segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A CARTA ABERTA







 Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. 2º Cor, 3:3



Temos  diversos meios  de  comunicação e  a  carta  está  entre  eles. A carta é  usada para  levar informações e  ter  resposta.As  cartas  também são usadas  nas  viagens  de  navio (nautas) e nas  viagens  de  avião (  cartas  de vôo) .

Esse recurso  foi usado  pelo Apostolo para ensinar  as Igrejas que  fundara e  chamaram-se  (cartas  teológicas) e  vamos  falar ,nesta postagem de uma  carta escrita  no coração.

Escrevi, certa  ocasião ,uma postagem com o título de ''A face  de Pedra'', baseada  em um livro  escrito por , Nathanael Hawtorn , cujo título é ''A  grande Face  de  pedra'', que  tem algo parecido com o  assunto  que  vamos meditar  nesta  postagem.
O livro narra a  história  de um povo  que   habitava na  encosta de uma montanha , onde  existia uma  face de  pedra esculpida  na  rocha.  Ela  era tão  grande , que de qualquer lugar distante  se podia contemplar.
Ninguém  sabe  qual escultor  a  esculpiu e  quais   ferramentas usou, o  fato é que , aquela  comunidade  vivia oprimida e  desejava libertar-se e  alimentou por  muitos anos o sonho  de  que  alguem viesse  liberta-los, e  esse  alguem   teria  aquele  rosto esculpido na  pedra da montanha.
Um  dia  nasceu um  garotinho que  cresceu olhando admirado para aquele  rosto , A historia narra que de tanto olhar a face  de   pedra o garoto ficou parecido e  o povo viu que aquele era o libertador que  chegara para  tira-los  da  escravidão.
A humanidade  está  assim , escravizada  pelos pecados  sem saber o que  fazer, nem para onde ir esperando  um  salvador que já  está aqui entre nós mas  que  a  pedra que está dentro de cada coração não permite que o  veja e muito menos  que o sinta.E Corinto estava assim  a espera de algo ou alguem que  mudasse aquele quadro.

Esse  alguém  chegou na  pessoa  do Apostolo Paulo que  encontrou uma  cidade turbulenta, mesclada  de  pessoas
  de  todos os  credos e  raças em busca  de  riquezas e de  vida  facíl. Corinto era uma  cidade portuária,rica mas  cheia  de  divisões e de pecados, onde  tudo   era permitido e  o  povo estava ajoelhado diante  de toda sorte  de loucuras pecaminosas para  ficarem ricas.

A  diferença  social de  Corinto era  gritante. Uns (poucos) tinham  dinheiros  (de  mais)   em  detrimento  de  muitos  que pouco ou quase  nada possuíam e  por  esse  motivo se  lançavam  nas  aventuras  , para  alcançarem  seus objetivos.

Foi neste cenário que o apostolo encontrou a  cidade de Corinto e  fundou a primeira igreja e  começou a  educa-la  enquanto  estava lá  e depois  continuou  a  educação  através  das  cartas que enviava  de longe. Este tipo  de  educação Cristã foi  tão importante que  chegou  até os  nossos  dia   e  tem nos  educado e servido de paradigma  para  a Igreja atual.

Duas  lições se  apresentam  diante  de  nós. A primeira lição  diz  respeito  ao povo, que  continua o mesmo .A segunda  lição diz respeito a carência da humanidade com  relação  a  educação, social, individual, material e principalmente a  espiritual.

O Apostolo sentiu o problema e  por isso  reuniu o povo de Corinto  para  educar  dentro dos  parâmetros Cristãos e  lá  ficou dezoito meses até que  precisou  se  ausentar.

Foi uma  igreja  turbulenta. Cada um puxava  para um lado de  formas que  apareceram as  fofocas, as  dissenções,os incestos etc... e  tudo da  vida velha  se  levava  para a  vida Cristã e  não se poupou  nem mesmo o Apostolo.

Uns  diziam :" eu sou de  Paulo  '' e  outros  diziam '' eu sou
de Apolo'' de  formas que  o Apostolo iniciou sua educação começando pela ''Unidade" e pelo  lado eclesiastico.Ele  mostrou que uma   nova  vida  tem que  haver  unidade.

E o que  é ter unidade? É pensar  da  mesma  forma, é  serem unidos, é  se  ajudarem mutuamente, é  orarem juntos. é  gozarem a mesma  fé , partilharem as  mesmas  coisas e  serem submissos a Jesus Cristo pela  Palavra

Ele  mostrou com  sabedoria que precisavam  casar , os  que  viviam amasiados, Ensinou sobre a importância de  não aceitarem o divorcio e  de  educarem os  filhos e  de terem um  comportamento  Cristão de  forma que possa  ter no  rosto e nas  atitudes uma  carta  lida  em qualquer  lugar  que  chegue. 

O apostolo Pedro tentou  disfarçar , quando uma  empregada falou apontando  ele  como  sendo um dos  cristãos, mas não conseguiu .Ele  era uma  carta  aberta e não podia esconder  isso.


''Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coraçãoo.'' 2º Cor, 3:3

O nosso comportamento  demonstra  quem somos  e a educação  que  tivemos. Os  cientistas   descobriram que o coração  tem as  mesmas  celulas  que  o  cérebro e  que  guarda as informações de amizades  de  amor , de  carinho  etc...

Estão alegres  com uma  coisa  que  a   Bíblia  já  fala em:
Je. 31:33." Mas este é o pacto que  farei com a  casa  de  Israel depois  daqueles  dias, diz o Senhor: Porei a  minha  lei no  seu interior, e  as  escreverei no  seu  coração...''

O Povo Cristão é um povo lindo, porque além  de  serem uma  carta, possuem a  beleza  de  Cristo através  das  suas  atitudes . Comprar  e  pagar; pedir emprestado e  devolver Não  ser  avarento porque  para herdar o  Reino de Deus  a Bíblia  diz:

"Vocês  sabem que os  maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem ,pois os imorais. os  que adoram ídolos, os  adúlteros, os homossexuais, os  ladrões, os  avarentos, os  bêbados, os  caluniadores e  os  assaltantes, não  terão parte  no  Reino  de  Deus".1º Cor.6:9-10 

O  povo  da  montanha encontrou naquele garoto um  salvador e o  mundo  está  dividido em  três partes. Os  que  ainda  esperam um  salvador como é  o  caso dos Judeus. Os que acham  que o encontraram através   das  religiões e os  que não  esperam e  nem acreditam em nada.


Graças  a  Deus  que fazemos  parte  de uma minoria  mundial que  acredita  em  Jesus e  somos  uma  carta  aberta lida  por  todos  os  homens.