quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

MEDITANDO NA CARTA DE TIAGO

                                                              


''A fé  sem obras é morta''


 Quando quisermos  pensar numa  carta  sapiencial que  mostra  sabedoria e discernimento  Cristão  diante  dos acontecimentos, tem que imaginar no escritos  desta epistola   de Tiago.


Tiago  foi irmão biológico de Jesus (Mc. 6:3)  ; Tiago dirigiu  a Igreja de Jerusalém  (Atos  15:13) e morreu  mártir no ano 6.
Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs? E ... (Marcos 6:3). Versículo da Bíblia ..


A  carta em si , expressa  o amor  Cristão. Nessa  carta cita-se a igualdade ( 2.1-4)  a preferência pelos pobres (2:5-7) e o amor ativo (2: 14-17).
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,pois vocês sabem que a prova ... (Tiago 1:2-4). Versículo da ...


Aprendemos  que a  fé , só é madura quando existe  atos concretos (2:20-26). A fé  madura  rejeita qualquer   espiritualidade ou religiosidade individualista  ou intimista (1: 26- 29), é  a  sabedoria  expressa na conduta (3:13-16).

 13Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da...''


Existe nesta  carta  uma  certa  rejeição  entre a  dimensão vertical e a dimensão horizontal da vida Cristã  e por isso alguem escreveu:""Assim  como o corpo sem espirito  é um  cadáver , assim também  a fé sem  obras é  um  cadaver''. (2:26).
Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta ... (Tiago 2:26). Versículo da Bíblia Online.


Existe  a preocupação  em dar  de comer ao faminto e  vestir o nu (Mat.  2: 15  e 25, 35 - 36). Isso é muito  bom  mas  a  fé vai além  de  dar pois o homem  não  tem somente essa  carência.

''O homem é um  ser inacabado'', esta foi uma  frase interessante porque a  maior  carência do homem é a '' falta  de fé'' '' e sem ela  não se pode  agradar a Deus'' e nem chegar a lugar nenhum.  As  carências  por tudo  o  faz correr atrás  de tudo , dá a  dimensão do quanto o homem precisa  de Deus.

Mas ele não sabe dessa  carência  e vem a pergunta: Como  ter  fé? E a Bíblia  diz:  ''A fé  vem pelo ouvir'' e ouvir a palavra de Deus'' e nasce outra pergunta:  ''Quem irá pregar?''  

 Se não tem quem  pregue, o homem , que nada  sabe  da Palavra de Deus ,começa a correr  e entrar em sistemas e  esquemas   da sociedade idolatra , que  adora o poder e a riqueza  .


Ao invés  de  realizar-se ,  pessoa  fica presa  a  cobiça e a inveja  que produz todos os tipos  de conflitos   que só levam a morte.

O mundo está se colocando no lugar  de Deus (Mat. 24) para  chegar  a sua própria  realização. O homem  tem que conscientisar-se que é uma  criatura e que precisa tornar-se um  servo.

O homem precisa saber que somente Deus  pode  realizar  seus anseios  manisfestando a ação de seu filho como sentido de vida.

Pense  nisso.