : as fontes superiores e as inferiores''
Juízes: 1:12-15

Esta é a história de Acza. Exemplo de vida em criança, moça e mulher. Acza foi um presente e soube pedir um presente também quando foi preciso.

Toda sociedade tem uma história que é formada por fatos que aconteceram desde os primeiros habitantes até os dias atuais. Todas passaram por lutas ,problemas, privações.provações que vão sempre aparecendo e também vão sendo vencidas. E isso chama-se dinâmica do processo de crescimento e maturidade.

A dinâmica vai formando os fatos que vão passando de pais para filhos formando as gerações.
Em Israel não foi diferente. A historia foi tomando novos rumos e tendo novos lideres e tem sido sempre assim de forma que ninguém é insubstituível. Primeiro foram os patriarcas depois Moises em seguida foi Josué logo após foi Calebe que teve uma filha por nome de Acza que é o motivo dessa reflexão.

Naquele tempo as tribos enfrentavam muitos problemas com os povos vizinhos entre eles estavam os Quiriate Sefer que eram homens gigantes ,exímios lutadores e que não permitiam que nenhuma tribo tivesse paz. Vencer esses homens era o grande sonho de Calebe. E ele teve uma ideia. Mandou espalhar entre as tribos que o homem que conseguisse vencer aquele povo ganharia de presente a sua filha Acza.

Jovem bonita despertou logo a cobiça de Otoniel que aceitou o desafio. Preparou-se e foi a luta e venceu. Conquistou a cidade e ganhou a jovem.
No dia do casamento Acza foi incentivada pelo marido a pedir um presente ao pai. Era um presente pedindo outro e o pai perguntou o que ela desejava, foi quando ela pediu as terras e Calebe deu as terras mais secas da região e a moça refutou:''Deste-me uma terra seca: Dai-me um presente as fontes superiores e as fontes inferiores''.

Acza , nasceu ,cresceu e viveu na época que o povo peregrinava pelo deserto. Era um tempo muito difícil .Havia escassez, instabilidade, não havia lugar certo para morar e nesse clima Acza aprendeu a moldar sua vida pelas experiencias que passara. A primeira pessoa que serviu de exemplo , para a jovem foi o seu pai. Calebe era um adorador por excelência ( primeiro exemplo) .

Segundo , queria o melhor para sua filha, por isso exigiu que alguém lutasse por ela e com essa atitude afastou : os preguiçosos e os covardes . Por outro lado , como boa filha , Acsa acatou as escolhas do pai e Otoniel foi o melhor para ela .Demonstrou que seria um bom marido, e um bom companheiro. Logo seu nome significava (Leão divino).

Calebe deu a filha as fontes superiores e as inferiores. Esse pedido lembra o interesse de Davi para lutar contra os filisteus. Ele ouviu que o rei daria a filha e muito ouro a quem derrotasse os filisteus,
Já ouvi historias parecidas nos dias de hoje. Conheço uma irmã que hoje é pastora que ao receber o convite do Senhor para segui-lo , pegou um papel e escreveu uma serie de exigência e falou o seguinte: ''Deus! Eu quero te seguir e te servir.

 Estou deixando o mundo mas quero que tires de mim todos os desejos carnais. Não quero ficar subindo pelas paredes .Quero paz em toda minha maneira de ser e de viver. Quero dinheiro certo todo mês para manter meu padrão de vida, quero ter saúde física , psicologia e mental. E Deus a ouviu.
Seria mais ou menos assim: Como Acza pediu:


Fontes superiores – as bençãos celestiais: batismo com Espirito Santo. Entendimento da palavra, revelação, Visão e discernimento . Das fontes inferiores : casa , saúde, dinheiro, trabalho etc...
Acza foi um dos maiores exemplos. Obedeceu ao pai , foi e continua sendo exemplo para muita jovem que obedece ao pai da terra e ao Pai do Céu . Quando for escolher seu marido , esperar com paciência pelo cumprimento do pedido e da promessa para ser abençoada com as fontes superiores e inferiores. Você quer ter os presentes de Deus ? Espere .


Quer ser (como Acza) um presente de Deus na vida de um homem? Obedeça.
A mulher tem que ser um presente indo e voltando.