sábado, 15 de outubro de 2011

LO-DEBAR NUNCA MAIS

LO-DEBAR NUNCA MAIS -
  




''Então mandou o rei Davi, trazê-lo de Lo-Debar da casa de Maquir,filho de Amiel. Vindo Mefibosete, filho de Jônatas,filho 
 de Saul com rosto na terra'' II Samuel 9: 5


Lo-Debar éra uma cidade que ficava em Manassés, Lo-Debar era tão seca que se fosse plantada alguma coisa não tinha condições de nascer. Era pobre, sem pespectivas de vida, distante de Jerusalém, Não tinha infraestrutura para absolutamente nada. Em resumo era o fim do mundo. E
a Bíblia diz que era lá que Mefibosete morava, portanto era um sofredor, indigente, pobre, aleijado, sem teto, sem alimento porque era um mendigo, sem emprego, sem família, sem parentela e sem Deus.



Se fizermos um quadro de Lo-Debar aplicado sobre a vida contemporânea , vamos encontrar os aspectos dessa cidade em todos os ramais do mundo ou seja: Lugares, personagens,palavras, intenções, atitudes, sentimentos, lares, igrejas etc... Em tudo, ou em todas as pessoas e lugares onde houver injustiças sociais, materiais e espirituais. Estaremos diante de Lo-Debar com endereços diferentes.


Um dos maiores exemplos de Lo-Debar citado pela Bíblia é um rapaz chamado Mefibosete filho de Jônatas, neto de Saul. Herdeiro de um rei , mas pobre , aleijado e indigente .Assim começa a
história desse jovem . Seu avô , o rei Saul foi eleito pelo povo, que queria ser dominado por um monarca tal qual os outros povos. I Samuel 8:5. A Bíblia diz que Samuel orou a Deus, e ele respondeu:''Atende o povo, porque não é a ti que rejeitam mas a mim...''(v.7) Nós entendemos que Deus queria ser o Rei de Israel mas o povo não quis .


Foi um reinado terrivel , desastroso e quando lutou contra os midianitas, foi perseguido e no mesmo dia morreram Saul, Jônatas e os filhos e quando a baba soube que os midianitas estavam vindo para destruir todo o reino, correu com Mefibosete nos braços, mas em meio do caminho deixou ele cair e ali mesmo o abandonou . O garotinho quebrou os dois pés e ficou aleijado entregue a própria sorte, orfão porque perdera o pai , o avô e os tios e daquela data em diante a Bíblia não relata como foi a infancia, e somente volta a falar dele depois de muitos anos.


Um certo dia , O rei Davi que sucedera Saul ,lembrou-se de Jônatas e de como eram amigos. Pela lei da época o rei seria Jônatas , mas ele morrera e se Davi estava reinando era porque Deus o tinha colocado ali. Davi começou a recordar que amava Jônatas, que bebiam no mesmo copo, comiam no mesmo prato, pensavam da mesma maneira, faziam confidencias e promessas e tinham um tratado de morte. Pela primeira vez ele lembrou de perguntar se Jônatas tinha algum descendente. Logo apareceu um sujeito mentiroso , interesseiro que pela lei da época era para estar morto porque não podia restar ninguém do reinado anterior, e ele vivia escondido no reinado de Davi. Seu nome era Ziba que logo viu uma forma de continuar com as regalias.

,Então Ziba contou ao rei que Jônatas tinha um filho chamado Mefibosete que era pobre mendigo,miserável e aleijado .Ao ouvir a história , Davi mandou buscá-lo as pressas entregou a Mefibosete as terras que lhe pertencia por Direito Divino e colocou toda a família de Ziba como empregados e falou ''De hoje em diante Mefibosete fará suas refeições na mesa do rei''


Mefibosete é o protótipo de pessoas que Deus faz as coisas mais tremendas. Ele faz milagres incríveis acontecerem. Se está em baixo ele faz subir .Mefibosete estava lá em Lo-Debar Deus o fez subir para Jerusalém. Ele era pobre em Lo-Debar agora era rico em Jerusalém. Não conhecia o verdadeiro Rei de Israel agora iria comer na mesa do Monarca. Estava perdido na miséria , com fome e com sede em Lo-Debar agora tinha água e alimento para toda a vida .
Quantas pessoas neste mundo estão em Lo-Debar material , Quantas estão no Hospital de Lo-Debar Quantas estão no Lo-Debar das drogas. Quantas estão no Lo-Debar do desemprego. Quantas estão no Lo-Debar da fome,da pobreza, da miséria, da prostituição, do homosexualismo, das Guerras, da falta de amor ,de abandono, das moradas nas ruas, do sofrimento das crianças.


Quanto trabalho temos para fazer em Lo-Debar Neste momento me dar angustia porque temos tantas coisas para fazer e nem sabemos por onde começar. Oh! meu Deus somente teu filho Jesus Cristo pode fazer este milagre de poder dar oportunidade a este povo que está vivendo nestas condições acima citadas : dizer como Mefibosete :

LO-DEBAR NUNCA MAIS

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A GRANDE OBRA DE DEUS

A grande Obra de Deus (2)- Continuação

As autoridades estavam terrivelmente incomodadas pensando na possibilidade de um governo paralelo onde os maiores prejudicados seriam eles. Começaram a surgir as perseguições. Nos dias atuais as perseguições são as mesmas só mudam o endereço e o tempo. E nesse contexto aparecem dois tipos de perseguição: Fora e dentro do templo.

Quando é fora é até certo ponto compreensível porque o homem natural não conhece a Palavra, mas quando é no seio da própria igreja, tem um sabor amargo pois ali todos conhecem a Palavra.
Neemias começou a enfrentar problemas , com os perseguidores externos e grandes inimigos. O primeiro foi Sambalate que era fiscal do império em Samaria. O segundo foi Jensen o (arábio), e o
terceiro foi Tobias , governador de Amom , judeu interesseiro em continuar com os privilégios.


Eles incentivaram a gozação contra Neemias. Os povos vizinhos zombavam dos judeus e isso provocou nos trabalhadores um certo desconforto acompanhado do desanimo. Havia muita inveja,conspiração, calunia e difamação. Isso existe nos dias de hoje?

Quando se pretende construir um templo , logo aparece as autoridades .Tem que tirar tal documento , não pode ser assim, tem que ser dessa forma e por ai vai. Quando começa os trabalhos
vem as leis do silencio, do horário e os lugares onde se fazem um carnaval barulhento e ninguém reclama , são os primeiros a se incomodarem com o gloria a Deus e aleluia que os crentes falam para Deus.

Naquele tempo as autoridades temiam que o povo juntamente com Neemias se tornassem independente e saísse do controle deles uma vez que o povo era explorado com o trabalho gratuito
pois não recebiam nada e ainda na maioria das vezes perdiam até os filhos., que eram levados como escravos Era esse o clima que Neemias enfrentava ,mas ele recorreu a oração e respondeu com a Palavra. '' Nós oramos ao nosso Deus e como proteção , pusemos guardas contra eles de dia e de noite'' Neemias 4:9


Como tudo que eles tentavam fazer não dava certo mandaram cinco recados para Neemias para que descesse até o vale de Ono (Ne 6:2), onde eles queriam matá-lo , mas Neemias tinha discernimento que é a propriedade que tem o servo do Senhor em entender com profundidade o que se pretende fazer, ou o que vai acontecer. E Neemias percebeu que queriam tirar -lhe a vida, e respondeu:
'' Estou fazendo uma grande obra e não posso descer.'' em outras traduções está escrito assim:
'' não posso parar''.

A Bíblia diz que o povo trabalhou de dia e de noite e concluíram os trabalhos em cinquenta e dois
dias. Ne 4:6. Quando se vai fazer um trabalho desses , se enfrenta duas coisas dever e desânimo ''o
primeiro tem que vencer o segundo''. Neemias conseguiu , logo o seu nome significa '' Aquele que consola''. Enfrentou grandes desafios até de profecias falsas com a que uma mulher chamada Noaidia profetizava . Ne 4:9

Foi projeto de Deus a reconstrução do muro , do templo e a formação da sociedade. Esse projeto foi confiado a Neemias, Esdras e Zorobabel , pois Neemias não desceu e não parou Esdras prosseguiu, e Zorobabel terminou. Nenhum deles desceu da fé e nem olhou para traz não respondeu aos inimigos e por isso foram vencedores. E nós?

Quando formos escolhidos por Deus para uma obra vamos enfrentar as mesmas lutas que Neemias enfrentou. E dentro da igreja é pior . Podemos citar Moisés quando enfrentou Coré, Datã e Abirão que o capitulo 6 do livro de Numero conta, como eles queriam tomar o ministério .

Será que ninguém percebe que Deus tem um ministério para cada pessoa de acordo com a capacidade que ele mesmo avalia e capacita. Certo dia Deus falou para mim através de um revista : '''O Senhor te porá por cabeça e não por calda'' Deuteronômio 28:13. 

Eu entendi que Deus iria me colocar a frente de algum trabalho na Igreja, Senti uma alegria tremenda e realmente naquela semana o Pastor me convidou para assumir uma sala na Escola Bíblica Dominical eu prontamente aceitei, afinal já estava participando de tudo, ajudando em tudo e com um prazer que somente Deus podia contemplar.

Assumi a sala e no primeiro domingo , a frente das irmãs notei que elas não me queriam ali. Eu que me preparara com tanto esmero estava sendo rejeitada, porque nenhuma delas , nem sequer olhava para mim. 

Aquela situação estava me incomodando , mesmo porque eu era tão carinhosa com elas todas, mas então eu nada falei e somente pensei com um pranto preso na garganta'' Meu Deus o que eu estou fazendo aqui? Eu moro aqui na frente do mar de Candeias e podia estar na praia me distraindo com os meus amigos.

 Sou uma profissional respeitada e estou aqui , nessa casa que se chama (casa do amor) humilhada por essas mulheres que dizem serem tuas servas...”Então Deus me fez abrir a Bíblia em um texto que não lembro onde foi e me fez ler com uma voz tão decidida que até me surpreendi, algo que terminava assim :Ai daquela que não te ouvir''
O susto foi geral e tudo mudou.

Já observei isso dentro da Igreja. Pessoas que querem mas não estão preparadas. Pessoas que nem fazem e nem querem que outros façam e pessoas que tem o perfil do trabalho mas simplesmente não aceitam com receio das outras. Mas o trabalho tem que ser feito. 

Tem trabalho para Pastor, tem trabalho para evangelista, tem trabalho para missionário municipal, estadual e internacional, tem trabalho de ensino na Escola Bíblica Dominical, tem trabalho com Educação infantil, adolescente, jovem e adultos Tem trabalho de culto de oração, Tem EBF. 

A igreja tem muito o que fazer , Falta mão de obra e desapego financeiro. Também tem os louvores,cujos músicos (que sou de opinião ) deveriam ser remunerados. Tem muita coisa para se fazer dentro da igreja. A obra é grande e quando aparecer , os Sambalates , os Tobias e os Jensens , possamos responder como Neemias:
''Estou fazendo uma grande obra e não posso descer , ou não posso parar''.

domingo, 9 de outubro de 2011

A GRANDE OBRA DE DEUS

A grande obra de Deus (parte 1)


'' Estou fazendo uma grande obra e não posso descer'' Neemias 6:3


O que é fazer a grande obra de Deus?
É grande o numero de firmas no mundo inteiro. Quando se procura um emprego não é fácil encontrar mas a firma mais carente é a do Senhor ,por isso ele diz que:'' A seara é grande mas poucos são os ceifeiros''. Os templos estão cheios de pessoas que vão buscar alguma benção, que vão pedir saúde, empregos , mas poucas são as que se dispõe a trabalhar.

Quando Ester e Mardoqueu estavam ajudando os judeus que foram duramente castigado por Hamã, quem estava entre eles era um rapaz por nome de Neemias e isso foi no ano 445 antes de Cristo. Esse rapaz morava em Susã, sede do governo Persa e era copeiro do rei. Como no caso de Daniel, Neemias desfrutava da atenção e confiança do rei Atarxerxes.

Certo dia, ele recebeu a visita do seu irmão Hanani que voltava de uma viagem . Ele fora a um pais vizinho e na volta passou por Jerusalém. Hanani estava angustiado,mas mesmo assim contou a Neemias o que estava acontecendo com aquela cidade. Os muros estavam no chão, o povo estava
abandonado a própria sorte. A tristeza tomou conta de tudo e das poucas pessoas que ainda morava ali sofrendo todo ataque e opressão dos povos vizinhos.


Neemias chorou. A Bíblia diz que '' O seu semblante estava desfigurado pela tristeza''. Neemias começou a orar e pedir a direção de Deus, apresentando as suas razões. O rei Atarxerxes percebeu a fisionomia de Neemias e perguntou , o que estava acontecendo e quando tomou conhecimento do assunto , deu ordem para que ele fosse ajudar seu povo.

Neemias partiu ,levando cartas para ter livre acesso nas províncias e madeira para reconstruir e muitos judeus para ajudá-lo na reconstrução. Três coisas foram fundamentais no inicio deste trabalho. Primeiro oração; segundo Planejamento: e terceiro :preparo para enfrentar os problemas .

A primeira lição para este texto é a oração.
Quando vamos fazer qualquer coisa para o mundo , tudo vai bem mas quando é para Deus o inferno se levanta, por isso a importância de orar sempre. No plano espiritual , a coisa é séria é porque não podemos contemplar. É uma outra dimensão que somente alguns podem ver com a permissão do Senhor.

A segunda parte diz respeito ao planejamento: Ne 2:11-16
Neemias usou de sabedoria. Quando chegou em Jerusalém não falou nada a ninguém e foi no silencio da noite examinar as ruas e os muros de Jerusalém.

Outro exemplo para nós. Sempre que fomos fazer algo para o nosso Deus temos que fazer é silencio : Guardar a boca e a fortaleza para que o inimigo não saiba e fique a procura de alguém que se deixe usar, para tentar destruir o trabalho que estamos fazendo para Deus.

Depois de três dias , começou o trabalho de visitação para ver o que era preciso fazer .Ne;2:17-18 logo em seguida, procurou saber dos problemas para preparar as soluções e quando Neemias procurou a ajuda dos judeus e os convidou para o trabalho, a Bíblia diz que ''Eles arregaçaram as mangas'' para começar a erguer as muralhas . Ne 2:18 mas as autoridades se sentiram ameaçadas e não gostaram , então começou a perseguição E na vida Cristã isso existe nos dias de hoje? Existe sim . Fora e dentro da Igreja. Termino da primeira parte, aguarde a segunda;