sábado, 31 de agosto de 2013

OS NETININS DA VIDA


 

     ''Não ignoramos seus ardis '' 2º Cro. 2:11''Vistam a armadura de Deus...'' Ef.6:11 (a)

 

Os Netinins ou Netineus, foi o nome dado a um  grupo de escravos que  trabalharam  no templo e  atendiam as atribuições  dos levitas. 1º Cron.9:2.

 

Na Bíblia, a palavra Netinins  sempre é  citada  e é  por isso que  queremos  refletir sua importância  nos tempos antigos  e nos  dias  de hoje. Os Netinins é o nome  dos Gibeonitas e eles existem ainda hoje e convivem com cada um de nós, no nosso dia a dia. 

 

   A Bíblia  narra que Josué, homem escolhido por Deus  assumiu a liderança , quando Moisés morreu. Como todo líder, Josué teve  logo muito  trabalho. Levou o povo a  atravessar as aguas  turbulentas  do Rio Jordão. Lutou  e derrubou as muralhas  de Jericó, ganhou  a guerra contra a cidade  de ''AI'',julgou e condenou Acã e sua  família pelo roubo da capa Babilônica.

 

A primeira lição  desse  texto nos mostra que não é  fácil, ser líder. O líder tem obrigação  de ajudar o povo a atravessar  os problemas da vida representados pelo rio Jordão. Derrubar todos os conceitos e pretextos errados que  se tornam verdadeiras muralhas , que impede a visão do Reino de Deus e pregar ensinando a vencer as lutas, representados pelas guerras da cidade de ''Ai'' e os pecados de Acã.

 

Tudo que Josué colocava  as mãos, para fazer,  era motivo de  júbilo pois  não perdia  nenhuma  batalha, com isso sua  fama correu por todo oriente. Josué conseguiu  colocar nos povos, um  terror  tremendo do povo de Israel, pois  sabiam  e sentiam  o quão Poderoso, era o Deus  deles.

 

Entre os povos  estavam  os Gibeonitas , que  residiam nas montanhas  da cidade de  Gibeão , a poucos quilômetros  de Jerusalém. Esse povo, era conhecido pelas artimanhas. Eles tinham um exercito  invejável, mesmo com todo grupamento militar que possuíam,  se sentiam acuados pelo terror e por isso começaram a  tramar.

 

Tem uma frase que diz:''O pensamento é a pior das armas , porque é  arma que ninguém vê''. Os  Gibeonitas  eram portadores  dessas  armas mentais. Eles se reuniram , tomaram conselhos dos anciãos e  resolveram usar de artimanhas.

 

No livro de Josué , cap. 9  narra  que eles se fantasiaram  de mendigos, colocando roupas  velhas, sapatos velhos,sacolas cheias de pães  embolorados e vinhos estragados , e partiram para o  ataque, e foram se apresentar a Josué.

 

Dissimulados , fizeram o papel de ''coitadinhos'' e pediram para  fazer parte do povo de Israel. Josué ouviu, acreditou e permitiu que aquele  povo ficasse  no meio dos Israelitas. Em resumo , inocentemente  sem pensar , sem orar, Josué  disse ''sim''..

 

Dois dias  depois , ele  descobriu a  trapaça e que  caíra na  ''Arapuca'' e como jurara por Deus, que os protegeria, não podia  voltar atrás, e  teve que conviver com o inimigo  dentro de sua  casa. Josué  ficou tão constrangido que os considerou  escravos e  determinou que , daquele momento em diante eles seriam carregadores  de água e rachadores  de lenha  e teriam o nome  de ''Netinins''.Em outras traduções ''Doados''.

 

Paramos para  analisar as duas situações e os dois lados  da historia. De um lado  estão os  Gibeonitas (Netinins) , disfarçados, mentirosos, dissimulados ,trapaceiros , cheios de armações, usando  todo engenho maligno para  ganhar a confiança do líder  e alcançar  seus objetivos.

 

Do outro lado, Josué um líder super cansados  fisicamente  e espiritualmente  fragilizado , sem capacidade de  raciocinar. Bem intencionado, e sem discernimento para entender  as espertezas  e manobras, do inimigo oculto.

 

Vamos  trazer do texto para o contexto. Está ai , em rápidas palavras  o que somos nós  evangélicos , vez por outra.

É verdade ? ou não é?

Sempre achamos que as pessoas são iguais a nós e ai vacilamos como Josué. Confiamos  nos  Netinins  das propagandas  e assumimos   cartões de Créditos, assinamos documentos e contratos  sem ler , principalmente as letrinhas pequenas que  escondem  as  artimanhas e as sutilezas e  então caímos nas  armações.

 

Os Netinins  chegaram de vista  baixa, e com falsa humildade, quando disseram :''Somos  teus servos''Jos. 9:8. Elogiaram o Todo Poderoso''Vimos  falar do Deus poderoso de voçês''Jos 9:10, E assim de mentira em mentira de  trama ensaiada , fizeram o papel perfeito , digno das  grandes  produções cinematográficas ,e Josué não percebeu. Assim somos nós.

 

Receberam o aval para ficar e o juramento de proteção, que  era a coisa que mais queriam. Josué , como líder, estava todo errado e não vigiou.Tinha ordem de  destruir tudo e não o  fez; Tinha que orar pedindo a  direção Divina, mas esqueceu. Josué deixou-se  impressionar,  com os  elogios que  estava massageando seu ego. 

 

E nós? não agimos assim vez por outra?

 

O apostolo Paulo foi elogiado pelo inimigo que usou a moça para gritar ''Esses são os  servos do Deus altissimo''. O  apostolo entendeu a maldade por  traz dessas palavras. Atos 16:17  e 2º Cor. 11:2  ele  fala também em ''falsos irmãos''. 

 

Será que nós  também não ficamos encantados com elogios? A historia  se  repete.Também vemos muita infantilidade no nosso meio.  E somos infantis também.

 

Quando Josué dividiu as  tribos ele seguiu uma hierarquia 1° os Sacerdotes; 2°os levitas; 3º os cantores e em 4º os Netinins.

 

Josué , pelo juramento que fizera , foi chamado para ajudar os Gibeonitas que estavam sendo ameaçados de invasão por outros povos. O líder foi,  com todo exercito e para  vencer a luta,  orou. Naquele dia,  o sol  e a lua pararam por vinte e quatro horas. Também teve uma chuva  de pedra  tremenda que os ajudou a  vencer a batalha. Jos.10:11

 

Hoje  vemos mães,lutando  nos círculos  de oração, por  seus filhos que os Netinins  das drogas , confiscaram de suas  famílias e que precisam de oração para serem libertos.

 

Nos  tempos de Jeremias,  eles eram em  grande número e o profeta não confiava neles porque os  achava incircuncisos   na  carne e na alma. O profeta foi confrontado pelo falso profeta Ananias que era um  Gibeonita. 


Tem Netinins na Igreja do  Senhor Jesus Cristo? Lógico que tem. ''Pelos frutos os conhecereis''. Esses itens abaixo , os identificam.

 

Se alguém aceitou o evangelho,mas  guarda imagem de  escultura; vão a reuniões  de outras igrejas que não aceitam nem a Bíblia e nem os louvores; que não querem batizar-se; que continuam amasiados  e não  fazem o menor  esforço para  se  casarem;  e que continuam com os mesmos  ''trejeitos''  da vida  antiga; Infelizmente , é um dos Netinins dos  tempos de hoje. 

 

Lembre-se que o ''céu se  ganha  fazendo força.'' Tem que fazer força para: se livrar das idolatrias; não pode ir as reuniões que não aceitam a Bíblia e nem os  hinos  de adoração; a Deus, tem que  casar ; na Igreja e no Civil ; tem que ter atitudes e modos que nem de longe, lembre, que já foi de uma vida de prosmiscuidade diante de Deus; e tem que  se livrar dos trejeitos.


 

Amado irmãos e irmãs , não deixe a idolatria tomar conta da sua vida. Não visite igrejas que não  adotam a Bíblia e nem gostam de hinos. Se estiver amigado  ; se case ( tem jeito para tudo) . Não se iluda :  Deus não aceita arrumadinho.


As roupas  velhas  e os  sapatos  de antes podem ser novos, mas  se continuam com esses itens acima continuam disfarçados, e enganando como fizeram os Gibeonitas ou seja como os  ''Netinins''.''

''Entraram para o  evangelho mas o evangelho  não entrou neles'' Infelizmente se continuarem assim, serão chamados  de Netinins  da vida''

                                     

''Não devemos ignorar seus ardis e devemos nos revestir de toda armadura de Deus''.



Quero agradecer  a  você  desconhecido que  entendeu o  recado e  comentou  com muita  gentileza . Obrigado . Esse  comentário foi feito no dia  8 de  janeiro  de  2020.  Um  abraço. 

 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CONVITE PARA OS IRMÃOS E AMIGOS

CONVITE

 

 

 

 

 

CONVIDAMOS  IRMÃOS E AMIGOS  PARA FAZEREM PARTE  DA  COMUNIDADE  ''PREÇO DOS ENCANTOS'' NO FACEBOOK, UMA PAGINA PARA MEDITAÇÃO NA PALAVRA DE DEUS.

Obrigada