sábado, 16 de abril de 2022

 

SATISFAÇÃO ESPIRITUAL


SATISFAÇÃO  ESPIRITUAL
Resultado de imagem para satisfação espiritual

 '' Regozijai-vos sempre...'' 1° Tess.5:16-18 ''Regozijai-vos sempre...digo outra vez'' Filp. 4;4



Estamos vivendo sob fortes programações; sociais,econômicas, físicas e espirituais, que declinam para a conclusão final de todas as coisas , e quando observamos o ecossistema, em seus variados aspectos, sentimos uma certa impotência e uma vulnerabilidade que nos faz mergulhar no vazio existencial fazendo com que o sorriso desapareça da nossa face.

 Na programação sócio econômica , o mundo desliza no verbo'' desejar'' e tropeça no verbo ''não poder'' .Por causa disso, são poucas pessoas que tem tudo, em detrimento de muitos que nada possuem. E nesse tobogã de sentimentos, são em número reduzido , os que chegam ao conhecimento pleno da verdade e aprendem a sorrir dos acontecimentos. sabendo que existe , um além chamado ''futuro'' em Cristo Jesus ,dai o retorno da alegria , que é o título dessa postagem.

 Que é alegria? ''A alegria é a forte impressão de prazer, causada pela posse de um bem real ou imaginário'',(Dicionário )e o que é regozijar? É uma alegria tão grande e profunda que não se pode compreender. A alegria do mundo é algo interessante , mas é passageira, fugaz e efêmera . Podemos citar a alegria carnavalesca, onde predomina tudo que é carnal.

 Podemos falar da alegria de uma festa de aniversário ,que se estende a desde a idade até as datas comemorativas em geral. Também podemos falar de ganhos financeiros. Compras de casas,de carros, De vendas também. Portanto tudo que é material que traz alegria passageira . E a alegria espiritual? Será que o mundo entende o que seja a alegria Espiritual? Falamos da alegria normal mas tem uma alegria que vamos discorrer de agora em diante.

O apostolo Paulo fala em 1º Tess.5-16. ''Regozijai-vos sempre '' Chegou a hora da Alegria Espiritual. O regozijo é uma alegria muito profunda. O apostolo fala '' Alegrai-vos na esperança'' , mas na alegria ele diz ''Regozijai-vos sempre'' ele determina o tempo.''Sempre''. ''Sempre ''. Que quer dizer : Toda hora, todo minuto, todo segundo ,porque o mundo precisa sentir que ,existe diferença entre a alegria momentânea da carne e a alegria eterna espiritual .

 Quando o apostolo chegou em Filipo ele falou e reforçou ,''Regozijai-vos sempre , digo outra vez'' .Fil; 4: 4 . Esse '' Digo outra vez'' já reforçou o que ele falou em Tessalônica. O apostolo teve uma visão quando ainda estava em Samotracia. Nessa visão aparecia um homem que dizia''Passa a Macedônia e ajuda-nos'' . Sem demora Paulo atravessou e chegou a Filipo Filipo era uma cidade muito importante do Império Romano. La foi o berço do Cristianismo Europeu . A Igreja deu ao coração do Apostolo , muitas alegrias , pois cresceu bastante. E até mesmo de longe , da cadeia ele a doutrinava .

 No livro de João 15:11 está escrito:'' Tenho vos dito estas coisas para que meu gozo esteja entre vós ,e o vosso gozo seja completo.'' . Jesus foi quem falou isso. Neste capitulo , Jesus se coloca como uma videira verdadeira, e seu pai é o lavrador e nós somos os ramos enxertados, organizados e aconselhados a permanecer , sempre em gozo, ou alegria. Jesus enxertou e implantou a alegria , chamando-a de gozo.

Em João 17:13, Na oração Sacerdotal ,Jesus fala que sua alegria é completa. O mundo não tem essa alegria e nem a compreende . Em Filipo , Paulo e Silas foram presos e a Bíblia diz no livro de Atos 16 que : pela meia noite eles cantavam hinos de louvores a Deus, acorrentados nos troncos. Dá para entender essa alegria? O mundo entende?


 Como uma pessoa pode estar privado da liberdade e cantar? Dá para entender ? como que uma pessoa , pode estar desempregada, vivendo provação e privação ao mesmo tempo e andar de paletó e gravata cantando? Dá para entender, como uma pessoa doente de uma doença maldita, cantar louvores? Na hora de um enterro de um ente querido cantar hinos ? Essa, é a alegria de que fala a Bíblia. Antes de ser evangélica , eu sofri muito e de repente comecei a beber.



 Tornei-me uma alcoólatra. Bebia para dormir e acordava para beber . Esse era meu ritmo de vida nos  feriados prolongados , mesmo porque não podia beber em dias normais , pois precisava trabalhar. No dia que aceitei o evangelho, essa coisa me foi tirada repentinamente e eu me senti livre. Uma vizinha ,notou que havia algo de novo me chamou e usada pelo inimigo me disse :''Todo crente tem um passado não é?'' Sempre fui boa na resposta e lhe disse :'' Não! Crente só tem futuro''. E encerramos a pequena conversa de forma que ela calou-se e nunca mais falou nada.


 Esse pequeno dialogo serviu para o que estou escrevendo agora. Sabe por que o mundo não entende a nossa alegria? Justamente por isso. Eles não tem futuro. Nossa alegria está no fato de que: Temos a certeza , de que nada terá fim. Teremos corpos glorificados, Palácios de Cristal e pisaremos em ruas de ouro , com calçadas ladrilhada de rubis. Como respaldo bíblico , podemos citar Apocalipse 21:21

 Lá encontraremos os entes queridos que dormiram em Cristo .Davi fez uma citação que mereceu ser escrita na Bíblia. Quando ,sua mulher Bete seba perdeu seu primeiro filho . Ele chorou , fez vigília , orou para que a criança não morresse , mas foi debalde. Quando tudo terminou ele tomou um banho , jantou e quando indagado pelos soldados , o porque de estar alegre , ele respondeu :'' Porque nada mais se pode fazer'' e capitulou:'' Eu vou para ela mas ela não voltara mais para mim''.1° Samuel 12:23

 Na vida que nos foi oferecida por Jesus Cristo ,vem escrito:'' Prazo de validade Eterno''. Isso significa que: quando( morrermos) ou ''dormirmos em Cristo'' no nosso linguajar , acordaremos na glória que se chama ''Vida Eterna''. Portanto, a alegria do nosso coração tem uma grande razão de ser ,que o mundo não conhece. O Eterno não tem passado , nem presente nem futuro.

 Ninguém pode tirar a alegria de um crente. João 16:22(b) . No versículo 21 diz :'' A mulher quando está para dar a luz , tem tristeza porque a sua hora é chegada; mas depois de nascido o menino, já não  se lembra da aflição pelo prazer que tem nascido ao mundo um homem.'' 1. Que a nossa alegria seja sempre baseada nas coisas espirituais porque não acabarão jamais e não depende das coisas desse mundo

Elas nos dão alegrias , mas são por pouco tempo e de pouca validade . Quantas casas lindas , antigos palácios que estão aqui como lembrança dos tempos que já se foram. Trouxeram alegrias no seu tempo mas hoje estão nas vitrines do museu da historia cujo cenário permanece ,mas os atores já partiram do mundo

Pode se perder a alegria espiritual? A resposta é sim. O responsável ,pelas perdas e danos espirituais , é o pecado. O maior exemplo disso foi Davi quando pecou com Bate Seba . A coisa foi complicada , porque envolveu , assassinato, traição além do adultério . . Davi desceu aos infernos da angustia e quando subiu estava com ''um espirito recriado'' e escreveu o Salmo 51 e suplicou no verso 12 :

 ''Torna a dar-me a alegria da salvação'' Queremos concluir dizendo que as alegrias mundanas , terminam mas as alegrias espirituais, permanecem para sempre ,porque são eternas. Jesus Cristo, Príncipe da paz é o responsável pela inauguração da ''Eternidade '' , através do Reino Espiritual. A Ele seja dada toda Honra e toda Glória para sempre. Essa é , a nossa maior alegria.


FELIZ DIA DA PASCOA PARA TODOS OS AMIGOS DO BLOG PREÇO DOS ENCANTOS

 


quinta-feira, 14 de abril de 2022

 

Percepção Espiritual


Percepção Espiritual


“Os olhos dos sábio estão na sua cabeça, mas o estulto anda em trevas, contudo entendi que o mesmo lhes sucede a ambos” Ec. 2: 14
(clicar  na  paisagem do mar)
“Vanitas, vanitatum et ominia vanitas'' esta escrito em latim no primeiro livro que li sobre a Bíblia , que quer dizer''Vaidade das vaidades e tudo é vaidade''. Diz Coélet ao observar a fugacidade da vida . cSegundo alguns teólogos, Esse nome é um outro nome do rei Salomão. Como um poeta ele vê a vida por um prisma completamente diferente de qualquer ser humano chamado ''normal''.

O chamado normal se esforça pelo material,e o poeta vive fora do seu tempo, porque ele observa e vislumbra o lado espiritual. Estamos falando de dois tipos de pessoas completamente diferentes uma da outra. Uma materialista cujo os pés estão no chão e cuja cabeça também e outra espiritualista que tem os pés no chão e a cabeça no céu porque só sabe olhar para cima.

A história conta que no século III a.C. A palestina vivia debaixo do império grego dos Ptolomeus ao qual pagava pesados impostos, que não dava esperança a ninguém quanto ao futuro. O povo era terrivelmente explorado. O horizonte estava sombrio e sem perspetiva de algum sonho.ser realizado. Riqueza, posição social , não encontrava guarida em nenhum coração e isso gerou uma pergunta:'' Que proveito tira o homem de todo trabalho com que se afadiga debaixo do sol?'' Ec. 1:3 Abriu-se um leque de interrogações: Do que , para que e o que fazer?

Com esses questionamentos , descobriram que o Deus criador de todas as coisas é o mesmo que vê os homens dependentes do seu agir na historia de cada um. O Senhor é o Deus da justiça que quer que todos nós recebamos um salario justo para uma vida condigna mas que faça tudo com os ''pés no chão e a cabeça no céu.'' O livro de Eclesiastes , chega a dar impressão de que é um livro cujo conteúdo é existencialista , que é um modo filosófico de viver em que não se considera nem o passado e nem o futuro. Somente o viver presente.


O livro de Eclesiastes ''é um convite para destruir e construir. Destruir a falsa concepção do Deus da vida e construir uma nova concepção de vida que é dom gratuito de Deus'' onde realmente acontece a justiça. A palavra Eclesiastes significa pregador ou preletor (aquele que explica) e nele o rei Salomão escreveu muitos dos acontecimentos do seu tempo em forma de poesia, por isso ele é considerado um livro poético. Em um sentido mais profundo ele diz ''Tudo é vaidade''.

A narração fala da mesmice quando diz ''geração vai e geração vem, mas a terra permanece para sempre. Levanta-se o sol e põe-se o sol e volta ao seu lugar, onde nasce de novo. O vento vai para o sul e faz o seu giro para o norte , volve-se e revolve-se na sua carreira , e retorna aos seus circuitos. Todos os rios correm para o mar e o mar não se enche, ao lugar para onde correm os rios, para lá tornam eles a correr. Todas as coisas são canseiras tais, que ninguém as pode exprimir, os olhos não se cansam de ver , nem se enchem os ouvidos de ouvir. O que foi é o que há de ser, isso se tornará a fazer ,nada há de novo debaixo do sol.''Ec.1:4-9

Esse é um dos trechos mais lindos desse livro principalmente quando exprime o trabalhar dos olhos e do ouvido , que não se cansam nem de ver e nem de ouvir. Em resumo tudo se repete e ''nada há de novo debaixo do sol.''A vaidade das possessões , da sabedoria, do trabalho e das riquezas tem o seu lugar dentro de um tempo determinado para tudo e que no fim de todas as coisas o melhor é a sabedoria e a moderação e essas duas formas de ter e de ser só se encontra no poeta pois esse sim tem ''os pés no chão e a cabeça no céu''.

O pregador fala dos dois lados da existência e das recompensas alcançadas e aconselha a silenciar para poder ouvir, a ter a prudencia do sábio para saber repartir e principalmente nunca esquecer que tudo é vaidade. Tudo nessa vida passa tão rápido e é tão fugaz quanto efêmero que nem se nota , quando se presta mais atenção, já foi e não volta mais. Apenas se diz ''é a vida'' porque não se pode falar mais nada além disso. O circulo vital é igual para o homem normal e para o poeta. Nasce , cresce e morre e o fim é o mesmo para todos e durante todo trajeto da existência de tudo que se viu ,de tudo que se

ouviu e de tudo que se aprendeu , o pregador aconselha :'' Teme a Deus e guarda os seus mandamentos , porque isto é dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas , quer sejam boas quer sejam más.''
E concluímos com a frase que deu inicio ao livro poético , Estão juntos o poeta chamado sábio e o estulto que vive em trevas e a Palavra de Deus diz que tudo que acontece com um ,acontece com o outro sabe por que ?
Porque vaidade das vaidades , tudo é

quarta-feira, 13 de abril de 2022

FORÇA COMPARADA

força comparada


 A  Bíblia  exibe  não somente  as  pessoas  mas  também  , seus  comportamentos  e  os  compara com as  situações  de  confrontos  com os  animais. Na  força  comparada.

Também  os  locais  são citados  para  dar  respaldo  ao assunto que  vamos  tratar e  meditar Por  exemplo :  Basã , terra  em  que  se  criava  os  famosos  touros, dos  quais  são citadas as  suas  forças.E a  Bíblia  diz assim   em situações  de  risco.

'' Fortes touros de Basã me rodeiam.'' Salmo 22:13
 Quando fomos pesquisar sobre Basã , observamos que esse lugar é citado em inúmeros versículos, e escolhemos o salmo 22 porque observamos o quanto importante é esse nome para ser citado por Davi.

Existia naquele tempo inúmeros vales , mas escolhemos o de Basã pelo seu significado tão especial nos sentimentos e necessidades humanas Basã foi um território que ficava além do Jordão e foi excelente para a criação do gado de qualidade.

Basã aparece na Bíblia pela primeira vez no livro de números 21:33, quando Israel venceu a luta contra o rei Ogue . Essa terra ficava situada entre as montanhas de Gileade e tinha sua economia fortalecida na Pecuária. Pode-se dizer que os touros eram grandes e fortes.

Ao contemplar aquela região, nasceu no coração de Moisés a inspiração de descrever aquela região de forma poetica no livro de Deuteronômio, onde se lê ''Ele fez cavalgar sobre altos da terra, comer as messes do campo, chupar o mel da rocha e o azeite da dura pederneira, coalhada de vacas , leite de ovelhas com gordura de cordeiros dos carneiros que pastam em Basã...'' Deut. 32: 13-14.

Está ai pintado com palavras , a economia de Basã que também tinha grandes plantações de milho Mas o que interessa são os touros , que tem uma conotação diferente. Vamos contemplá-los pela intensidade da sua força de ataque. Vamos compará-los aos sentimentos humanos , quando atacam ou são atacados; quando destroem ou são destruídos; quando matam ou são mortos, quando sufocam ou são sufocados, e quando ferem ou são feridos.

Nos tempos de ontem podemos citar o profeta Amós escolhido, para levar a mensagem de Deus a Judá e lá pode ver a maldade da nação. Enquanto o povo morria de fome e as mulheres iam as Igrejas mas não levavam nada que agradasse ao Senhor e por isso , aquele profeta boiadeiro , um homem simples, corajoso as chamou de ''vacas de Basã'' Am. 4:1 . Muita prosperidade material e muita decadência espiritual.

Séculos antes , Davi escreveu o salmo 22 , que narra os sofrimentos do nosso Mestre Jesus Cristo. Nos versículos 13 e 14 em que está escrito:'' Contra mim , abriu a boca como fez o leão que despedaça e ruge. Derramei-me como águas, e os meus ossos se desconjuntaram''. Séculos depois tudo se cumpriu , na crucificação. Os sofrimentos do Senhor foram neste salmo comparados , aos ataques dos touros da Basã. Os (touros) ou seja os sofrimentos aconteceram por todos os lados. Foram ataques violentos. Primeiro foram as doenças. Ali na cruz, Jesus foi atacado por todas as enfermidades ''Ele levou sobre si todas as enfermidades.

Jesus foi atacado pelas autoridades, desde o maior até o menor, desde Pilatos , até os guardas. Jesus foi atacado pelo povo que gritava '' crucificai-o''. Jesus foi afrontado pelo ladrão '' desce dai'' . Jesus levou muitas chibatadas do ataque das humilhações psicológica. Jesus foi atacado pela multidão que não fez nada e acompanhava tudo de longe e quando não suportou mais gritou '' Meu Deus, meu Deus por que me desamparaste?''


Era uma especie de ataque espiritual também. Ele estava na prova e Deus não podia fazer nada , para ele ser aprovado..... E foi aprovado para Gloria de Deus. Ele foi cercado pelos touros mas venceu a todos.

Nos dias de hoje os ataques continuam. Os touros de Basã estão soltos atacando em todas as áreas da nossa vida. No contexto internacional . vemos as guerras , as lutas. Principalmente no oriente onde deveria ser da paz, afinal foi a terra em que o Senhor nasceu. Em outras nações , chamadas de '' Terceiro mundo'' o ataque é da fome, das epidemias, das doenças incuráveis etc....

Os ataques também acontece no contexto social de cada nação. Atacando crianças , jovens , adultos e idosos, pretos , brancos , pobres, ricos. A impiedade é a marca registrada dos tempos de hoje. Os assaltos, a violência , a pedofilia, assassinatos

Os ataques do pecado através da prostituição, vícios, bebidas, drogas, da falta de dinheiro, desemprego. E os touros continuam cercando.

Na área psicológica , o inimigo tem guarida dentro e fora do ser humano. Dentro de cada um pode haver um ataque de fobias, de paixões desenfreadas e amores proibidos, que entram sem pedir licença e saem sem se despedir. Quantas pessoas estão sofrendo por causa desses sentimentos cujo segredo é não alimentar. A alimentação através de uma expressão de carinho , através das flores, da poesia leva ao amor , que não seria nada demais se forem ambos desimpedidos

Esses ataques machucam muito .quebram e fragiliza demais. Se você está passando por problemas como estes só temos um conselho. Muita oração e muita leitura da palavra de Deus. Se os touros estão atacando , somente Jesus pode ajudar a amenizar todos os tipos de sofrimentos. Porque ele mesmo diz: ''Eu venci o mundo e vós vencerei também''.

segunda-feira, 11 de abril de 2022

   Mudar os hábitos  não é fácil mas não é impossivel.  Sua divisão pode ser  em bons e  ruins.

Ao longo da vida adulta, adquirimos muitos hábitos. Alguns podem ser bons, outros, ruins. Alguns nos ajudam a progredir, outros nos seguram no mesmo lugar. A qualidade da nossa vida neste momento é um reflexo dos hábitos que mantemos.

Não é fácil se livrar dos costumes ruins e substituí-los por bons. É preciso ter disciplina e força de vontade. Mas as recompensas são boas para quem persiste – não só na saúde e no bem-estar geral, mas também na vida profissional e nos negócios.

domingo, 10 de abril de 2022

 

MUDANÇA DE HABITO

  Rm 12.1,2 − Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


Vamos escrever e  meditar sobre Mutação e  Hábito . A mutação é  a mudança  e  hábito é  modo de  ser , de  ver,  de viver das pessoas. Cada família,  cada povo,  cada nação  tem sua  forma  de  ser,  seus hábitos herdados  ou  conseguidos desde a família, social, emocional e religioso.

Mudança de habito na religião

O Apostolo  Paulo que  criou treze Igrejas, educava os novos crentes a como viver a  nova vida,   tanto para se  como para seus  semelhantes.  Viver é  preciso  mas mudar também , com a  renovação da mente  .''Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.''

Mudar de habito já foi filme ,Já foi livros de  historia e   de  poesias. Em todos  eles existem  os desafios .

Hábitos?

''Por que nós temos hábitos? Ao longo da nossa vida, todos nós construímos alguns hábitos cotidianos que muitas vezes passam até despercebidos. Tomar café da manhã, escovar os dentes, almoçar, ir para o trabalho, tomar banho etc. Isso acontece porque todos são padrões de comportamentos que repetimos por anos e anos.
Na próxima parte diremos como aconteceram as  mudanças sociais, individuais  e religiosas.