domingo, 10 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO BEREANA




    

" Ora esses eram mais nobres que os  de  Tessalônica  pois  receberam a palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para  ver se as coisas eram de  fato assim'' Atos 17:11

 

Beréia é hoje a cidade de ''Vermion''. Outrora . toda  região ocupada por ela , chamava-se Macedônia , e de todas as cidades , Beréia  foi  uma  das mais importantes da época. Queremos  comentar sobre os Bereanos, e citar argumentos , para mostrar os  exemplos que  esse povo deixou para nós.

 

Geograficamente , Beréia  ficava as margens do Mar Egeu e a 65 km da cidade de Tessalônica  e  seu  povo foi  considerado ''Nobre '' por  causa  do interesse  que  demonstrava pelos estudos, principalmente os que  se  referia a Bíblia.''... para  ver  se as coisas eram de  fato assim.''

 

A Historia não relata o ano de sua  fundação, mas  cita  que ela  se  expandiu  graças as conquistas  de Alexandre o grande. Para  refrescar a memoria  do leitor , queremos  relembrar que esse homem foi aquele  que  a mãe , profetizava que ele seria ''Grande'' porque ela  estava  grávida  de um  deus.

 

Ele  foi  realmente ( grande) em toda maldade humana e chegou a  dar um banho de  sangue na Europa mas  fez  muitas cidades ficarem  importantes comercialmente  falando e entre elas , Beréia.

 

Essa  cidade  tinha muitos  Santuários com muitos  deuses  e podemos  destacar : Zeus, Ártemis, Apolo, Atenas etc...Na época, Beréia vivia sob a supervisão romana   e era o Ano Pax, ou seja o Ano da paz e foi dentro  desse clima que chegou aos  seus ouvidos as  ''Boas Novas'' que foi  recebida por eles com muito carinho.

 

Os Bereanos, ao contrário dos  habitantes de Tessalônica, eram e tinham uma mentalidade ''Nobre''. Isso equivale a  dizer que: Eles não eram apegados as  tradições. Toda novidade  era  bem-vinda  e não  reagia , aceitando de bom  grado, com a mente aberta.

 

Eles não olhava a Bíblia , somente por olhar, mas com um interesse impar e muito  respeito. No livro de Hebreus, 4:12 esta escrito: ''A Palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante que uma faca  de dois gumes...''

 

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12

Contextualizando: Nos dias  de hoje  a  Bíblia é o livro mais  vendido e o menos lido . Não existe um real interesse em aprender as Escrituras. Alguns a colocam o em um lugar bem visível  aberto no Salmo 91 e nem ao menos lê  o que  está  escrito.  Outros nem se dão ao  trabalho  de  abrir, e isso é no meio dos  cristãos. 

 

Os bereanos  eram considerados nobres porque  eram soberanos  em toda sua maneira  de  ser principalmente no que  se  referia a educação , Eles não aceitavam qualquer coisa no aprendizado por isso que iam "examinar, (todos os  dias) para ver se  eram de fato assim'' Atos 17:11

 

Podemos dizer que somos assim? Disse Jesus :''Errais por não conhecer as Escrituras''Mat. 22:29. Essa Palavra é para o mundo e para a Igreja.

O apostolo Paulo foi a Beréia  na  sua  segunda viajem missionária. A historia narra que Saulo de Tarso  saiu  de Anfípolis , via Egnatia (uma estrada estreita se pedras ) a 55 km de Filipo, depois foi até

 Apolônia  mas precisamente Tessalônica e dai , por  causa da perseguição foi para Beréia. Como ele viajou muito de navio ,é possível que os  demais lugares  , ele  tenha ido a cavalo e tudo indica que passou muitos meses em Tessalônica.

 

Temos  três lições  como  contexto. As distancias, o meio de  transporte, no caso do apostolo : Por mar ou por  terra  e o  tempo  gasto nessas viagens.

 

Uma coisa interessante   é que podemos falar que  Deus investiu para  valer em Saulo de Tarso; Que é investir? segundo o  Dicionário de Aurélio: ''É uma aplicação em que  se visa um resultado positivo''por isso podemos citar alguns  exemplos: José , Daniel, Isaías  etc... Deus  está investindo em você  e em mim.

 

Para  esse homens não houve  problemas  com distancia, meio de  transporte, e nem  tempo. Nada os impediu  de  fazer a Obra missionária.

 

E nós? Como podemos fazer a Obra sem sermos  educados na Palavra?  Como  falar se o nosso coração está cheio de tudo  menos  da Palavra  de Deus .''A boca fala do que o coração está cheio" Mat. 12:34.    ''  Procura apresentar-te a Deus como obreiro aprovado , que maneja bem a Palavra e que não  tem do que  se envergonhar''.

 

As  vezes o nosso  trabalho Missionário é no meio  da nossa parentela, com os nossos vizinhos,  nossos colegas  de  trabalho,  nossos colegas  de escola etc...   e nem  sempre  fazemos. Quantas  vezes o Espirito Santo nos incomoda e fazemos  de conta que não  estamos entendendo. Sempre  temos uma desculpa.

 

''Não sei  falar, não sei  pregar, tenho  vergonha'' . As  desculpas  de ontem são as mesmas  de hoje. Moisés disse:''Sou pesado de lingua'' ou seja  gago. Jeremias  disse :''Sou uma  criança'', mas a Bíblia diz:''Se  te mostrares frouxo , tua força  será pequena''.

 

Depois  de muitos problemas o  apostolo Paulo encontrou um povo maravilhoso, os  bereanos. Ali estava um povo  realmente  ''Nobre''. Ali estava  um povo  diferente, que recebeu a Palavra com avidez, que  examinou  as Escrituras, sem demora e que foi logo   verificar a  veracidade de toda doutrina que  estavam ouvindo.

 

Vamos para o  contexto: Que  será uma Igreja Nobre? É a igreja que  recebe a Palavra, que  examina as Escrituras  sem demorar e que  verificar  se tudo que  escutam é  mesmo assim.

 

Uma Igreja Nobre estuda a Palavra  de Deus todos os dias para ser educada.A educação não  se restringe somente a  área secular  e social.  Temos que  ter Educação Religiosa também. Uma  das maiores Escolas de educação Religiosa é  a  Escola Dominical.


Você tem ido a E.B.D.? Será que  estamos negligenciando? E você , professor  tem se preparado para  dar Aula? estamos vivendo tempos em que se busca somente as  bençãos e o aprendizado  fica em segundo plano ou mesmo nem planos tem.


Como  vamos ensinar aos colegas, parentes, se não formos aprender?  Como  falar  de um  assunto que se  desconhece o  teor? Precisamos  ler a Bíblia  e depois  estudar. É como um alimento, primeiro  se prova o sabor e depois se alimenta. 


A Seara é  grande e poucos são os  trabalhadores, e a  Bíblia diz: '' Examinai as Escrituras  porque julgais  ter nela a vida Eterna e são elas que  testificam de mim''Jo. 5:39  Em Romanos 15:14  diz que . devemos  ser:''Aptos para  admoestar uns aos outros''.

 

As pessoas estão buscando respostas rápidas  e   sem compromisso com Deus ,seguem qualquer vento de doutrina  e qualquer  religião sem Bíblia, sem prática e  sem fé.


Os Bereanos foram  excelentes na Educação por isso foram chamados Nobres, Vamos nos  espelhar nos Bereanos. Vamos  estudar tudo que ouvirmos e que lemos para  ver se ''é mesmo assim''. Vamos  estudar para sermos iguais aos bereanos na  educação Beréana.

 

Para concluir:

Lembre-se  que: você só pode levantar para ensinar se sentar para aprender. Na Igreja  de Jesus temos que ser Nobres  tendo a ''Educação  Bereana.''

 

Leia também  a postagem ''Nobreza Bereana''.