quinta-feira, 23 de maio de 2013

O ATALAIA

O ATALAIA

''Filho do homem , põe-te  em pé e  falarei contigo''... Ezequiel 2:1

 

Entre os profetas maiores, escolhemos Ezequiel, para  extrair do seu livro, verdades ocultas e reveladas, cujos exemplos servem para  edificação    da nossa  vida cristã.

 

O  livro de Ezequiel tem 48 capítulos . Depois  de minuciosa observação  vemos que a  verdade oculta é justamente a sua vida. A vida  desse profeta  está envolta  em um mistério, pois  ele não  tem historia. A única informação dada pela   Bíblia  é de que , ele  era sacerdote e pregava o arrependimento.

 


Vemos  que ,Abraão, Isaque, Paulo, Pedro, Daniel, e até mesmo O Senhor Jesus  tem uma historia de vida , mas Ezequiel não  tem. A Bíblia narra  que , no quinto ano e no dia cinco, estavam os Judeus , as margens do Rio Quebar e entre eles  estava Ezequiel, tendo a sua primeira  experiência  com Deus, através da  ''Teofânia''.

 

A ''Teofânia'' é a  maneira como Deus  se apresenta a alguns dos  seus servos.  Exemplo disso    é a ''Sarça Ardente'' que apareceu a Moisés. O livro de Ezequiel conta  as  sua visões maravilhosas e  tremendas. A primeira delas é com relação aos acontecimentos que  ocorreram  quando estava  entre os judeus.

 

Ali, as margens do Rio Quebar, estavam os Israelitas  escravizados e choravam  muito,  a liberdade  perdida e isso  nos conta o  Salmo  137 quando diz:'' As margens do rio da Babilônia , nos sentamos  e choramos com  saudade de Sião. Nos  salgueiros que lá haviam, penduramos as nossas harpas e aqueles que nos levaram cativos, nos pediam que  cantássemos uma canção.''

 

Havia muito pranto, muita  tristeza,muita murmuração , e naquele cenário estava Ezequiel, contemplando o céu  e adorando,  quando  teve a sua primeira visão ''Teofânica'' .Já  temos ai, uma  grande lição: O céu só se abre para o ''Verdadeiro Adorador''. Em meio aquelas lamentações, estava  somente um, que estava adorando ao Criador. Ezequiel , que não tinha  tempo para lamentar  .

 

O verdadeiro adorador , não murmura, não se julga e nem se compara, porque só sabe adorar e aquele Profeta se comportava assim. Seu olhar era voltado para o  ''Alto'', por isso sua historia é somente espiritual e neste contexto, ele viu  quatro rodas, quatro querubins  e no meio deles,  um fogo brilhante, e  dela  saia  uma voz que dizia :''Filho do homem, põe-te em pé, que  quero falar contigo''.

 

A expressão ''Filho do homem..."Já  demonstra a insignificancia  que é o homem diante  de Deus por sua natureza  humana . Somente Jesus teve as duas naturezas. A Humana , porque ele chorou, teve fome e  teve  sede  e  a natureza  Divina, porque curou, ressuscitou e salvou e  fez muitos milagres.

 

A segunda parte  da  frase diz:'' Põe-te em pé'' e isso completou o  convite missionário. E esse convite chegou até nós, porque muitos  de nós  estamos  sentados nas  desculpas, na  preguiça etc...sem querer  fazer a obra. Ezequiel estava no meio de um povo que estava sentados  nas  saudades , deitados nas lamentações e nas  desculpas pois não queriam ouvir  os conselhos do Profeta que  falava no arrependimento.

 

Ezequiel  tinha uma vocação missionária e por isso  , Deus lhe  deu sua primeira missão dizendo  no versículo  3 ''Filho do homem vai aos filhos de Israel'' e  completa: ''Não  temas , pois são de semblante duro..." Como seria  essa ordem para nós no dia  de hoje? A começar por mim: Temos que  fazer a obra.Por isso Ele diz a mim e a  você,"Ide''  Não é um pedido é uma ordem

 

''Vai  aos filhos  da Igreja que  estão  afastados'' . Primeiro ir procurar as ovelhas perdidas  de Israel e que não são poucas. Deus alertou naquele  tempo e alerta nos  dias  de hoje: ''Tu não vai a um povo de língua  estranha'' versículo 5,que  quer dizer ( Eles  sabem o que  estamos  fazendo e  falando). Na minha  área  profissional , falo do  Evangelho para todas as pessoas e me assusto com o número de afastados do Evangelho;  95% dos  atendimentos.

 

Em segundo lugar, Deus mandou  Ezequiel  ir aos  cativos; Essa ordem é para  pregar aos  cativos  das drogas , das  bebidas, dos laços malditos  das bruxarias das  feitiçarias etc... Ezequiel foi  ''O Atalaia '' de Israel , que  teve a  obrigação de avisar a todos dos perigos espirituais, quer quisessem ouvir  ou não.

 

O Atalaia  de hoje somos nós. Somos os vigias  modernos  , com a  mesma      obrigação que  teve Ezequiel. Se  Deus nos mandar alertar o perverso que ele  está em perigo ,  se ele se converter tudo  bem , mas  se ele não aceitar o aviso de  Deus ,do  sangue  dele estaremos livre  das cobranças  Espirituais do Todo Poderoso.

 

No v. 5 , está  escrito  um ''sério aviso'' sobre nós:''Eles  hão  de saber que esteve no meio deles, um profeta''.Quero citar um  exemplo:  Preguei para muitas  pessoas que já morreram. Do  sangue  deles,  estou  livre.

 

Ezequiel  teve muitas visões . Cada uma  teve um significado especial e a mais famosa  foi ''A do  vale dos ossos secos''. O mundo é um vale  de ossos  secos, que pela pregação do Evangelho poderá  ter esse quadro transformado  .Esse Profeta  foi um  grande Atalaia.Teve muitas  visões  e  foi o  exemplo de  verdadeiro  adorador para  cada um  de nós. Meu querido leitor, somos Atalaias portanto  a vida  de Ezequiel é um  verdadeiro espelho para nós. Façamos o mesmo.