sábado, 2 de novembro de 2013

OS CUCHITAS DA MODERNIDADE




''Miriã  e Arão, falaram  contra Moisés por  causa da mulher cuchita que ele tomara como  esposa. Eles disseram  a Moisés : Será  que Javé  falou  somente a Moisés?'' Núm. 12: 1-2.

 

Esta postagem, fala do que, nós Cristãos somos para o mundo. Nesta situação em que  se encontrou Moisés, analisamos  os comportamentos  parecidos com  relação a mulher cuchita. Essa mulher incomodou, como  estrangeira ,incomodou por  ser negra  e incomodou  como  desculpas para os irmãos  do Líder , Arão e Miriã , murmurarem  e mostrarem toda insatisfação com o Ministério dele.

 

Esse dois irmãos representam os incomodados  , que nos  rodeiam e que inventam texto cujo contexto serve de pretexto para  tentar  nos  destruir porque trazemos Boas Novas do Reino, que os obriga a  reavaliar  a vida da qual fazem parte.

 

Para entendermos ''Os cuchitas  da modernidade'' fomos pesquisar na Historia  narrada pelo escritor, Judeu Flávio  Josefo que viveu 37 a. C e 95 d.C. o qual  faz parte do relato da  Tradição Judaica.

 

Cuxe ,foi  uma  região que de acordo com Gên. 2:13, rodeava o Jardim do Éden e se  estendia até a região, que hoje é a Africa. Cuche , foi um dos filhos  de Can e que deu nome ao lugar. Gen. 10:6.

 

Nessa terra surgiu um povo negro e entre eles, uma jovem que  se apaixonou por Moisés , Essa moça era a filha do rei Etíope e  se chamava Tarlis e que foi a segunda esposa  de Moisés.

 

A história narra  que  esse povo etíope, invadiu o Egito e venceram a guerra contra eles e  esse acontecimento deixou a nação vaidosa mas, ao mesmo tempo  aflita com a possível represália e resolveram pedir  ajuda ao Deus de Israel, que  falou:''Somente um judeu vencerá essa guerra, meu servo Moisés''.

 

Então convidaram Moisés , que aceitou o desafio . Por outro lado, os Egipicius  se prepararam   e esperavam que Israel entrasse  no Egito  pelas margens do rio Nilo pois achavam , que jamais  , eles entrariam por  terra , pois não teriam coragem visto que, o lugar era infestado  de  serpentes venenosas. Também queriam matar o Líder  numa emboscada visto o ódio que  sentiam e aquele era um momento maravilhoso para  a vingança.

 

Contrariando as expectativas , o exercito Israelita entrou , pelo meio da nação. Moisés  era um homem prudente e inteligentíssimo,  e foi isso que o levou a  comprar  muitas  gaiolas com inúmeros pássaros chamados ''Ibis'' terror das cobras. Ao chegar na  entrada do Egito ,Moisés ordenou que  fossem soltados todos os pássaros  e isso  permitiu que os Judeus entrassem , são e salvos naquele  pais. 

 

Venceu a  guerra e isso encantou a princesa negra, filha do rei Etíope , que pediu ao pai para casar com Moisés  e ele aceitou e assim ficou  com uma esposa  alva e uma negra . Ambas estrangeiras. provando que o nosso Deus não tem fronteiras e que  não gosta de preconceituosos , principalmente  os da cor.

 

Aquela  jovem não  agradou nem a Miriã e nem a Arão, por isso chamaram a atenção do Líder . Não  se  sabe se  estavam discriminando  a moça , por  ser  estrangeira ou por  ser negra. A  verdade é que Talis  serviu  de motivo  para mostrarem suas  reais intenções: a inveja e a murmuração  e no livro de Número  12: 9-16 mostra que pagaram o preço por  ter tocado no Líder.

 

O casamento de Moisés dá uma  grande lição , com relação a miscigenação que é a mistura  das  raças. A miscigenação vence o  racismo, evita  o preconceito e a discriminação. Quanto ao comportamento dos irmãos  foi demonstrada a inveja  da intimidade de Moisés  com Deus, quando falaram:'' Javé so falou com  Moisés'' Num. 12:1-2. O mundo pensa assim mesmo, a nosso  respeito.

 

A Bíblia está cheia  de  vários incomodados e invejosos. Por exemplo: Os irmãos de  José que o  venderam ,o jogaram num poço  e que foi tentado , preso traído e Deus  era com ele todo o tempo e o premiou como  governador  da Nação. Outro exemplo foi a unção de Davi  que  tanto incomodou o rei Saul. A unção  de Elias que incomodou Jezabel etc... E chegando  ao ápice do incomodo , a crucificação  do Sr. Jesus.

 

E nós  da Igreja do Senhor? Será que não  somos incômodos para o mundo? Somos os cuchitas  da modernidade mesmo porque , o mundo quer as bençãos de Deus mas não  quer o Deus da benção. Enfrentamos nos dias  de hoje, o  desdém, o  descaso, a inveja, as murmurações, tanto dentro  como fora  das igrejas.

 

Somos hostilizados, difamados, humilhados,  e incomodamos quando: louvamos, pregamos, oramos, falamos em mistérios e evangelizamos. Mas a Bíblia  tem  respostas para tudo e  está  no livro  de Mateus: 5:11 que diz:''Bem aventurados sois, quando  por minha  causa vos injuriarem e mentindo  disserem todo mal contra vós''.

 

No mundo existe um ditado que diz:''Os incomodados que  se mudem''. No nosso caso , somos nós ( Os que incomodam) é que  vamos nos mudar, pois a qualquer dia e a qualquer hora seremos  arrebatados. Deixaremos  esse mundo e vamos morar no céu mas por enquanto  somos os ''Cuchitas  da Modernidade.''