sexta-feira, 13 de junho de 2014

O GRANDE CONSELHO

                                                             

 ''Agora, porém, assim diz o Senhor, aquele criou  você, Jacó , aquele que formou você, ó Israel: Não temas , porque eu o redimi e o chamei pelo seu nome;  você é  meu.''Isaias 43:1 

 Que é conselho?
Conselho ,tem como definição :'' Parecer, opinião que se emite,para que possa ser seguido'' (Dicionário).

Quantos conselhos já  recebemos no decorrer da nossa vida! Alguns  bons, outros  ruins, alguns  seguimos e outros  não damos ouvidos e assim vamos vivendo , mas  o conselho , que  vamos  discorrer nessa postagem é o conselho que vem do alto, do ''Pai das luzes em que não há sombra  de  variação''. Tiago 1:17

Essa mensagem é para mim e para você e já é algo que nos dá  grande prazer , porque Deus  começa  falando que nos  criou e que não  devemos  temer, principalmente quando temos que pregar o Evangelho. ''Ide por  todo  mundo e pregai o evangelho''Marcos  16:15 . Essa  frase não é um conselho é uma ordem. Quantos  de nós  tem obedecido?


Na  Bíblia  encontramos algumas  desculpas parecidas com as nossas.  A desculpa  de Moisés  , foi de que  era  gago. A desculpa  de Jeremias foi que ainda  era uma  criança . Je. 16. A desculpa  de Isaías foi que um homem de lábios impuros.''

E muitas foram, e tem sido as  desculpas para não se pregar o Evangelho. Muitos  tem vergonha  de  falar , e a Bíblia diz:''...Ai daqueles que são prudentes  diante  de si mesmo.'' Outros são barrados pela  timidez. Marcos  4:40 diz ''Por que sois  tão tímidos  ainda não tens fé?''.


Portanto citamos alguns profetas e algumas situações em que o verdadeiro  trabalho celestial não foi executado  por  falta de coragem do profeta. As atividades dos profetas  consiste em exercer  dois  trabalhos diante do povo e do seu momento histórico.


A primeira  atividade é aprender a usar o  seu modo próprio  de anunciar e denunciar  , convencer  e conquistar  almas para o Reino  de Deus. o que  não é  fácil . Afinal , o profeta  tem que convencer  as pessoas a  reavaliar  sua vida  dentro um novo sistema  social  e religioso.

Isso só é  possível  graças a intervenção do Espírito Santo. Mas quer queiram ou não ouvir , o profeta  tem que avisar e  aconselhar porque  a  Bíblia diz:
''Preguem a palavra quer queiram ouvir ou não''. Ezequiel 1:7


O outro trabalho do Profeta  é o de encorajar e estimular a não desistir  diante  das  adversidades. Não negar a fé , ou seja , ser fiel custe o que  custar. Podemos  citar como  exemplo  o  trabalho do Profeta Isaías

O povo  Judeu estava exilado na  Babilônia  e corria o risco de se  tornar idolatra ao  fazerem alianças enganosas com os Estrangeiros. Uma  das piores, eram os  casamentos com pessoas que não  tinham o mesmo  Deus .

Isaías então  falava do Salvador Jesus Cristo , como mensagem  de  esperança  e  de consolação e os Oráculos o ajudavam na divulgação de ''Novos Céus e Nova  terra''.

Parece que  pouca  coisa mudou  daquele  tempo para a idade pós-moderna. Agora  temos mais dois itens  a  vencer: ''A multiplicação da ciência   e a  multiplicação dos pecados''porque quanto mais o homem vê, menos  ele crê.

A providência  de Deus  vem  através de ''Grandes conselhos''; O primeiro diz:''Quando passares pelas  aguas, estarei contigo''Exemplo disso foi Moisés  que  passou pelo mar  e hoje  ? Deus passa  conosco  apesar  de todas  as ondas  , de  assaltos  enfermidades etc... "Pelas  aguas dos  rios Deus passou com Josué''.

Deus  estava  na  fornalha  e não permitiu que  Daniel e  seus amigos queimassem nas labaredas da  fornalha  ardente. Nós somos  os  Profetas  da  atualidade com muitos  desafios  , mas com  grandes promessas do Senhor.

Não podemos  calar , porque  as pedras  clamarão. Temos  que  avisar como  atalaias  que somos , que  Jesus  está  voltando  e que os  sinais  estão por todos os lados.

Não temos  razão para  temer porque  O Senhor  diz ''Não  temas'' e nos  chama pelo nosso nome  e ainda completa  para nossa alegria  quando diz: ''Você é  meu''. 

Sigamos o  grande  conselho do nosso Deus.