''O Reino de céus é como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para sua vinha. Ele combinou pagar-lhe coisa que observamos um denário pelo dia e mandou-os para sua vinha. Por volta das nove horas da manhã, ele saiu e viu outros que estavam desocupados na praça e lhes disse: Vão trabalhar na vinha e eu lhes pagarei o que for justo. E eles foram. Saindo outra vez por volta do meio-dia e das três horas da tarde , fez a mês coisa. Saindo por volta das cinco horas da tarde, encontrou ainda outros que estavam desocupados e lhes perguntou: Por que vocês estiveram aqui desocupados o dia todo? Porque ninguém nos contratou. Disse-lhe ele : vão trabalhar também"... Mateus 20:1-16.
.
Parábola é uma história narrada para que seja tirada dela, lições para o nosso dia a dia. Jesus Cristo sempre usou as parábolas para extrair de cada caso , um exemplo para nós ,os Cristãos. Nesta parábola, observamos três situações:
A primeira diz respeito aos convites de Jesus , de manhã, ao meio dia e as cinco horas da tarde. Jesus começa os convites para o trabalho na vinha nos primeiros anos de vida, ou seja as crianças.
O segundo convite vai para os adultos e o terceiro convite é para os velhos ou (idosos). Meio-dia e cinco horas da tarde. Na meia idade e no fim da vida.
Um outro significado diz respeito aos cultos de adoração: Jesus convida a todos para irem adora-lo em sua casa . Jesus convida para que cheguem na hora. Todavia muitos chegam no inicio , outros chegam na metade do culto e outros chegam quando o culto está terminando.
Deus sabe quando podemos e não queremos e quando queremos e não podemos. Temos que nos lembrar que existe o pagamento ( O denário) e que é o mesmo para todos.
Os pagamentos de Deus são diferentes. São pagamentos espirituais . Perdão, misericórdia, amor. Ele também tem pagamentos físicos: saúde, curas e milagres.
Os trabalhadores somos nós. Você e eu , os Trabalhadores do Reino de Deus, sempre convidados.