quarta-feira, 26 de julho de 2017

SAÚDE

Resultado de imagem para saude na bibliaAmado, oro para que você tenha boa saúde e tudo corra bem, assim como vai bem a sua alma. 

Vamos meditar sobre a  saúde de um modo  geral : Saúde física, Saúde emocional, saúde psicológica  e saúde  espiritual. A primeira  coisa a  se  pensar é: O que é saúde? será que  temos saúde em  toda as áreas  da  nossa  vida?

Fomos buscar  na  Bíblia a fonte de toda as saúde.
 ''A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.''  segundo a  Wikipédia.

 Costumamos colocar a  culpa de nossos problemas em  tudo e em todos , mas  nunca  paramos para meditar  , onde  estamos  errando. Colocamos  a  culpa  nos  poderes constituídos , tais como: Governos Municipais  e  Estaduais, todavia  somos  os  maiores culpados e ao longo  dessa meditação veremos exemplos Bíblicos ,que  servem  para todos  nós.

A Bíblia diz: Jesus falou: ''Errais por  não  conhecer  as  Escrituras e o poder de Deus..."Mateus 22:29. O primeiro problema  está dentro de um  "Circulo Vicioso''. A ignorância  espiritual.  Milhares de  Pessoas que nascem , crescem e morrem sem saberem a Verdade da Palavra  de  Deus,e o Poder Dele para Salvação dos  que  creem .

No Antigo Testamento, no livro de  Deuteronômio  capitulo 28, vemos delineados  as bençãos e as maldições. Chegamos a  imaginar que ; para cada comportamento contrário a vontade do nosso Deus existe  uma  especie de castigo, todavia  não podemos e nem  devemos colocar  dentro do absoluto mas  olhar  pelo prisma  do  relativo.

E o que é  isso?  É não  esquecer que  dentro  do  contexto existem ''As  Provações''. Existem os  testes  : Físicos, Emocionais , Psicológicos e Espirituais. Podemos  citar ''Jó''. Que  fez  Jó?  Jó passou por  todos  os  testes de  resistência   que um  ser  humano, pode  passar.
Jó  foi confrontado  por  tudo  que ele  fazia. Jó era um homem  bom,ajudava a todos. Jó  era um pai  exemplar ,orava e  fazia  sacrifícios  pelos  filhos  , e os perdeu em um só  dia pois  morreram  todos. Jó  era um bom marido e  um  maravilhoso  servo  de  Deus "Viste  meu  servo  Jó?'' Deus pergunta  ao Satanaz e  ainda elogiou Jó.

''Integro,e  se desvia do  mal". E Jó  adoeceu. Perdeu tudo, mas não perdeu a  fé. O Apostolo Paulo escreveu:" foi por causa de uma doença que preguei o evangelho pela primeira vez a vocês. Embora a minha doença tenha sido (uma provação). Gálatas 4:13-14

A saúde no Antigo  testamento;
No livro  de  Exôdo 15:6 , existia a promessa  de  saúde , para  quem obedecesse as Leis  de  Deus. Também podemos  citar as leis  com  relação a saúde que aconselhava  o descanso, a  alimentação  sadia, a higiene e  o casamento. A desobediência ,trazia as  doenças  como  consequências . Deut. 28:60-61.

Não se chamava os médicos , porque  a  ordem  era a oração.. Exemplo  foi o ao rei Asa em 2 Crônicas 16.12.  O procedimento correto no caso de doença era a oração a Deus (Nm 21.7; 2Rs 20; 2Cr 6.28-30; Sl 6; 107.17-21).

'' No Egito e na Babilônia, a doença era considerada como resultado da atividade de espíritos malignos e os médicos chamados para agir contra ela. Embora o trabalho dos médicos fosse às vezes uma espécie de prática da magia, eles também promoveram a cirurgia e o desenvolvimento da medicina mediante o uso de ervas. Havia até leis controlando o trabalho desses profissionais. O Código de Hamurábi dizia que se um homem operasse o olho de outro usando um a lanceta de cobre e esse perdesse a vista, o olho do médico deveria ser também arrancado com uma lanceta de cobre." Citação .


A Saúde  no Novo Testamento. 

As enfermidades do tempo de  Jesus eram: a  lepra, disenteria, febre tifoide,cegueira, epilepsia,  cegueira,  surdez. paralisia, doenças  dos  nervos etc... No entanto  toda  cidade  tinha  que  ter  médicos. A mulher  do  fluxo  de  sangue  procurou muitos  deles. Lucas 4:23  está  escrito: ''Médico  cura-te a  ti mesmo". Jesus enfrentou questionamentos;  


  "E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este, ou seus pais, para que nascesse cego?" Jesus respondeu: "Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus". Marcos 5:26

"Jesus aceitou o fato de que algumas enfermidades eram devidas à possessão demoníaca e tratou delas nessa conformidade ( por, exemplo, Mt 12.27)," Lucas  acompanhou o Apostolo Paulo em  suas  viagens (Col.4:14). 


O tempo foi passando  e  hoje  são poucas  as  pessoas que  buscam a Deus em primeiro lugar. Qualquer coisa que  sentem correm logo para o médico , mas  deveriam em primeiro lugar : '' O  reino de Deus'', pois Deus  também usa os  médicos para  curar. A intervenção do homem  não prevalecera  sem  a benção de  Deus, porque  quando a do homem termina começa a  Dele que é  ilimitada.

Queremos  concluir  deixando para a meditação o  versículo que  diz:
Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, ele será perdoado.  Tiago 5:14-15