quarta-feira, 5 de outubro de 2016

''AONDE VAIS SENHOR" ''QUO VADIS''





Resultado de imagem para imagens da vulgata


Vulgata(João 21,24-25):
''Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e foi quem as escreveu: e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez. Se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveram.''


Sempre tive no  coração o  desejo  de  escrever sobre a expressão latina intitulada ''Kuo Vadis'' que foi  título de poesias , poemas, livros  , romances e  filmes. Esta  expressão foi  tirada  do  latim cotidiano .


Era a  língua de pessoas  comuns (vulgo) Foi propósito  de Jeronimo , reunir  não  somente  textos bíblicos, mas   também criar uma  versão que pudesse  ser  compreendida com  facilidade pela população  interessada e a  Bíblia  Vulgata chegou  a  todas  as  regiões extremas do  norte  Europeu  com  sucesso.

Dai  veio a expressão ''Quo Vadis''. ou  seja  ''Aonde  vais  Senhor''. Na  Bíblia  Vulgata no livro Atos  de  Pedro , em  João capitulo 21 dos  versos 24 ao 25 . Narra a  historia de  Pedro e  de  sua  pretensão em  fugir de  Jerusalém , mas no  meio  do  caminho encontrou Jesus.


Assustado com  a  visão ele pergunta :''Quo vadis?'' ''Aonde  vais  Senhor?'' E Jesus  responde:''Vou  voltar para  Roma  para  ser  crucificado outra  vez''. a narração  diz  que  Pedro  ficou  muito  envergonhado e voltou para cumprir seu  ministério.

Este dialogo não existe na  Bíblia da nossa igreja . Somente  existe no livro Apócrifo  da Vulgata.   Livro  considerado  como  sendo ''sem a  inspiração'' do  Espirito Santo.

A própria Bíblia  diz  que  se  fossem  escritos todos  os  livros , o mundo  não  teria  espaço para  conter  a  todos. Mas  a história de Pedro é a história  de   muitas  pessoas que as  vezes querem  fugir  das  suas obrigações Ministeriais.

 Vamos  aplicar este  termo no  evangelho, na  ficção e na  nossa  vida.

Este  relato está  aplicado ao  evangelho apócrifo, conhecido como ''Atos de Pedro'' , precisamente no  livro  de João 16:5. Se o procurarmos  na  nossa  Bíblia, não iremos  encontrar, porque  segundo os  estudioso é um livro  apócrifo .

Deus não impõe palavras mas inspira ,para que haja  sabedoria, coerência, e amor  no  que  vamos  falar. Que  haja  força e  equidade em cada frase ,para  que a ''noticia  de  salvação'' alcance a alma de  quem  está ouvindo.

A  frase ''Jesus te  ama'' é um  excelente começo mas não é o  suficiente. Ela  tem  que  ser  acompanhada de  uma forte  convicção, que  neutralize outras  frases  de  Efeito e alcance o alvo da convicção  que  efetue  mudanças  radicais na alma  de  quem está  ouvindo.

Precisamos   descobrir qual  chave consegue , abrir o  coração  das  pessoas. Não  podemos  esquecer que  elas   não  fazem a  menor  ideia de  que vivemos no  tempo da  Graça.

Quando  não conhecia o  evangelho, eu perguntei a uma  moça  que  estava  afastada,( por que  a  lei  não salva?) e  ela  me  respondeu:''Porque ninguém obedece''.

Esta  resposta , foi  mesmo  que uma  bomba a  explodir  dentro  de  mim.Aquilo  foi o  suficiente  para  mudar  meus  conceitos  espirituais. Aquilo  foi a  chave que  abriu minha  mente e meu  coração.

E quantas  pessoas  foram alcançadas por  essas atitudes estratégicas . Vivemos em um  meio  de guerras espirituais e  precisamos  lutar com  armas  espirituais.

Temos  que  pedir em oração a Deus  o  que devemos  fazer para conseguir esta  chave. As  frases rudes como as  que  se  dizem:'' Você vai para o inferno , se não  aceitar o  evangelho'' , Não surte  efeito nenhum.  Dureza  com  dureza  não  soma  e  não dá  em  nada.

A palavra  de  Deus tem que ser ''agua'' , para matar  a  sede  dos  sedentos e amolecer o  barro endurecido  do  coração das pessoas.

A Bíblia Vulgata , foi  traduzida  de  acordo  com a palavra (Vulgo). A Vulgata  foi  o  resultado da  tradução do Hebraico  para o  latim.   Um  idioma  simples  entendido por  todo ocidente.

Dai  vem o  termo ''Quo Vadis'' ''Aonde  vais  Senhor". Essa foi a  frase  que  Pedro  falou para Jesus e a  resposta ( segundo a Vulgata ) que ele  deu surpreendeu:  ''Vou  para Roma  ser  crucificado outra  vez'' A Nossa  Bíblia  diz: Pedro arrependeu-se e voltou para cumprir  seu  Ministério.

'' E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério''


A Nossa  Bíblia  diz: que os  que  aceitam o  Evangelho e voltam  atrás  , estão  negando  Jesus outra  vez  e o  expondo a vergonha e  ao  escarnio. Hebreus 6: 4-6

Este  termo ''Quo Vadis'' foi citado nas  poesias e poemas  mas  o mais importante foi o  filme que  narra a história  de um gladiador Romano que  enfrenta uma  fera para proteger uma cristã.

Nessa  defesa  ele  tem um  encontro com Jesus e  nessa  época  do filme  Nero manda incendiar Roma  e  coloca a  culpa  nos  Cristãos que  são enviados para a Arena e  mortos  pelos  Leões. 


No  filme , mesmo  morrendo , eles  não  negaram um só segundo que  Jesus Cristo era o  Salvador. É Comum  sofrer  perseguições como os  Cristãos dos primeiros  tempos. Esconder-se  em  cavernas para não  sofrer  afrontas. Trabalhar para o  reino  sem perguntar :(Aonde vai  ser a  missão).

Na  Vulgata ; Jesus  diz:''Agora  vou para  aquele  que  me  enviou e  nenhum de vós me  pergunta: Aonde  vais?'' ou no latim :'' Quo  Vadis''.

Só não  podemos  esquecer que se  abandonarmos  Jesus :  Ele não  terá  prazer  em  nós  e  estaremos  crucificando  o Senhor  novamente.

Mesmo  com o  coração sangrando  precisamos  obedeçer.


Escute  esse  hino  na  voz  de  Mara  Lima - Semente  de  Sangue.
Cenas  do  filme  :" KUO VADIS''