domingo, 25 de março de 2012

O ORÁCULO JEREMIAS

O Oráculo Jeremias


''Se te fadigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? e em terra de paz , não te sentes seguro , que farias na floresta do Jordão?'' Je. 12:5
Jeremias , nasceu em 646 a.C. Num lugarejo chamado Anatote que ficava a 30 Km de Jerusalém. Iniciou seu Ministério no reinado do rei Josias e alcançou os reinados de Joaquim e o de Sedecias , rei de Judá. Nesta época , Nabucodonosor invadiu Jerusalém , e levou cativo , o povo
Judeu para a Babilônia, mas Jeremias foi poupado , para ficar com Godolias, seu grande amigo. Godolias era governador de Judá , que tempos depois foi assassinado, e o profeta se viu obrigado a ir para o Egito.

Jeremias foi chamado de ''Profeta chorão'' porque chorou muito , quando seu povo foi levado cativo. Jovem inteligentíssimo, como pesquisador e historiador do seu tempo , escreveu cinco sessões que classificou seus escritos como ''Livros Proféticos'' chamados ''Oráculos'', assim divididos:O primeiro oráculo , contra Jerusalém e Judá ; O segundo , foi contra as nações; O terceiro foi sua autobiografia; O quarto , foi o livro da consolação; O quinto foram notas da sua vida.

A palavra ''Oráculo'' significa , no linguajar bem simples , como: ''três em um''. A mesma pessoa
detém as suas perguntas, e as resposta que vêm do Senhor. Em certa ocasião o escritor Rui Barbosa escreveu ''De tanto ver triunfar as nulidades ,de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer as injustiças,de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto''.

Pois no tempo de Jeremias , as pessoas estavam vivendo da mesma forma : Acumulavam pecado sobre pecado. A ganancia imperava, as lutas eram constantes, roubavam , traiam, eram orgulhosos, obstinados, falsos, hipócritas, criminosos, enganadores, sem afetos, irreconciliáveis, adúlteros , mas tudo isso não era empecilho , para a prosperidade.

Jeremias era um rapaz bondoso que tinha uma enorme ''fome de justiça'' e estava esquecido que a fraqueza tem no ser humano seu lugar de destaque , através da sua conduta. Jeremias estava inconformado , com as injustiças sociais de: uns terem muito, outros não possuírem nada. Jeremias esqueceu que homens famosos da Bíblia tiveram seus momentos terríveis . Podemos citar que Abraão mentiu, Jacó trapaceou, Moisés matou , Davi adulterou e Pedro blasfemou.

Jeremias não se lembrou que foram feitos ''todos do mesmo barro''. Convém lembrar que todos se arrependeram e que mudaram de vida, mesmo porque : ''Os céus esperança não dão a quem só houve o batido do próprio coração''. Mas o Profeta foi consultar e se queixar diante de Deus. Ele
estava decepcionado com o mundo e começou a reclamar dizendo:
''Eis que eles me dizem: Onde está a palavra do teu Senhor? Que se cumpra!'' .Jer 17:15

E Jeremias sofria com tudo aquilo. Seu Ministério de Profeta estava sendo ridicularizado e ele estava vendo a humanidade indo a deriva no mundo espiritual. E numa conversa com Deus , como oráculo recebeu esta resposta: ''Se te fadigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com que os vão a cavalo? Se em terra de paz, não te sentes seguro, que faras na floresta do Jordão?''

Em outras palavras , Deus estava falando para Jeremias. Estás cansado , vivendo na mesma época, respirando o mesmo ar, pisando o mesmo solo, se alimentando o da mesma comida como é que vai poder competir com os que estão apressados de chegar a lugar algum . Fale somente a palavra porque somente nela há segurança, lembre-se que esse mundo é como uma floreta e nela tem comportamento animais os mais diversos, e você vai ser confrontado todo o tempo.

Jeremias não compreendeu que seu trabalho é só de Atalaia . Jeremias não possuía o menor traço
de orgulho humano. Ele nunca fez questão de sucesso diante do mundo e nem de grandes conquistas na história. Seu comportamento bem analisado'' fecha a porta da autopromoção , da autogratificação e do autodesenvolvimento. Jeremias viveu a bondade mas não foi poupado da fúria devastadora do rancor , daqueles que não queriam ouvir as profecias''.

Jeremias foi ridicularizado, foi rejeitado mas não se perdeu na ''floresta da vida'' (Jordão) .Enfrentou os leões da ''Floresta de pedras'' do seu tempo, com bravura, serviu e serve de exemplo para o mundo atual, principalmente para nós.

Vivemos tempos em que se procura a plenitude de tudo dentro da ''lei do menor esforço''. Está valendo tudo, contanto que se alcance , as riquezas deste mundo , que não vão poder levar para o túmulo e que ainda vão dar contas ,no dia do juízo , de como foram adquiridas .

O livro de Jeremias foi selado , pelo ''Novo acordo'' Jer. 31:33
Foi essa a mensagem do Profeta. E essa tem que ser a nossa mensagem . Somos os Jeremias de hoje. Temos obrigação de avisar do perigo que é confiar nas riquezas, que em nada salvarão, Não somos contra as riquezas mas somos contra , o modo de como consegui-las. Temos obrigação de alertar a todo mundo , para os acontecimentos vindouros. Principalmente com relação a Jesus.

Os sinais da sua volta , estão mostrando pela mídia , que a Bíblia tem razão. Pais contra filhos, filhos contra pais. Fome, doenças, terremotos, maremotos, guerras, reinos contra reinos etc...

Jeremias fez a sua parte no seu tempo, mas as coisas não mudaram. Com as invenções da Ciência tudo ficou mais difícil. O verbo ser tornou-se verbo ter . Ser bom , ser honesto ser santo foi trocado pelo ( Ter ) carro , dinheiro, luxo etc...E cabe a nós , apontar para o engano,para que haja uma conversão em massa e em todos os sentidos. Somos os Oráculos de hoje, não podemos esquecer disso.

Jeremias foi fiel e não negou o seu Ministério. Jeremias foi tão maravilhoso que podemos parafrasear o que alguém escreveu. ''O mundo não era digno da presença dele''.Façamos como ele fez.
(Meditemos nisso)