sexta-feira, 18 de maio de 2012

DRACMA PERDIDA

Dracma Perdida
Diac. Dalva  Coutinho
Resultado de imagem para dracma perdida na biblia





''Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma , não acende a candeia, varre a casa , e a procura diligentemente até encontrá-la? E tendo-a achado, não reúne as amigas e vizinhas dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que tinha perdido.'' Luc. 15:8-9


A Bíblia relata que uma mulher perdeu uma dracma e mesmo tendo dez , pegou uma vassoura e foi varrer toda casa, para achar a tal moeda. Uma dracma tinha o valor de , sessenta reais e equivalia um dia de trabalho. A dracma também chamava-se denário e era a moeda da época de Jesus, e é ele mesmo que conta esta parábola no livro de Lucas 15:8-10 Alguns estudiosos dizem que a dracma valia dez dias de trabalho, outros dizem que era a poupança de uma mulher pobre , mas o fato é que serviu e serve atá hoje de comparação para determinada situação da vida de cada pessoa.

O comportamento daquela mulher é muito interessante. Ela não se acomodou, Levantou-se e foi a luta para achar o que se tinha perdido. Estamos vivendo tempos de perdas : Em casa, na Igreja, no trabalho e até mesmo dentro das pessoas , existem as perdas.
O que se pode perder ? Dinheiro, saúde , emprego, amizade, escola , na área social; Pode-se perder dentro do lar , o amor, a cumplicidade, o carinho, o respeito.

Na área emocional ,pode-se perder a calma, o autoconhecimento, a motivação, o humor etc... E na área espiritual , ainda precisa começar para poder perder , que é ter fé . Assim mesmo tem pessoas que dentro da Igreja já perderam a fé. Mas a mulher levantou-se do seu comodismo e foi a luta, para resgatar o que se perdera dentro da sua casa. Ela pegou uma vassoura e começou a varrer. Levantou uma poeira tremenda , acendeu uma candeia e diligentemente procurou e achou.

Reuniu as amigas e fez uma festa porque achou a moeda. Ao varrer ela jogou para fora o pó da falta de fé, o pó da preguiça de orar e o pó da falta de coragem de Jejuar. Uma outra forma de interpretar é a do pecador perdido. O que tem de pecadores perdidos que precisam de resgate , é algo impressionante.

Nos tempos atuais, o mundo caminha no ritmo do consumo e do materialismo sem freios. A mídia tomou conta dos lares e o verbo da atualidade chama-se ''TER''. E quanto mais o homem tem mais quer ter ,mesmo que isso custe o amor dentro de casa. O individualismo tomou proporções alarmantes. Parece que ninguém tem mais tempo para uma conversa , Estão todos com muita pressa de chegar a lugar algum e que não se tem tempo para nada.

Precisa-se fazer como a mulher do dracma que perdeu uma só moeda. Precisamos lutar para fazer os nossos lares voltarem a ser aquilo que um dia sonhamos, em todas as áreas. Precisamos recuperar tudo que perdemos em nossos lares para podermos fazer uma festa em comemoração de perdidos e que foi achado . Um dos maiores exemplos foi o do próprio livro da Lei.

Quando O rei Davi terminou seu reinado, houve uma sucessão de reis e uma coisa interessante é que os jogos de interesses passaram a mandar nos homens , que se candidataram a reinar em Israel , e nesse ponto da historia, o livro da Lei , escrito por Moisés , simplesmente se perdeu dentro da casa do Senhor .

Muitos séculos se passaram sem que houvesse a preocupação de encontrar , esse livro. Com tudo quando o rei Josias começou a reinar , houve da parte dele , a vontade de reorganizar a casa do Senhor e então deu ordens, para que limpasse tudo, e foi quando Hilquias encontrou o dinheiro e o livro que estava perdido. O rei , muito se maravilhou e organizou o povo, para que começasse a obedecer as leis de Deus . Juntamente com Esdras e os escribas eles leram as escrituras
diante do povo. II Reis 22:1-22.

Hoje em dia , será que tem Bíblia perdida na casa de algum evangélico? A maioria das casas tem a Bíblia aberta no Salmo 91. Se temos um livro que não lemos, que desconhecemos o seu conteúdo, é a mesma coisa de não ter . Podemos dizer que ele está perdido dentro da nossa casa e nada vale estar aberto em qualquer pagina . É mais um dracma perdido. Esta dentro das nossas casas mas longe dos olhos, da mente e do coração e principalmente das nossas mãos.

E a Bíblia estava perdida dentro da casa do Senhor .Tem Igrejas, que nem Bíblia tem. Tem um bocado de livros que não são Bíblias mas que ensinam um propósito , até certo ponto interessante , mas são filosofias de vidas descompromissadas com o evangelho do Senhor Jesus. È o que se pode dizer que:'' Estão perto do caminho''.

Como podemos ter inteligência espiritual sem estudarmos. Conheci irmãos que estavam perdidos no mundo e que quando foram encontrados, tinham tanta fome de aprender a “Palavra de Deus'' que aprenderam a ler na própria Bíblia e tem aquela ''alegria santa '' em dizer que foi O próprio Jeová que os ensinou a ler. Esses irmãos , hoje em dia tem a sabedoria , vinda do alto. Eles estavam perdidos em tudo, eles em se ,já eram as próprias '' dracmas da vida'', mas foram achados e acharam também o mais importante:O Senhor, ''Jesus Cristo'',

Hoje eles podem dizer , como diz o Salmo: 119:144''Eterna é a justiça dos teus testemunhos. Dá-me a inteligencia e dela viverei''. Somente pode ter inteligencia quem se encontrou e achou o que buscava com diligencia , como fez aquela mulher da parábola contada por Jesus Cristo.

13 comentários:

  1. Reflexão abençoada que muito edificou minha vida. Que o Pai continue a dar-lhe sabedoria para essa caminhada em sua presença.

    Josinaldo Bezerra.

    ResponderExcluir
  2. Amado irmão que Deus o abençõe ricamente e seja sempre bem-vindo a este blog e '' Que toda honra e toda gloria seja dada ao nosso Deus'' Obrigado pelo comentário e leia também (quando tiver tempo) a postagem Lo-Debar. Um abraço fraterno da irmã Dalva

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe querido, gostei muito do estudo, peço que visite e comente meu blog! La tem msg muito edficativas, este é o link www.umhomemescolhidopordeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor Evangelista.
    Obrigada pelas palavras de elogio e pelo ''querido". Visitei seu blog mas foi muito rápido não li ainda, mas vou ler com mais calma e colocar lá as minhas impressões. Já comecei a gostar do pouco que vi, me aguarde. Fique na paz.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha
    .otimo nota 10

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom o Texto Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Grata querido irmão.Toda honra e toda gloria seja dada ao nosso Deus

    ResponderExcluir
  8. muito bom esse estudo, que o Senhor continue te usando e abençoando poderosamente, fique na paz de Cristo, abraços

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse estudo, que o Senhor continue te usando e abençoando poderosamente, fique na paz de Cristo, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata minha linda .Que toda honra e toda gloria seja dada ao nosso Deus. Que o Senhor Jesus te abençoe com toda sorte de bençãos.

      Excluir
  10. Muito bom esse estudo, que o Senhor continue te usando e abençoando poderosamente, fique na paz de Cristo, abraços.

    ResponderExcluir