sábado, 17 de julho de 2021

 

EVIL- MERODAQUE


Resultado de imagem para babilonia









“No trigésimo-sétimo ano do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no dia vinte e sete do duodécimo mês, Evil-Merodaque, rei da Babilônia, no ano que começou a reinar, libertou do cárcere a Joaquim, rei de Judá. Falou com ele benignamente e lhe deu o lugar de mais honra do que a dos reis que estavam com ele em Babilônia. Mudou-lhe as vestes do cárcere, e Joaquim passou a comer o pão  na sua presença, todos os dias da sua vida. E, da parte do rei, foi dada subsistência vitalícia, uma porção diária, durante os dias de sua vida.”  II Reis 25:27-30


Quando  falamos em  Babilônia, nos  referimos a uma terra  de acontecimentos  incríveis  na  historia dos  Judeus. A Babilônia  teve seu inicio no livro  de  Gênesis  ,com  seu inicio  na  Torre  de Babel , quando  surgiu no  coração do  homem a  vontade de  conhecer  o  Céu  e  começaram a  construir uma enorme piramide  a qual  Deus, recriminou e confundiu a  linguá  criando outros idiomas,  impossibilitando  o  entendimento entre eles.

A Babel  foi  se  modificando e dai  surgiu  Babilonia dos  jardins  suspensos. A Babilonia  dos prisoneiros de Israel; Babilonia  das  atrocidades  e dos  costumes  devassos. Terra de um  dos  maiores ditadores do  mundo , o  rei Nabudonosor  que  construiu os  jardins  suspensos  para  agradar a  sua  esposa que  sentia  saudades  da  sua  terra  natal.

A Bbilonia  situada  entre  os  rios  Tigre e  Eufrates  nos  tempos  antigos  , é  hoje o Iraque cujo  nome significa  ''Confusão'' e   hoje  faz  jus , ao  nome  , porque nunca  se  viu tanta  confusão  no oriente ,como  nos  dias  atuais.

Naudonozor  teve um  filho  chamado Evil Merodaque que  é  o  título  desta postagem.  Evil Merodaque  significa  Misericordioso. 

Segundo a Wikipédia

''Evil-Merodaque ou Evil-Marduque (existe ainda outra variante, Amiel-Marduque) foi Rei de Babilônia, filho de Nabucodonosor II. Nasceu por volta de 610 a.C.. Reinou por 2 anos, entre os anos 562 a.C. a 560 a.C. Foi assassinado pelo seu cunhado, Neri glissar, que se apoderou do reino.

O profeta judeu Jeremias conta que Evil-Merodaque no seu 1.º ano de acessão [no 12.º mês no 25.º dia], Jeconias, o deposto Rei de Judá, passou da condição de um rei exilado sob detenção para amigo pessoal do rei. Atribuiu-lhe uma pensão alimentar vitalícia. Isso ocorreu no ano 37.º após o exílio de Jeconias. (Jeremias 52:31-34; II Reis 25:27-30)''.

Quando  Nabucodonosor  , invadiu Israel , levou  entre  os  cativos  ; O  rei Joaquim  e  Daniel figuras  importantes da época.  Daniel  foi  escolhido para  morar no Palácio  mas  o rei Joaquim  (com 18 anos) foi para  as masmorras  do palácio , e  lá  ficou  por  36 anos até  ser  liberto Por Evil Merodaque.
 O  salmo  137  retrata o sofrimento  dos  judeus quando diz:
''As margens  dos  rios  da  Babilônia , nos  assentamos  e  choramos  com  saudades de  Sião e  o povo  que  ali  estava  nos  pedia  que  cantássemos uma  canção  de Sião''.  ''Como  cantar  uma   canção  em  terra  estranha?''

Tudo por  culpa da  desobediência. Quantas  vezes  Jeremias  alertou o povo , para o  castigo eminente, mas  os poderes sociais , políticos  e  religiosos foram  verdadeiros tropeços para os  avisos do Profeta e  agora  todos  pagavam o  preço  da  desobediência; Mudou alguma  coisa nesta época  da  geração  ''Hightech''.

A  tecnologia  está   cada  v ez  mais  adiantada,  mas  a  humanidade continua  a  mesma. A idolatria , as  filosofias de  vida, as  feitiçarias. as prostituições alcançam índices  alarmantes . Paralelo a  isto  estão os  vícios das  drogas, as  bebedeiras , os  assaltos, as  promiscuidades, a falta  de  respeito, os  roubos, os  homossexualismo , os  lesbianismo, assassinatos, as pedofilias e  tudo  que  aborrece a  Deus.

Tudo isso  acontecia nos tempos  de  Jeremias. Este  profeta  tinha o  apelido  de  Profeta  chorão , porque  avisava  chorando o  que  ia  acontecer, mas  ninguém se  incomodava. O próprio  rei Joaquim  também pagou o preço. Foi  preso por  36 longos  anos. Perdeu a  juventude , perdeu a mocidade, enfim perdeu os  melhores  anos  da  sua  vida.

Quantos  estão perdendo os  melhores  anos  de  sua  vida ,presos  aos  vícios. O  cigarro  , por  exemplo tão pequeno , mas  consegue segurar uma  pessoa. Um  dia  alguém perguntou o que  era o  cigarro e  ouviu uma  resposta  interessante ;"O  cigarro é um  cilindro  de  papel , que  tem uma  brasa  de um  lado  e  um  idiota  do outro''.

Jesus , certa ocasião pediu aos  discípulos  que  fosse  do outro lado de  desamarrasse  um burrinho e  seus  filhotes  e  quando alguém perguntasse , respondesse que o mestre precisava  deles. Mateus  21:1-11. Quando  meditamos  no  texto e no  contexto , observamos  que  tem  muita  gente do lado  de  fora , amarrados  aos pecados, aos  vícios da  bebida e que precisam  ser  desamarrados  para seguirem  e  servirem  ao  Senhor.

Somos  nós os  profetas  da  atualidade que  temos  obrigação  de  avisar '' quer  ouçam  ou não.
Somos os Evil Merodque  da  atualidade , com a   obrigação  de  tirar  ou  tentar  tirar os  cativos da  Babilonia  Espiritual dos  tempos  de  hoje.

 A nossa  Diretora  vai iniciar  hoje  um  trabalho em  Vídeo  sobre  a  vida  dos  Profetas e  cada uma  de  nós,  tem a  missão  de  escrever  sobre um.

 

DA LEI DE TALIÃO AO TEMPO DA GRAÇA





''Olho por olho, dente por  dente, pé por pé,queimadura por queimadura, ferida por ferida.vida por vida''.Ex. 21:24

''Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra; ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e quem te obriga a andar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.''Mateus 5:38-42.

 

Do tempo da ''Lei de Talião''até o tempo da ''Graça'', muitas coisas aconteceram.Quando Jesus  abriu os braços na  cruz do calvário  e deu seu ultimo suspiro, terminou um tempo e começou  um novo tempo.

 

Daquele momento  em diante , nasceu uma nova era, carimbada com o sangue inocente do Senhor Jesus Cristo. O tempo da lei  terminara  e começava o  Tempo da Graça  .

 

  A titulo de curiosidade: Quando, Napoleão Bonaparte, invadiu o Egito, exclamou:''Soldados! do alto dessa pirâmide, quarenta séculos vos contemplam''.Parafrazeando Napoleão, naquele dia nefasto, em que aquela  cruz foi erguida ,podia-se  dizer ( se fosse possível) em alto e bom tom:''Povo Israelita! Do alto dessa cruz , quatro  mil anos  , vos contemplam.''

 

 Começou a nova Era. Foi a vitória do  grande projeto de Deus  cuidadosamente  estudado e elaborado, usando tudo e todos para fazer surgir uma nova historia, um novo povo,e uma nova vida, a começar pelo seu filho Jesus Cristo.

 

O tempo da lei ,foi um tempo conturbado, violento, em que foi preciso criar a ''Lei de Talião''. Essa lei fazia parte do ''Código de Hamurabi''.  


Hamurábi era rei da Babilônia e criou esse código , para melhorar a ordem na sociedade.No código, foi criado a''Lei de Talião'' que a priori, dá a impressão de ser o nome de uma pessoa, mas é somente uma expressão latina:''Lex talione''(lex-lei e talis-tal, tipo) que surgiu para que houvesse , reciprocidade, ou seja : O castigo correspondesse ao tamanho da infração.


Isso comprova que havia excesso  e a lei  coibia os  abusos  do poder, mas,para  informação'' extra'', ela ainda existe  em Hebron  e na  faixa  de Gaza , no Oriente Médio.

E aqui , pra nós,  em nosso meio também, escondida e camuflada. Se em algum momento da nossa vida, nos vingarmos, estaremos usando essa ''Lei de Talião''. E seremos  de certa forma uns''Fora da lei''.


Na  realidade, essa lei não pertence ao Decálogo de Moisés.Ela foi enxertada nas leis  de Israel que  também abusava  do poder. As leis  de Israel eram morais, civis e religiosa e a lei de ''Talião '',  serviu para disciplinar as relações sociais entre  judeus, mas ainda houve excesso  como alguns  casos que  vamos  citar como exemplo.


No livro de Gênesis 4:10 está narrado o primeiro assassinato e exibe , o dialogo de Deus com Caim. Mesmo sabendo que  ele matara seu irmão Abel, Deus permitiu o ''livre arbítrio'' mas  reclamou  para  si , o direito  de vingança, já que ele é o autor  da vida. Somente ele teve e tem o direito de tira-la. 

 

 Ao fazer a  pergunta a  Caim, onde estava Abel , completou o dialogo, dizendo: ''A voz  do sangue ,do teu irmão , clama por mim desde a  terra''. Gên, 4:10.

Aprendemos  com  esse  texto que , em todo assassinato, a historia se repete. Do seio  da terra, o sangue clama por justiça, a  Deus.


Mais adiante , a Bíblia  descreve  o espirito de vingança  exagerado de Lameque, filho de Caim. E  ele pedia uma vida por um ferimento, em outras palavras ''Pena  de morte''. 


Um outro caso , foi o  de Levi que juntamente com outro irmão se vingaram cruelmente por  causa do estupro  sofrido por Diná.  Convém  lembrar que ,Levi e Diná , são dois dos filhos  de Jacó.


Mas o povo que mais rejeitou as leis de Israel , foram os Edomitas, que  eram  descendente de  Esaú  . Eles tinham raiva  de Jacó , por causa da historia da primogenitura, roubada por ele.  Ao  longo dos anos,a historia  relata que  eles não somente odiaram Jacó  como  se  tornaram inimigos cruéis  de Israel.

 

Eles foram um problema para Moisés , na  travessia do deserto Num 20:4. Se opuseram  a Samuel (1º Sam14:47);Foram  um problema  para Israel(Nm 20:4).;Lutaram contra Davi (1Reis 14:47); Lutaram contra Josafá  e ficaram felizes quando Israel foi levado cativo para  Babilônia e  gritavam :''Arrasaia, arrassaia''. Salmo  137:7(b).

 

Como o  texto  diz , tem contextos semelhantes entre nós, quando alguns irmãos se alegram com o sofrimento de outros irmãos. Ministérios  evangélicos , que  deveriam ser unidos , se vangloriam com a perseguição de outros Ministérios. Lideres que atacam outros lideres até mesmo na hora da pregação.

 

Os Edomitas , construíram uma cidade  de entrada misteriosa com uma única porta para entrada e saída, e se sentiram  seguros ,  esquecendo-se, que nada  está  escondido dos olhos  de Deus. Para Ele não existe,porta , muro e nem muralha. Ele vê tudo.

 

Os edomitas  foram amaldiçoados por Deus e  sua cidade  chamada ''Petra'' é hoje campo de  estudo dos  Arqueólogos. e está localizado  no  ( deserto de Negueve) onde  até a  areia tem pigmentos  avermelhados,  semelhante ao guisado, que Jacó (espertamente) tirou do seu irmão Esaú.


É praticamente impossível  falar em todos os  casos  mas  agora vamos comentar o tempo da  Graça , que faz parte  do título  desta postagem.

 

O tempo da lei é o tempo de Moisés e o tempo da Graça , é o novo tempo, inaugurado por Jesus. A priori  dá impressão de ser um  tempo fácil, mas não é, porque  existe muitos  desafios.

 

Moisés  escreveu as leis para a  educação civil e social e Jesus trouxe a educação individual e  espiritual,  começando   sua  atividade educadora ,   de dentro para fora ou seja  do coração de onde parti as saídas da vida . Uma  educação cuja finalidade é salvar o homem dele mesmo, de sua tendências ruins. 


''Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra; ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e quem te obriga a andar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.''(Mateus 5:38-42)

 

Está ai acima , alguns itens  a  ser obedecido no tempo da '' Graça ''. 

Quando perguntaram a Jesus, quantas  vezes  era preciso perdoar  ele respondeu:'' Setenta  vezes  sete''. Se uma  vez, já é difícil quanto mais  setenta vezes sete, mas  temos que obedecer.

 

Jesus  deu exemplo: No madeiro, ele disse : ''Pai perdoa-lhe , porque não sabem o que  fazem''.

Na  realidade, a Bíblia   que  condena a vingança, é a mesma  que tem um alerta que diz:''O que o homem plantar , isso mesmo colherá''Gal. 6 e em Romanos 12:19 (b)  diz:"Minha é a vingança''.

 

Se você , meu irmão ou irmã, amigo e amiga, sofreram alguma injustiça, pode aguardar que o dano que sofreram, terão  o justo castigo , mas se magoaram alguém, também receberão  o pagamento  com a mesma intensidade com o que praticaram a maldade e isso é para mim , em primeiro lugar.

Vamos  ver  outros itens da educação  Cristã, do tempo da ''Graça'':

1-'' Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.'' Rom. 12:14

2-''A ninguém torneis , mal por  mal'' Rom. 12:17.

3-''Não vos vingueis a vós mesmo''. Rom 12:18

A bondade e a benignidade  faz parte da educação Cristã.

1-''Se  teu inimigo tiver fome, da-lhe  de comer  ,e se tiver sede  da-lhe  de  beber.''

 

Da lei de Talião até os dias atuais, muita água rolou por debaixo da ponte do tempo. Nós  temos todos os quesitos do Cristianismo para estudar, e sermos  provados e aprovados.  

 

Jesus  transformou a água em vinho, no casamento das Bodas  de Caná  e vinho da melhor qualidade. Isso significa  que quando o Senhor  entra na vida de alguem , ele  transforma  e educa a pessoa  para ser uma outra pessoa, de melhor qualidade, que passa a viver com outro comportamento. Não mais ''olho por olho e dente por  dente e sim perdoando quando se  faz nessessario  e pedindo perdão quando for preciso.

 

É fácil?  Não.

 Em qualquer situação  de risco, devemos  clamar por Jesus, para que ele nos ajude a cumprir o que  está  escrito, dentro da sua vontade. Foi  ele quem aconselhou, ele nos  dará força para obedecer.

E concluímos  deixando para meditação:''Não  te  deixes  vencer  o mal, mas  vence o mal com o bem''. Esse conselho preenche a lacuna entre  os  extremos , onde  de um lado está ''Lei de Talião ''e do outro  a ''Graça'' de Cristo 

 

Em outras palavras em formato humano. De um lado um coração vingativo, na velha vida  e do outro um coração perdoador  na vida nova .


 

MUROS , MURALHAS E LEMBRANÇAS

                                                                       Resultado de imagem para muros e muralhas da biblia   "Cuidado, que ninguém os engane. '' Mateus 24:4  

A Educação  está  respaldada  na Palavra de  Deus  e  vamos  refletir  no que podemos  comparar a  educação  com  muros  fabricados  na  mente  de  cada pessoa , através   das palavras.

Existem os  muros : psicológico , emocionais , físicos , materiais, e espirituais. Esses muros  são levantados  através da  educação  paterna,  educação  de professores  , educação   dos  Lideres religiosos.  Contudo Jesus  adverte : ''Cuidado. que ninguém vos  engane''.

O maior inimigo  dos  muros ,é sem sombra  de  dúvida  , o engano.
O engano é  como  uma ''pedra no caminho''.  Existe   um inimigo  interessado  em destruir    cada  muro  erguido, principalmente  os  muros  da  fé.
Mas ,  Jesus  alertou sobre  o  cuidado  que  devemos  ter , e o zelo em vigiar  . 

   Cada pessoa  deve  guardar  em seu  cérebro  as  lembranças dos  ensinamentos com relação a se  mesmo, a  sociedade, as  autoridades  e a  família. Ele é  construído  com  a Palavra  de  Deus  e  atinge  todos  as  áreas  da  nossa vida.

Existe  uma  coisa  que acontece  nos  muros  que  são  as  brechas. Essas  brechas 
são  espaços  que  ficam  nas  áreas  que  formam a  vida e  vamos   meditar  cada uma  delas. No livro de  Ezequiel  Deus  mandou  esse profeta  avisar  aos  lideres  que  eles  tinham um  trabalho a  fazer que  era  restaurar  as  brechas  do povo  de  Israel. Disse  Ele:
''Vocês não foram consertar as brechas do muro para a nação de Israel, para que ela pudesse resistir firme no com­bate do dia do Senhor.''  Existe  por  traz  das Palavras uma  ordem a  ser cumprida, e  nos  versículos de  1- 6  de Ezequiel , observamos , que  os lideres  são comparados a  chacais.

Era o  tempo da  lei , mas o povo com o passar  do tempo  esqueceu  dos preceitos da lei  de  Moisés  e  passam  a  fazer as  coisas  mecanicamente.  Levavam as  crianças  para  circuncidar , levavam os  animais  para  a oferta, faziam  longas  orações , colocavam longos  filaterias  nos  vestidos  para   exibirem  , uma  santidade que  nem  sempre  tinham,  e  esses  comportamentos  devido a  mesmice , abriam   brechas no que  aprenderam.

O povo estava  com  seus  muros:  emocionais , pscicologico , material , físico e  espiritual  com grandes  brechas. Outros  com muros  derrubados  e  outros  nem muro  , tinham mais. Precisavam  de um um  líder que estivesse  comprometidos com a  obra, para  que houvesse  restauração  na  vida do povo de Israel. O povo  estava  no caminho dos  enganos e  precisava  de alguém para  relembrar que  um dia  alguém  construiu um muro  dentro  deles.
Ezequiel 13:5

Esse muro , construído  dentro deles   , evitava  que  fossem  alcançados  pelos enganos , emocionais , psicológico , materiais , físicos  e  espirituais, que  abriria uma  brecha , por onde  poderiam passar os  enganos  da vida.  Hoje  existe isso? Claro que  sim . A Televisão  , a  internet  oferecem de tudo  que  possa  fazer uma  brecha, nos  ensinamentos espirituais.

A Bíblia  cita um Juiz  que  nasceu  para  julgar  Israel , cujo propósito  Divino  era o  de  manter  os  ensinamentos  da Lei :  Amar  a  Deus  sobre  todas  as  coisas . Evitar a  Idolatria, aconselhar  e mostrar o  caminho  certo  para o povo . Esse  Juiz  foi Sansão. 

Sansão foi o tipico rapaz   de  todos  os  tempos , cujo  pecado principal  sempre  foi a  teimosia. Quantas  vezes  seus  pais o   educaram  a  não  fazer pactos  com moças  estranhas  , principalmente  as  midianitas. Nos muros  de  Sansão  estavam  escritos  tudo que  podia  ser  em  beneficio   dele  e  do povo.

Mas  a  Dalila  era somente o que  importava a  Sansão.  Quantas  vezes  os  pais  de  Sansão  quiseram  construir  esse  muro  dentro  de  Sansão , mas  sem  êxito.  Sansão preferia  sempre  ficar nos  jardins  das  outras  terras  em busca  de '' belezas  virtuais''. Tantas  moças  lindas  em Israel  , mas Sansão  só queria as  mulheres  midianitas. Tanto fez, que Dalila conseguiu abrir uma  brecha nos  muros de Sansão.

Dalila  conseguiu por  em '' xeque  mate '', toda  educação  dada pelos  pais  de  Sansão. Um outro  exemplo foi  o  de Neemias . Esse  servo do Senhor  chegou  em Jerusalém  e  foi ver  na  calada  da  noite  , como estava  os  estragos  dos  muros  de Jerusalém  . Ele  começou a   examinar  e  fazer   seus  estudos  do que      fazer e de como  fazer  para levantar os muros  de Jerusalém,  e  lógico  que  começou a  enfrentar  os  inimigos da  paz. Tobias  e  Sambalate . Esse  dois  queriam  abrir  brechas  em todas   as  áreas . 

Para  cada  personagem  Bíblico  , existe  alguma  missão  especifica . Se para  alguns  foi levantar  muros,  outros  foram  derrubar  muralhas como  foi o  caso  de Josué,   e  as  piores  são aquelas  que se  formam no interior da pessoa. Quantas  muralhas  de ódio,  de  ganancia,   de  vingança, de  enfermidades  etc...As pessoas precisam  de  ajuda  para  derrubar   esses  blocos  que impede  uma  real   libertação.

Davi   foi  outro exemplo  de  problemas  de  todas  as  áreas.  Fisicamente  , deixou que  a  beleza  Bete Seba  abrisse  brechas  no físico, emocionalmente  se  entregou e  derrubou seu muro   de  fortaleza; psicologicamente  o angustiou.
''O emocional diferente do psicológico, já que o psicológico é o que está dentro da mente, ou seja, pensamentos e ideias em relação as coisas.

Já o emocional está relacionado com as ações e opiniões mais profundas, que exteriorizam o nosso ser as nossas ideias e desejos em relação a tudo, assim como o psicológico.''
Bete Seba  atingiu  Davi   em todas  as  áreas. Ela  abriu brechas psicológica , porque    se alojou  nos pensamentos  de Davi ,e segurou  sua  mente  de  todas  as  formas porque  ele  só pensava  nela.   

Emocionalmente   foi capaz  de  atos  de  torpezas  , para  conseguir  satisfazer  seus  desejos , que foi  fruto  de  uma  educação  negativa, que  abre  brechas  não só nos  seus  muros  como  também nos muros  do próximo.

A nossa  educação  constrói esses  muros e  nos  dá  segurança ,para  enfrentar o nosso  dia a  dia  sempre  nos  lembrando  que  temos  que  vigiar.

 

DERRUBANDO AS MURALHAS


Resultado de imagem para muralhas de Jericó


“Foi pela fé que os muros de Jericó desmoronaram, depois de se lhes haver dado a volta durante sete dias”. (Hb .11, 30)

Jericó , é a  cidade mais  antiga  do mundo. Ela  foi  fundada entre 8.000 e 9.000 a.C e  hoje  compreende toda  região  da  Cisjordânia no Oriente Médio. A palavra  Jerico  significa , ''perfume'' e essa  cidade era cheia  de  palmeiras e ficava  as  margens  do  Rio Jordão. Região  de  grandes  conflitos , traz  na  sua  fita  histórica  a exibição de uma  grande  muralha.

Era comum na  época , segregar os povos  dentro  de  fortes  muralhas para  proteger as cidades de invasões de outros  povos e Jerico não escapou  desse tipo de proteção. Como  exemplo visível podemos  citar uma  das  sete  maravilhas do  mundo, as  ''Muralhas da China" que  é  vista do espaço, e que ainda  existe.

Mas  queremos  refletir, após este breve  comentário inicial , sobre  as muralhas de  Jerico  da Bíblia, cuja importância  se  pode  observar sob diversos aspectos: histórico, emocional  e  espiritual e o que  foi  usado para provocar a queda de tão forte muro.

Já  citamos  um  pouco  da  história e vamos  nos  deter no lado emocional  e  espiritual.  Como  foi derrubar uma muralha emocionalmente e espiritualmente falando , sem o  uso de  bombas e  nem explosivos. Somente com  sons de  trombetas.

A palavra Jericó aparece  70 vezes na  Bíblia e os  acontecimentos  narrados é  de '' tirar o folego'', como diz o  ditado  popular. Foi lá que a  água  salgada se  tornou doce (Ex.15:23-18).Aconteceu  a ressurreição  de  Lazaro (Jo.11;37-44), o  encontro de Jesus com Bartimeu e com  Zaqueu,  a  transformação da  vida  de  Raabe etc...

Após a  saída  do Egito e da  morte  de  Moisés, assumiu  a  liderança dos  Judeus o Lutador Josué. Esse homem , divinamente escolhido e  divinamente orientado, teve  a  missão de  derrubar a  grande  muralha, usando apenas  sons de trombetas.

Ficamos imaginando o que  foi os  sons  das  trombetas. Imaginamos  que na  escala musical , que  existe infinitos  acordes e ritmos , foi usado apenas um  som  de uma nota  só. Digamos  que  foi mais, ou menos  assim:  Foom. Foom. Foom. Foom...


Esse barulho , tocado uma ou  duas  vezes já  se  torna um pouco chato , imagine durante  sete dias e  sete  noites  sem  parar. Isso  foi  emocionalmente irritante para o povo de  Jericó. A coisa proposital , repetitiva torna-se angustiante e estressante e não  existe nervos  que suportem.

Isso  nos  faz  meditar que para matar  alguém  , nem sempre se precisa de uma  arma. Pode-se matar  de  raiva e  até  mesmo  um  som pode  conseguir quebrar vidros.  
''A Física sugere que a voz é capaz de quebrar vidro. Cada pedaço de vidro, assim como todos os materiais, possui uma frequência ressonante, isto é, a velocidade com que vibra quando se choca ou recebe outro estímulo, que pode ser, por exemplo uma onda sonora. Taças de vinho são especialmente ressonantes devido à sua estrutura tubular interna oca, que produz um som agradável ao tinir. Se uma pessoa conseguir cantar neste tom exato – que de acordo com a lenda é um “Si Maior” mas, na verdade, pode ser qualquer tom – sua voz fará as moléculas do ar em volta da taça vibrarem em uma frequência, forçando-a a vibrar também. Se a nota for emitida suficiente alta, o copo irá vibrar até quebrar.''

 Foi o que  aconteceu na  queda  dos  muros  de  Jericó. O som irritou  emocionalmente , o povo , as  forças  armadas  e conseguiu penetrar nas  molecas  do  ar  em  volta das  pedras arrebentando-as e  consequentemente  a queda  da  muralha.

Deus  que  fez  todas  as  coisas , visíveis e invisíveis , inventou a física e a  química , e  faz  como  quer, onde  quer e com  quem  quer. As  forças armadas de Israel  venceu a  guerra , derrubou  muralhas  e  conquistou a  terra prometida.

Não sei quais  são as muralhas que  envolvem sua a vida  , meu caro leitor. Todos  nós  sempre  temos  uma  muralha para derrubar, senão  vejamos: As  muralhas  das  enfermidades,  as  muralhas  das  dividas,  as  muralhas dos  vícios, da  religiosidade, da  descrença, da idolatria,feitiçaria,

da  dor,medo, mentira,miséria,  traição, adultério,ira , inveja e  morte.Diz  a Palavra de Deus:''Hoje tenho  dado na  tua  mão a  Jericó  , ao  seu rei e aos  seus  homens valorosos'' Jos. 6:2

Queremos  concluir dizendo  que para tudo  tem jeito. Seja  qual  for   a muralha  temos  um  remédio infalível .(A Oração) que  vibra  dentro  do  silencio e sem  que  seja  visto  sobe  por  um caminho  bem alto até  chegar ao Criador  e  que  desce  também  dentro  do mesmo  silencio  derrubando as muralhas da indiferença e  da  falta  de  amor,  resolvendo todos os  problemas.

Experimente. Eu  viajei muito  de  avião, mas de  repente fiquei  com  fobia de avião, e  para  vencer  essa  muralha , usei  o  recurso da oração e hoje continuo  dentro dele  e a  minha  vitoria  tem  sido completa porque Deus  fala  para  mim ."Não  temas''.''Eu sou o Deus de Josué e sou o  teu Deus que  continua  derrubando  as  muralhas.'' As  minhas e  as  suas muralhas , querido leitor.
Medite  Nisso!

 

GUARDA A FORTALEZA



Resultado de imagem para guarda a tua fortaleza


''O destruidor sobe contra ti. Guarda tu a fortaleza, vigia o caminho, robustece os lombos, arregimenta bem as tuas forças''.   Naum 2:1

Na postagem passada  meditamos  sobre as  muralhas e observamos que o sentido é  mesmo. As muralhas  de Jericó  escrita por  Josué não são tão  diferentes das  fortalezas escritas  pelo Profeta  Naum.

Na primeira são as pedras que  somente  Deus poderia  destruir e  as segundas são os  cuidados que o homem tem  que  ter para preservar  sua pessoa  física , sua alma e  seu espirito.


Naquele tempo as muralhas  guardavam  a cidade e  eram  verdadeiras  fortalezas  para  segurança dos  que habitavam naquele  lugar.

Naum foi um profeta  menor e seu  nome  significa '' o consolador'', e tudo  está  acontecendo em  Nínive a mesma  cidade  que cento e  cinquenta  anos , recebeu a  mensagem trazida por  Jonas.

O  tempo passou e o povo  esqueceu do  que prometera a  Deus. Voltaram  as  ruindades, e as  maldades se  multiplicaram. Chegavam a retirar a pele das  pessoas  e forrarem  suas  tendas.

Estavam fazendo  atrocidades terríveis por  trás  daquelas  muralhas físicas

Todavia  se formos nos  aprofundar neste termo, observaremos  que as  muralhas visíveis   é uma  coisa , mas  existem as invisíveis ,  criadas pelas  circunstancias,  e até criadas  por  nós mesmo.

As criadas  pelas  circunstancias , são  aquelas que  não  dependem de nós. Elas  aparecem  e  nos  cercam com tantas  restrições que é  ai  que  entra o  conselho do profeta  Naum:''Guarda a fortaleza''.

''Guardar a  fortaleza'', não  depende  da nossa  força  física, não  depende da nossa conta  bancária, nem dos  amigos importantes,  nem do nosso nome  de família,  mas  sim da nossa  fé.

Como  exemplo podemos  citar a atual  conjuntura do nosso pais. Podemos  fazer alguma  coisa? Os  desmandos atingiram a  nossa nação e nos  cercaram de  tal forma, que estamos  presos dentro dessa  muralha de   descasos , que  somente  Deus pode nos  ajudar.

Diz o  ditado  que :''Coração é  terra  que  ninguém  pisa''. Somente  Deus pode chegar ao  coração dos  homens e  reverter as  situações. O  desemprego está ''em alta'' dentro  da  muralha construídas pelos  homens .

Está  faltando  tudo em  todas  as  áreas da sociedade, O Brasil está  cercado pelas muralhas das  carências: Nas  escolas, na  saúde publica , na  segurança, nos  meios  de  transporte etc... Somente Deus  pode  fortalecer  a  nossa  fé para  termos  força  de  guardar a nossa  fortaleza.

Paralelo a esse  fato, podemos  falar sobre  as muralhas que  nós mesmo criamos em  redor  da  nossa  vida espiritual. Quando não  aceitamos a  Palavra  de  Deus, estamos  criando uma  muralha espiritual  , onde nada  entra e nada sai.

Na  Bíblia temos , vemos  os exemplos  de Ana e  de  Penina. A  vida  de Penina era  cheia de  filhos  e a  de  Ana  era  vazia.
Quando Ana descobriu  essa  muralha , começou a guardar a fortaleza  através da oração.

E nós? Quantos filhos poderíamos ter, se  guardássemos  a  fortaleza. Somos um povo que poderíamos  ter  muitos "filhos" (empregos, casas, carros, saúde, segurança etc...) se orássemos mais, considerando que os  nossos  sonhos são as capsulas dos  nossos desejos.

Penina foi uma inspiração para  Ana. A  Bíblia não cita, mas quem  sabe se Penina não estava  em  sintonia com a oração e adoração a Deus , e  Ele  queria  que Ana fizesse o  mesmo.

 Uma  cidade  americana  fez oitenta  horas  de  oração , continuada. Resultado : as muralhas  da violência  diminuíram consideravelmente. O Emprego  voltou a  crescer , a  saúde melhorou muito. 

O povo  da  cidade  guardou a fortaleza pela oração e as  muralhas da  violência  ruíram. Quem sabe  se  Deus não  quer  que  façamos  o  mesmo. ''A oração pode  tudo  em  seus  efeitos'' Tiago  5:15.

Através  da oração , as  muralhas   são destruídas, os  cegos  enxergam , os  aleijados  andam, os  mudos  falam e os  milagres  acontecem.

Vamos  orar , amados . Vamos  guardar  as fortalezas através  da oração  ao Deus  de Moisés, Abraão Isaque  e  Jacó  que  hoje em  dia , é  o nosso Deus.

Quando  citar os  nomes  dos patriarcas, cite o seu também e veja  como somos  importantes em  fazer  parte  desta  galeria da  fé,  que  não  existe destruidor que faça nada  contra, porque  Deus é nossa  fortaleza, socorro  bem presente.

sexta-feira, 16 de julho de 2021

 a-feira, 28 de junho de 2017PRECONCEITOS

Diac. Dalva  Coutinho
Resultado de imagem para preconceitos



Tiago capítulo 2 e versículo 9: “Mas, se fazeis acepção de pessoas cometeis pecado, e sois redarguido pela lei como transgressores.” 


Vamos discorrer sobre Preconceito. O que  vem a  ser preconceito? Quais os ramais  da vida  que são alcançados pelos  preconceitos? Quais  os  desgastes  que  isso  traz as pessoas? Que  exemplos temos  na  Bíblia? E como  saber  se  somos  preconceituosos?

Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, culturas, religiões, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Ao ser usado no sentido pejorativo costuma ser simplista, grosseiro e maniqueista.( Wikipédia)

O preconceito abrange a língua,  a cor, a sociedade e  a religião. Segundo a  Bíblia o preconceito nada  mais é  que fazer a  acepção de pessoas quanto a sua  forma  de  falar., quanto a  sua  cor, quanto a sua  raça , quanto a sociedade e  quanto a  sua  religião.

Desde os  tempos  mais  remotos que existe  essa  forma  de procedimento, que  nada  mais é que ,uma  discriminação  que afasta as pessoas ou seja  uma  falta  de  educação  espiritual, social, racial, religiosa e  acima  de  tudo humanitária.

Achamos  que o preconceito existe  somente no que  diz  respeito  a  cor da  pele, todavia não  tem  sido  somente  assim. Existe o preconceito  da idade , onde  os  velhos são  discriminados  . Existe o preconceito  contra as  mulheres, que numa  sociedade machista, são  desvalorizadas e  vitimas  de  toda  sorte de  abusos, existe o preconceito religioso em  que  as mulheres não podem  exercer cargos de  destaque nas igrejas.


 A Bíblia diz:
Nos  tempos  remotos as  mulheres não  valiam absolutamente nada , principalmente se  fossem esteres . As  mulheres  somente  tiveram liberdade com a  vinda  de  Jesus Cristo e hoje  ainda  existe uma  certa  resistência  de alguns  homens para  reconhecer  esta  emancipação. O machismo  ainda impera em  tudo e  em  todos os  lugares.

Até  mesmo nos lares existem preconceitos. Na  Bíblia, observamos a  Raquel  que  tinha  preconceito contra  o  filho  mais  velho, Esaú . A  escolha  de  Raquel  dividiu  os  filhos, e ao proteger Jacó,  tornou-se o simbolo de  mães que não  sabem liderar  seu  filhos dentro dos  parâmetros  da unidade.

O Preconceito dos  lares, vão as praças. Tem um  ditado  que  diz: ''A  educação  de casa vai  a praça''.  Uma  pessoa  educada  em um lar  equilibrado, vai  ser  educado   em todos os  lugares. Dentro  da  educação existe  um  espaço  dedicado aos preconceitos.Uma  pessoa  educada sabe  respeitar  as  diferenças.

Uma pessoa  educada  respeita o pobre e  suas  limitações. Respeita o modo  de  falar de uma outra. Respeita  os  mais  velhos. Respeita  a  cor da outra, lembrando-se que  se  ela  pudesse  escolher não nasceria , negra, amarela  ou  vermelha. Uma  pessoa  educada respeita as  diferenças  culturais. Respeita as lésbicas, os  homossexuais . Não  se  pode  esquecer que o amor não  vê as  diferenças mas  tenta ajudar a  todos no quesito: ''Conscientização '' para que, como o ''filho pródigo'' caiam em  si.

Ultimamente , o Brasil  guarda no seu interior uma  minoria preconceituosa   regional. Gente  que  exibe um  diploma  universitário  , que  se  diz  Doutor . mas  que  seu  comportamento  é  uma  verdadeira '' vergonha'' para a  Faculdade onde fez o  "Juramento de Hipócrates'' ou de outras profissões. Será  que  sabem o  que  isso? Ou  será  que  nunca  se  formaram em lugar  nenhum e ostentam  um  diploma  que  não  existe , ou  que  foi  comprado?

Que  isso surja de um ou  de  uma  pessoa ignorante , ainda  se '' aceita'', mas  de uma uma pessoa  que  se diz ''profissional'', é  no minimo  ridículo. O preconceito regional  divide  fronteiras de  norte  a  sul  e surgem  os preconceitos  contra os nordestinos . Estas  pessoas  esquecem  ou desconhecem que o  braço do  nordestino  tem impulsionado  o progresso  desta  nação.

Na  Bíblia vemos  o preconceitos  contra  os  Judeus. Os  outros  povos , eram  contra os  Israelitas , por  não  concordarem com o Deus  dos Judeus.  Esse  espirito  de  antipatia  cresceu  e surgiu um  sonho  de uma  raça  pura , onde  não se  aceitavam ,negros, deficientes  físicos  e  homossexuais . Hitler  deu prosseguimento  ao espirito de Nabucodonosor . , que  entre  outros  reis , escravizaram  o povo Judeu.

A antipatia teve respaldo na  situação  financeira dos israelitas, porque houve um  tempo em que o lastro de  ouro de uma  nação era medida pelo número de judeus que residiam no pais. Isso  gerou inveja, ódio , e preconceito, então  surgiram  os  inimigos gratuitos e  entre  eles o ódio acirrado  de Hitler  e  seus seguidores, que  resolveram exterminar toda raça  Judia.

Uma  coisa  é  certa ,tudo que as  pessoas  não  aceitam , geram preconceitos.  A  beleza  gera inveja  e  preconceito, a  riqueza  gera  inveja  e preconceito . A condição  social  gera  preconceito de  um lado e  inveja  do  outro. Quantas  mulheres  tem  inveja  da  beleza  de  outras!  Quantas  famílias  ricas  querem  ficar longe das  famílias  pobres e  quantas  pobres  tem  inveja  das  ricas.

Somente a Bíblia pode  conscientizar  homem  de tudo aqui vai  ficar. Como  diz  o  livro  de  Jó :''Nu  cheguei ao  mundo e  nu  voltarei'' Jó  1:21''Nu  sai  do  ventre  da  minha  mãe e  nu  retornarei''.

Os  preconceitos nas  Igrejas, onde  não  deveria  existir,  pasmem ! existem sim.  Uns  se  acham  mais  santos  que  outros. Jesus  Cristo chamou a atenção para isso quando  citou a oração  do  fariseu e do publicano. No Antigo   Testamento , existia a Lei da  Franja e  muitos  judeus queriam  ser  mais  santo , que os  outros e por  isso  faziam  as franjas das suas  vestes  maiores que  as  dos  outros.

“Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; não seguireis o vosso coração, e nem após os vossos olhos, pêlos quais andais vos prostituindo. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus.” Números 15:38-40.


"9 Contou ainda esta parábola para alguns que, convencidos de serem justos, desprezavam os outros: 10 'Dois homens subiram ao Templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. 11 O fariseu, de pé, orava interiormente deste modo: 'Ó Deus, eu te dou graças porque não sou como o resto dos homens, ladrões, injustos, adúlteros, nem como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de todos os meus rendimentos'. 13 O publicano, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos para o céu, mas batia no peito dizendo: 'Meu Deus, tem piedade de mim, pecador!' 14 Eu vos digo que este último desceu para casa justificado, o outro não. Pois todo o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".



E  nós como estamos  diante  de  Deus?
Não  estamos  na  mesma  posição diante do Senhor. Como  está a leitura do nosso coração com  relação as  outras pessoas? Cada  um conforme o aprendizado Bíblico está  sendo observado pelo Senhor que anota tudo.

"Toma o rolo dum livro, e escreve nele todas as palavras que te hei falado contra Israel, contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até o dia de hoje."   Jeremias  36:2

A  Bíblia do livro de Gênesis ao livro  de  Apocalipse  é  uma  escada. Começamos no primeiro livro e  temos que subir  degrau por  degrau até a  revelação   final  de  todas  as  coisas,mas não podemos  parar em nenhum  deles, pois  cada  um vai revelar os  pontos  positivos e negativos da  subida.

Tudo que  for  negativo  tem  que  ser jogado no mar  do  esquecimento principalmente os preconceitos  que  jamais  deverão  ser  pescados outra  vez. Colocando uma  placa  mental onde se possa  ler: ''Proibido pescar''.