domingo, 24 de novembro de 2013

A CASA SÔBRE A ROCHA

''Portanto quem ouve as minhas palavras e as põe em pratica é como o homem prudente que construiu sua  casa sobre a rocha.'' Mateus 7:24-26

 

 A epigrafe deste texto é  bem clara. ao  destacar como contexto , dois tipos  de pessoas . dois tipos  de  caráter e  as duas enfrentando os mesmos problemas  mas com resultados  diferente  

 

O primeiro , prevenido  , prudente não sujeito as superstições e o segundo insensato , sem noção  ou louco. 

 

O  segredo está somente em um verbo: '' Ouvir e praticar '' caso contrário  será  grande a queda. Portanto estamos diante  de um  texto, que a priori fazemos uma aplicação prática ao  próprio mundo: Escutam a Palavra, Lêem a Palavra. Acham bonita , mas  vem a pergunta: Praticam?

 

Essas palavras foram ditas por Jesus que dividiu as pessoas em dois  grupos: As prudente que ouvem e poem  em prática e as nècias  que  escutam  mas não obedecem na prática.

 

Como diz o texto as primeiras construíram sobre a rocha e as segundas construíram sobre a areia. No V. 26 . observamos que  os dois ouviram e que somente um praticou e quando vieram os  ataques ou seja  as tribulações  o primeiro suportou e o outro  caiu e ''foi   grande a queda''. 

 

A primeira construção feita por  Deus foi a  família que colocou no Jardim do Éden  que na primeira  tribulação,  desabou, justamente por não colocar em pratica  o que ouviu de Deus.

 

O  texto adverte sobre os  ventos, as ondas as chuvas, as enchorradas  que  derrubam as  casas que não  estão  construídas sobre as rochas Naquele  tempo  isso aconteceu com Adão e Eva.

 

Hoje na  sociedade Pós moderna não está diferente, embora a Ciência  tenha  se multiplicado. Os  ventos  estão soprando nos lares através da TV , Mídia, Internet, Tablete,Celulares.

 

A Bíblia diz:     "As invenções é para a perdição do próprio Homem.  As invenções são maravilhosas , mas a falta  de controle e  o  mal uso é que  faz a diferença pois  através  dela os homens  em  geral se perdem.

 

As novelas , os filmes são  verdadeiros instrumentos para soprarem  comportamentos  não  agradáveis a  vontade  de Deus. E a Bíblia diz que ''Um abismo chama outro abismo''.

 

Através das novelas , tudo passa a  ser normal. A pedofilia , o homossexualismo , as traições etc... passa a  ter  um  valor que vai de encontro a Palavra  de Deus e os  abismos  vão  chamando outros  abismos e  de queda em queda o homem vai capitulando o seu lado Espiritual.

 

O  vento sopra e vem as chuvas, e as enchorradas , para derrubar  a  casa. Com os  ventos soprando (exemplos  e conselhos)  ,vem as enchorradas ( convites para  encontros). Depois como circulo vicioso,  vem as  quedas com lares cheios  de problemas. 

 

Existe  também as enchorradas  de enfermidades, crises financeiras. crises matrimoniais , que  tem forças para  derrubar  quem não está  firmado na Rocha que é Jesus.

 

A casa do homem prudente  enfrenta com fé   todos acontecimentos. E concluímos que os dois modos de vida  enfrentam  as mesmas tribulações  mas somente  os que  estiverem firmados na rocha podem levantar a bandeira da vitoria.

Que possamos  construir nossa  casa na Rocha que é o Senhor Jesus.