quinta-feira, 15 de junho de 2017

O LIMITE E A GRAÇA


Resultado de imagem para Limite da graça









Mateus 5:17-20 
Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da lei a menor letra o o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus, mas todo aquele que praticar estes mandamento será chamado grande no Reino dos céus. Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino de  Deus.


Vamos  meditar  na  expressão  "No limite de  tudo", e  Biblicamente meditando e  escrevendo, observamos  que o próprio Deus colocou limites  para  tudo. A Bíblia  diz que tudo começou em um  grande  Caos e o Senhor começou colocando tudo, nos  seus  devidos  limites. Gen.1:1


Seus limites foram para todos  os  reinos: Reino Animal, Reino vegetal e  Reino Mineral e Reino Espiritual. Cada  um  cumprindo sua  função na  vida  para o qual  foram  criados, e cada um desempenhando seu papel dentro  dos  padrões e   limites  de  Deus.


Limites quer  dizer que  existe um bloqueio, que impede uma transgressão  social;  uma  ultrapassagem territorial ; que  delimita a  área material; que delimita a área  espiritual, social  etc...

Quando  Deus  colocou as '' Tabuas  da  Lei'' nas  mão de  Moisés estava  criando para o ser humano todos  os  limites que  deveria obedecer e  escreveu  também no  capitulo 28 do livro de  Deuteronômio  todas as  bençãos  e  maldições do  que  poderia  acontecer , para  cada inflação.


As  Tabuas  da  Lei  foram divididas  assim:

Limites  Espirituais:

Do primeiro mandamento até  terceiro:  Limites  com  relação ao  nosso  Deus. ''Amarás  teu Deus  sobre  todas  as  coisas''.Não  farás  para  ti imagem de  escultura. Não usaras  seu  Santo nome em vão''.

Limites  Familiares

O quarto mandamento , O único  com promessa diz  respeito aos limites  familiares. ''Honrar  pai e mãe'' o único mandamento com promessa, que  diz:''Para  que  vivas  muitos  anos sobre a  terra''.

Limites  Sociais

O décimo mandamento : Limites entre as  pessoas que  diz: ''Não  cobiçaras a  mulher  do  teu próximo nem o  seus  servos,boi, jumentos terras etc...

Uma  coisa interessante é que todo esse aprendizado tem  que  ser ensinado  a  criança para  que  durante  toda  vida ela  vá  colocando em prática. Todavia vivemos em um mundo onde  tudo é  relativo e  nada é  absoluto , por isso  estamos  nesta  anarquia.

Alguém  escreveu:''O mundo  tem de  tudo para todos mas não tem tudo para os  egoístas.'' Isso me  lembra  o  dialogo da tribuna  e  da  cadeira de Humberto  de  Campos.
''A Tribuna  pergunta: Ainda  estás  ai?
A  cadeira  responde: E para  sempre se me  fizerem a vontade.
A Tribuna  responde: Para  quem  pouco merece todo pouco  que  lhe  dão é  muito.
A  cadeira  capitula: ''E para  quem  tudo deseja todo muito  que  lhe  dão é  pouco''.

Este é em  rápidas  palavras ,um pequeno  retrato  falado do mundo  atual. Tudo fora  dos  limites.

Existem  também os  limites Emocionais e psicológicos de  quem vive sob as pressões da  modernidade. Resultado os  stress , as  doenças  psicossomáticas . As cópias dos  espelham estão por  todos  os  lados , refletindo as  riquezas  de  alguns  em  detrimento das  misérias de  muitos, dai  as invejas, os  sofrimentos dos  pequenos  e dos  descasos  dos  grandes.

E fica  tudo e todos  fora  de  todos os  limites e somente a  meditação  sincera  de  quem  se  espelha  em Jesus  Cristo, poderá    aprender a ser despojado  das  coisas (temporais) deste , porque  quando morrer volta para a terra do jeito que  chegou aqui. ''NÚ'' como  disse  Jó. 1:21.Não leva  absolutamente  nada , a não  a escolha de  aceitar  Jesus Cristo como Salvador.


A Bíblia traz  exemplos  de  grandes  limites:

O grande  limite  de  Moisés  foi o  Mar  vermelho. 
O  grande  limite de Ana  foi a  maternidade
A mulher  do  fluxo  de  sangue que ,viveu no limite ,   12  anos
O  cego  de  Jericó e  o  cego  Bartimeu que  viviam no limite  da  visão
O Apostolo Paulo  antes , perseguidor mas depois  fiel no limites de  todos  os  sofrimentos.
Jeremias  que no limite, tanto  chorou pela  pátria
O próprio Jesus Cristo no limite do  sofrimento  físico, emocional,psicológico e  espiritual   por mim e  por  você que  não merecemos  nada.

Podemos  citar na  vida  secular:
Handel que  no limite do  sofrimento compôs ''Aleluia''
Beethoven  que no limite  da  surdez escreveu  a  nona  sinfonia.

E você querido leitor:
Qual  está  sendo o  seu  limite?
É o  seu desemprego?  A doença  física? Os  seus  sonhos  desfeitos?  É o  seu  filho que  não  consegue  sair  das  drogas? É aquela  perseguição implacável de  alguém usado  pelo inimigo? O seu conjugue? 


Queremos  concluir que  existe  algo especial fora  de  todos os  limites que é  a  ''A  GRAÇA  DE  DEUS''. A Graça é um  favor  imerecido''.A  Graça é  abundante, superabundante, rica, eficaz, soberana toda  suficiente, cuja  finalidade é  salvação, justificação e fortificação.

É a  graça que faz  as  portas  se  abrirem, os  cegos  enxergarem, oc  cochos  andarem, os  surdos ouvirem ,e os  mudos  falarem.

Todos  nós  precisamos da  graça. Os  limites de  tudo só podem  ser  suportados através da  Graça.

Concluindo : Jesus não  veio abolir a  lei mas  veio  como  espelho mostrando  que  todos  podem  viver nos limites  da  vida  mas podem  ser  salvos pleo poder ilimitado DA  GRAÇA DE DEUS.