sexta-feira, 15 de março de 2013

RESERVAS ESPIRITUAIS

Reservas Espirituais



 ''Reservei para mim, sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal''. Rom. 11: 4 



 Estas palavras fazem parte da resposta dada por Deus ao profeta Elias e anos depois serviu para o apostolo Paulo explicar aos Romanos, o ''por que'' do Senhor , não ter rejeitado o povo Judeu. Mesmo porque o apostolo era um Israelita também .

 O que é reserva? Reserva é algo de valor acumulado. Guardado, preservado e que tem um raio de ação tão grande que alcança: O meio ambiente, a parte mineral,a ecologia em todo seu sistema: ( indígenas, pesca, arvores, matas, rios, e floretas) alcançando também , os lucros financeiros, a moeda internacional, as vagas de empregos e escolas etc...

 Poderíamos citar (N) números de reservas mas queremos comentar nesta reflexão , sobre a ''Reserva Espiritual''. A Bíblia diz:''Reservei para mim, sete mil homens que não dobraram os joelhos para Baal''. Queremos iniciar , falando de um homem maravilhoso. Pleno de reservas emocionais, psicológicas, materiais e espirituais , cujo nome era Jó.

 Jó, foi o protagonista de uma historia repleta de reservas. Materialmente , Jó tinha uma reserva de: Sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas mulas, e muitos empregados. Resumindo , Jó era um homem muito rico e que morava na terra de Hus no oriente.

 A Bíblia narra que um dia, Satanás foi com os anjos a presença de Deus e o Senhor perguntou por onde ele andava e a resposta foi ''de rodear a terra''. Continuando a conversa, Deus perguntou :''Observaste meu servo Jó , homem integro ( reserva de integridade), reto, temente a Deus e que se desvia do mal?. O todo poderoso , jogou no rosto de Satã , a reserva de caráter de Jó. Uma outra coisa , foi a questão que o Senhor fez de mostrar a reserva espiritual de Jó.

 Não fazendo caso e ainda debochado , Satã falou:''Também tu das tudo a ele, retira tudo, para ver se não blasfema de ti em tu face.'' Isso foi um grande desafio e Deus que conhecia a vida espiritual de Jó, e que sabia da grande reserva espiritual daquele servo e também conhecia todos os seus limites do quanto poderia suportar em perdas e danos.

 E Jó perdeu tudo em apenas um dia. Perdeu dinheiro, posses e filhos mas não perdeu a fé. Jó continuou adorando ao seu Deus , porque tinha uma reserva de espiritualidade muito grande. No mundo espiritual , Deus conhece a nossa capacidade e o grau de reserva de cada item que compõe a nossa essência. Será que quando perdemos algo podemos dizer que, continuamos com a fé que sempre exibimos?

Será que vamos continuar com as mesmas reservas, ou vamos ter uma baixa nas nossas reservas? Conheci uma senhora que era muito pobre, mas que lutou muito e chegou a ficar rica. Repentinamente, num desses solavancos da vida, ela perdeu tudo e voltou a estaca zero Mas tinha tanta reserva que fez como Jó. ''O Senhor deu o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor''.

 E um dia em oração , Deus falou para ela: ''Na tua longa viajem te cansaste, mas nunca disseste: Não há esperança o que buscava achaste...'' Isaías 57:10 Ela tinha uma reserva de amor por Deus tão intensa que agradou ao coração do Senhor, que deu tudo de volta para aquela mulher .

 Estamos vivendo em um mundo de muitos conflitos espirituais. As confusões que o homem cria em torno do assunto , estão minando as reservas dos seres humanos que ficam atordoados sem saber o que e a quem seguir.

 Muitas são as  religiões que não tem suas regras de fé baseadas na Bíblia , infelizmente não devem ser levadas a sério. No mundo espiritual , somos observados por Deus e pelo adversário das nossas almas, que conhecem os nossos limites e no mundo físico somos observados pelos homens.

 Todos os servos que possuem reservas são portadores de algo diferente , e é comum se ouvir :''Aquele homem é um homem de Deus'' ou com relação a mulher se pode dizer: ''Aquela mulher é uma mulher de Deus''. Tudo é falado no singular. Em 2ª Reis 4:8-10 narra a historia da Sunamita que sempre observava o comportamento de Eliseu e um certo dia confidenciou ao seu marido :''Este é um santo homem de Deus''.

 Eliseu tinha uma reserva espiritual tão grande , que se fazia notar pelos que chegavam perto dele. Será que você e eu podemos passar essa reserva de sentimentos para outras pessoas descompromissada com o evangelho? Pode ser até difícil mas não é impossível. O Salmo 27:4 diz:'' Uma coisa peço a Deus e só procuro : é habitar todos os dias da minha vida para fazer a doçura e contemplar o seu templo.''A reserva espiritual passa essa doçura.

 O Profeta Daniel , colocou em seu coração , não se contaminar com as iguarias do rei . Dan. 1:8 Daniel somente preservou sua identidade por causa da sua reserva espiritual , que o ajudou a suportar tudo. Daniel orava três vezes ao dia, portanto tinha reserva de oração que por sua vez é a chave que abre todas as portas. Voçê eu temos reserva de oração?

 A reserva de oração, funciona na espiritualidade como um grande banco que, quando se precisa , está sempre pronto a nos responder. Deus reservou para si sete mil homens que não dobrou os joelhos a Baal. Baal sempre significa deuses ocultos que são: falta de perdão, ódios, pelejas,dissensões dentro e fora das igrejas . Nesse mundo de confusões , precisamos ter reservas para não cairmos na tentação de dobrar os joelhos para Baal.

 Para escrever esta mensagem, tive que perdoar e dar prova desse perdão, entregando uns documentos que estavam em meu poder e que de repente , Deus me fez ver que não preciso deles, pois não me ajoelho diante do materialismo que é a grande reserva desse mundo em que vivemos , portanto ''Bem aventurado o homem que não se condena naquilo que aprova ''.Estou vivendo este versículo aqui e agora.

 Deus reservou sete mil , naquele tempo e hoje? Vamos lutar para nossa vida ter reservas em todos os itens e que elas nunca acabem até aquele grande dia.

quinta-feira, 14 de março de 2013

MORADAS CELESTIAIS

Moradas Celestiais



 ''A casa do meu pai tem muitas moradas, se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês.'' João 14:2


 Estamos diante de um versículo, que já levantou muita polemica , não somente entre os religiosos como também no meio da ciência e da filosofia, porque cada um tem a sua própria forma de interpretação. São muitas as hipóteses levantadas , na tentativa de explicar o inexplicável e no campo das teorias , surgem comentários , que na realidade , não chega a um denominador comum , portanto , nem as religiões , nem as ciências e nem as filosofias , possuem autoridade para explicar o que acontece , na dimensão espiritual.

 O céu é essa dimensão infinita. Quando olhamos para cima,vislumbramos , uma abobada de cor azul etéreo que varia de nuance : Ora claro; ora escuro; de dia brilhante; escuro a noite e prateado quando enluarado. Uma outra mudança de aspecto é durante as estações do ano: No inverno , escuro e tenso; no verão cintilante; no outono cinzento e na primavera sereno , e a isso tudo que podemos ver com os nossos olhos carnais ,o que chamamos de Céus.

 A Bíblia diz que : '' Os céus são os céus do Senhor , e a terra Ele deu aos filhos dos homens'' Sal. 115:16. Este versículo escrito no plural , já exibe o segredo da criação. Ao dividir céus e terra , já podemos contemplar as diferenças , do que é de Deus e do que é dos homens. Jesus disse que ia preparar uma morada nos céus e quando formos para lá vamos entender com a ''Mente de Cristo'' o segredo de todas as coisas, pois comentamos acima, do que podemos ver mas agora fica diferente , porque Jesus pode entrar e construir dentro do céu que vemos, na dimensão física.

 Jesus pode entrar na dimensão Espiritual que é um outro plano. Antes de comentarmos sobre a parte literal das moradas celeste, temos que tecer um comentário sobre a criatura. O ser humano é composto de três partes: O físico, a alma e o espirito. Os três tem as mesmas necessidades, apesar de serem compostos de materiais diferentes. O corpo físico, nos conhecemos o material , mas a alma e o espirito , escapam da nossa compreensão, pois o segredo pertence a Deus. O corpo físico sente fome , sede, precisa de descanso, de conforto mas em contrapartida , a alma e o espirito também.

 Chegará o dia que o corpo ''físico voltará a terra e o espirito voltará a Deus que o deu'' Eclesiastes 12:7 . Este comentário foi copiado do Site : Grupo de Discussão , Religião e Tecnologia. ''Para onde vamos? O corpo “Tendo por elemento primitivo o fluido cósmico etéreo, à matéria tangível há de ser possível, desagregando-se, voltar ao estado de eterização, do mesmo modo que o diamante, o mais duro dos corpos, pode volatilizar-se em gás impalpável.” (Gênese). Ou seja, o Fluido que nos foi “emprestado” voltará para sua origem, o universo, em estado de eterização, e o Espírito retorna ao plano espiritual. “E o pó volte a terra, como o era, e o Espírito volte a Deus, que o deu.” (Eclesiastes 12, 7).

 '' E a Alma? Ela vai para onde escolher: Céu ou Inferno. De todas as formas , o Evangelho está sendo pregado, na Mídia, nas ruas, nas Escolas , nas Igrejas, no meio dos índios. Você que está lendo, e que não é evangélico tem todo direito de escolher mas fique certo , se não escolher aqui , será escolhido do outro lado , sem direito a mais nada. Não esqueça que você não é somente o que pode ver no espelho, você tem uma alma e um Espirito.

 Todos os espíritos voltarão a Deus e toda carne que é pó voltara ao pó , mas a alma vai para onde se escolher: Ou Céu ou Inferno. Para a alma e o espirito não existe nem espaço e nem tempo e neste plano terrestre somos morada do Espirito Santo mas precisamos de um lar celestial. Na realidade Bíblica do futuro apocalíptico, somente creem , aqueles que servem a Deus e acreditam nas futuras moradas que Jesus foi construir para seus servos.

 A Bíblia diz'' Passarão os céus e a terra mas a Palavra de Deus não passará''.Luc,21:33 Diz também que haverá mutabilidade porque (Haverá novos céus e nova terra) Isa.65:17. ''No Céu não haverá mais pranto'' e tudo que se conquistar nesta vida terrena, aqui vai ficar. A Bíblia diz em Mateus 6:20'' Não ajunteis tesouros na terra e sim no céu , onde a traça nem a ferrugem corroí e nem o ladrão rouba.'' Como Igreja constituída somos a casa em toda plenitude e como aqui tudo é finito, Jesus nos prometeu e foi preparar as moradas celestiais eternas e infinitas, mas estabeleceu critérios para quem queira residir , nestas moradas, após a morte física.

 Para isso , o Senhor exigi duas coisas: Conversão e perseverança. A conversão é algo que JESUS não dispensa. A perseverança é na obediência , para entrar na nova realidade da ''Nova Aliança''. Jesus foi preparar uma cidade perfeita e deslumbrante, com novas moradas para uma nova humanidade. Parece uma utopia quando lemos o capitulo 22 do livro de Apocalipse, e lemos deslumbrados o que tem preparado . Precisamos citar o nome de três pessoas que chegaram a contemplar a cidade..

 O primeiro foi Estevão , que foi apedrejo e pode ver os céus abertos. Atos 7:56 O segundo foi o apostolo Paulo que chegou a ir até o terceiro céu. 2º Cor, 12: 2-4. Este comentário , ai abaixo ,foi copia do Pr. João Soares da Fonseca. Terceiro céu? Onde fica? A resposta é que os judeus daqueles dias criam haver três níveis de céu: o primeiro, os céus atmosféricos, simbolizado pelas nuvens. O segundo, o céu infinito, lembrado pelas estrelas. O terceiro, o céu invisível, onde estão Deus e os anjos. Jesus se referiu a esse lugar como "seio de Abraão" (Lc 16.22), "paraíso" (Lc 23.43), "casa de meu pai" (Jo 14.1), entre outros.

 O terceiro foi o de João na ilha de Patmos, que não encontrou palavras para descrever as belezas maravilhosas que viu, por isso usou símbolos e figuras ilustrativas para se fazer entender frente a magnitude de toda visão. Ele usou o sistema inicial que foram as medidas de covados mais perfeitas , a saber a muralha de muitos covados; as doze portas; os doze alicerces com o nome dos doze apóstolos; doze tribos. A cidade é quadrada , com o Santo dos Santos no templo.

 Sua perfeição é inimaginável. Ela é uma cidade aberta para os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Possui ruas de ouro (Apo.11: 18-21),com brilho intenso, adornadas com pedras preciosas. Dentro dessa cidade, viverá uma humanidade plenamente realizada que terá recuperado a imagem e semelhança do Criador. Deus estará presente nesta humanidade. Não é mais necessário religião, nem ritual, nem sacerdócio.

 Esta Nova Humanidade contemplará o Senhor, face a face e não existirá mais mediador pois a comunhão será total. Surge uma pergunta. Quem poderá habitar nesta cidade? Somente quem tem seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro. A cidade, por dentro é um verdadeiro Paraíso. Governado por Deus e por Jesus, em aliança com os homens. A Nova humanidade receberá a vida de Deus e o Espirito Santo (Rio da Vida). Todos terão acesso a ''Arvore da Vida'' porque acabou-se a maldição (Gen. 3: 22-24).

 Doravante só existirá um só culto, a Deus e a Jesus, pois todos pertencem ao Todo Poderoso e com ele reinarão para sempre. Essa é a nova morada dos Salvos em Cristo Jesus. Esse foi o resumo do estudo que fiz , sobre as Novas Moradas Celestiais. Espero que o leitor (a) que ainda não tem seu nome escrito no Livro da Vida, medite nas verdades contidas nesta postagem para que possamos nos encontrar naquele grande dia e Nova Cidade.