sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SATISFAÇÃO ESPIRITUAL


SATISFAÇÃO  ESPIRITUAL
Resultado de imagem para satisfação espiritual

 '' Regozijai-vos sempre...'' 1° Tess.5:16-18 ''Regozijai-vos sempre...digo outra vez'' Filp. 4;4



Estamos vivendo sob fortes programações; sociais,econômicas, físicas e espirituais, que declinam para a conclusão final de todas as coisas , e quando observamos o ecossistema, em seus variados aspectos, sentimos uma certa impotência e uma vulnerabilidade que nos faz mergulhar no vazio existencial fazendo com que o sorriso desapareça da nossa face.

 Na programação sócio econômica , o mundo desliza no verbo'' desejar'' e tropeça no verbo ''não poder'' .Por causa disso, são poucas pessoas que tem tudo, em detrimento de muitos que nada possuem. E nesse tobogã de sentimentos, são em número reduzido , os que chegam ao conhecimento pleno da verdade e aprendem a sorrir dos acontecimentos. sabendo que existe , um além chamado ''futuro'' em Cristo Jesus ,dai o retorno da alegria , que é o título dessa postagem.

 Que é alegria? ''A alegria é a forte impressão de prazer, causada pela posse de um bem real ou imaginário'',(Dicionário )e o que é regozijar? É uma alegria tão grande e profunda que não se pode compreender. A alegria do mundo é algo interessante , mas é passageira, fugaz e efêmera . Podemos citar a alegria carnavalesca, onde predomina tudo que é carnal.

 Podemos falar da alegria de uma festa de aniversário ,que se estende a desde a idade até as datas comemorativas em geral. Também podemos falar de ganhos financeiros. Compras de casas,de carros, De vendas também. Portanto tudo que é material que traz alegria passageira . E a alegria espiritual? Será que o mundo entende o que seja a alegria Espiritual? Falamos da alegria normal mas tem uma alegria que vamos discorrer de agora em diante.

O apostolo Paulo fala em 1º Tess.5-16. ''Regozijai-vos sempre '' Chegou a hora da Alegria Espiritual. O regozijo é uma alegria muito profunda. O apostolo fala '' Alegrai-vos na esperança'' , mas na alegria ele diz ''Regozijai-vos sempre'' ele determina o tempo.''Sempre''. ''Sempre ''. Que quer dizer : Toda hora, todo minuto, todo segundo ,porque o mundo precisa sentir que ,existe diferença entre a alegria momentânea da carne e a alegria eterna espiritual .

 Quando o apostolo chegou em Filipo ele falou e reforçou ,''Regozijai-vos sempre , digo outra vez'' .Fil; 4: 4 . Esse '' Digo outra vez'' já reforçou o que ele falou em Tessalônica. O apostolo teve uma visão quando ainda estava em Samotracia. Nessa visão aparecia um homem que dizia''Passa a Macedônia e ajuda-nos'' . Sem demora Paulo atravessou e chegou a Filipo Filipo era uma cidade muito importante do Império Romano. La foi o berço do Cristianismo Europeu . A Igreja deu ao coração do Apostolo , muitas alegrias , pois cresceu bastante. E até mesmo de longe , da cadeia ele a doutrinava .

 No livro de João 15:11 está escrito:'' Tenho vos dito estas coisas para que meu gozo esteja entre vós ,e o vosso gozo seja completo.'' . Jesus foi quem falou isso. Neste capitulo , Jesus se coloca como uma videira verdadeira, e seu pai é o lavrador e nós somos os ramos enxertados, organizados e aconselhados a permanecer , sempre em gozo, ou alegria. Jesus enxertou e implantou a alegria , chamando-a de gozo.

Em João 17:13, Na oração Sacerdotal ,Jesus fala que sua alegria é completa. O mundo não tem essa alegria e nem a compreende . Em Filipo , Paulo e Silas foram presos e a Bíblia diz no livro de Atos 16 que : pela meia noite eles cantavam hinos de louvores a Deus, acorrentados nos troncos. Dá para entender essa alegria? O mundo entende?


 Como uma pessoa pode estar privado da liberdade e cantar? Dá para entender ? como que uma pessoa , pode estar desempregada, vivendo provação e privação ao mesmo tempo e andar de paletó e gravata cantando? Dá para entender, como uma pessoa doente de uma doença maldita, cantar louvores? Na hora de um enterro de um ente querido cantar hinos ? Essa, é a alegria de que fala a Bíblia. Antes de ser evangélica , eu sofri muito e de repente comecei a beber.



 Tornei-me uma alcoólatra. Bebia para dormir e acordava para beber . Esse era meu ritmo de vida nos  feriados prolongados , mesmo porque não podia beber em dias normais , pois precisava trabalhar. No dia que aceitei o evangelho, essa coisa me foi tirada repentinamente e eu me senti livre. Uma vizinha ,notou que havia algo de novo me chamou e usada pelo inimigo me disse :''Todo crente tem um passado não é?'' Sempre fui boa na resposta e lhe disse :'' Não! Crente só tem futuro''. E encerramos a pequena conversa de forma que ela calou-se e nunca mais falou nada.


 Esse pequeno dialogo serviu para o que estou escrevendo agora. Sabe por que o mundo não entende a nossa alegria? Justamente por isso. Eles não tem futuro. Nossa alegria está no fato de que: Temos a certeza , de que nada terá fim. Teremos corpos glorificados, Palácios de Cristal e pisaremos em ruas de ouro , com calçadas ladrilhada de rubis. Como respaldo bíblico , podemos citar Apocalipse 21:21

 Lá encontraremos os entes queridos que dormiram em Cristo .Davi fez uma citação que mereceu ser escrita na Bíblia. Quando ,sua mulher Bete seba perdeu seu primeiro filho . Ele chorou , fez vigília , orou para que a criança não morresse , mas foi debalde. Quando tudo terminou ele tomou um banho , jantou e quando indagado pelos soldados , o porque de estar alegre , ele respondeu :'' Porque nada mais se pode fazer'' e capitulou:'' Eu vou para ela mas ela não voltara mais para mim''.1° Samuel 12:23

 Na vida que nos foi oferecida por Jesus Cristo ,vem escrito:'' Prazo de validade Eterno''. Isso significa que: quando( morrermos) ou ''dormirmos em Cristo'' no nosso linguajar , acordaremos na glória que se chama ''Vida Eterna''. Portanto, a alegria do nosso coração tem uma grande razão de ser ,que o mundo não conhece. O Eterno não tem passado , nem presente nem futuro.

 Ninguém pode tirar a alegria de um crente. João 16:22(b) . No versículo 21 diz :'' A mulher quando está para dar a luz , tem tristeza porque a sua hora é chegada; mas depois de nascido o menino, já não  se lembra da aflição pelo prazer que tem nascido ao mundo um homem.'' 1. Que a nossa alegria seja sempre baseada nas coisas espirituais porque não acabarão jamais e não depende das coisas desse mundo

Elas nos dão alegrias , mas são por pouco tempo e de pouca validade . Quantas casas lindas , antigos palácios que estão aqui como lembrança dos tempos que já se foram. Trouxeram alegrias no seu tempo mas hoje estão nas vitrines do museu da historia cujo cenário permanece ,mas os atores já partiram do mundo

Pode se perder a alegria espiritual? A resposta é sim. O responsável ,pelas perdas e danos espirituais , é o pecado. O maior exemplo disso foi Davi quando pecou com Bate Seba . A coisa foi complicada , porque envolveu , assassinato, traição além do adultério . . Davi desceu aos infernos da angustia e quando subiu estava com ''um espirito recriado'' e escreveu o Salmo 51 e suplicou no verso 12 :

 ''Torna a dar-me a alegria da salvação'' Queremos concluir dizendo que as alegrias mundanas , terminam mas as alegrias espirituais, permanecem para sempre ,porque são eternas. Jesus Cristo, Príncipe da paz é o responsável pela inauguração da ''Eternidade '' , através do Reino Espiritual. A Ele seja dada toda Honra e toda Glória para sempre. Essa é , a nossa maior alegria.


terça-feira, 13 de outubro de 2015

ACAUTELAI-VOS CONTRA A INVEJA

"O Coração em paz da vida  ao  corpo  mas a inveja é a podridão  dos  ossos''Prov. 14:30


A gula, a  avareza, a ira, preguiça,soberba, luxúria e a inveja tem sido  considerados como pecados, porque para  cada um comportamento  desses, existe um versículo.

Provérbios 23:20-21 nos adverte: “Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem”. .Provérbios 23:2 proclama: “mete uma faca à tua garganta, se és homem glutão”.

Esta postagem  é dirigida  em primeiro lugar para mim, que  sofro  as  mesmas  tentações. A gula  tem sido a  maior  responsável , pelas  enfermidades. Quando Deus criou o homem ,teve o cuidado de usar os componentes  em percentuais.

A  água foi na  quantidade de setenta por  cento e trinta por cento   foram a  soma de  cálcio, vitaminas, proteínas, sais minerais, etc...E tudo  que ultrapassar  os  percentuais  normais, acarreta  problemas  de  saúde. Por exemplo o sal em  excesso  provoca  Pressão alta , o  açúcar   provoca  diabetes  etc...

Avareza: Em Hebreus  13:5 , está  escrito:''Sejam os  vossos  costumes , sem  avareza, contentando-se com o  que  se  tem''.Todo amor  demasiado ao dinheiro, torna a pessoa um  avarento. Certa  vez  Jesus  falou para um jovem  rico:(Marcos  17) '' Vai, Vende  tudo e  distribui com os  pobres''... o rapaz   retirou-se ,  em  silencio. Ele  era um  avarento em potencial.

A Ira: O salmo  37:8 diz:''Evite a  ira'' e  Proverbio 15:1 aconselha:''A  resposta  calma  desvia o  furor. Pode ser  difícil , mas  não  é  impossível.

A Soberba , foi e  tem  sido o pecado de muitas  autoridades.Exemplo : Nabucodonozor foi um  rei que  ao  fazer uma imagem  dele mesmo , para  ser  adorado  , foi impulsionado pela  soberba. Daniel  3:1 .''E a soberba  precede a  ruína ''Prov. 16:18.

A Luxuria é  em outras palavras , o  desejo pecaminoso  para  adulterar. Rom. 7:7;  Gálatas 5:16;Mateus  5:28.

Por ultimo , queremos  falar sobre a  Inveja  que  teve  seu inicio , quando Caim matou Abel . O  ódio  de  Caim foi  terrível porque destruiu o irmão.

A inveja  é um desejo incontrolado  de  possuir o  que é do  outro. A inveja  é um sentimento de insegurança e  de inferioridade, porque  no  fundo , a  pessoa  gostaria  de ocupar o lugar que o outro  ocupa  e  de  ter  tudo  que  a  outra pessoa possui. 

Quando  Davi  ganhou uma  guerra , as mulheres cantavam:''Saul feriu  seus  milhares  e Davi  seus dez   milhares''. Isso  gerou em Saul , uma inveja mortal.

 Jesus  foi invejado pelos Lideres Judeus, Mat. 27:18,  porque

Jesus  fez  coisas  que  ele não  conseguiam  fazer.

A Inveja  é um  sentimento transparente. Podemos  enxergá-la  nas pessoas negativas  , com  seus  comentários malignos. Podemos  ver a INVEJA  desfilando na  nossa  casa, na  nossa rua, no  nosso emprego,e  até mesmo, na nossa  Igreja.

Elas podem  aparecer  em nosso coração? Pode  sim, mas  não podemos  deixa-la  fazer  morada . Temos  que  orar , para  que  Jesus não permita  que façam  residencia em nossa  mente e também  temos  que  ocupar  nosso  pensamento, com a  Palavra  de  Deus.

Também  devemos  orar por ,aqueles  que exibem a inveja  que  tem de nossa  vida. Isaías  14:12-15  narra  como  Lucífer teve inveja   de Deus e foi expulso do Paraíso.

E concluindo  queremos  lembrar , que  devemos lutar contra  esse  sentimento ,pois  se o alimentarmos  não herdaremos o  Reino de  Deus. Vamos  tomar  muito Cuidado, porque  tem   gente brincando de  '' ser  crente'' ,ofendendo  a quem não    conhece e a quem  muito longe  está.

Quem não sabe usar uma  palavra  temperada o melhor que  faz é ficar em silencio guardando  para si suas opiniões invejosas. Colossenses  4:6 diz:"A  vossa Palavra seja  sempre  agradável, temperada  com  sal'' que  quer  dizer , fazer avaliação que  edifica.


Concluímos  dizendo  que: Galatas  5:19-21 lembra  que:

''Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
20idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
21e INVEJA; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus''.

''A inveja  é a  podridão  dos  ossos''