terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O FERMENTO

O FERMENTO
                                   

''Preveniu-os Jesus dizendo! Vede , guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes'' Marcos 8:15 

 ''Nada há de novo debaixo do sol'' Eclesiastes 1: 9 . E o fermento é um deles . Esse produto tem sido usado , desde os tempos mais remotos como algo que interfere na massa , com a propriedade de fazê-la crescer .

 No Antigo Testamento , já se usava o fermento no pão, mas era proibido na Pascoa (Exo. 12:15-20). Era proibido de serem oferecidos com sangue (Exo. 34:25). Eram proibidos de serem oferecidos nas ofertas de manjares( Lev. 2:11) mas em contra partida podiam ser usados como ofertas de ações de graça.

 No Novo Testamento, o fermento deixa as propriedades e passa a ser ilustração. Ele é usado na pregação do Evangelho (Mat.13:33). Ele é a doutrina dos fariseus (Mat. 16:6-12). Ele identifica os falsos mestres (Gal. 5:8-9) e é sinônimo de malicia e maldade. (1º Cor.5:6)

 Exemplos ilustrado de fermentos, citados na Bíblia: ''Não é boa a vossa Jactância, não sabeis que um pouco de fermento leveda toda massa?'' (Gal. 5:8-9). O ensino da circuncisão e incircuncisão, são ensinos fermentado, pois no Evangelho, nem hum e nem o outro tem valor algum. (1º Cor. 5:6). Mas o fermento mais importante , é aquele que Jesus disse ser dos fariseus , dos saduceus e de Herodes.

 Ao terminar de alimentar a multidão, o Mestre passou para um região chamada Megadá e se viu rodeados pelos fariseus. Esse povo fazia parte de uma Seita, onde o lema principal era o ''legalismo.'' Eram perseguidores ferrenhos do Senhor Jesus, sempre tentando-o de alguma forma, para encontrar falhas nos seus ensinamentos. Queriam sinais, até que certa vez , o Mestre os chamou de:''Raças de víboras e sepulcros Caiados''.

Certa ocasião Jesus se viu rodeado de tanta gente, em sua casa, que ninguém podia entrar e nem sair ,.porque a porta fora ocupada de forma que tanto dentro como do lado de fora, a multidão era enorme a ponto de um paralitico ser transportado pelo telhado, para entrar na casa. A Bíblia diz que era grande o número de fariseus, Aquele paralitico tipifica o enorme número de pessoas que realmente precisam de Jesus e que estão do lado de fora, e naquele dia , sentados nas cadeiras da casa do Senhor estavam os fariseus que arrazoavam entre se ''Quem é este que perdoa pecados?'' .

 Naquele momento Jesus argumentou:''Por que arrazoais em vosso coração?''. Jesus mandou seus discípulos irem a sua frente , mas advertiu , para que tomassem cuidado ,com o fermento dos fariseus e de Herodes. ''Guardai-vos do fermento dos fariseus e de Herodes''.

 As vezes tenho a impressão que Jesus aconselhou a terem cuidado dobrado em: Não seguirem os ensinamentos dos fariseus , e também para não fazerem o que eles faziam. Com Herodes, foi a mesma coisa: Tomar cuidado com o '' poder'' e também não fazer valer , seus poderes ,sobre outros menos privilegiados

 Agora surge uma pergunta. Será que somos Cristãos , as vinte e quatro horas do dia? Será que dentro dessas vinte e quatro horas, por alguns minutos ou segundos , não nos comportamos como os fariseus? Será que o mesmo evangelho de amor , (tão simples) que pregamos, não fica as vezes ,contaminado com o fermento da vaidade, com o fermento das invenções,com o fermento das discórdias entre as denominações, das discórdias entre os Lideres e até entre irmãos?

Jesus mandou e manda: ''Vigiai e orai''. O fermento pode levedar toda a massa. Quer dizer que todo aprendizado Cristão pode ser esvaziado e estragado pelo fermento. Vamos exemplificar: Quando fazemos um julgamento ruim de nossos irmãos , estamos sendo um fariseu. Neste caso, o julgamento é o fermento e o nosso comportamento é de um fariseu, porque estamos indo de encontro as regras de amor de 1º Corintio 13 que diz, para não pensar mal de outro irmão.

 Os fariseus usavam os filactérios , que eram uma especie de renda pregada na barra do vestido, e quanto maior a renda mais santa era a pessoa. Quando eu me visto com as roupas longas , e os meus cabelos mais longos que o das  minhas  irmãs; Será que não estou querendo mostrar mais santidade? Se esse comportamento for o meu natural, (da minha maneira de ser ), tudo bem,mas seu estiver querendo ser mais santa que as outras , eu não passo de um fariseu.

 E as minhas orações? Tinha um fariseu cuja oração não agradou a Deus, porque ele dizia assim: ''Senhor , eu não sou como aquele irmão. Eu dou meu dizimo, eu oro três vezes ao dia...” enquanto isso, o outro falava para Deus:''Senhor tem misericordiador de mim, que sou um pobre pecador...'' Olha a diferença, de um que se julga santo e do outro que reconhece que é um pecador.

 A primeira oração cheia de fermento e a outra vazia desse elemento. O mal do fermento é que dá prejuízo a alma e ao espirito. O fermento vai muito além do que pensamos , sentimos e julgamos e a aparência é quem dita as nossas regras ,de aprendizado Cristão Fui a um circulo de oração . e passei muito tempo ajoelhada , mas eu queria, que todos vissem que estava ajoelhada a  duas horas, e isso não foi para a Gloria de Deus , porque , eu nem estava adorando e nem orando, eu estava tendo um comportamento de fariseu, ou uma crise de farisaísmo e com uma alta dose de fermento anti Cristão.

 Não adianta ir a uma vigília se não for para gloria de Deus, Se eu negar uma esmola, se eu negar um copo com água a alguém que esteja com sede , eu não passo de um fariseu. O fermento do meu comportamento está danificando a minha alma e estragando o meu espirito e o meu Cristianismo.

 O fermento do nosso comportamento faz estragos e prejuízos emocionais, psicológico e espirituais , não somente em nós mesmo, mas em outras pessoas também. Palavras malditas, falta de amor, descasos, impiedades, falta de atenção, são fermentos que estão estragando a muitos irmãos, amizades , parentescos e irmandades.

 ''Os fariseus eram legalistas, eram tradicionais. Externamente morais . Rígidos no jejum. Gostavam de fazer proselitismo. Justos aos seus próprios olhos. Avarentos, ambiciosos,gostavam de títulos,faziam questão de pagar tudo,opressores, cruéis, e perseguidores.

Acreditavam na ressurreição. Tornavam longos os filactérios. Suas opiniões tinham que ser respeitadas. Muitos sacerdotes, levitas, lideres , doutores e escribas eram fariseus.''( Bíblia Vida Nova)Esse é um retrato de palavras do fariseu daquele tempo.

 O fermento faz crescer a vaidade, o orgulho, a soberba , e a prepotência, e faz diminuir a humildade, a fé, e o amor. Esses  sentimentos estão nos pratos da balança Divina, e o fiel dessa balança é que vai mostrar ,( dentro da justiça) o lado mais pesado.

 Tem saída? Claro que sim. Estamos vivendo o tempo da ''Graça de Deus''. Tempo de perdão e de renovação. Tempo em que o Senhor diz :''Aquele que confessa e deixa alcança misericórdia'' Estamos vivendo o ''Ano aceitável do Senhor'' e dentro dele existe a maravilhosa Graça , onde ''não existe sombra de variação''.

O arrependimento e o pedido de perdão diário lava todo fermento e a massa se torna pura outra vez , para um novo recomeço. Vamos seguir o conselho do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Vamos nos guardar do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes, e isso não é impossível e nem difícil. É só vigiar.

 Meditemos nisso.