sábado, 24 de abril de 2021

 

AS PROMESSAS DE DEUS


''Ora disse o Senhor a Abraão : Sai da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei'' Gen. 12:1

''Respondeu-lhe :Toma-me uma novilha, uma cabra,e um cordeiro, cada qual de tres anos ,uma rola
e um pombinho. Ele tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e pôs em ordem as metades
uma defronte das outras: e não partiu as aves.''Gen. 15:9-10

Estamos diante de dois textos do livro de Gênesis o primeiro é uma ordem e duas grandes promessas no capitulo 12 e o segundo um juramento no capitulo 15 ''. Sai da tua terra e da tua parentela '' Não é um pedido , é uma ordem seguida de mais duas: Sai,deixa a família e vai.
Sair, deixar e ir. Deus fez promessas a Abraão:'' Farei de ti uma grande nação,e abençoarei quem te
abençoar e amaldiçoarei quem te amaldiçoar''

Abraão obedeceu e partiu levando sua esposa Sarai e seu sobrinho Ló. Ele já estava com 75 anos
Abrão começou a enfrentar as lutas. Tal qual ele,quando começamos a fazer missões o que não falta
são as lutas e ele começou enfrentando o Faraó que se apaixonou por Sara. Enfrentar problemas
simples é uma coisa mas o tal do coração ,fica complicado, Abraão foi obrigado a falar meias verdades para sair daquela situação e Deus teve que agir. A Bíblia diz que o Espirito tem ciumes .Tiago 4:5

O outro problema foi com relação ao sobrinho Ló cujos pastores começaram uma contenda com
os pastores dele. Então para solucionar o problema Abraão chamou Ló e mandou ele escolher
La estava os campos e ele disse '' Se fores para a esquerda eu irei para a direita e se fores para a
direita eu irei para a esquerda ''e assim ,para alguns Teólogos ( foi a divisão do oriente médio )
até os dias de hoje.Gen 13:9

Um outro problema foi dentro da própria casa . Deus havia prometido que um grande povo teria
por pai Abraão e que ele teria um filho. Como começou a ''demorar'' Sara ficou impaciente e
precipitou-se arranjando uma mulher que era a sua empregada Agar para coabitar com o marido. A precipitação é terrível, quando não queremos esperar pelas promessas de Deus. Lembro-me de uma ocasião em que uma conhecida pediu um dinheiro ao Senhor e correu comprou um bilhete de loteria para'' facilitar ''as coisas para Deus(ainda bem que não era crente).Será que tem crente que joga?

E nasceu Ismael e a sua mãe começou a desfazer da patroa que a mandou embora e Abraão ajudou a
fazer as malas de Agar e a mandou embora juntamente com o coitado do filho. Eu tento entender um
comportamento de pai como êsse. A coitada da Agar gritou no deserto e Deus veio ajudá-la;

Abraão começou a ficar desanimado e Deus o chamou em uma noite estrelada e falou: “Conta as
estrelas se puderes. E lhe disse: Assim será a tua posteridade” Gen 15:5 Abraão'' acreditou e isso foi imputado para Justiça''.Foi quando Deus mandou ele conseguir a cabra, o cordeiro,a novilha o pombinho e a rola.. Abraão. Cortou e dividiu as partes  colocou uma de frente para a outra e  começou  a  esperar. A Bíblia diz que Abraão esperou  até  adormecer de tão cansado v12.
''Era costume dos judeus jurarem todo o tempo  e  por qualquer coisa na intenção  de não serem achados culpados e o juramento era usado por Deus e pelos homens  '' Gen.22:12-16 e Heb.16:13. No Antigo Testamento era assim  mas no Novo  Testamento foi proibido jurar.Mateus 5:34

. Segundo o Pr. que fez este estudo  disse  que também havia este tipo de juramento em que a pessoa

queria ser partida  ao meio , se não cumprisse  o juramento. A bíblia diz que Abraão ficou apavorado com a escuridão e as
aves sobrevoavam por cima da sua cabeça, mas pela madrugada apareceu uma tocha de fogo que passou no meio daqueles pedaços ''Era o próprio Deus dizendo em revelação que queria
ser partido ao meio se não cumprisse o prometido'' E tudo se cumpriu. E passou o tempo e surgiram duas nações que até hoje vivem lutando entre si Israel e Ismael (árabes)

Se você tem promessas de Deus aguarde que ele vai cumprir porque é fiel aos seus propósitos e
principalmente quando se trata dos trabalhos Eclesiásticos.

domingo, 27 de julho de 2014

A TERRA QUE MANA LEITE E MEL


  ''Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos. ''Número 13:23
''Canaã é a antiga denominação da região correspondente à área do atual Estado de Israel, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, de parte da Jordânia, do Líbano e de parte da Síria.'' Wikipédia


Canaã é a terra  do Leite e mel e do petróleo. Quando Moisés mandou  espias , para visitar a  terra , duas coisas assustaram os judeus  : foram  os homens  que  eram tão  grandes que  foram considerados gigantes  e  as uvas  cujo  cacho precisou  de  dois homens para  levarem como  prova do que afirmavam  ter  visto na  terra ,como  também romãs e  figos.


Quando voltamos os olhos para o passado Bíblico, encontramos o inicio das promessas  de  Deus . Promessas  essas  de prosperidade. A maior  delas é a  terra de Canaã onde mana Leite e mel . Esta promessa vem do passado ,tem atravessado  os  tempos  presentes  e tem se  projetado no futuro ,como alvo de chegada. Ponto final de uma jornada que coroa  a quem ''combateu o bom combate e guardou a  fé'' como  o apóstolo Paulo.

A terra que mana leite e mel, é o sinônimo  da prosperidade , dos  tempos  antigos, dos  tempos modernos e dos  tempos futuros , portanto  foi promessa para os Judeus e é promessa  para  cristãos de hoje que  buscam  chegar a Canaã Celestial.

Chegar a Canaã não foi  fácil para os judeus. Enfrentaram guerras contra outros povos, foram  escravos no Egito, atravessaram o mar vermelho, enfrentaram o  deserto sempre  guiados por  Deus, que não permitiu que passassem fome , nem sede, nem sentissem frio e nem perdessem  roupas e sandálias.

Mas tinha um detalhe, tinham que lutar para  chegar a terra prometida. Isso já  serve  de exemplo para nós. Os nossos sonhos podem  ser  realizados , mas precisam  que lutemos por eles. Deus não fará aquilo que podemos  fazer. A interferência  dele somente  acontece, quando estamos limitados para  realizar.

Um  grande exemplo foi:O povo Judeu atravessar o mar Vermelho, andando em  terra  seca ,mas quem abriu o oceano foi Deus. Nas doenças , os médicos  passam  as  receitas e nós compramos os  remédios mas quem  determina a cura é Deus.

  Nas promessas de prosperidade ,Deus sempre usou como  um pai amoroso  usa: O incentivo para que  seus filhos  obedeçam  e a maior  benção foi essa : Uma ''terra que mana leite e mel''.  ''Uma terra em que  se plantando tudo dá''. Uvas  , laranjas , figos  etc... e tudo  grande e  da melhor  qualidade.

O que o povo não compreendeu foi,  que precisava lutar , para conquistar. O povo não entendeu, que Deus não  faz o que o homem pode  fazer e que  Deus  somente  faz o que é impossível para o homem realizar. Por  exemplo ,ir ao coração de alguem para ajudar , perdoar , doar algo :somente Deus tem esse poder.

Deus ouviu o clamor do sofrimento do povo Judeu  quando  estava escravizado  no Egito .(Ex. 3:8, 17) Deus viu que precisavam  de herança , por isso reafirmou  a promessa da  terra que mana leite e mel.(Ex. 3:5).

Mesmo ouvindo as murmurações do povo , Deus  se manteve fiel (Ex. 33:3).II Samuel ,no capitulo  17:29 , descreve  os produtos  da  terra que foi levado para Davi: Mel, manteiga, ovelhas, queijo de leite  de  vaca etc...

Isaías 7:22 ; Jeremias 11:5; Ezequiel 20:15 citam as promessas da terra  do leite e mel.

22 terá coalhada para comer, graças à fartura de leite que elas darão. Todos os que ficarem na terra comerão coalhada e mel.Isaias  7:22
5 Então cumprirei a promessa que fiz sob juramento aos antepassados de vocês, de dar-lhes uma terra onde há leite e mel com fartura, a terra que vocês hoje possuem".
Então respondi: Amém, Senhor. Je. 11:5

15 Com mão erguida, também jurei a eles que não os levaria para a terra que eu lhes dei, terra onde há leite e mel com fartura, a mais linda de todas as terras, Ezequiel 20:15


Coisa interessante são as bençãos  que podem  ser divididas, segundo seus  critérios em:  Nacional e Individual . Em todos os países , existe uma lei que diz: '' Tudo que  estiver  no  sub-solo é da nação'', ou seja é do governo. Somente  as autoridades  tem o direito de  explorar, mesmo que a  terra seja propriedade nossa. O que  pode  brotar no sub-solo? Metais Nobre como o ouro (Gen .2:1),prata, platina etc... e o ''Ouro Negro'' chamado Petróleo.

Em Israel a maior benção foi o Petróleo. Uma  benção  no sub-solo de ''Canaã''. Foi uma benção Nacional para todo o povo e  até surgiu no meio do povo , uma brincadeira,  que  falava: ''Moisés passou  quarenta anos no  deserto procurando um lugar  que não  tivesse   petróleo''  Toda terra  de Israel  estava  e  está  deitada sobre  grandes lençóis  de petróleo, por isso  tem sido alvo  da inveja e do ódio  das  demais nações  do mundo

Um  exemplo foi  ''Canaã''individual , vivido por José. que  chegou a  ser Governador do Egito. Antes porem  foi traído e  vendido pelos irmãos. Foi escravo, tentado e açoitado  ,mas que  venceu. 


Nos  tempos  de hoje, a  benção é para nós.O Canaã pode  ser o individual, nacional, e o Celestial .O que  também não é  fácil. Temos lutas constantes, atravessamos  desertos. Atravessamos o mar  da vida com suas ondas  de maldades e de injustiças.

 Confrontamos com situações  gigantescas, que  se apresentam em nossas vidas ''Que parecem nos engolir vivos''  como diz o Salmo 124: 1-5 . Tudo, para ganharmos a Canaã Celestial que  somente é ofertada   a quem  tem fé. A Canaã Celestial é algo como um sonho, mas é  real. 

O livro de Apocalipse descreve parte dela como:''As doze portas eram doze pérolas, cada porta feita de uma única pérola. A rua principal da cidade era de ouro puro, como vidro transparente.''Apocalipse 21:21

O que seria a Canaã  aqui na  terra, na  área  material?
Emprego, saúde, casa própria, carro, dinheiro etc... e todos os sonhos materiais , mas  existe o maior de todos , que não é  visto , nem palpável , mas  é  sentido, que é a nossa '' Salvação'' e que  somente o Senhor  Jesus Cristo pode  dar.

Temos  que ''fazer força'', que é ''força para amar, para perdoar, para obedecer a Deus, cuja finalidade é   herdar a (Canaã Celestial )pois ela é a  representação  (Espiritual)  da  terra que mana Leite e mel.

 

A LEI E A GRAÇA DE DEUS

 SALMO  84:11  ''Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.''


Nenhuma  palavra é  tão  fascinante como a  palavra Graça. Sempre  que  surge em  nossa  mente para uma  reflexão, ela  surge  com  nova  roupagem , magnifica , porque  traz  exemplos  e nova  aplicação  para  nossa vida.

Vivemos  no mundo do  ''Toma  lá e  da cá''. Vendemos ou  compramos casas ,carros, roupas, alimentos, de  forma  que  tudo  tem um preço. Mas  existe algo  que  está  acima  do  entendimento que se  chama ''Graça de  Deus ''que é  um  favor  imerecido.

Definição  geral da  graça:
Graça é  o  nome  de uma pessoa. É o  nome  de  um  lugar,  de um  bairro. de  um culto de  agradecimento. É  um ar  de  riso, é a  forma  de  chamar alguém. De  forma  que  a  graça  tem  um  leque  de significados  mas  poucos conhecem a  Graça  de  Deus.

A  Graça é:
Segundo a  Bíblia , a  Graça é abundante, superabundante, é rica, é  eficaz, é  soberana, toda  suficiente e  multiforme. A  Graça  é  fonte  de  eleição, justificação ,  de  fé,  salvação, consolo e  esperança.

Doador  da  graça:
Deus é  o  Doador da Graça Salmo  84:11 O  trono  da  graça é  o  trono de Deus e o espirito  Santo  é  o  Espirito  da  Graça.

Graça  Comparada:
O  Escritor  Philip Yansey narra  no  seu  livro  ''Graça  Maravilhosa  Graça'' que em  um  grande  auditório , encontravam-se um grande número de  pessoas que   discutiam  sobre  as  Religiões e qual a  diferença que  existia entre  elas. No  calor  da  discussão  que  não  se  chegava  a um denominador  comum, apareceu um  evangelista itinerante, que  se  interessou  pelo  assunto.

Após  alguns  segundos  ele refletiu e  disse :''Só  existe  uma  palavra  que  faz a diferença entre o Cristianismo  e as  demais  religiões que é  a palavra GRAÇA''. O assunto  foi  encerrado  e o  silencio  tomou  conta  do grande  salão. Somente  o  Cristianismo  fala na  Graça de  Deus.

História  de  Graça:
Já  vimos  comentários em  que  se  diz , que a Graça não  existia  no  tempo  da  lei. Isso  é  uma  inverdade , pois  esta  palavra existia no  coração  de  Deus  esperando  a  revelação na  "Plenitude dos  tempos". Quando  o  homem caiu  , quebrou-se  e  precisava  de  restauração e  Deus  começou a fazer Projetos  para  recuperação da  sua  obra,  ''Coroa  da  criação''. 

Ele criou as  leis, levantou  Profetas  e criou a  Graça. A  Graça e a  Lei  sempre  estão na  contra mão , uma  da outra, mesmo porque,  a  Graça tem  muitos   desafios. Por  exemplo : Na  lei , a pessoa podia  vingar-se, mas  na    Graça  diz : ''A  vingança é  minha" ou  perdoar setenta  vezes  sete.

Apresentação  de Deus como  Criador  da  graça.
Os  muçulmanos apresentaram  um Deus  enorme. O  apostolo Paulo  fala  no  livro  de  Atos 17:28, que  estamos todos dentro de  Deus e nele  nos movimentamos, e  Jesus apresentou  um  Deus  enorme  que  foi  diminuindo até chegar ao  tamanho  de  um  espermatozoide que  o Espirito  Santo colocou  no útero  de uma jovem  e  lá  ele  cresceu se  tornou  um  Nenem  Deus,  que  nasceu  e  cresceu  no  conhecimento  e  na  graça,  até se  tornar o '' Homem Deus''  Salvador  da  humanidade.

A  Bíblia  diz que  no  antigo  testamento, Noé  achou  graça  diante  de Deus. José , Moisés , Gideão e  Israel também .

Criação  da  graça
Deus  criou a  graça  comum  para  toda  humanidade e  criou  a  graça especial para   difíceis situações . Exemplo  disso  foi , o  Apostolo  Paulo que  é  relatado  no  livro  de Atos  9:1.

A  finalidade da  graça;
A  finalidade da  Graça é :  A  salvação, justificação, fortificação e ajuda nas   fraquezas.

Graça  comparada.
Karen Blixen  escreveu  um  conto  que  ficou  famoso na  Europa, chamado ''A  Festa  de  Babette''. Diz  ela  que; existia um  líder  que liderava uma religião nos  lugares mais pobres  da  Europa. Este  homem tinha  duas  filhas, que  se  chamavam  Martíne e Philippa  em  homenagem  a  Martinho Lutero e  seu  discípulo  Philip. Essas  moças  eram  lindas  mas  nunca quiseram   casar. 

Certo  dia  chegou   a  sua  casa uma  mulher que fazia  doces, chamada Babette .As  moças  não a  queria porque  não  podia  pagar , mas  ela  insistiu tanto , que  ficou  morando  com elas, até  que  um dia ,  recebeu  uma  fortuna de  herança e   resolveu  fazer uma  grande  festa e  convidou  todas as  aldeias vizinhas .

 Chegaram  ali os  pobres,  cegos , aleijados  e participaram  daquele  grande  jantar em  que o  doador   deu tudo e os  convidados não pagaram  nada. Assim  é  a  Graça  que Deus  Dá  e  não  pede  nada em  troca.

Graça  escandalosa.
Já  contei , mas  vou  refrescar  a memória  de  todos , lembrando o  caso  de  um  criminoso  chamado ''Testinha''. Esse  homem ficou  órfão quando  tinha  cinco  anos  de idade e  foi  criado até  os  sete  anos por  um  fazendeiro  muito  ruim  que  o  espancava. Um  dia  fugiu  e  começou uma  vida  de   crimes , sem  precedentes . Foi  salvo aos  quarenta  anos e se  tornou   pastor. Foi a  Graça que  o  salvou.

A  Graça é  Escandalosa. Quantas  pessoas  se  escandalizam  quando  sabem  que  um  assassino  de  alto  grau  de  periculosidade  se  converte e   nem  acreditam , na  tal  conversão.

 No Novo  Testamento ,a volta  do  filho  pródigo  para  casa , deixou  irmão mais  velho   escandalizado,  porque  o  pai  o recebeu  com  uma   grande festa , e  ele  que  nunca  entristecera o  pai,  nunca  tivera  direito a uma  festa. 

Isso  diz  respeito as religiões  que  buscam um Deus mas  na  Graça , é Deus  quem procura os  homens e a Bíblia  diz  que acontece  uma  festa  no  céu quando  um pecador se arrepende. Luc. 15:7


Graça doada.
A  graça  doada  aos  Recabitas . Os  Recabitas  era  uma  Ordem  Religiosa  fundada por  Jonadabe  na  época do  Rei  Acabe . No  capitulo  35 do  livro  de  Jeremias , Deus  o  chamou   e  ordenou  que  convidasse os Recabitas  para a Reunião  e colocasse  vinho  para  eles  beberem ,mas  eles  não  aceitaram por  obediência  ao seu Líder Jonadabe.

 Com isso , Deus  quis  mostrar  aos  Judeus a fidelidade  deles  para com  o  líder Jonadabe,  que  morreu duzentos  anos  antes  de  Jeremias . Deus  , estava  encantado  com  tal  fidelidade  e  queria  que o  povo  Judeu  tivesse  a  mesma  atenção , para  com Ele ,por  isso  concedeu Graças a  esse povo.

Graça  Negada.
No  livro de  Obadias  a  Graça  foi  negada . Deus  , chamou O  Profeta  e mandou a mensagem para  os  Edomitas dizendo  que   eles  seriam  extinto  da  terra . Os  edomitas  eram  descendente de Esaú. 

O interessante  é  que a  historia  começou quando Jacó enganou  Esaú  e tomou o  prato  de  Guizado  com lentilhas. Tempos  depois  Jacó  fez  as  pazes  com  Esaú  mas   seus   descendentes , continuaram com  ódio  do  povo Judeu  descendente  de Jacó.

 Quando Nabucodonosor  invadiu  Jerusalém , os  edomitas  estavam lá . Ajudando  as  forças  de Nabucodonosor , matando, roubando , pilhando  e  Deus  não  se  agradou e  por isso  destruiu  todos os  Edomitas negando-lhes a  Graça.

A  Graça  para a  Igreja- Graça Multiforme.
Ela  nos  concede  os  dons  de : Interpretação;Língua;Discernimento; fé; Cura; Incentivo;Liderança; doar; ensinar; profetizar; ensinar  e o  da palavra.

Uma  Igreja  que  não  tem União , está  fora  da  Graça. Uma  Igreja  sem  bondade, sem  beneficência; sem  paz; está  em   desgraça.

 Quando a graça  está  presente; O  cego vê , o  cocho anda, O  morto  ressuscita, a doença  desparece, o  surdo  escuta , o  mudo  fala e  as  maravilhas  acontecem.

Da  lei para a Graça.


A  Graça  e os publicanos e  Meretrizes:
Se não  obedecermos Jesus avisa: Em Mateus 21:31''Os  publicanos  e as meretrizes  entrarão  adiante de vós no  Reino  de  Deus''. Porque obedeceram.

Quero  concluir  contando um  fato interessante.  Um  Pastor se  hospedou  em um hotel  de  quinta  categoria e lá  Deus  ordenou  que  ele  fundasse uma  Congregação .

 Meio  aturdido , porque  o  ambiente era  uma  Sucursal  do  Inferno . Ali  tinha  toda  escoria  da  sociedade: Prostitutas , Ladrões,  assaltantes ,  drogados, , viciados  , pedófilos,  lésbicas , homossexuais  etc... .

O  Pastor  obedeceu. Conversou  com  o  Proprietário  que  mesmo   desconfiado , aprovou  a ideia  meio   descrente,  e  tudo  começou. Foram  convidados todos os moradores . 

Alguns  resistiram e  outros  aceitaram  e  os  cultos  começaram. As  mulheres  assistiam  ao  culto  de  calcinha  e  sutiã. Era  uma  baixaria  total mas  mesmo ali a  Graça  estava  presente, Alguns  poucos  foram  salvos  mas  a  Obra  foi   realizada porque um Pastor  teve uma  Nova  Visão da  Graça  de  Deus.

Meditemos  nisso.

Urim e Tumin

 

Retirado  da  internet

O que é Urim e Tumim:

Urim e Tumim é o nome dado a um processo de adivinhação utilizado pelos antigos israelitas para descobrir a vontade de Deus sobre determinado evento.

É uma expressão proveniente do hebraico e significa “luzes” e “perfeições”.

De acordo com a visão judaica, Urim e Tumim remontam ao Sumo Sacerdote de Israel.

Os cristãos crêem que Urim e Tumim eram duas pedras colocadas no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo em uma face resposta positiva e em outra uma resposta negativa, então fazia-se uma pergunta, jogavam-se as pedras, e de acordo com os lados que caíssem era confirmado uma resposta negativa, positiva ou sem resultados.

Há a possibilidade de essas duas pedras serem apenas um elemento simbólico que representava um dom especial concedido ao Sacerdote.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias crê que Urim e Tumim sejam duas pedras presas em um arco de ouro, o qual o profeta Joseph Smith Jr. utilizou para decifrar e traduzir o texto do Livro de Mórmon.

O sumo-sacerdote do povo de Deus levava sobre o peito estes misteriosos Urim e Tumim, que são palavras plurais em hebraico e significam "as luzes" e "as perfeições”.

A antiga tradição hebraica afirma que o sacerdote usava o Urim e o Tumim, e ao ser positiva a resposta de Deus, luzes sobrenaturais de variadas cores acendiam-se nas doze pedras preciosas, com os nomes das doze tribos de Israel, que se encontravam no peitoral do sacerdote.

Também pode se interessar pelo significado de oráculo.

Data de atualização: 17/09/2015.

terça-feira, 7 de julho de 2015

AS ESCOLHAS DE RUTE

  Diante destas palavras Rute
prostrando-se com o rosto rente ao chão, exclamou: “Por que encontrei favor a teus olhos, a ponto de o senhor se importar comigo, apenas uma estrangeira em tuas terras?” Rute 2:10

 A Historia de Rute , reflete uma das historias mais linda do Antigo Testamento e no  cenário internacional, ela desfila como uma dupla lição  de  ''amor estrangeiro''. De um lado estava um Deus maravilhoso que não  conhece  fronteiras e do outro uma mulher  estrangeira , que escolheu  ''a  melhor parte''.

Rute nasceu em um reino  chamado Moabe. Este lugar    cresceu ao lado do Mar Morto e teve  como ancestral fundador , o filho  de um incesto entre  Ló e  sua  filha mais  velha.(Gen. 19:30-38) chamado Moab.

Neste contexto,  cresceu Rute que  fazia  parte  desse povo idolatra que  adorava  o  deus Kemoch . Uma  certa ocasião , parte  do  oriente , foi surpreendido por uma  grande  fome e este  Paiz   recebeu muitas  pessoas que  saíram  de  suas  terras para  encontrarem  guarida em Moabe.

Entre  as  famílias que chegaram na  cidade , encontrava-se  Noemi  seus  filhos Maalom e  Quilion, e  seu marido Elimeleque ,que eram da  cidade da  Judeia. Noemi  fixou  residencia em Moabe. Casou os  filhos . Maalon com Rute e Quilion com Orfã , mas  o  tempo passou  e  de  repente , Noemi  perdeu seus  filhos  e seu marido.

Sozinha,  resolveu  voltar para a Judeia e pediu que  suas noras  voltassem para  seus  familiares, mas  Rute  não aceitou ficar e resolveu  fazer a  escolha mais importante  de  sua  vida e  foi uma  escolha  total  e  de  grandes  lições, para  todos nós.

 Rute  escolheu o nosso Deus como  seu Deus  ( teu  Deus  será o meu Deus). Escolheu  uma  família (Teu povo será o meu povo)e escolheu a  sogra como companheira. Um amor , nos  dias  atuais, (dificíl)  para um relacionamento entre  sogra e nora.

''Ao que lhe respondeu Rute: “Não insistas comigo para que te abandones e deixe de seguir-te. Pois aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus!'' Essas  foram as palavras  de Rute , que  ecoam  até  hoje e que está  registrado no livro de Rute 1:16.

Os  exemplos  para nós, no que  se  refere as  escolhas que  temos  que  fazer e  a primeira  frase é justamente essa: ''Não insista'' . Não podemos escutar os apelos que  forem contrários a nossa  fé, A  nossa  vida  Cristã  tem  segredos, que não serão entendidos, por isso não podemos  atender os  apelos  dos incrédulos.

O  maior  exemplo  foi o  de  Sansão, que perdeu os privilégios Divinos , ao confiar, em  Dalila, o  segredo que  tinha  com Deus. O segundo exemplo foi a promessa de uma ''estrangeira''convertida,  transformada  graças  ao aprendizado com o  seu marido Maalon.

Rute  era  fiel  e leal .Rute  seguiu todos os  conselhos de Noemí e assim  conheceu  um  grande amor que  foi Boaz. Rute não ficou vivendo do passado e  remoendo as  coisas  velhas , ela  simplesmente  viveu ''E tudo se  fez novo''(2º  Cor.5:17) e podemos observar ao ler  toda  sua história a  sua  fidelidade , demonstrada  em atitudes e  ações  lhe  valeu  ser  a  avó  do  rei Davi.

Isso nos  dá uma outra lição. Tem muita  gente  vivendo do passado. Escutamos alguns irmãos ''afastados'' que parecem museus  ,   dizendo : ''Eu já  cantei, já  dirigi ciclos  de oração , já  ensinei , já  fui batizado no Espirito Santo''  e nesse ''já, já...'' vai vivendo da  saudade, quando seria mais prático  voltar para Deus e  se  firmar na  fé.

Rute , nos  dá exemplos quando deixou para trás  , velhas  tradições do  seu povo. Rute  deixou para  trás ,um deus  esquisito chamado Kemoch ao qual  eram  dedicada o sacrifícios  de  crianças  para  terem melhores colheitas. Rute  abandonou todo um esquema  social  e político errado e um sistema  religioso  descompromissado.

Rute  escolheu o maior e melhor Deus de  todos  os  deuses ( O Deus todo poderoso). Rute  escolheu o melhor povo da  terra (O Povo de  Deus), Somos os  melhores porque  fomos convidados e aceitamos participar  desse  Reino e  o senhor e  senhora , que  está lendo esta postagem ,pode fazer parte  dessa  grande  família , como  fez  a  Moabita. É uma  questão de escolher o  certo.

Rute escolheu  o amor  da  sogra e ganhou o amor  de Boaz , um  rapaz  simples , honesto e leal  que  assim que a  viu  ,  apaixonou-se por  ela  pois  era sua alma  gêmea .  Uma  estrangeira  escolhida por  Deus para  dar  continuidade  aos   seus projetos .

O Deus  sem fronteiras viu e  abençoou Rute.
Quer  ter um  exemplo  de  grandes  escolhas  observe a vida  de Rute.

 

ESCOLHAS INFELIZES



''Eu  te  farei  pequeno entre  as  nações  e  serás  muito  desprezado''Obadias 1:2

Obadias  foi  realmente o menor  em tudo , apesar  de pouco ou quase  nada  se  saber  da  sua  vida. O  seu livro  registra  apenas  um  capitulo  com  vinte  e um versículos  que  tem a  missão  de, como oraculo,avisar aos  Edomitas  que  está  próximo  o   julgamento. 

Nos  dias  atuais , temos  no  livro de Obadias . a primeira lição de  vida para  cada um de nós. Fomos  escolhidos para avisar aos Edomitas  da atualidade sobre a  volta do Senhor  Jesus Cristo e  convida-los  ao  arrependimento  antes  que  saia os julgamentos finais ,  sobre as nações e  até  mesmo individuais.

È quase impossível entender o que  está  escrito no  texto sem analizar a historia  do  que  aconteceu  no  passado. Esta  foto que encabeça  esta postagem  , registra um prédio  encravada na Rocha na entrada de uma  cidade que chamou-se '' Petra'', e que  segundo historiadores  foi construída pelos  Nabateus.

Essa  tribo, usou uma  engenharia  , estranha  , para  construí-la, pois  ela  só possuia uma  entrada e  suas  casas  eram construídas   nas  escavações das  rochas. Hoje  essas  ruínas  estão  nas  terras  da  Jordânia e são  ''Pontos  Turísticos"  do   Oriente.


 Segundo Wikipédia esta é  a  historia  dos NabateusOs nabateus (em árabeالأنباط al-ʾAnbāṭ) foram um antigo povosemítico, ancestrais dos árabes, que habitavam a região norte daArábia, o sul da Jordânia e Canaã, em especial os diversos povoados situados em torno dos oásis na região fronteiriça entre a Síria e a Arábia, do Eufrates ao mar Vermelho. Constituíam uma rede comercial com alguma administração central; a agricultura era praticada intensivamente em certas áreas limitadas, e nas rotas que as conectavam, apesar de não terem fronteiras definidas nos desertosque as cercavam. O imperador romano Trajano conquistou o Reino Nabateu, anexando-o ao Império Romano, onde a cultura particular dos nabateus, facilmente identificada pela sua refinada e característicapintura em cerâmica, acabou por se dispersar em meio à cultura greco-romana.


Após esse povo surgiram os  Edomitas, que são  descendentes  de Esaú  e  que  residiram neste lugar ,  por isso a Palavra de Deus  cita: ''Tu que  habitas  nas fendas  das  rochas ''Ob. 12:4  e  Jer.29:16, para diferencia-los dos  demais povos.

 Segundo historiadores , nasceu no  coração desse povo um ódio muito  grande contra Israel  , por  causa daquele guizado  que Jacó  conseguiu  tomar  do irmão  Esaú. Gen. 25:34.


O ódio atravessou os  séculos e  foi a  causa de não  deixarem  Moisés  atravessar  com o povo ,pelo seu  território,  quando    levava o povo para  Canaã. Mais  adiante  vemos  os  Edomitas invadindo Israel por  cinco  vezes.

Quando Israel foi invadida  pela  Babilônia, os  Edomitas estavam lá ,ajudando o inimigo, roubando, pilhando e matando os irmãos de sangue e espreitando nas  encruzilhadas . Tudo por  causa  do ódio que  nutria com a historia  do  guisado.

Vamos  tirar a segunda lição  desse  episodio. A  Bíblia  diz:''Não  deixe o sol se  por sobre  sua ira'' Efésios 4:26. Os  Edomitas  foram  verdadeiros  porta-vozes  do inferno, porque envenenaram  uma  nação inteira e  agora  o juízo  era  chegado pela  voz  do oraculo Obadias. Apesar de Esaú ter perdoado seu irmão Jacó. No  capitulo de Gen 33, está  narrado o  reencontro desses irmãos.

Na  historia  da família de Isaque pairava no  ar como um simbolo de  ódio, por  causa  das  escolhas dos pais. Se Isaque  preferia  Esaú. Rebeca preferia Jacó. Hoje existem  famílias que  vivem  esse  dilema. Sãos os  filhos que  vivem  dentro de uma mesma  casa  sob a  égide  das  escolhas  paternas.

Muitas vezes são os  pais as  vitimas  nos  lares. A mãe  sempre é  a  escolhida  e algumas  vezes , o pai  e nisso  sempre há conflitos  de sentimentos , e que  sempre gera desequilíbrios, emocionais   , que  culmina  com a  desagregação familiar. Somente  Jesus pode  colocar ordem nos  lares.

As  escolhas sempre são  as  vilãs do  amor. Por  causa de  uma túnica que  Jacó fizera para o filho  José , despertou-se o ódio dos irmãos  a ponto  de   tentar mata-lo  e de o  venderem  para uma  caravana. 

Os  Edomitas também  se orgulharam do que  faziam e  tiveram  grande prazer  na  destruição do povo  de  Israel e Deus não  se  agradou. Será  que  nas igrejas existem os  que  tem prazer  na  desgraça dos outros?

O Apostolo Paulo cita os  falsos irmãos em 2 Corintios 11:26. Não é  difícil identifica-los. São hipócritas, querem sempre  entristecer , querem sempre humilhar os mais  fracos, os mais  velhos,os mais pobres, os  negros etc...

São os  Edomitas  da  atualidade. Ficam alegres  quando sabem que alguem  está com cânçer, ou com  outra doença. Ficam alegres  se  sabem  que alguem perdeu o emprego, perdeu o concurso, não foi aprovado no  vestibular. Este  versículo: ''Chorar com os  que  choram'' não existe na  Bíblia  deles.

Visitar os  enfermos, nem pensar . Ir aos hospitais e nas  cadeias nunca  foram e nem irão . Jesus  falou que  quem visitar qualquer um  desses pequeninos estará visitando a Ele.''Eu estava nu e me  vestiste: eu  estava doente e cuidaste  de  mim; eu  estava na prisão e foste  me  visitar''Mateus 21:35-46.

O orgulho  foi a maior  desgraça dos  Edomitas. Provérbios 16:18  diz:''O orgulho  vem antes  da  destruição'' Por  causa  do orgulho, os  Edomitas se  tornaram  cruéis e a  ''Crueldade  impede a  compaixão''


Somos os  Obadias dos  tempos  modernos. Somos pequenos e somos odiados , porque  não querem  nos ouvir, mas  temos  que  falar  como  Paulo .''Fales e não  te  cales'' Atos 18:9
Que nunca se encontre em nós um pensamento ou uma  atitude igual a dos Edomitas que  sucumbiram as  escolhas infelizes.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

 

O FOCO DA FÉ




Ao anoitecer seus discípulos desceram para o mar,
17 entraram num barco e começaram a travessia para Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha ido até onde eles estavam.
18 Soprava um vento forte, e as águas estavam agitadas. Mateus 14



 Esta passagem  das  Escrituras , narra  a  saga  de um acontecimento  dramático  em que o palco é o mar tendo  como  cenário  uma  tremenda  tempestade , um  barco com alguns  tripulantes, bombardeados , por  fortes  chuvas torrenciais, desequilibrados pelos  forte  ventos que  sopravam  sem piedades e  que agitavam  as  águas impiedosamente.

A  Bíblia  diz que estava  escuro e que os  discípulos estavam  atravessando  para  Cafarnaum. Foi nesta  conjuntura que  Jesus foi encontrar-se  com eles andando sobre o mar  e  viu Pedro  implorando para  andar  sobre  as  aguas e ir ao  seu encontro.

Os  discípulos ao  saírem para o  mar  deixaram um  barco para Jesus mas  Ele  apareceu  de modo  sobrenatural  e  assustou aos seguidores  que  o chamaram de  ''fantasma'' , porque  estava  caminhando sobre as aguas  agitadas do mar e ainda encorajou  Pedro a ir  ao  seu encontro. Pedro foi. Desceu do barco e  conseguiu  caminhar um pouco sobre  as revoltas ondas mas logo começou a  afundar e  e isto nos  traz  algumas lições.

Quando  trazemos do  texto para o contexto , observamos os  fatores  externos e internos. Observamos  também o foco da nossa  atenção e  as  atitudes  a  serem tomadas.

Os fatores  externos  estão  representados pelos ventos. Na   natureza , quando eles sopram  e  segundo a  sua intensidade, eles podem  ser suaves aliviando o calor mas  também  servem para  transportar umidades dos oceanos para os  continentes, todavia  de  acordo com a pressão eles podem tornar-se um tufão, ciclones e aumentar em escalas  de  1 -5  tornando-se perigosos de  acordo  com  velocidade adquirida.

Nesses  casos ele  arrastam tudo  que encontram pela  frente.  Destelham casas, levam  carros , pessoas e animais etc...E naquela  noite os  ventos eram contrários e estavam perto de  serem  um problema desse  tipo, mas isso acontece na nossa  vida secular: Podemos observar os  fatores internos que  são  os  ventos das enfermidades que  assolam o nosso físico, Os  ventos da  falta  de emprego. Os  ventos  do  desamor, da incompreensão , da maldade , dos  assaltos etc...

Mas  acontece esses  vendavais  no nosso  interior. Os  medos , as  fobias, os nervosos. Na  vida Espiritual existem o  que chamamos  de '' provas''. Ninguém  sabe quando vai  ser provado. Ninguém agenda o que pode  acontecer  de ruim porque ninguém espera mesmo sendo  atacado por pensamentos  desagradaveis..

O apostolo Pedro começou a olhar para o  tamanho das ondas , e  deixou de olhar para Jesus. Foi ai que ele  perdeu o'' Foco'', por isso Jesus disse :''Homem  de  pequena fé''. Não podemos  perder o foco , por  maior que  seja a ''Prova''. A fé não pode  ser  esquecida por  maior  que  seja o problema.

 A Fé vê o invisível.  Abraão quando levou  seu filho para o  sacrifício , tinha o cutelo e a lenha  mas Isaque perguntou:
''Pai ! onde  está o cordeiro?''. Eu imagino como  estava o  coração  de Abraão . O   vendaval que o  assolava interiormente . Mas Abraão queria obedecer a Deus  dando  seu único filho, mas  sentia  que iria  acontecer  algum milagre e  de  fato, Deus  viu que  Abraão  era fiel.

E nós? será  que  somo fieis , quando Deus nos pede  aquela  benção que  Ele  nos deu? Quem ou o que é  Isaque?  É  dízimo  que não queremos dar? ´É o  carro que ele  deu  e  que precisa  ser  vendido para  colocar  o dinheiro na obra? É  o tempo de oração  pela madrugada. ?

Pedro  tirou os olhos  do ''Foco"e  começou a  afundar  naquele mar e isso nos  dá uma outra lição. Não podemos  tirar os olhos de Jesus  que é o nosso ''Foco''. Naquele momento Pedro deu uma  grande lição. Pedro começou a  clamar. ''Senhor  ajuda-me''. 

Quando a   fraqueza  chegar  a melhor coisa é o clamor. Tem pessoas  que  afundam  e quando já  estão no fundo é que  começam a clamar.Exemplo disso foi  o  caso  de  Lazaro e do rico . O rico só sentiu o problema  quando já estava no inferno, tanto, que  ele  pediu a  Abraão  que  Lazaro molhasse   a lingua  dele. (Luc 16: 19-31) .

''24 ‘Pai Abraão’, gritou, ‘tem piedade de mim! Manda Lázaro vir ter comigo nem que seja para molhar a ponta do dedo em água e refrescar­-me a língua, pois estou atormentado nestas chamas!''’


Precisamos  clamar  no inicio do problema , antes  que  as ondas  nos sufoquem   e nos afoguem.

Não podemos  esquecer  que Jesus é ''O Foco da Fé''. Como  fez com Pedro  faz  com qualquer um  de nós, nos  tirando  das  ''grandes ondas do mar  da  vida'', para nos  colocar  em segurança.

 

NÃO VENDO , NÃO TROCO E NÃO DOU




21 1/2 Nabote, foi um indivíduo de Jezreel,que tinha uma vinha nos subúrbios da cidade, perto do palácio do rei Acabe. Um dia o rei propôs-lhe comprar-lhe aquele pedaço de terra. “Quero fazer um jardim dessa terra”, explicou-lhe, “porque está junto ao palácio.” Oferecia-lhe pagar em dinheiro ou por troca com outra vinha melhor.


 A moldura  desta  historia que  vamos  narrar está no livro de  de  1ª  Reis  capitulo 21 e  nela  está em oculto , a  ganancia de  um  rei chamado Acabe, a maldade  de uma mulher chamada Jezabel  e a simplicidade  de um homem  fiel  chamado Nabote. Fazem  parte também desta  historia, como  cortina  de  fundo, uma vinha e uma  horta  nos  quais  vamos  meditar,  e  extrair exemplos   para  nossa  vida . A vinha  era  uma  herança  de  família  e  naquela  época não se  podia  vender.


Quando li  esta  historia,  me  lembrei  de um  dialogo , entre  uma  cadeira e uma  Tribuna  em uma sala sombria , escrita  por  Humberto  de  Campos que  dizia o  seguinte: A Tribuna:- Ainda  estás  ai?  e a  cadeira  respondeu: E  para  sempre se me  fizerem a  vontade. A tribuna  atacou: Para  quem  nada  merece , todo o pouco  que  lhe dão é  muito, ao  que a  cadeira respondeu: E ao  que  tudo  deseja  todo muito  que  lhe  dão é  pouco.

O  rei Acabe  foi  como  esta  tribuna da  historia . Ele  era um  rei riquíssimo . O  seu reinado era coroado por  muitas  terras e  o seu  palácio exibia,  setenta quartos para  abrigar  seus  setenta filhos. 

Politicamente  foi um  rei  bem sucedido  mas  no lar ,  era  submisso a  sua esposa  Jezabel, que  era  de Tiro  cidade  da Fenicia  ( Hoje Líbano), era  sacerdotisa, idolatra  do deus  Baal e a Bíblia  diz  que  ela  era uma mulher má.

Um  certo  dia , o  rei teve a  ideia  de fazer uma  horta e  foi  até Nabote, impor   a  sua vontade disfarçada,  de  ''um apelo" ,e depois  de   um  pedido  de compra ou  de  troca.


Nabote, como  todo Judeu  , negou-se a vender , a  trocar e a  dar , porque  a  lei  dizia que  não  se  podia negociar ,nenhuma  herança , recebida  do  seu  pai. Nabote  rebateu  todas  as propostas e em um linguajar  simples: " Não  vendo, não troco  e não  dou."

Dengoso , cheio  de  artimanhas, o  rei Acabe , correu  para  casa  e deitou-se  choramingando, para  chamar  atenção da  sua  mulher Jezabel , que  logo resolveu o impasse. 

 Diabólica ,logo criou uma  situação mentirosa , , convidando Nabote para  uma  homenagem e diante  de  Israel , levantou  duas  testemunhas  falsas, para  acusa-lo  de  traidor, e  ali mesmo o matou a  pedradas. Com  esse  resultado , o  rei  teve  a pequena  terra  de Nabote  para  ele  plantar  sua horta.

Aquele  casal , esqueceu  que  Deus tudo vê e  com  aquele  comportamento,  fez  o Todo Poderoso assinar  a  sentença  contra  eles. O Profeta  Elias  avisou que  eles morreriam e que  o  sangue  dela  seria  bebido  pelos  cachorros.


Uma  coisa  que  fica  claro no  comportamento  do  rei, é a  sua ganancia , Ele  tinha  tantas  terras  mas  queria , um pequeno lote. Poderia  fazer  sua  horta em qualquer  lugar , mas  ele  queria aquele , de  Nabote.


Isso  simboliza, o  desejo do diabo,  de  querer e impor a  sua  vontade. Na  área  espiritual ,o  diabo  que  já  tem tantas  pessoas  no mundo, ele  quer  você e eu, porque somos  herdeiros  da  vinha.

Em João 15:1 , Jesus disse, ''Eu  sou a  videira  verdadeira , e  o  meu  pai é  o lavrador''. Estamos  preso a  essa  videira e  temos  que  dar  frutos.

Certa ocasião houve uma  festa  e  a filha  de  Herodias,  chamada Salomé, que  encantou o  rei , com a  sua  dança , e  recebeu dele  a pergunta acompanhada   de uma  promessa. "Peça o que quiser  que  até metade  do meu  reinado eu lhe darei''

Salomé,  correu para a mãe a  fim  de perguntar , o  que  deveria  pedir e ela  respondeu: ''Peça a cabeça  de  João  Batista''Marcos  6:14-29 . Mataram João Batista  e  levaram a  cabeça  decepada  em um prato.

Com  tantas  promessas  de ,até  metade  de um  reino, ela  escolheu uma  cabeça que  não  foi uma  cabeça  qualquer , mas foi  a  de um  adorador, comprometido  com a  verdade, custasse  o  que  custasse, até mesmo  a  própria  vida.

Fico imaginando  na  outra  dimensão. A  morte  de  João Batista, não  foi  prejuízo para  Deus , porque  foi  acolhido  nas mansões  celestiais, por  sua  fidelidade.Perdeu a  cabeça  mas  não perdeu a  fé.


O  rei  Davi  foi outro que  entra  neste  contexto,Com  tantas  mulheres  que  tinha  no  seu Harém , ele  quis Bete-Seba e matou até seu  marido , para  ficar  com ela.

Esse  comportamento se  aplica  a  tudo na  vida. A  ganancia é uma ambição  desmedida. Querer  tudo para  se, não é  coisa  de  Cristão.

A horta  do  rei Acabe  também  tem sua  contextualização. Quantas plantações  de  vida se planta  onde se deveria plantar uma '' Figueira''. O  mundo  está  cheio de hortas  que  vão  desde a  ciencia  até  as plantações malignas.


Meu irmão. minha irmã e meus amigos se  voçê é,  ou  tem uma  figueira,  faça  como Nabote : Não  venda, não  troque e não  dê. Não esqueça  que como  figueira que é, tem  um passaporte para  a  eternidade. Como a figueira  que  tem , mostre  os seus  bons frutos e não os  venda , não os troque  e  não os  dê.