sábado, 30 de julho de 2022

 

OS INCONFORMADOS. COM

Os Inconformados






''E não vos conformeis com este mundo mas sedes transformados pela renovação do vosso entendimento...''Rom. 12:2

Nesta reflexão vamos refletir no que seja '' os inconformados''.
O inconformado é aquela pessoa que não se conforma com a situação vivenciada pelo mundo; pela sua família; no seu trabalho, na sua vida e na sua Igreja. E tudo isso tem respaldo Bíblico.

O mundo caminha na contramão da vontade de Deus e isso gera um grande conflito entre a área material e a área espiritual, pois não é fácil ''morrer para ele (o mundo) e renascer para Cristo'' e não mais olhar para traz. A Bíblia diz que: ''As coisas do mundo é loucura para Deus e as coisas de Deus é loucura para o mundo.''

Quando paramos para observar o estilo de vida, observamos que a cada dia aumenta o número de inconformados tanto dentro da Igreja como fora dela. A historia mundial está repleta de nomes de homens que ,foram e continuam sendo ,exemplos de vida abnegadas ao amor ao próximo e muitos deles escreveram sua historia com o sangue que derramaram em prol do s seus sonhos altruístas.

Registramos os nomes de alguns , cujas figuras estão registradas como exemplos da dignidade humana. São eles: Gandhi, que jamais aceitou o domínio inglês sobre a Índia: Nélson Mandela que não se curvou ao ''Apartheid''( regime dos brancos). Martin Luter King , inconsolável com o domínio dos brancos sobre os negros; O mundo contra o Nazismo e contra o Comunismo insatisfeito com os assassinatos em massa;Os Brasileiros contra o Regime Militar da ditadura.

E um nome famoso , Ícone da insatisfação religiosa cuja atitude impulsionou a liberdade religiosa .Estamos falando de Martinho Lutero que afixou 95 teses na porta da Igreja Católica do Castelo de Winttenberg na Alemanha. Esse ato foi tão importante que se comemora esta data de 31 de outubro de 1519 como o dia da ''Reforma Protestante''.

A Bíblia tem registro de grande número de inconformados. Iniciamos citando Moisés cujo ministério incomodou Datã e Abirão , despertando neles uma inconformada inveja. Existe isso hoje? A resposta é: Infelizmente sim . E como! Ana não se conformou em não ter filhos
Citamos também Jeremias , que não se conformou em não ser ouvido em suas profecias, e chorou amargamente pelos Judeus. Os Bereanos que não aceitava a pregação da palavra sem confrontar com o que estava escrito. Nabote , preferiu a morte a vender sua herança para Acabe.

João Batista , não se conformou com o comportamento de Herodes e Herodias. Davi não aceitou as afrontas de Golias. Daniel não aceitou as iguarias do rei. Jairo , não se conformou com a morte da filha. A mulher do fluxo de sangue não aceitou a doença. A Lista de inconformados bíblicos é muito grande. Existe o inconformado em obedecer a Deus na pregação do evangelho como foi o caso de Jonas , que não se conformou com a ordem do Senhor e fugiu. Tem muita gente fugindo para não pregar a palavra, escorregando nas mentiras e saindo pela tangente das desculpas , inconformados com a ordem de pregar.

Existe um outro tipo de inconformado , que é aquele que não se conforma consigo . É aquela pessoa que se olha no espelho e não gosta de si mesma. Não gosta da cor dos olhos embora enxergue bem, prefere as lentes de contato azuis ou verdes.

Exitem os que não gostam da cor da pele, não gostam da altura que possui, não gostam das pernas que os leva aonde quiser, e seu desgosto culmina numa pergunta ofensiva a Deus, que traduz todo seu descontentamento: ''Por que me fizeste assim?''

E Deus responde:''Quem és tu , ó homem para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem fez; Por que me fizeste assim, ou não tem o oleiro direito sobre a massa...''Rom . 9:20-21.

Nos dias atuais , existem um grande número de inconformados dentro das Igrejas e isso tem sido
a causa de muitos problemas . Denominações inconformadas com outras denominações , porque não entendem , que cada uma tem suas doutrinas, principalmente com relação aos usos e costumes. Irmãos inconformados com os salários dos pastores, com os dízimos e ofertas. Inconformados com a administração e não entendem que ''Digno é o obreiro do seu salario''.Tem inconformados guiados pelo veneno da inveja que chega a dividir Igrejas , e dai criarem tantos Ministérios independentes. Quantos gostariam de ganhar o salario do pastor e ocupar o lugar do Líder?


Para ilustrar esta reflexão: Conta-se que um cristão inconformado com a sua cruz ,resolveu trocá-la por uma outra , achando que seria menos pesada. Trocou por uma de chumbo e sentiu muito peso, trocou por uma de prata, e peso continuou, trocou por uma outra de madeira,depois uma de ouro, de alumínio e todas surtiram o mesmo efeito até que encontrou uma bem mais leve e descobriu assustado que era justamente a sua, a qual tinha abandonado. O inconformado age assim , e tudo vai trocando até descobrir que o tamanho e o peso do que possui é exatamente do tamanho dos seus ombros. Nem mais e nem menos. É aquilo que ele pode carregar, por isso o inconformado invejoso vai ter que descobrir essas verdades com o tempo.

A Igreja é um lugar difícil , porque tem educações diferentes, posições sociais diferentes, raças diferentes e o pastor tem a obrigação de educar espiritualmente para trazer todas essas diferenças a unidade Cristã, ''Onde não pode haver sombra de variação''. É obrigação dele fazer com que não se olhe para os pontos que os separam , mas unicamente para o Ponto que os Une que se chama Jesus Cristo.

Queremos concluir esta reflexão dizendo que devemos nos despojar desse comportamento e orar para que possamos crescer cada vez mais no conhecimento e na graça , sempre lembrando que ''Cada um prestará contas a Deus'', mesmo porque nada está encoberto diante do Senhor . Ele conhece cada coração e sabe de todas as intenções. Muitos criticam os dízimos dizendo que ele é do tempo da lei e que não é obrigatório, mas fazendo um estudo minucioso da Bíblia vemos que o dízimo foi instituído antes da lei pois observamos no livro de Gênesis , 14:20 (b) o Patriarca Abraão dando o dízimo ao sacerdote Melquisedeque e a lei começou no livro de Êxodo com Moisés.

O dízimo ,segundo a Bíblia é entregue para pagamento do Pastores , dos levitas , para ajudar os órfãos e as viúvas Tudo que for feito sem esses critérios está fora dos preceitos Bíblicos, todavia isso não serve de desculpas , para não entregarmos os nossos dízimos. Façamos a nossa parte e o restante, vamos deixar que Deus julgue. Ainda está em tempo de mudar e ficar inconformado somente com os pecados do mundo. Eu mesma , não me conformo , quando vejo as pessoas sucumbindo em todas as áreas da sua vida e mesmo assim, não aceitando o sacrifício da cruz. Por causa da dureza do coração , estão morrendo duas vezes. E completando:

Vamos concluir esta reflexão completando o versículo que deu inicio a essa reflexão que diz::''...Para que experimenteis qual seja a boa agradável e perfeita vontade de Deus.''Rom. 12:2

 

JESUS E JONAS

 

JESUS E JONAS




''Como  afluissem  as  multidões  passou  Jesus  a  dizer! Essa  geração   perversa  pede  um  sinal,  mas  nenhum  sinal lhe  será  dado senão  o  de  Jonas''  Lucas  11:29
Porque  assim  como  esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra'' Mateus 12:38


As multidões estavam acompanhando Jesus mas ele sabia de tudo que se passava no coração do povo. Jesus tinha plena convicção de eles queriam um sinal. Foi por isso que
ele falou essas palavras, que está neste texto. O povo viu as curas ; o povo viu aleijados andando, cegos enxergando, mortos ressuscitando, a multiplicação dos peixes e dos pães e queriam mais sinais a ponto de Jesus chamá-los de perversos.

Um sinal é algo que aponta para o que está ou vai acontecer. Temos sinais de mãos de olhos
sinais dos tempos. Nada acontece de uma vez, primeiro vem os sinais e no caso do Salvador não faltaram sinais de que estaria entre os homens : o filho de Deus. Tudo apontava para Jesus , até mesmo os lideres eram figuras de Cristo e entre eles a pessoa de Jonas, o qual é mencionado neste texto.

Jonas recebeu uma ordem de Deus para ir pregar em Nínive, mas fugiu para Társis. Comprou uma passagem e foi para o fundo do barco e la adormeceu e começou uma tempestade

O capitão viu aquilo e falou '' Que está acontecendo? Levanta-te invoca teu Deus''.. Tem muita gente que tem chamado para liderar e está fugindo pela tangente das desculpas, escorregando pelas mentiras para não obedecer. Mas ai pegaram Jonas e o jogaram no mar e Deus mandou um grande peixe para o engolir e levá-lo até Nínive. Foram três dias e três noites de muito aperto e muita angustia ali dentro .Imagino quantas fobias Jonas experimentou ali naquela prisão animal. Quando não queremos obedecer passamos por situações de aperto como Jonas.
Eu mesma fiz uma promessa a Deus e não cumpri . fui acometida pela '' Síndrome do pânico'' É terrível eu comecei a ter medo Tinha medo da chuva do sol da noite de tudo. Só tive vitoria quando orei muito. (Quando não temos medo de Deus passamos a ter medo de tudo;)

Jesus comparou o que Jonas passou com com a sua morte. Era um sinal muito forte porque englobava os mesmos três dias e três noites. A estadia de Jonas na barriga do grande peixe apontava para o que Jesus passaria no coração da terra. Só houve uma diferença : Jesus não
fugiu mas assumiu e cumpriu a missão. Mas ele fez uma a advertência quando falou sobre a Rainha do sul e os Ninivitas no dia do julgamento A Rainha do sul é´ mais um dos nomes da
Rainha de Sabá que saiu da Etiópia e viajou muito para visitar o Rei Salomão. Naquele tempo era muito difícil a jornada. Não se tinha nada do que se vê hoje em matéria de transporte.
Ela veio de muito longe para ouvir a sabedoria de Salomão num claro sinal de amor a um Rei . e os Ninivitas que estavam em total desobediência pararam para ouvir a começar do Rei de Nínive e se converteram e isso foi imputado como justiça no Reino de Deus para serem citados nesse texto porque todos eram figuras e sinais da vinda do Mestre. E que vão se levantar e condenar a geração e Jesus concluiu ''Aqui está quem é maior que Jonas''Luc.11:32

E Hoje? Está faltando sinais?

O que mais temos são sinais. Senão vejamos. Sinais da volta de Jesus. Na família (pais contra filhos e filhos contra pais ) os noticiários estão cheios de assassinatos de pais matando filhos e filhos matando pais. Na natureza: Furacões, terremotos , maremotos: também nos noticiários como as chuvas torrenciais que acabam com cidades inteiras , o tsunami que assolou o Japão , A fome a miséria as enfermidades, que quando se encontra um medicamento logo aparece outra pior.
E a multidão como está? Graças a Deus que está havendo um despertamento dos que não conhece a palavra, e um avivamento para os que estão afastados .Que esse pequeno comentário
sirva também de um pequeno sinal para despertá-lo ,alcançá-lo e o levar até Jesus.



 

AS FOTOGRAFIAS DOS SALMOS -

  



''E nós que com a face descoberta . Refletimos como num espelho  a  glória do Senhor.'' 2º Cron. 3:18 


Qualquer  maquina  fotográfica  captura, registra, processa e  guarda  as imagens , para eventuais  lembranças. Sem escolher qual, o que e quem; elas cumprem  um trabalho , que fornece recordação de pessoas , lugares, e ocasiões ,as mais diversas para  todos os tempos, mas a fotografia  da nossa alma , só  pode  ser observada, pela ''Palavra de Deus''. 

 

Como fomos, como somos e como estamos  somente o espelho das Escrituras pode mostrar. Nele são refletidos  as fotografias  dos nossos sentimentos e ai podemos observar como está a nossa posição diante do Senhor.

 

Estamos no auge das invenções Humanas , e ficamos matutando como veríamos ou saberíamos do passado, se não fosse a palavra escrita,  debulhada nas letras a narrar as historias  de Israel e de seus sofrimentos ao longo da vida e principalmente no cativeiro.

 

Escolhemos  alguns  Salmos , porque  neles  encontramos além da historia dos judeus  as  receitas  de louvores, de adoração e de oração a Deus .Quando  observamos o  teor poético  dos Salmos vemos que ele não obedece as rimas e que são sempre conduzidos a dramatização.


Com certeza, os salmistas  escreveram  os salmos , em momentos de  profundo sentimentalismos , pois sente-se que a caneta do espirito  e a tinta da alma, não deixaram  brechas para nada que não fosse  refletir a Glória  de Deus.


Poderíamos  detalhar em minúcias , usando o conhecimento intelectual, sabendo  de antemão que tudo não  terá  validade  alguma  se não tiver  o aval do coração, por isso a simplicidade dos salmistas contaram cantando, toda saga  de  Israel.


Asafe, Coré, Moisés, Salomão Davi e  outros, imortalizaram  com fotografias gráficas , todas as imagens internas e externas dos homens da época.  Suas carências, sofrimentos, lutas e vitórias são apresentadas com tanta  realidade que é impossível  ler sem se emocionar. Separamos alguns salmos, para  nos vermos como eles viram suas imagens projetada neles.

 

Todos os salmos foram imortalizados por esses homens espirituais, mas existem  alguns que chegam a tocar a nossa alma. São eles: O salmo 15; 23; 91 e o 137.

 

Estes Salmos sugerem quatro situações especificas: O Salmo de número 15, dá todas as coordenadas  de como deve ser ''Um Cidadão do Céu''; O Salmo 23 , apresenta as ações de uma fé inabalável, na providência Divina; O Salmo 91,sugere e incentiva um ''Amor mais que Perfeito'' no Deus de Israel  e o Salmo 137 , que é uma poesia  que narra uma mistura  de sentimentos.Um  verdadeiro coquetel de saudade , ódio e desejo de vingança, por  estarem no exílio e  no cativeiro.


A fotografia do Salmo  de número 15 , é uma ficha de perguntas e  respostas  quando diz:''Senhor! quem  morara no  teu Tabernáculo ? Quem há  de morar no teu Santo Monte?'' A fotografia depois  de  gravada dá a resposta já processada .''Quem vive  com integridade, pratica a justiça, fala a verdade, não difama, não faz mal ao próximo não empresta seu dinheiro com usura e não aceita suborno''.


Veja sua foto aqui nestas palavras. Sua imagem e semelhança está correspondendo ao que  está escrito? responda para você mesmo.


A fotografia do Salmo  23 , pinta com a  garantia  das palavras.  ''O Senhor é meu Pastor nada me faltará''.Essa é uma confiança  tão grande  que não precisa de artifícios. Esse modelo  de palavras é para toda Sociedade que assume compromisso com o Senhor.


Como esta seu compromisso com o Senhor? Está na dependência dele por completo? Responda para você mesmo.


O Salmo 91 é  recheada de ''Amor mais que perfeito". Começa  dizendo no silencio .'' Aquele que habita no esconderijo do altíssimo a sombra do onipotente descansará''. Embora não tenha o privilégio de  ver. Quem tem fé, está debaixo da potente  mão do ''Todo Poderoso ''. Nada o poderá atingir. Não podemos confiar em deixar a Bíblia aberta neste Salmo, pois ele tem que  estar guardado na nossa mente e no nosso coração.


Tem essa confiança perfeita?  Responda para você mesma.


A fotografia do Salmo  137 é uma  das mais lindas, embora seja uma mistura de , ódio, saudade e vingança.O versículo 1 diz: ''As margens dos rios  da Babilônia, nos assentamos e choramos com saudade  de Sião. Nos  salgueiros que lá havia, penduramos nossas harpas  e os  nossos inimigos, nos pedia que  cantássemos uma  das melodias de Sião''.


Ao pararmos para mentalizar , o que  está narrado neste Salmo, observamos  como foi o  cativeiro dos Judeus, naquele  lugar. A Babilônia  era uma  terra linda  a começar pelos famosos ''Jardins Suspenso''. Para todos os lugares, que os olhos podiam contemplar , se podia  ver a grandeza de tudo que existia lá e até mesmos os  rios cheios eram de uma  beleza ímpar, mas os Judeus não conseguiam  ver porque o sofrimento da  saudade não deixava.

 

Assim  são muitas pessoas no mundo inteiro. Tenha dinheiro  ou  não. Estão vazias e sabem por que? Porque não tem Jesus.  Tem muita  gente vivendo do passado ,outras que  vivem sonhando. Existem as que ,nem vivem do passado nem do futuro, que vivem vegetando e perdem de contemplar a glória de Deus que fez os mares , as flores, os pássaros e as criancinhas .

Vivem no vazio existencial ,como estavam os  Judeus as margens dos rios da Babilônia. Quanto tempo perdemos  por não observarmos  as Obras  de Deus com as suas fotografias  de palavras.

 

Como está  você nesta foto? Nada é  fácil para ninguém neste mundo, mas a Palavra de Deus diz: ''Buscai em primeiro lugar , o Reino de Deus e a sua Justiça ,e  as  demais coisas vos  serão acrescentadas''.Mateus 6:33

 

Vamos buscar o ''Reino de Deus '', e vamos  ver como sai nossa  fotografia  antes e depois , nestes Salmos. Esse é um convite para mim e para você. Temos que observar ,na vitrine  dos salmos , como está a nossa imagem e  semelhança.


sexta-feira, 29 de julho de 2022

 

CONSELHO DIVINO - Não seja fiador de ninguém



'' Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho,

E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca;
Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro.
Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras.
Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro.''

Provérbios 6:1-5

 

O PROFETA DE ONTEM E O PROFETA DE HOJE

O profeta de ontem e o de hoje




''Certamente, o Senhor não fará coisa alguma, sem primeiro revelar, o seu segredo aos seus servos, os profetas.'' Amós 3:7

O profeta , é aquela pessoa escolhida por Deus para levar a sua mensagem , por toda a terra. O profeta não tem opções, e ao longo dos anos, ele sofre por pregar a mensagem , e sofre se não pregar. Se do lado de cima , vem as ordens celestiais , do lado de baixo , muitos escutam , alguns aceitam e poucos seguem, e neste espaço entre o céu e a terra , está o profeta sofrendo as afrontas de um mundo que vive como se não fosse morrer e nem dar satisfação dos seus atos a Deus.

É um circulo vicioso , debaixo do sol :''Em que nada , há de novo'' como diz a Bíblia. Passam os dias, os anos, os séculos e os milênios e o homem continua o mesmo, embora a ciência esteja no auge das suas invenções. Os acontecimentos sociais continuam o mesmo: O maior e o menor; o rico e o pobre; o inteligente e o leigo; o justo e o injusto; o certo e o errado;o bom e o mau ; etc... e tudo segue esse ritmo existencial sem nenhuma mudança. O que foi nos tempos antigos , tem sido nos tempos de hoje.

Escolhemos , nesta reflexão, A vida de Amós para tirarmos algumas lições , para nossa meditação nos dias atuais , por isso , ele é o profeta de ontem e nós somos os profetas de hoje. Tracemos um paralelo entre o povo do tempo dele e o povo do nosso tempo, independente de raças , tribos e nações que caminha em cima do globo terrestre, que foi formado do mesmo barro , respira o mesmo ar, tem uma alma e um espirito e que precisam dos avisos celestiais quer queiram ou não , quer ouçam ou não. E nós somos os atalaias que temos obrigação de alertar.

Vamos relembrar a vida da cidade de Tecoa. Era o tempo do Uzias e rei de Judá. Era um tempo de grande progresso financeiro para muitos , em Israel. Era o tempo de Jeroboão rei de Israel. Tudo era felicidade e parecia que todos agradavam a Deus. Mas existia um boiadeiro que plantava sicômoros e que se chamava Amós. Ele tinha discernimento, que é o modo de entender com profundidade o que estava acontecendo com o povo que ,aparentemente , era correto diante dos céus. Amós era um homem do campo que não sabia ler nem escrever.

A primeira lição dessa reflexão é com relação a educação. A Bíblia diz que:''Deus não vê como o homem vê, porque ele observa o coração''. Portanto , Deus não escolhe títulos e nem riquezas.
Não é por ter titulo de doutor, professor etc... que o Todo Poderoso fará suas escolhas , porque ele sempre ''Escolhe os fracos para confundir os fortes''. Amós era fraco , diante dos judeus, porque era leigo.

Amós foi contemporâneo de Jonas e Ozeias e era o século VIII a. C..Apesar do progresso financeiro o povo vivia mergulhado na Idolatria e o profeta teve o discernimento do que estava acontecendo, por isso , divinamente convidado , ele saiu de Tecoa e foi para a cidade de Israel alertar o povo sobre essa grande falha espiritual. Nos tempos de hoje, está acontecendo a mesma coisa. Muita gente por estar com saúde e a vida financeira estabilizada, acham que são abençoados por Deus e mergulham de cabeça na idolatria e usam fitas amarradas nos pulsos, ferraduras atras das portas, Pés de coelhos e outras ''simpatias''.


Amós teve cinco visões: A primeira foi a visão dos gafanhotos destruindo as plantações de feno que servia de pagamento a tributos; A segunda visão foi de um incêndio terrível que consumiu as águas subterrâneas: A terceira visão , foi de um prumo que (Am 7:7-9) simbolizando um muro torto; A quarta visão foi de frutos amadurecidos representando os Judeus. E a quinta visão foi de um terrível terremoto no Santuário de Betel.

Tudo isso , Amós avisou, mas era terrivelmente humilhado mas ele era de uma simplicidade tremenda e nunca se intimidou por ser um '' boiadeiro''. Avisou , alertou, tocou a buzina e tudo que falou , aconteceu. E hoje? Nós os profetas da atualidade, estamos avisando e a pergunta de Isaías
ainda ecoa no ar ''Quem deu crédito a nossa pregação?'' (no passado) e Hoje a pergunta esta sendo assim :''Quem está crendo em nossa pregação?'' O comportamento do passado é o mesmo de hoje mas o profeta do passado é o mesmo de hoje.

Amós viu um ''prumo''. O que vem a ser um '' prumo'' nos dias atuais? O apostolo Paulo chamou a atenção do povo de Corinto para a pregação , demonstrando que a palavra que pregara ''Não se baseava em sabedoria humana , mas no poder de Deus''. Portanto o prumo da pregação tem que ser o genuíno evangelho. No louvor , pode-se observar se esse prumo , pode medir um hino para gloria de Deus ou para um show, onde se cobra pagamentos vultuosos. Também podemos citar a escolha de Lideres; Se essas escolhas são de Deus ou pela vontade humana. Também citamos as invencionices para se ganhar as almas.

Amós deu o seu recado. E nós? Não podemos calar. Temos que avisar. Os sinais da volta de Jesus
estão acontecendo. Pais contra filhos, filhos contra pais, guerras ,doenças, rumores de guerras, terremotos, maremotos etc... O povo de ontem já não está mais aqui , mas tem o povo de hoje. Os profetas do passado também se foram , mas nós estamos aqui com a mesma missão.
''Falar e não se calar '' é a ordem do alto. Vamos obedecer seguindo o procedimento do grande Amós , mesmo porque Deus já nos avisou dos acontecimentos futuros.Cabe a mim e a voçê  avisar.

 

APTIDÃO ESPIRITUAL


Aptidão Espiritual


''A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus e a comunhão do Espirito Santo Seja com todos vós . Amém '' 2° Cor. 13:13

Este versículo que o Apostolo Paulo escreveu no livro de Corintios, fez parte das doutrinas ensinadas aos crentes de Corintios, que dá uma certa convicção de que, apenas o pastor tem aptidão para ministrar a benção apostólica. Já li em certo Blog que qualquer um pode ministrar a benção apostólica, mas acho eu (é uma posição minha) que somente o Lider pode fazer essa parte, pois tem que haver uma certa diferença em toda hierarquia .

Estamos refletindo neste trabalho , sobre a área Espiritual , suas nuances, seus méritos, seus objetivos e suas lições. A nossa vida está sempre pautada dentro do aprendizado e que cada lição gera uma nova experiencia para um novo crescimento. Jesus Cristo , veio fundar uma nova sociedade para fazer a diferença no mundo em todas as áreas básicas que são: concretas, físicas, emocionais, mentais, e espirituais das pessoas.

A finalidade da Igreja é alcançar o maior número de almas possível para o ''Reino de Deus'' e educá-las para serem competentes em tudo , principalmente na área '' Espiritual''. O objetivo é somar vitórias e assumir posturas diferentes diante de Deus, com diferentes importâncias especificas. Jesus disse : ''Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja''.

Nada acontece por acaso, no Reino de Deus, porque existe uma nova forma de vitoria, e se estivermos firmado na pedra , a nossa '' competência espiritual '' , vai nos ensinar, quando os problemas surgem : a aprender '' com eles a passar por eles.'' Estar conectado com o Reino Espiritual não é necessidade é obrigação. O Próprio apostolo Paulo é o maior exemplo disso.

Deus , procura pessoas comprometidas com ele , que sirvam de exemplos em estrategias arrojadas que tenham perfil capaz de de inspirar e influenciar positivamente outras pessoas e tornar isso ,um ciclo benéfico cada vez maior, Deus precisa de pessoas capazes de agir com qualidade e eficacia para vencerem , desafios e turbulências e sobressair em situações imprevistas , na Congregação, na família, e no trabalho. Maior exemplo bíblico foi o de Ana.

A Instituição Espiritual é tão importante que serve de trampolim ,para os demais que chamamos de: intelectual, emocional, física e material. O homem espiritual que é o produto da instituição ,é um entusiasta, não depende de posição social, e é portador por excelência do dinamismo do Reino. Essa pessoa consegue conectar-se com todos os níveis sociais utilizando a empatia, a assertividade, e a autoconfiança e isso atinge em cheio os colegas de trabalho, família e a sociedade.

Uma pessoa capacitada espiritual, se conhece por suas atitudes, por suas palavras que combinam com as suas ações do dia a- dia. Ele se distingue pela elegância , porque não confronta com religião nenhuma nem com crenças nem com dogmas, valores, religião e com pessoas radicais.

A modernização exagerada dos projetos , coloca em risco de desequilíbrio todo sonho cujas consequências é o enfraquecimento espiritual individual e coletivo. O Líder Cristão não pode perder o foco de sua visão. Ele não pode deixar seus valores espirituais, aprendidos no Reino de Deus. Eles são desbravadores, que tem metas a alcançar para ensinar a outros como livrar-se do pecado e guiá-lo ao serviço.

O competente espiritual tem que ter vida devocional, ser integro, ser exemplo de serviço, a Igreja a princípios morais da palavra de Deus e nunca abrir mão dos valores espirituais. Chamamos tudo isso de aptidão espiritual. E por isso cabe ao Líder a ''benção apostólica''.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

 

O FILME DE DEUS


O FILME  DE  DEUS



 ''...Esse é o meu nome e eu serei lembrado de geração a geração.'' Êxodo 3:15 ''E assim comentavam os que temem ao Senhor: Javé ouviu com atenção, diante dele um livro escrito para lembrar todas as coisas que são a favor dos que o temem e honram o seu nome .''Mal.3:16.


 ''Sorria! você está sendo filmado''

Esta é uma frase comum, nos estabelecimentos comerciais, cuja finalidade é filmar cada gesto e cada passada de cada cliente. Diante dessas câmaras, as nossas imagens são capturadas , filmadas , fotografadas, processadas e arquivadas, para ser analisadas e avaliadas , caso a firma precise delas para eventuais efeitos legais.

 Uma coisa interessante é , que Deus já usa esse recurso, desde o inicio de todas as coisas. No principio, fazendo parte do processo de libertação, Deus quis em primeiro lugar apresentar-se, para que seu nome , fosse lembrado de geração a geração, como está escrito no livro de Êxodo 3:15.

 Um dos primeiros escolhido , para esse trabalho , foi Moisés , que sentiu-se constrangido , pois não habitara no meio do povo , cuja missão , era o de os libertar por isso começou uma série de desculpas: ''Eu não sei falar, sou gago , pesado de língua'' e capitulava:'' Mande outro''...

 Moisés se sentia impotente , para tão grande responsabilidade, com relação a um povo que somente via de longe, e do alto do seu cargo de imponência no Egito. Como primeira lição, podemos observar cada um de nós , que ao chegarmos na Igreja com um histórico deplorável e em pouco tempo , nos colocam em alguma função privilegiada.

 Nos sentimos incapazes e ficamos como Moisés, cheios de desculpas e constrangidos. Deus se apresentou a Moisés com ''Eu sou'' e o incumbiu de iniciar o processo de libertação e dai em diante, essa missão teve e tem que continuar através de outro lideres para que através da Igreja , não haja esquecimento. O povo precisa sempre ser alertado dos perigos. Lembrados das orações e dar sempre continuidade ao projeto.

 A Bíblia diz que : ''O Senhor tem um memorial onde está tudo anotado'' com relação a nossa vida material. Pscologica, emocional e espiritual de maneira que :“Tudo que se plante se colha''. Concluímos que em tudo somos filmados no mundo espiritual . Somente existe uma diferença, é que no nosso dia a dia muitos acontecimentos ficam impunes e esquecidos , mas na vida Espiritual, tudo fica registrado e anotado no memorial divino e nada fica sem o merecido castigo.

 Exemplo disso aconteceu com Sodoma e Gomorra, no tempos de Ló . Podemos citar também o grande Diluvio dos tempos de Noé. Muitas cidades entraram em juízo e foram varridas da face da terra , por causa do pecado . O livro ''Deuses túmulos e sábios ''W. Cerram registra o nome de muitas cidades que foram exterminadas.


 A historia tem se repetido, porque o homem não muda. O juízo de Deus é pessoal, familiar, nacional, estadual e internacional. Faltando citar o juízo final que ainda não tem data para acontecer cujo segredo pertence somente a Deus. Nada está encoberto diante de Jeová , pois ele vê tudo, escuta tudo, lembra de tudo, e cobra tudo. E a isso da o nome de:''Memorial de Deus''.

 Davi foi o homem segundo coração de Deus, mas pagou caro pelos seus pecados, porque tudo de certo ou errado que fizera, estava escrito no memorial do Senhor. Davi matou, traiu, adulterou mas contraiu uma divida diante de Deus que depois recebeu de volta todo sofrimento que causara, pois na sua casa ele presenciou o incesto, o fratricídio, e a traição do próprio filho.

 No Memorial de Deus está registrado até mesmo as intenções mais profundas da alma , porque Ele sonda o que está no oculto para trazer a luz tudo de bom ou de ruim que pensamos esconder, portanto somos filmados por dentro e por fora. O nosso DNA tem todos os registros da nossa formação o que deu motivo para o Salmista escrever: ''Tu me viste quando ainda não era nada...'' ''Meu corpo ainda não tinha forma'' ; mas a filmadora do Pai celestial já estava lá registrando tudo

 O roteiro Celestial , está rodando , desde a queda do homem. O filme Real de Longa Metragem, intitulado ''Salvação da Humanidade '' protagonizado pelo maior Artista Real de todos os tempos, que viveu cada cena , que sofreu e que se chama Jesus Cristo . Este filme ainda não foi concluído, pois está arregimentando figurantes que queiram participar de verdade desse trabalho.

 A programação dessa filmagem tem um roteiro onde esta focado a ação libertadora e que começa lembrando o objetivo que é criar um sistema alternativo de escravidão e depois uma estrategia para o processo de liberdade , reunindo Lideres naturais do povo para reivindicar por vias legais, como foi o caso de Moisés e Arão que usaram a diplomacia para convencer o Faraó.

 Não se pode esquecer que ao convidar o povo , para o projeto, se vai medir forças com um sistema , maligno de uma vida cheia de erros e compromissos com drogas, crimes, idolatrias, feitiçarias etc... Uma escrevidão infernal que pode ser trocada por uma escravidão celestial de liberdade Cristã.

 No livro de Êxodo 21: 6 . Conta que naquele tempo existia escravidão humana( Hoje também). Verso 2 diz:'' Se comprares um escravo hebreu, seis anos trabalhará mas no sétimo sairá ,forro, de graça.'' Portanto o escravo podia ir embora, se solteiro , sairia solteiro ; se casado , sairia com sua mulher , mas se quisesse ficar porque gostou dos patrões , ficaria mas furaria a orelha e colocaria uma argola , para mostrar , que era um escravo livre e passava a se chamar o ''Escravo das orelhas furadas''.

 Era uma escravidão livre e por livre e espontânea vontade. No projeto de troca de escravidão , o escravo passa para a liberdade registrada no ''Livro da Vida''. A isso Chamamos conversão, Agora somos escravos da orelha furada, Queremos convidar você para fazer parte deste filme, que começa com essa troca de escravidão terrestre pela escravidão celestial. Lembre-se quer queira ou não , está sendo filmado, por fora e por dentro.

 O CONVITE FOI FEITO CABE A VOCÊ ESCOLHER. Lembre que a hora de sorrir ainda é agora, neste tempo que se chama já. Porque meu querido leitor , vai chegar a hora que o filme vai chegar ao fim e então será escrito assim:

 Chore ! porque o filme de Deus acabou,  e   fora, você  ficou.

 

O ESPINHO

O ESPINHO




 ''E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte''2° Cor. 12 :7



 Existe, muita especulação em torno do ''Espinho na carne'' do apostolo Paulo. E sobre esse assunto tem se levantado , muita polemica. Na realidade espiritual , existem na Bíblia , muitos fatos que não nos é permitido entender. Todo falatório será apenas conjecturas sem resultado definitivos que convença.

 O apostolo Paulo que se chamava Saulo de Tarso, quando zeloso da lei começou a perseguir os cristãos e teve um encontro sobrenatural com Jesus e dai em diante , começou a fundar Igrejas e teve o privilegio de escrever 13 cartas que compõe o Novo testamento.

. Certa ocasião alguém deu um testemunho e tentou comparar-se ao apostolo. Quando não era crente , matou, assaltou, pilhou, roubou e uma série de coisas erradas terminadas em ''...ou''. Está bem que mudou de vida e começou a crescer na fé mas dai a igualar-se ao apostolo Paulo, a distancia é grande em termos de comparação.

 O apostolo era ''Zeloso da Lei'' e achava que estava fazendo um favor a Deus, enquanto o irmão fez por ''ruindade''. O apostolo Paulo, ao ter o encontro com Jesus , já nasceu em pé e dali de onde estava , começou seu Ministério. A Bíblia diz que ele saiu da cidade e desceu por uma corda , dentro de um cesto , para se esconder dos revoltados.

 O mundo , quando se trata do Evangelho, é um verdadeiro espinheiro, e o que é um espinheiro? São plantas que possuem espinhos. E espinhos sempre machucam, ferem e maltratam. No tempo do Apostolo não era diferente do de hoje , quando o assunto era a palavra de Deus. Não faltavam quem quisesse ferir com atitudes ;palavras e ações e por isso se tornavam verdadeiros espinheiros.

Hoje é diferente? Surgiu um destes espinhos na vida do apostolo. Tudo leva a crer que não era tentação, mas sim , dores , aflições, enfermidades físicas. Em Jó , capitulo2:1 diz que Satanás foi a presença de Deus, para acusar.

E hoje? Ele faz a mesma coisa. Fez a mesma coisa com o apostolo Paulo , pois o mesmo cita que estava havendo uma ação Satânica , para esbofeteá-lo. A Bíblia diz que: '' a quem muito é dado muito é cobrado''. O apostolo teve experiencias tremendas com Deus. Experiencias espirituais precisam ser contadas, e o apostolo foi arrebatado , teve visões, e através dele , Deus fez sinais de prodígios e maravilhas.

 Disse Ele''Conheço um homem que a catorze anos( se no corpo , não sei: Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu . E sei que o tal homem ( se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é licito falar''  v 2:4. O 1° céu está descrito em Jó 2:18 e no livro de Daniel 7: 13. que é a atmosfera que circunda a terra.

O segundo céu é o das estrelas de que fala Gen 1:14-18. O 3° céu é o paraíso de que fala Luc. 23:43 habitação de Deus e dos seus servos Ecl. 1:23. O homem de que fala o apostolo é ele mesmo e que não conseguiu falar de si mesmo e por isso silenciou.

Como visões , ele falou; '' Em verdade que não convém gloriar-me, mas as visões e revelações do Senhor ,''2° Cor. 12:1 E acrescenta .em 2:7'' E para que não me exaltasse, pelas excelência das revelações, foi me dado um espinho na carne''. E completou ''Os sinais do meu apostolado , foram manifestado entre vós , com toda paciência por sinais, prodígios e maravilhas'' v. 12.12.

 Quantos problemas o apostolo enfrentou. Foi vitima dos falsos irmãos . Levou chicotadas, foi picado por serpente venenosa, quase morreu afogado, Foi açoitado, preso , incompreendido .E para completar um espinho na carne. Tudo por amor ao evangelho.. As vezes, imagino, que não acreditaram nele.

 Seria o caso de pedir aos que tinham intimidade com Deus , para orarem e perguntar ao Senhor a veracidade das suas palavras. Uma coisa fica como uma lição para todos nós . O espinho tinha uma finalidade : deter qualquer ação de orgulho , que muitas vezes estragam ministérios, pois faz aflorar o Ego.

 E você meu irmão ,ou minha irmã tem algum espinho na carne? Tem algum sofrimento oculto , que somente Deus pode contemplar? Você pode me perguntar se eu tenho. Tenho sim. É terrível. Acho eu ,que todos os cristãos tem um espinho. Sempre somos provados com esse '' Espinho'' e temos que ser aprovados , custe o que custar.

O Deus de Paulo é o mesmo que falou pra ele e fala para nós hoje, em caso de querermos nos livrar do ''Espinho'': ''A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na tua fraqueza''.

 

CONVOCAÇÃO

CONVOCAÇÃO


''Entra na Arca, tu e toda tua família...'' Gen. 7: 7-17

Numa visão holística do mundo antigo podemos observar , que não foram poucas as civilizações que começaram bem, mas terminaram desastrosamente .Quem já leu o livro ''Deuses, Túmulos e Sábios '' de W. Cerram pode ver , no trabalho da arqueologia, quantas cidades , desapareceram da história mundial , sempre vitimas de alguma tragédia ambiental.

A Bíblia cita algumas como exemplos, e ainda diz o porque . Podemos citar : Sodoma e Gomorra, que foram destruídas , pelo fogo. As terras dos tempos de Noé que era, o mundo da época ,se acabaram no diluvio .Antes desse acontecimento, o patriarca recebeu a primeira convocação para retirar-se, do lugar .

Ele foi orientado a construir uma Arca , e entrar nela com toda família Divinamente avisado que tudo estava para terminar, Noé obedeceu e viu que tudo , era por causa do pecado. Deus se arrependera de ter criado o homem e por isso já tinha dado o veredicto de acabar com todo folego de vida e avisou que uma grande inundação estava para acontecer.

. Houve um certo cuidado de Deus , ao falar a Noé para avisar a todos os povos o que estava para acontecer. Não houve credibilidade dos povos , ao ouvirem os avisos de Noé. Aquele Atalaia foi levado na brincadeira e suas palavras (tão sérias) se perderam dentro das piadas e das zombarias.

Será que mudou alguma coisa? Dos tempos de Noé , para os dias atuais .
Quantas povos sucumbiram e deixaram , atrás de se uma história de destruição? Tudo que acontece tem um cenário na frente, e uma historia por traz dos bastidores. Existe , como existiu , nos tempos de Noé , o comportamento contrário as coisas espirituais e então o ser
humano excede em: impiedade, pensamentos ruins, imoralidades e maledicências , etc... que chega ao topo da indignação Divina.

Deus é amor, mas é justiça também. E a Justiça Divina pode até demorar mas chega a acontecer porque Deus tem paciência em esperar que aconteça um arrependimento acompanhado de conversão, que é uma volta em torno de se mesmo ,para um recomeço.

Isso tem acontecido sempre desde os'' tempos da lei '' até´ os dias de hoje, considerados ''tempos da graça''. Por isso denominamos essa postagem de '' Convocação''.Com esse preâmbulo , queremos reunir argumentos para tentar convencer, aos leitores que ainda não aceitaram o ''Evangelho'' a rever seus conceitos de educação tanto social como espiritual. Esperamos que esses conceitos nunca sirvam de pretexto para não aceitar o evangelho. Portanto vejamos: o antes, o durante e o depois.

Antes:
As pessoas são ensinadas que , todos os caminhos levam a Deus. Essa educação religiosa está fora da verdade. A palavra religião , significa religação, mas só quem religa a criatura ao criador , é Jesus e ninguém mais .
Dai nasce a pergunta.


''Quem foi para a cruz?'' A morte de cruz é a pior morte possível, porque é lenta, angustiante por causa da posição dos músculos, que ficam acumulando força para continuar em equilíbrio no madeiro e a de Jesus ainda teve um agravante '' ali ele suportou todas as enfermidade'' , além de suportar as humilhações emocionais : ''Desce dai!'' . As humilhações das autoridade ''Quando colocaram vinagre em seus lábios''.

Sabemos que existem Lideres respeitáveis e bem intencionados em criar novos propósitos de vida. Citamos alguns exemplos:Alan Kardek , Joseph Smith , e muitos outros que surgiram e com todo respeito e que merecem atenção pela boa intenção, mas surge a pergunta: Quem foi para a cruz ?

'' Santa Maria foi para a cruz?'' e é ela mesmo quem aconselha no casamento das bodas de Cana: ''Façam tudo que ele vos disser''. João 2:5 Jesus Cristo sofreu muito por mim e por você que não merecemos nada. Maria foi , é e continuará sempre sendo a mulher maravilhosa escolhida por Deus , mas ela foi salva , também pelo próprio filho.

Durante :
Na cruz do calvário, ao morrer, Jesus fechou o tempo da lei e inaugurou o tempo da graça, Não vivemos a lei mas a graça que é: ''Um favor imerecido''. Neste tempo , ele está convocando quem quer aceitá-lo como Salvador. Isso é um privilégio muito grande. É o convite do próprio Deus quando diz:''Vinde a mim todos vós que estas cansados e oprimidos que vos aliviarei...''Mateus.

Escutamos as desculpas: Estou cansado, trabalho muito, meu marido não quer : A Bíblia diz:''Aquele que não deixar pai, filhos ,mãe, maridos...'' Não é digno de mim. Escultamos das religiosidades: ''Nasci nesta religião e vou morrer nela'' e não quer nem experimentar para sentir a diferença.

Você é convocado a conhecer o Reino de Deus. Quem quiser , tem que vir de mente aberta para novas propostas e disposição para pesquisar a verdade e não por curiosidade . A Bíblia diz: ''Examinai as escrituras porque jugais ter nelas a vida eterna e são elas que testificam de mim'' Jo. 5:39.

Enquanto é tempo o convite continua, mas chegará a hora em que a porta da graça vai se fechar e quem estiver '' dentro não sai e quem estiver fora não entra.'' A Arca '' , hoje é o evangelho e estamos nos momentos finais da historia da humanidade. A volta do Senhor Jesus se aproxima . Os sinais estão bem visíveis.

Os filhos estão matando os pais e os pais matando os filhos. A fome , as guerras , as enfermidades estão assolando e você esta sendo convocado a aceitar entrar na Arca enquanto está dando tempo.

Depois:

A Bíblia diz que o fim está próximo. O aviso foi dado e o convite foi lançado e a escolha é sua de aceitar a convocação.''Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Amanhã pode ser muito tarde''.Por favor ''Entre na arca e traga toda sua família ''.



N