quinta-feira, 29 de junho de 2017

DA REVISTA ULTIMATO

Por Antonia Leonora van der Meer
A igreja evangélica brasileira em poucas décadas transformou-se de campo missionário em “celeiro de missões”. Como a igreja está assumindo e tratando seus missionários?
Maluco?
Fui convidada para falar sobre missões numa igreja bem viva e dinâmica. A família que me hospedou não se cansava de ouvir minhas experiências missionárias. Até que, de repente, a filha que estava para terminar o curso de medicina começou a mostrar que estava seriamente considerando a possibilidade de servir na obra missionária. O ambiente mudou totalmente:
— Isso seria uma loucura!
Muitos cristãos ainda consideram o missionário basicamente um maluco. Como é que uma pessoa de boa formação ou com responsabilidades dentro da família abandona tudo e todos para embrenhar-se em alguma selva entre povos tribais ou para confrontar situações de alto risco em países resistentes, onde há falta de segurança e de confortos básicos?
— Missionários solteiros, tudo bem (desde que não seja meu irmão ou minha filha), mas um casal com filhos é o cúmulo do absurdo! É claro que Deus não pediria uma coisa dessas para seus filhos! — é o pensamento de muitos.
Será que Deus não pediria? O que lhe custou o seu projeto missionário? A Bíblia afirma que se trata de uma loucura de Deus: uma loucura poderosa para salvar e transformar vidas humanas. Graças a Deus pelos que aceitam ser “os malucos de Deus” (1 Coríntios 1:21-29).
Mas isso significa uma atitude irresponsável da parte do missionário? Ou da igreja? Infelizmente, muitas vezes tem sido! E aí já abandonamos a categoria da loucura segundo Deus para uma loucura humana, irresponsável. Isso acontece quando o missionário é enviado com um espírito ufanista, sem o preparo espiritual, bíblico, missiológico e pastoral adequado. Quando ele ou sua igreja se sentem auto-suficientes, não precisam de ajuda ou orientação, nem de missionários mais experientes, nem de líderes cristãos nacionais. Assim, o missionário é enviado para ser bênção, mas nem sempre será.
Mas existe outra irresponsabilidade ou loucura injustificável e pecaminosa que nossas igrejas têm praticado. Enviam o missionário com a bênção da igreja, que se orgulha em divulgar que sustenta “X” missionários. Mas, de repente, surge um projeto de construção ou outra necessidade urgente que demanda toda a atenção.
— Ora, o missionário é pessoa de fé. Deus cuida dele — e a igreja abandona seus missionários no campo.
Será que o pastor também não é homem de fé? Por que, então, tal atitude inconsequente? O missionário enfrenta dificuldades, às vezes problemas de saúde, falta de recursos básicos, falta de explicações e comunicação, dívidas. Como resultado, surge uma profunda crise. Às vezes trata-se de uma pessoa que se adaptou bem ao campo, progrediu no estudo da língua nacional, relacionou-se bem com os nacionais e acaba sendo derrotada por esse abandono!
Gostamos de falar em guerra espiritual, mas abandonamos nossa tropa de elite, nossos comandos no campo de batalha, sem orientação, sem recursos, às vezes feridos, sem qualquer cuidado! Nenhum exército humano faria isso.
Outra manifestação dessa inconsistência acontece no momento em que o missionário põe os pés de volta no Brasil:
— Voltou do campo? Deixou de ser missionário. Acabou o sustento! — um tremendo contraste com empresas e governos, que enviam funcionários para servir em outras culturas ou situações de risco, e sempre oferecem uma série de compensações.
Mas, no caso dos nossos missionários, se o sustento não acaba por completo, geralmente diminui consideravelmente, afinal “o missionário é uma pessoa simples, chamada para sofrer”…
Não nego que muitos sejam chamados para sofrer. Mas esse sofrimento não deveria ser causado pela igreja que o envia e sustenta, mas pelas condições do contexto de vida do local onde trabalha. É triste saber que missionários brasileiros voltam prematuramente do campo muito mais por causa da falta de preparo, de sustento e de apoio pastoral adequados, e por problemas de relacionamento com os que os enviam, do que por problemas de ministério ou de relacionamento com as pessoas a quem servem, mesmo em países considerados de alto risco.
E o que seria o mártir e o mendigo? E afinal, quem é o missionário? Leia a continuidade deste texto aqui.
> Texto publicado originalmente na edição 269 da revista Ultimato.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

PRECONCEITOS

Diac. Dalva  Coutinho
Resultado de imagem para preconceitos



Tiago capítulo 2 e versículo 9: “Mas, se fazeis acepção de pessoas cometeis pecado, e sois redarguido pela lei como transgressores.” 


Vamos discorrer sobre Preconceito. O que  vem a  ser preconceito? Quais os ramais  da vida  que são alcançados pelos  preconceitos? Quais  os  desgastes  que  isso  traz as pessoas? Que  exemplos temos  na  Bíblia? E como  saber  se  somos  preconceituosos?

Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, culturas, religiões, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Ao ser usado no sentido pejorativo costuma ser simplista, grosseiro e maniqueista.( Wikipédia)

O preconceito abrange a língua,  a cor, a sociedade e  a religião. Segundo a  Bíblia o preconceito nada  mais é  que fazer a  acepção de pessoas quanto a sua  forma  de  falar., quanto a  sua  cor, quanto a sua  raça , quanto a sociedade e  quanto a  sua  religião.

Desde os  tempos  mais  remotos que existe  essa  forma  de procedimento, que  nada  mais é que ,uma  discriminação  que afasta as pessoas ou seja  uma  falta  de  educação  espiritual, social, racial, religiosa e  acima  de  tudo humanitária.

Achamos  que o preconceito existe  somente no que  diz  respeito  a  cor da  pele, todavia não  tem  sido  somente  assim. Existe o preconceito  da idade , onde  os  velhos são  discriminados  . Existe o preconceito  contra as  mulheres, que numa  sociedade machista, são  desvalorizadas e  vitimas  de  toda  sorte de  abusos, existe o preconceito religioso em  que  as mulheres não podem  exercer cargos de  destaque nas igrejas.


 A Bíblia diz:
Nos  tempos  remotos as  mulheres não  valiam absolutamente nada , principalmente se  fossem esteres . As  mulheres  somente  tiveram liberdade com a  vinda  de  Jesus Cristo e hoje  ainda  existe uma  certa  resistência  de alguns  homens para  reconhecer  esta  emancipação. O machismo  ainda impera em  tudo e  em  todos os  lugares.

Até  mesmo nos lares existem preconceitos. Na  Bíblia, observamos a  Raquel  que  tinha  preconceito contra  o  filho  mais  velho, Esaú . A  escolha  de  Raquel  dividiu  os  filhos, e ao proteger Jacó,  tornou-se o simbolo de  mães que não  sabem liderar  seu  filhos dentro dos  parâmetros  da unidade.

O Preconceito dos  lares, vão as praças. Tem um  ditado  que  diz: ''A  educação  de casa vai  a praça''.  Uma  pessoa  educada  em um lar  equilibrado, vai  ser  educado   em todos os  lugares. Dentro  da  educação existe  um  espaço  dedicado aos preconceitos.Uma  pessoa  educada sabe  respeitar  as  diferenças.

Uma pessoa  educada  respeita o pobre e  suas  limitações. Respeita o modo  de  falar de uma outra. Respeita  os  mais  velhos. Respeita  a  cor da outra, lembrando-se que  se  ela  pudesse  escolher não nasceria , negra, amarela  ou  vermelha. Uma  pessoa  educada respeita as  diferenças  culturais. Respeita as lésbicas, os  homossexuais . Não  se  pode  esquecer que o amor não  vê as  diferenças mas  tenta ajudar a  todos no quesito: ''Conscientização '' para que, como o ''filho pródigo'' caiam em  si.

Ultimamente , o Brasil  guarda no seu interior uma  minoria preconceituosa   regional. Gente  que  exibe um  diploma  universitário  , que  se  diz  Doutor . mas  que  seu  comportamento  é  uma  verdadeira '' vergonha'' para a  Faculdade onde fez o  "Juramento de Hipócrates'' ou de outras profissões. Será  que  sabem o  que  isso? Ou  será  que  nunca  se  formaram em lugar  nenhum e ostentam  um  diploma  que  não  existe , ou  que  foi  comprado?

Que  isso surja de um ou  de  uma  pessoa ignorante , ainda  se '' aceita'', mas  de uma uma pessoa  que  se diz ''profissional'', é  no minimo  ridículo. O preconceito regional  divide  fronteiras de  norte  a  sul  e surgem  os preconceitos  contra os nordestinos . Estas  pessoas  esquecem  ou desconhecem que o  braço do  nordestino  tem impulsionado  o progresso  desta  nação.

Na  Bíblia vemos  o preconceitos  contra  os  Judeus. Os  outros  povos , eram  contra os  Israelitas , por  não  concordarem com o Deus  dos Judeus.  Esse  espirito  de  antipatia  cresceu  e surgiu um  sonho  de uma  raça  pura , onde  não se  aceitavam ,negros, deficientes  físicos  e  homossexuais . Hitler  deu prosseguimento  ao espirito de Nabucodonosor . , que  entre  outros  reis , escravizaram  o povo Judeu.

A antipatia teve respaldo na  situação  financeira dos israelitas, porque houve um  tempo em que o lastro de  ouro de uma  nação era medida pelo número de judeus que residiam no pais. Isso  gerou inveja, ódio , e preconceito, então  surgiram  os  inimigos gratuitos e  entre  eles o ódio acirrado  de Hitler  e  seus seguidores, que  resolveram exterminar toda raça  Judia.

Uma  coisa  é  certa ,tudo que as  pessoas  não  aceitam , geram preconceitos.  A  beleza  gera inveja  e  preconceito, a  riqueza  gera  inveja  e preconceito . A condição  social  gera  preconceito de  um lado e  inveja  do  outro. Quantas  mulheres  tem  inveja  da  beleza  de  outras!  Quantas  famílias  ricas  querem  ficar longe das  famílias  pobres e  quantas  pobres  tem  inveja  das  ricas.

Somente a Bíblia pode  conscientizar  homem  de tudo aqui vai  ficar. Como  diz  o  livro  de  Jó :''Nu  cheguei ao  mundo e  nu  voltarei'' Jó  1:21''Nu  sai  do  ventre  da  minha  mãe e  nu  retornarei''.

Os  preconceitos nas  Igrejas, onde  não  deveria  existir,  pasmem ! existem sim.  Uns  se  acham  mais  santos  que  outros. Jesus  Cristo chamou a atenção para isso quando  citou a oração  do  fariseu e do publicano. No Antigo   Testamento , existia a Lei da  Franja e  muitos  judeus queriam  ser  mais  santo , que os  outros e por  isso  faziam  as franjas das suas  vestes  maiores que  as  dos  outros.

“Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; não seguireis o vosso coração, e nem após os vossos olhos, pêlos quais andais vos prostituindo. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus.” Números 15:38-40.


"9 Contou ainda esta parábola para alguns que, convencidos de serem justos, desprezavam os outros: 10 'Dois homens subiram ao Templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. 11 O fariseu, de pé, orava interiormente deste modo: 'Ó Deus, eu te dou graças porque não sou como o resto dos homens, ladrões, injustos, adúlteros, nem como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de todos os meus rendimentos'. 13 O publicano, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos para o céu, mas batia no peito dizendo: 'Meu Deus, tem piedade de mim, pecador!' 14 Eu vos digo que este último desceu para casa justificado, o outro não. Pois todo o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".



E  nós como estamos  diante  de  Deus?
Não  estamos  na  mesma  posição diante do Senhor. Como  está a leitura do nosso coração com  relação as  outras pessoas? Cada  um conforme o aprendizado Bíblico está  sendo observado pelo Senhor que anota tudo.

"Toma o rolo dum livro, e escreve nele todas as palavras que te hei falado contra Israel, contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até o dia de hoje."   Jeremias  36:2

A  Bíblia do livro de Gênesis ao livro  de  Apocalipse  é  uma  escada. Começamos no primeiro livro e  temos que subir  degrau por  degrau até a  revelação   final  de  todas  as  coisas,mas não podemos  parar em nenhum  deles, pois  cada  um vai revelar os  pontos  positivos e negativos da  subida.

Tudo que  for  negativo  tem  que  ser jogado no mar  do  esquecimento principalmente os preconceitos  que  jamais  deverão  ser  pescados outra  vez. Colocando uma  placa  mental onde se possa  ler: ''Proibido pescar''.



domingo, 25 de junho de 2017

ASSUMIR CULPAS

Errou? ASSUMA!

Beto  Beto  ( Reflexões Bíblicas)

Foto: Errou? ASSUMA! 
Uma das coisas mais ancestrais da humanidade, tanto quanto o pecado em si, é a chamada 'transferência de culpa".
Vemos, no texto, como Adão explicitamente joga a culpa em Eva e implicitamente também joga a culpa em Deus:"_A mulher que ME DESTE..." Eva por sua vez culpou a serpente: "_ A serpente me enganou..."
Transferir culpa é algo muito comum para o ser humano, porque admití-la é doloroso e vergonhoso, ninguém quer se sentir culpado por nada, e se isso for patente demais, dividir a 'carga' com outra pessoa, dizendo-se "empurrado pelas circunstâncias e levado a cometer o erro" é a melhor forma de amenizar o ocorrido e até , talvez, mudar o foco do erro pra outra pessoa. Ardil muito comum em muitos crimes passionais: "_Ele(a) me fazia ciúmes..." ou "_Perdi a cabeça por causa dele(a)..." ou então "_Fulano(a) me fez errar, foi culpa dele(a)..."
Saibamos pesar nossos atos futuros e as consequências deles. Que possamos dizer com honestidade, mesmo que doa em nós mesmos - "_Fui eu quem errou." Porque, em última análise, o julgamento e a sentença será nossa inexoravelmente. Escorarmo-nos em desculpas, ou acusarmos outros por nossos atos ( que, a bem da verdade, foram pensados e premeditados, na esmagadora maioria dos casos ) só nos tornará mais canalhas. 
Errou? Saiba assumir, isso não te eximirá do ato nem te tornará mais inocente ou menos culpado, mas certamente isso o tornará uma pessoa mais honesta, tanto para si quanto para os outros.
Quero terminar com um diálogo do rei Balduíno IV, do filme "Cruzada":

"_Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre - se disso: mesmo que aqueles que te induzirem sejam reis ou homens de poder, a sua alma pertencerá apenas a você, quando estiver perante Deus você nao poderá dizer: ' Mas outros me mandaram fazer isso ou que a virtude não era conveniente no momento'. Lembre - se disso"

Lembremo-nos então...


Uma das coisas mais ancestrais da humanidade, tanto quanto o pecado em si, é a chamada 'transferência de culpa".
Vemos, no texto, como Adão explicitamente joga a culpa em Eva e implicitamente também joga a culpa em Deus:"_A mulher que ME DESTE..." Eva por sua vez culpou a serpente: "_ A serpente me enganou..."


Transferir culpa é algo muito comum para o ser humano, porque admití-la é doloroso e vergonhoso, ninguém quer se sentir culpado por nada, e se isso for patente demais, dividir a 'carga' com outra pessoa, dizendo-se "empurrado pelas circunstâncias e levado a cometer o erro" é a melhor forma de amenizar o ocorrido e até , talvez, mudar o foco do erro pra outra pessoa. Ardil muito comum em muitos crimes passionais: "_Ele(a) me fazia ciúmes..." ou "_Perdi a cabeça por causa dele(a)..." ou então "_Fulano(a) me fez errar, foi culpa dele(a)..."



Saibamos pesar nossos atos futuros e as consequências deles. Que possamos dizer com honestidade, mesmo que doa em nós mesmos - "_Fui eu quem errou." Porque, em última análise, o julgamento e a sentença será nossa inexoravelmente. Escorarmo-nos em desculpas, ou acusarmos outros por nossos atos ( que, a bem da verdade, foram pensados e premeditados, na esmagadora maioria dos casos ) só nos tornará mais canalhas. 



Errou? Saiba assumir, isso não te eximirá do ato nem te tornará mais inocente ou menos culpado, mas certamente isso o tornará uma pessoa mais honesta, tanto para si quanto para os outros.
Quero terminar com um diálogo do rei Balduíno IV, do filme "Cruzada":



"_Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre - se disso: mesmo que aqueles que te induzirem sejam reis ou homens de poder, a sua alma pertencerá apenas a você, quando estiver perante Deus você nao poderá dizer: ' Mas outros me mandaram fazer isso ou que a virtude não era conveniente no momento'. Lembre - se disso"



Colaboração  de  Beto  Coutinho ( Reflexões bíblicas)