sexta-feira, 22 de março de 2013

AS TRÊS INTERROGAÇÕES

As três interrogações                      





 ''...Ou será que tua cólera não tem limites?'' Lam.5:23

''Não há cura para os teus sofrimentos, a sua chaga é incurável. Quem ouve noticias suas , bate palmas, porque sobre quem não passou continuamente a maldade de vocês?Naum 3:19'' 

 ''… E eu será que não vou ter pena de Nínive esta cidade enorme , onde moram mais de cento e vinte mil pessoas, que não distinguem a direita da esquerda de tantos animais?...''Jonas 4:10



 Todos os livros de um modo geral, terminam com um ponto final, todavia existem três livros na Bíblia , que finalizam com um ponto de interrogação . Estamos falando dos livros de: Lamentações, Naum e Jonas. Nas Sagradas Escrituras, não existe uma só palavra , acento ou pontuação que não tenha sentido. Uma análise apurada , vamos observar , que , de alguma forma vão servir para ser usada em alguma área da nossa vida

. Vivemos cercados de interrogações: Por que? Para que? Onde? Quando? Como ? Quem? São as mais comuns. O livro de lamentações termina interrogando. ''Será , que a tua cólera não tem limites?'' Lam. 5:23 O livro de Lamentações é uma narrativa , em que Jeremias descreve de forma poética , o sofrimento, do povo de Jerusalém . Através do poema , ele narra a destruição da cidade , pelos babilônios.

 De forma detalhada a historia fala da miséria de um povo desobediente que pagou caro suas dividas espirituais. Por não obedecer a Deus , a fome, a matança, o incêndio, os saques e o exílio forçado, marcou a vida desse povo para sempre. Nesses poemas, Jeremias deixa transparecer a consciência amargurada de toda uma nação desesperada, que perdeu tudo , mas que, mesmo assim , manteve integra a capacidade de acreditar no seu Deus.

 O povo sempre soube que as suas misericórdias se renovam todas as manhãs. Chegou o tempo das lamentações e todos '' caíram em si'' e viram que o profeta estava coberto de razões.

A primeira verdade revelada , está na certeza de que: um dia , os nossos familiares e amigos verão que temos razão, em falarmos da Bíblia e da missão do Senhor Jesus Cristo

. Estava tudo perdido? Não.
 O profeta começou a mostrar um novo caminho. Arrependimento, confissão, e suplica pela piedade. Jeremias participou de todo sofrimento da nação e sofreu mais que todos, pois foi desacreditado. Jeremias foi açoitado pelos poderes constituídos e injustiçado por toda nação. Jeremias chorou muito , mas não guardou ressentimentos , pois ainda teve forças para incentivar o povo ao arrependimento , pois sentia que a esperança estava despontando , através da graça de Deus que estava ocupando o lugar da ira

. Os sobreviventes ou remanescentes se dirigiram a Deus suplicando e Perguntando: ''Tua ira não tem limites?''. Contemporâneo de Jeremias, surgia o profeta Naum na cidade de Nínive. Corajoso, esse oraculo chega a dizer que Deus é vingador e que vai arruinar o opressor. O profeta é da cidade de Elcoa local de Judá.

 Naum teve a missão de apresentar Deus como Justo Juiz, dizendo que: O Deus que permitiu a invasão, não mandou ninguém invadir e que por isso ia tomar posição em julgar tanto o oprimido como o opressor. Como Deus de justiça ele julga a maldade dos poderosos e fará com que eles provem do próprio veneno.

 O pais estava arruinado e as potencias cobravam altos tributos dos comerciantes e agora estavam sob o julgamento Divino e sofrendo as consequências e todos que ouviam falar no que estava acontecendo batiam palmas de alegria e o livro termina interrogando:'' Quem passou a maldade de vocês?''.

 Jeremias e Naum foram exemplos de oráculos fieis as missões mas o profeta Jonas foi o protótipo do servo negligente,preguiçoso e covarde. Sua historia como mensageiro, confronta com ele mesmo. Recebeu uma mensagem de Deus para ir a Nínive e fugiu em direção oposta, pois foi para a cidade de Társis. No caminho um grande vendaval assolou o navio em que viajava e ele foi jogado ao mar.

 Um líder irresponsável põe em risco todo um projeto de vida. Engolido por um grande peixe, Jonas foi levado até a cidade onde deveria fazer a obra . Ficamos imaginando o que Jonas passou naquele lugar visguento dentro do peixe. Quando não obedecemos, muitas vezes passamos por situações apertadas, difíceis de contornar que somente Deus pode resolver .

 A contragosto , Jonas pregou e decepcionado ficou ao ver as pessoas se convertendo. Para Jonas os pagãos não valiam nada e profundamente despeitado '' parecia uma criança mimada'', que não aceitava a bondade de Deus para com os outros e também não reconhecia que o Deus de Israel é também um Deus que não tem fronteiras.

 Para dar-lhe uma lição e confrontar seu Egoismo, Deus fez nascer uma planta para que ele pudesse observar que a misericórdia e a compaixão retrata o seu caráter .E isso vai mais além pois se pode observar que O Senhor é o oposto de Jonas.

 De tudo que refletimos nesta postagem evidenciamos algumas verdades reveladas. Concluímos que todos nós somos profetas escolhidos para uma missão especifica, mas que em determinadas horas choramos como Jeremias para levar a mensagem e que somos levados na brincadeira por alguns .

 Outras vezes somos corajosos como Naum e até mesmo enfrentamos o nosso Deus com arrogância e perguntas capciosas. Em outras horas, somos covardes como Jonas e fugimos sem dar a mensagem que nos foi confiada.

 Sabemos que a ira de Deus tem limites, mas nos calamos.
 Sabemos que Deus cobra as maldades e nos calamos.
Sabemos que as pessoas do mundo não distingue a direita da esquerda e nos calamos, por que somos ''prudente diante de nós mesmos.''

 Quantas vezes o Espirito Santo nos incomoda para falarmos do Reino de Deus e de Jesus e silenciamos. Temos obrigação de falar da salvação. Temos que ter a consciência de sermos corajosos como Naum e Jeremias e pedir coragem a Deus para em momento algum agirmos como Jonas e somente nos resta três perguntas e faço minha as palavras do meu Pastor :

'' É assim ou não é ?
 É  assim ou não é?
 É  assim ou não é?''

Oremos  por nós  e meditemos nisso. Que  as interrogações sirvam para melhorarmos  cada  vez mais e que possamos ser fieis , nas missões  que Deus nos confiou.