sábado, 19 de junho de 2021

 

A ESCADA DE JACÓ





“E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu e os anjos de Deus subiam e desciam por ela'' Gen.28:12

''A Escada é uma construção composta de degraus que serve para ligar níveis diferentes de alturas''Wikipédia, Existem as visíveis e as invisíveis. As visíveis que nos leva a lugares mais altos e as invisíveis nos faz alcançar posições sociais e intelectuais mais elevadas. Entretanto existe uma escada denominada espiritual que o mundo desconhece, por isso vivem de batente em batente, caindo aqui e ali e vão paulatinamente mergulhando nas trevas , sem futuro e sem esperança.

A Bíblia narra a historia de Jacó. Ao chegar em Padã-Harã , fugindo do irmão .Jacó estava cansado e dormiu encostado em uma pedra , e sonhou. No sonho ele viu uma grande escada que ligava a terra ao céu, e por ela os anjos subiam e desciam . Já podemos tirar a primeira lição. De um modo geral o ser humano está dormindo espiritualmente. A sua consciência precisa ser despertada para subir esta escada.

No inicio da criação, havia um elo entre Deus e o homem e essa ligação foi quebrada pelo pecado. Desde então Deus começou a criar outros projetos para recuperar o ser humano e ele poder movimentar-se e subir espiritualmente. O maior projeto foi a criação da Bíblia. Deus começou a usar pessoas das mais diferentes posições socais para escrever e construir cada degrau. Ele usou , donas de casas como Rute , rainhas como foi Ester, pescadores como foi Pedro, reis como foi Davi , estadistas como foi Moisés, filósofos como Salomão.

Cada um deixou sua marca registrada em cada degrau e dividiu a Bíblia em dois testamentos que somados todos os degraus totalizou 66 culminando com uma divisão que podemos chamar de Antigo Testamento e Novo Testamento. O Antigo Testamento registrou a herança divina pela lei e o Novo Testamento registrou a herança divina pela graça que aconteceu no meado dos tempos.

A maior representatividade desse contexto está na conversão, quando o homem aceita o evangelho e passa a ser uma nova Criatura. Antes de Jesus o homem vive de um jeito mas depois de Jesus ele passa a ser Nova criatura

A Bíblia pode ser vislumbrada como duas escadarias separadas por um patamar entre os dois testamentos , cujos degraus começam no livro de Gênesis e termina no Livro de Apocalipse onde se dará a revelação e onde se obterá a ''Mente de Cristo''. Vamos fazer dessa escada um espelho e vamos observar a nossa posição diante de Deus.

É comum se dizer que somos todos iguais diante de Deus , mas não estamos na mesma posição diante dele. Somos sujeitos as mesmas fraquezas, mas tem os que gostam e ficam nas fraquezas mas tem os que lutam e vencem para não caírem na tentação. Somos iguais nas fraquezas mas não ficamos e nem aceitamos as investidas do inimigo.

O maior exemplo foi o da cruz. Naquele patamar estava a cruz com Jesus. Ao lado dele estavam dois pecadores. Um redimido aceitando o Senhor Jesus e do outro lado , o pecador blasfemando contra a Divindade . Uma representação da humananidade ,um lado salvo e o outro perdido. Aos pés da cruz duas mulheres e um homem. Hoje o numero de mulheres nas Igrejas são maiores que o numero de homens mas a''multidão acompanhava Jesus de longe''.E hoje? A maioria acompanha Jesus de longe.

Naquele momento a historia da humanidade se dividiu em: aC (antes de Cristo ) e d.C (depois de Cristo).A nossa vida também , antes de Cristo é uma e depois de Cristo é outra, ou na melhor das hipóteses : Tem que ser outra. Temos que viver e escrever uma historia diferente ,Natanael escreveu:'' Na verdade , na verdade, vos digo que daqui em diante , vereis o céu aberto e os anjos subirem e descerem sobre o filho do homem'', João 1:15.

Jacó e Natanael tem visões parecidas , uma no Antigo e outra no Novo Testamento. O começo de tudo é do degrau chamado livro de Gênesis que é o começo de tudo e quantas pessoas estão paradas nesse degrau tentando encontrar a subida e num movimento inicial vão de batente em batente caindo e se perdendo em meio as invencionices e a religiosidade.

Quando descobrem o livro de êxodo ai começam a entender que esse degrau é o começo da subida e da saída do Egito , ou seja do mundo cuja obrigação culmina em tirar e levar o povo para fora desse mundo de ilusões como fez Moisés. Uma coisa interessante é que a cada degrau que subimos vai se dando as revelações. Vamos aprendendo a observar e obedecer para ser sábios até conhecermos Jesus de perto e viver em novidade de vida.

Do patamar Divino ,a escalada agora é acompanhado degrau por degrau. Vamos conhecer Jesus , sua obra, seu sacrifício, seu reinado,e a nova família Cristã . Não faltará as ações do inimigo para derrubar , para fazer descer principalmente nas provações.

Jacó sonhou com os anjos que desciam e subiam. Hoje os anjos continuam seu trabalho , levando as orações e trazendo as respostas , levando as petições e trazendo as bençãos, Essa escada começa nos cadernos que as irmãs levam para o cultos de orações e vemos depois os milagre acontecerem. É invisível se tornando visível porque em outra dimensão , os anjos trabalharam

Em que degrau você se viu? Eu me vi muito fraca , precisando do apoio de Deus porque não quero descer e nem cair mesmo entrando em tentação em situações que não entendo o porque delas. Quando olhamos para baixo e vemos que subimos muitos degraus e quando olhamos para cima vemos que ainda tem muitos degraus a galgar na vida Cristã , por isso precisamos da graça do Senhor.

O ultimo degrau é do apocalipse é o da revelação das coisas celestiais. È difícil mas não é impossível, o que temos a fazer é força . A Bíblia diz que :''O céu se ganha fazendo força'' e subir não é fácil em nenhum setor da vida humana, principalmente na vida espiritual. Precisamos subir e acordar as consciências que estão dormindo como estava a de Jacó.

 

A FIDELIDADE DOS RECABITAS


   A FIDELIDADE DOS RECABITAS.



''Vai  a casa  dos  recabitas e fala com eles,introduzindo-os na  casa do Senhor em  uma das câmaras,e lhes oferece vinho a beber.'' Jr.35:2
''
A Bíblia  fala  dos  judeus, saduceus e  fariseus , que  fazia parte  da  sociedade  do tempo de Jesus. Esse  povo  exibia um certo  comportamento  fiel  aos  seus líderes . Naquele  tempo eles estavam divididos :

 Uns acreditando  na ressurreição, outros  na  reencarnação, mas todos tinham  uma  coisa em comum,  a fidelidade  aos  seus  líderes. Certo ou errado, temos que respeitar, pois ''cada um dará conta de si mesmo a Deus. ''Rom. 14:12


 Mas queremos  falar de um povo que foi por'' excelência''  o  maior exemplo de  fidelidade de todos os tempos, os Recabitas. Esse povo , teve um líder  maravilhoso chamado   Jonadabe, filho de Jeoaquim que era um descendente  dos   Queneus .

 Podemos citar, também,  Jetro , sogro de Moisés, Jz. 1:16,  Heber, marido de Jael,Jz.4:17 que eram descendente dos Queneus.   O  forte  dom de liderança de Jonadabe,  colocou  no seu coração , a vontade de ensinar  aos  Recabitas, a ser despojado  dos  bens materiais, pois  os moradores  de  Judá  vivia  um tempo de um materialismo desenfreado  e  Deus  colocou  esse povo como exemplo, usando os ensinamentos  desse  clã.

Jonadabe , conseguiu  convencer  os   Recabitas  a morarem no deserto,  convenceu  a não plantarem  vinhas,  convenceu a viverem do suficiente  e  convenceu a não beber  vinho e por gerações. E eles,  obedeceram. 

Quando  se  passaram  duzentos anos , Deus  convidou  o  grande Profeta Jeremias  e  lhe deu a seguinte ordem: ''Vai a casa  dos Recabitas e fala  com eles, introduzindo-os na  Casa  do Senhor, em uma das câmaras, e lhes oferece vinho a beber''. A primeira impressão é que  Deus  vai na'' contra mão''  das suas próprias ordens, porque é uma ordem  no mínimo  inusitada.

Aquela era uma ordem  para provar , aquele povo. A Primeira lição que tiramos  desse contexto, é com relação a  cada um de nós. Somos provados
 na teoria e  na prática  de tudo que falamos, aprendemos e  pensamos. Todo curso superior, tem   três provas: A primeira  prova
é  a prova , escrita  onde  escrevemos  o que aprendemos: A segunda é a  prova oral,que vamos responder falando e a terceira prova é  a  prova prática, onde vamos fazer o que aprendemos.

  Como Cristãos, acontece a mesma coisa. Estudamos a Bíblia, escutamos  as pregações , as  doutrinas  ,mas  vai chegar a hora  permitida por Deus  , para   as provas.

 Vamos ser provados, no amor, no perdão,  na bondade, na misericórdia, na benignidade que tanto ouvimos falar na Igreja e isso vai ditar  o nosso grau de fidelidade ao  nosso  Líder Jesus Cristo que deixou tudo escrito  para nos orientar .Dai a pergunta do  Salmo 15:1 ''Senhor , quem habitará o teu Tabernáculo?''


Jeremias fez o que  o Deus mandara. Convidou os Recabitas e  os levou para a casa do Senhor e colocou diante deles , taças e copos cheios de vinho e  lhes disse : (v. 5)  Bebei  vinho. 

A Bíblia diz  no( v,6) que eles falaram:
Não beberemos vinho......''Uma coisa interessante:''
Eles conheciam  Jeremias, sabiam que  ele era  Profeta de Deus, e não duvidaram que aquela  mensagem vinha  de Deus , mas não obedeceram, porque eram fieis a Jonadabe.

 Estavam lá no templo, o povo de Judá e aquela lição, tinha endereço certo. Deus queria mostrar, na prática, a fidelidade  daquele  povo .Deus queria  que o  povo de Judá e de Jerusalém, fizesse o mesmo com relação aos seus mandamentos.


Lá mesmo eles lembraram o  que aprenderam de Jonadabe: Não construíram casas ,não  plantaram vinhas e não bebiam vinho e que moravam  em tendas. Uma outra coisa interessante ,é que Deus não elogiou a atitude dos Recabitas mas no (v19) ele diz: ''Nunca faltará descendente de Jonadabe , que esteja na minha presença'' mas com relação  a Judá e Jerusalém ele disse:''Trarei todo mal que falei contra eles...'' Esse  povo, ícone,  da  fidelidade  fica  dentro do texto  ''Servo  bom e  fiel, foste fiel no pouco, sobre o  muito te colocarei''  E  nós? como está a nossa fidelidade? Vamos nos olhar neste espelho de letras que está ai abaixo, para ver, como está Item do nosso  comportamento Cristão.


Os  Recabitas recusaram o convite e nós?  Será que a nossa fidelidade a Deus será mais forte que  os convites  que aparecem para nos desviar  da sua vontade?

 Sempre vai haver convites, para fazer com que  possamos trair os nossos compromissos. Temos que lembrar que vai sempre aparecer  um Jeremias  para nos tentar.

''No casamento são unidos  , um homem  e uma mulher que trocam alianças  para um compromisso  diante de Deus de que:  ''Até  a morte os separe'' , mas as tentações e  as dificuldades tendem a por fim   ao  casamento. Deus não
fez o divorcio. Essa foi uma criação  de Moisés  para proteção  da mulher.

 Muitos servos do Senhor  firmam compromisso   com a  obra,mas  por   qualquer  problema ,quer ir para outra Igreja. Muitos recebem Cargos na Igreja , mas poucos assumem.''Muitos não conseguem ser fieis  em seus propósitos e sempre ficam  num ciclo vicioso, que nem começam e nunca termina. Exemplo  são das pessoas que querem emagrecer.

Concluindo: Vamos ser '' Como os   Recabitas''.
''Cônjuge Recabita''vive o amor de Deus, sabendo que ele pode mudar o que precisa ser mudado.E o que vemos hoje em dia ? Mulheres que se dizem senhoras de respeito e que na realidade , pelo seu procedimento , vemos que nada tem de respeito, nem aos maridos nem a sociedade , nem as igrejas e nem ao Deus que dizem servir.

. Graças a Deus que muda um vale inteiro de ossos  secos  ,e que também pode mudar e encher  um coração   de amor  e fazer um ''Crente  Recabita'' sabe ser fiel como marido , como esposa, como evangélico e em todas as áreas da sua vida .

É fiel  nos compromissos: Pois quando se paga o que se assinou , divide-se as alegrias . E  feliz quem paga e é feliz quem recebe. É fiel  na  palavra: ''Sim, sim  ou  não, não''. Comparece com fidelidade aos trabalhos Eclesiástico
para merecer  o nome de '' Crente Recabita''.

O Crente recabita luta pela justiça e não ataca ninguém , apenas mostra o mal caratismo . Deus levou Jeremias a mostrar como se é fiel e ele obedeceu provando e usando os recabitas. Para entrar no céu não se entra de qualquer jeito. O caminho é apertado mesmo quer queiram ou não.

 O Salmo  15  , pergunta e responde :  e está escrito assim:
''Senhor quem entrará no teu tabernáculo? O que vive com integridade , que pratica a justiça, e de coração fala a verdade, não difama, com sua língua, não faz mal ao próximo, não lança injuria contra seu vizinho,..''


.  

Meditar nisso

 


Salmos 15 

1 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?

2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;

4 A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.

5 Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

BOA REPORTAGEM PARA NOS CONHECERMOS MELHOR (Revista da Internet)

 

Os efeitos das emoções e pensamentos negativos no nosso corpo

É possível que as emoções desencadeiem condições físicas? A tristeza, por exemplo, nos causa cansaço. Dependendo do tipo de sentimento que nos invade, veremos uma repercussão em alguma parte de nosso corpo.
Os efeitos das emoções e pensamentos negativos no nosso corpo

Há várias décadas, tem crescido o interesse pela relação entre as emoções, os pensamentos negativos e o corpo físico. A comunidade científica já aceitou a inegável influência que esses fatores “invisíveis” têm sobre o nosso corpo.

Como, por exemplo, ao sofrer uma grande dor emocional, como a perda de um ente querido, alguém pode sofrer um ataque cardíaco ou um derrame, o que pode até levar à morte.

Mas, quando as emoções não são tão intensas, é um pouco mais difícil notar a relação entre elas e o estado da nossa saúde. Além disso, os pensamentos negativos que alimentamos também podem influenciar o nosso bem-estar.

Memoria-2-500x325

Sintomas físicos da relação dos pensamentos negativos e o corpo

A relação entre as emoções, os pensamentos negativos e o nosso corpo é bem conhecida pela sabedoria popular. Algo que percebemos graças à experiência e ao instinto.

Por exemplo, é comum sentirmos dor de barriga antes de uma prova, entrevista de emprego ou outra situação em que seremos avaliados.

A dor de estômago também pode ser sintoma de estresse, como quando temos dificuldades no trabalho, nos relacionamentos ou problemas financeiros.
Dificuldades para dormir, perda do apetite e tremores também são sintomas de uma mente estressada.

A ansiedade pode levar algumas pessoas a procurar conforto na comida, sobretudo em alimentos ricos em açúcar e carboidratos, como chocolate, bolos, biscoitos, coxinhas, pizzas, etc. Isso pode levar ao aumento de peso e a todos os problemas associados a ele.

A vergonha faz nosso rosto ficar vermelho e o medo faz com que o nosso rosto fique pálido. Quando a emoção é muito forte, o coração bate mais rápido, aumentando a pressão arterial.

Enfim, há muitas “provas” de que as emoções têm influência direta sobre o nosso corpo, o que pode causar doenças. Mas será que podemos ter algum domínio sobre o que sentimos e pensamos?

feliz-500x333

Afirmações positivas para curar

A autora Louise Hay é uma das mais respeitadas quando se trata de afirmações para a saúde, prosperidade, bem-estar e cura.

Nos seus livros “Você pode curar sua vida”, “Cure seu corpo” e “O poder das afirmações positivas”, ela compartilha muitas informações valiosas sobre como você pode assumir a responsabilidade pelas suas emoções e pensamentos, curando, assim, não apenas o corpo, mas também todas as áreas da sua vida.

Louise acredita que o amor próprio é a chave da saúde e da felicidade verdadeiras. Um exercício simples que qualquer pessoa pode fazer e que a autora recomenda em seus livros é:

Cerca de três vezes por dia, durante pelo menos um mês, diga, na frente do espelho, olhando para os seus olhos: “Eu amo você. Tenho orgulho de você”.

Essas afirmações simples, mas poderosas, devem ser ditas com sinceridade, sem nenhum criticismo. É normal sentir alguma resistência no início, mas persista até que se torne um hábito natural se elogiar.

Autoestima

Pensamentos de autocrítica

Constantemente, temos um “diálogo interno” com nós mesmos, sem que nos demos conta. São as histórias que repetimos por dias, meses, anos, décadas e por toda a vida, sobre quem somos, o que podemos ou não fazer, o que outras pessoas nos fizeram, etc.

Quando esse diálogo é muito negativo, ele traz consequências danosas para a saúde física e mental. Exemplos de diálogos internos negativos:

  • “Sou muito burro”.
  • “Sou muito gordo”.
  • “Não consigo emagrecer”.
  • “As pessoas vivem me passando para trás”.
  • “Ninguém gosta de mim”.
  • “Não sou (bonito/inteligente/rico/bom…) o bastante”.

E por aí vai.

Uma boa maneira de combater os pensamentos negativos é fazendo terapia. Anotá-los em um diário e questioná-los também é bastante eficaz, pois você se tornará consciente de seu próprio diálogo interno.

Outro efeito nocivo desses “diálogos internos” inconscientes é que eles vão atrair pessoas que pensam como você a seu respeito. Assim, se você acreditar que é “burro”, por exemplo, atrairá pessoas em sua vida que vão confirmar esse pensamento.

 

AS TRÊS ARCAS

AS TRÊS ARCAS



1ª ARCA: ''Faze uma arca de tábuas de cipreste'' Gen, 6: 14 (a)
2ª '' : ''Também farão uma arca de madeira'' Ex: 25:10 (a)
3ª '' : ''Pela fé, Noé foi divinamente avisado das coisas que ainda não se viam... temeu
Hb 11:17

Deus tem sempre um projeto para realizar, por isso , tudo tem sentido, quando se fala na ''Palavra Santa''. Desde a queda do homem , que todo seu proposito está voltado para o resgate da sua criatura, que foi a maravilha da sua criação. Deus se arrependeu de ter dado vida ao ser humano, mas seu coração bondoso não permitiu, que ele destruísse, a sua obra, por isso , por '' conta e risco próprio''que resolveu criar novas oportunidades , e assim o fez.

O Senhor olhou , lá da sua santa morada, e observou que ''O homem era continuadamente mal'' Gen. 6:5 mas ao ver o coração de Noé, resolveu começar ''Nova humanidade '' a partir desse lavrador que era plantador de uvas , e iniciou seu projeto , ordenando a construção da Arca, porque ia destruir tudo com a água do diluvio.

Noé obedeceu e seguindo a ordem natural das coisas começou, em primeiro lugar,falando sobre o que ia acontecer para que todos tivessem oportunidade de serem '' Salvos ''da calamidade que ia cair sobre a terra. Ninguém acreditou e ainda ridicularizaram o Profeta. Quando refletimos nesses acontecimentos, nos vem a mente, as Parábolas de Jesus : das ''Virgens Néscias e das prudentes'' com relação ao tempo da ''Graça'' cujas portas um dia irão se fechar e quem :'' Estiver fora não entra , e quem estiver dentro não sai''.

E como o Profeta Isaías , podemos dizer :''Quem deu crédito a nossa pregação?” .Estamos como Noé, avisando, alertando, mas são poucos os que escutam e chegam ao “ conhecimento pleno da verdade''.Cada hum tem seus preceitos , que serve de pretexto ,para tentar cair fora do contexto.

A Arca tem um outro sentido mais profundo: que é o da Família. Veja , que Noé colocou ,ele e a esposa , colocou os filhos e suas esposas e por fim os animais. Tudo isso obedeceu a uma hierarquia e a Bíblia narra o episódio do dilúvio , que durou quarenta dias e quarenta noites
e salvo só foi , quem estava dentro da Arca. E toda carne expirou.

Uma outra lição que tiramos desse texto é com relação aos filhos de Noé. A Bíblia narra que ao sair da Arca , Noé embriagou-se e tirou a roupa , e seu filho mais jovem o ridicularizou ,'' mostrando a nudez do Pai''.Quando falamos do procedimento do nosso irmão, estamos simplesmente mostrando a sua nudez, o que é inaceitável porque ''estamos sujeitos as mesmas fraquezas''.

Uma outra lição é comportamental e é com relação aos animais da Arca. O interessante é que sempre fazemos um paralelo do comportamento do homem com o procedimento dos animais. Se a criatura não tem conhecimento de nada, e tem dificuldade de aprendizado é chamado de ''Burro''. Se vive em um lugar sujo é chamado de ''Porco''. Se é briguento é chamado de ''Cachorro''.Se é  brabo é um leão.
Se gosta de confusão é chamado de ''Cobra''. Se é intratável é logo  chamado de ''Cavalo'' e se é calmo parece um passarinho. As vezes penso que todos esses animais estão dentro de cada um de nós , dependendo da ocasião, todavia todos eles terão que ser extirpado para dar lugar a um só animal ao qual Jesus foi comparado: Uma Ovelha ou o que foi escrito ''Eis o cordeiro de Deus''.O crente tem que ser ovelha , ou cordeiro.

A arca, ao longo dos tempos , tem sido motivo de muitas especulações, por parte dos religiosos, da ciência, do Islamismo, dos cristãos etc...

A segunda Arca , ou seja a Arca da Aliança, cuja confecção foi de responsabilidade de Moisés , representava a presença de Deus , em qualquer lugar que ela estivesse e serviu também para guardar as tabuas da Lei, o maná escondido e a vara de Arão. O primeiro propósito de Deus foi o de lembrar aos homens, as suas leis , para meditar '' de dia e de noite'', caminhando, em casa, no trabalho e acima de tudo obedecendo os seus estatutos, para que tudo desse certo em suas vidas.

Essa Arca esta dentro da história de Israel e ninguém sabe, onde ela se encontra nos dias atuais, já que a sua função terminou, quando Jesus inaugurou '' no calvário , o tempo da ''Graça''. Muitas especulações surgiram sobre o lugar onde se encontra ,mas em Jeremias
Capitulo 3 , verso 16 diz que: ''...não a visitarão, nem se lembrarão dela , nem dela sentirão falta; e não se fará outra.''

Outra hipótese , é que a Arca tenha sido levada por Nabucodonosor, como troféu, depois que conquistou Jerusalém, e a ultima ´hipótese é que: A Arca esteja no céu com o maná escondido, a vara de Arão e as tabuas da lei. Apoc. 11:19 ).

A terceira Arca ,simbolicamente , é Jesus Cristo e o evangelho, que salvará o homem , não de algum diluvio mas de ''se mesmo'' ou seja de seus pecados. Jesus veio a este mundo com a missão de resgatar o ser humano de seus caminhos tortuosos, e trazê-los para a sua divina luz. Em Jesus Cristo , Deus pai cumpriu as promessas que fez no livro de Gênesis de que
''Nasceria de uma mulher, quem iria pisar a cabeça da serpente'' .Gen. 3: 15(c)

E para você , que ainda não é evangélico, ficam dois conselhos: Saia do ''mar da vida'' e embarque na '' Arca da salvação'', que é dirigida pelo Senhor Jesus. O mar da vida está cheio de ondas: Ondas de roubos, de assaltos, de vícios, de prostituições etc.. que só o
levarão para o inferno, na dimensão espiritual .Lembre-se que a salvação (não terá nem presente nem passado e nem futuro ) , porque é ETERNA

O segundo conselho é: encontrar uma Arca. E vai encontrá-la na Igreja Evangélica mais próxima da sua casa. Não se incomode com a denominação.Porque Jesus é dono de todas elas. Somente procure ter certeza se o livro de fé e prática, é a Bíblia e se os louvores dão ao Deus da Glória, a devida honra. Nós os evangélicos o
convidamos a entrar na ''Arca da Salvação'' , para juntos fazermos essa viajem , para a eternidade, onde não haverá ''choro, nem pranto e nem mais se lembrará das coisas passadas'', diz a Bíblia. Vamos lá? Ainda há tempo, meu querido, e minha querida.Estamos te esperando. Ok?

sexta-feira, 18 de junho de 2021

 

DE UM MODO MARAVILHOSO




14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!



A expressão maravilhoso significa  deslumbrante, assustador , que  encanta  a todos  que  prestam atenção  e que  está observando  os  detalhes , quer  sejam físicos, emocionais, pscológico  ou espirituais, e  foi isso que  aconteceu com o Salmista Davi, quando vislumbrado ,  um dia ,resolveu ponderar  sobre o grandioso poder do nosso Deus e o  descreveu no  Salmo 139.



Davi , mergulhou  de  cabeça  na profundidade  espiritual  e  de lá  conseguiu  retirar as pepitas  da  Criação Divina e viu como  é o começo, meio e  fim do Poder do Todo Poderoso em toda   sua Onisciência , Onipresença e Onipotência e no  V.16 ele  diz:
16 "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda."

Se fôssemos  descrever o processo de  criação uterino , teríamos  que usar palavras  científicas, mas preferimos comentar  na  forma poética usada pelo Salmista. Os  Olhos  de  Deus  viu e  vê  a criatura , quando ela é  ainda, uma  substancia sem forma e  sabe até como  será o dia a  dia  de  cada uma  delas e   descreve no seu livro, quando ainda não existem.

Isso é  fantástico! Isso  chama-se Onisciência  que  é a capacidade de saber tudo infinitamente (Diz o Dicionário Wikipédia(ad infinitum) ., incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, e todo universo, etc.Em suas reflexões do Salmo 139. o  Salmista  descobre que:'' Deus  estava  mais presente  nele do que  ele próprio estava em si  mesmo''.Isso  se  aplica a  nós  também.

Ele sabe os  nossos pensamentos, sabe o que  vamos  falar  antes que  as palavras  cheguem a nossa  boca. Ele  sabe as intenções do nosso  coração. Ele  sabe o que  queremos. Ele  sabe tudo.Quando o Senhor  Jesus perguntou: ''Que dizem, os homens  quem sou? Pedro respondeu : Tu és o Cristo filho de  Deus''. Este já  era o pensamento do apostolo , que Deus colocara em sua  mente. ''A  boca  fala  do que o coração está  cheio.''Mateus  12:34

O Salmista  chega a conclusão n  v.14 que :Os Olhos  de  Deus  estão observando o fundo da  alma  e '' no segredo do silencio da  criação  ele está vendo os ossos  sendo formados''.No  v. 17, O Salmista , confessa  que não entende os  projetos  de Deus, mas observa  que é ; em  grande  soma. Isso  nos  faz  compreender que  Ele  tem proposito em tudo e  tem planos para todos em   sua  totalidade.

No v,18(c) Davi  chega  a  falar que despertou, porque  tudo parecia um sonho tremendo e  ele mesmo diz: ''Se eu contasse, seriam mais numerosos  do que a  areia ; quando  ACORDO ainda estou contigo'' . Deus está todo tempo com  todos nós , dormindo ou  acordado.


O Salmista  entende que não tem como fugir  da  face  de  Deus. Se  subir aos  céus , Ele  estará  lá , se  descer ao  sepulcro   Ele  estará lá  . O Salmista  diz  que: Ele o  cerca  por  traz e pela  frente e pontua: Ele é Onipresente. Ele  está em todos os  lugares  ao mesmo  tempo .

O  grande  exemplo foi o de  Jonas. Ao  receber a ordem para ir fazer  missões em Nínive , ele  fugiu para Társis e mesmo no  ventre  do  grande peixe , Deus o estava  vendo. Outra lição para nós, quando queremos  fugir da missão que Deus nos  confia.


O Salmista  diz: ''Tu  me  sondas  e me conhece, Conhece  quando  me  sento e  me levanto, quando  trabalho e  quando  descanso...'' Se eu subir  as  asas da alvorada e for morar no extremo do mar, mesmo assim  a  sua  destra  me alcansará''.v. 9


De um modo maravilhoso , Deus  fez todas  as coisas   visíveis e invisíveis. As visíveis  já  são por  si mesma maravilhosas. Ver o mar, o céu, a lua, o sol , as  estrelas, as montanhas, os pássaros  o ser humano etc...

 As Invisíveis  são aquelas que não podem  ser vista , a não ser por '' Divina  Revelação''  que  são as  espirituais, cujo material é um maravilhoso segredo de Deus  que  só vamos entender quando tivermos a ''mente  de Cristo" 1º Cor. 2:16 '' em que  você não escolhe os pensamentos , mas pode, pelo livre  arbítrio , decidir os que  ficam''.

Davi , demonstrou neste  lindo Salmo o discernimento e o  esplendor  devocional e isso nos alerta para orarmos mais e  ter  sempre a mente  cativa aos  assuntos  celestiais.

Nesta oração de Davi,  temos  conforto e consolo . Sabemos que Ele muda  as situações programadas  no  ventre materno. Podemos  citar exemplo, O do rei Ezequias  que  está no livro de:  


 Isaías 38:1-8 “Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.

 Veja  que  Ezequias  implorou , em oração para viver.'' Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR.

 E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo. 

Veja  que  Deus atendeu  a oração  e mudou  a  sentença,respondendo  , pela misericórdia  que lhe  daria mais  quinze anos de vida.

Então, veio à palavra do SENHOR a Isaías, dizendo Vai e diz a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos. 

A oração e  as lágrimas  de Ezequias comoveram o coração  de Deus . E ainda lhe  deu um sinal: retrocedeu o sol em dez  graus , pois já  havia  declinado

Livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti e a esta cidade, e defenderei esta cidade. Ser-te-á isto da parte do SENHOR como sinal de que o SENHOR cumprirá esta palavra que falou: eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim, retrocedeu o sol os dez graus que já havia declinado.” 

Davi  concluiu  pedindo perdão , purificação e orientação e disse: Sonda-me   Senhor e  vê  se há  algum caminho mau e quia-me pelo caminho eterno.

Tudo em Deus e o que  Ele  faz é  de um modo Maravilhoso .

 

TEMPO PARA TUDO

TEMPO PARA TUDO

''Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu''. Há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de se arrancar o que se plantou;...'' Eclesiastes capitulo 3: 1-2


Quem já viu o tempo?
Como é formado o tempo?
O tempo é algo que só pode ser visto através da idade, nas mudança de determinados lugares. Podemos ver o tempo nos cabelos brancos dos idosos e nas suas rugas da face, no crescimento das crianças, no movimento das dunas, que o vento leva de um lado para o outro e através da contagem numérica dos relógios a começar dos segundos que formam os minutos, que formam as horas, que formam os dias.

 Os dias formam as semanas , estas formam os meses que por sua vez formam os anos que formam os séculos e dos séculos os milênios..... Dai dos milênios a eternidade.


Durante os tempos vão se formando as histórias e os acontecimentos individuais , familiares ,estaduais , nacionais e internacionais e tudo vai tendo seu tempo determinado , mas a mesma Bíblia que fala desse tempo também diz no livro de ''2 Timóteo 4:2 (a) ''Pregai o evangelho
a tempo e fora do tempo...''

 E com esse comentário quero dar um testemunho de uma pregação do evangelho fora de tempo que aconteceu comigo.

Estávamos vivendo os últimos meses do ano de 2000. O mundo se preparava para a festa do Natal. As lojas estavam cheias de pessoas comprando presentes. Por todo lado se escutava as músicas alusivas ao evento.

 O ar era de festa. A alegria tomava conta das fisionomias, principalmente a minha , pois não escondo o encanto que essa festa provoca em mim . No auge dos preparativos , como Diretora da Escola Bíblica Dominical , nasceu no meu coração a ideia de presentear os alunos com uma lembrancinha natalina, porque o mais simples presente serve de incentivo para o comparecimento as aulas.

Resolvi comprar numa loja cujo nome é ''Atacado dos Presentes''. Lá encontramos uma variedade enorme de lembrancinhas a preço popular. 

Me preparei para ir a essa loja. Do lugar em que moro , gastamos uma hora e dez minutos de ônibus, para chegar até lá, portanto é um pouco distante. Era um dia de sábado e como resolvi não trabalhar, tirei o dia de folga para fazer essas compras.


Quando o ônibus sai do ponto inicial , faz um trajeto pelas montanhas e se pode dizer que é um passeio inesquecível. Chega a determinado ponto , por causa da altura , podemos vislumbrar a beleza imponente do Oceano Atlântico.

 É de um azul tão profundo que quase chega a confundir-se com o azul do céu. E nada melhor que uma bela paisagem para se fazer uma higiene mental. Fazendo um conjunto benéfico para a saúde respira-se o ar puro da montanha , contempla-se a beleza das arvores e se sente aquele vento suave e teimoso que sopra nos cabelos e nos acaricia o rosto . Para resumir: era isso que eu queria curtir naquela manhã ensolarada de sábado.

Subi no coletivo e observei (como era muito cedo) que somente três pessoas estava dentro do ônibus . O motorista , o cobrador e eu. Após cinco minutos de viagem subiu um rapaz e um pouco mais adiante, uma senhora muito bonita e muito elegante.

 Agora eramos cinco e o ônibus com as cadeiras todas vazias seguiu viagem. De repente aquela senhora olhou para todas as cadeiras e resolveu sentar junto de mim, e eu pensei '' Agora sim! Lá se foi meu passeio e o sonho de curtir a paisagem''.

 Era visível a tristeza daquele rosto , e a vontade de ter um ombro amigo para chorar nem que fosse de uma desconhecida como eu. Então comecei a falar com Deus no silencio do meu coração.


E pensei : “Meu Senhor ! Isto está me cheirando a gabinete Pastoral e eu não sou Pastora'' e Deus me respondeu no intimo (Calma). Então o Espirito Santo me lembrou :''A tempo e fora de tempo''.

Acostumada a evangelizar no trabalho e em campo , não contava que teria de fazer esse trabalho
Na hora de um lazer e para mim estava ''Fora de tempo''.

Aquela senhora , fez um tremendo sacrifício para fazer um ar de riso para mim e perguntou:
''Vai ao Atacado?'' Respondi que sim , e no fundo eu não queria conversar. Eu estava ali para curtir e
o que menos queria era conversar, mas mesmo contrariada comecei a ouvir a história daquela mulher e comecei a sentir uma compaixão que me fez pedir perdão a Deus.

 Sou uma missionária e não posso escolher o momento de dar assistência espiritual a quem precisa mesmo não sendo Pastora. Aquele encontro foi provocado por Deus, e disso não tenho a menor duvida.

E aquela dama começou a falar. Contou dos tempos da juventude em que conheceu , namorou e casou com o homem que jurou diante de Deus ser fiel eternamente e agora , depois de trinta nos a trocou por uma jovem de vinte e cinco anos. 

Aquela senhora começou a chorar e gentilmente pegou um lenço para enxugar as lagrimas. Chorava e falava e falava e chorava e limpava o nariz e nesse pranto educado eu fui ouvindo tudo que ela tinha para contar. 

Em nenhum momento a interrompi porque ela falava das viagens , dos tempos felizes , com uma riqueza de detalhes que chegava ser impressionante. Ela desabafou e eu pude sentir uma certa paz , mas então então me perguntou sobre minha vida.

 Respondi que também estava separada e sabia o que ela estava passando. Foi quando ela perguntou : qual era o segredo da minha calma e eu respondi:

''Jesus” e comecei a falar do amor de Deus e que ele estava contemplando aquele sofrimento e queria .que ela soubesse. Aquela mulher mudou o semblante , começou a surgir uma luminosidade especial de muita calma e ela começou a agradecer me dizendo que fora eu a responsável por ela esta se sentindo tão bem.


Aquela senhora não sabia mas tinha colocado todo entulho para fora do seu intimo e eu coloquei la dentro a palavra de Deus que é um refrigério em tempos de angustia. Ela estava vivendo o tempo de chorar e eu de pregar fora do tempo.

 Não vi as montanhas, debruçadas sobre as águas do Oceano Atlântico , não vi a imensidão do azul do mar , não senti o acariciar do vento e nem o verde das arvores mas vi uma coisa que jamais esquecerei :

Eu vi um sorriso cheio de paz brotar naquele rosto lindo daquela senhora e isso valeu todo passeio . Concluo este testemunho repetindo que aquela senhora estava no tempo de chorar e eu fora do tempo de pregar .