quinta-feira, 9 de abril de 2015

PERTO OU LONGE

                                                  


 “Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu .'' Marcos 10:46


Todos os evangelhos  falam dos milagre dos cegos , mas somente  Marcos exibe  o  nome  de  um deles: ''Bartimeu.''

A palavra Bartimeu, quando  desmembrada, significa Bart - filho  e Timeu o nome  do  pai.

Timeu  foi um grande oficial de Israel . Esse homem  fez fortuna  e posição  social  na  cidade  de Betel. Quando  os  romanos invadiram Israel , confiscaram tudo o que ele possuía.   

Dominado pelo ódio, Timeu enfrentou o exercito Romano e por isso foi assassinado,  deixando seu filho Bartimeu , que  também sofreu nas mãos dos romanos.

Eles o cegaram ,  para  que   fosse um ''Outdoor ambulante'' ,avisando o que poderia  acontecer a quem  ousasse   enfrenta-los.

Todos nós  temos os orgãos dos sentidos , que são em numero de  cinco: Visão, audição, tato, olfato e paladar . A ciência  diz que: A deficiência  de qualquer   orgão dos  sentidos , provoca o aumento da sensibilidade  em outro orgão.

Não se pode imaginar o que  seja a falta  de um desse sentidos .Somente o portador da  deficiência , é  quem sabe. Sem duvida, uma das piores é a  cegueira, porque  a pessoa  vive no  escuro a  vida  toda.

Bartimeu  vivia no escuro mas  escutava tudo. Bartimeu vivia  a  beira do caminho  mas ouvia e guardava todas as  informações que chegavam aos  seus ouvidos e com  certeza  escutou  falar de Jesus e guardou  e aguardou  a sua  passagem por  aquele lugar.

Era inverno , quando  Herodes escolheu  Jericó ,para passar uma temporada. Paralelo a  esse  acontecimento  Jesus , acompanhado por uma  grande multidão, estava passando por  ali e  chamando a  atenção dos pobres e ricos que  estavam  a beira do caminho  e entre eles  Bartimeu.

Humilhado e mendigando , ele nutria uma  esperança,mesmo porque , embora  cego,  não perdera  seus própositos, de uma  vida  melhor. A cegueira dele , não o impediu  de vislumbrar  o sol do futuro.

Os orgãos dos sentidos  servem para interligar o interior e o  exterior de todos os  seres humanos. Existe uma  frase de efeito popular, que diz: ''O que os olhos não vê , o coração não sente''.

Bartimeu não estava  vendo Jesus, mas sentia  que Ele fazia a diferença,e se jogou  de cabeça e coração para aguardar uma oportunidade. Embora a circunstancia  adversa , não o impedia  de  ver o melhor mais  adiante.

E Bartimeu  reuniu forças  e a  beira do caminho esperou, e ao ver Jesus passando , começou a clamar :''Jesus , filho de Davi  tem misericórdia de mim''.

Dando sentido ao título desta postagem, observamos o comportamento dos  que  estão perto e dos  que  estão longe, e neste contexto ,vemos  Jesus por  dois prismas. Quanto a natureza Divina e quanto a natureza humana.

O Jesus da natureza Divina é o Jesus que  se vê  pela fé e é  esse que muitos  estão perto.

O Jesus da natureza Humana é o que  se vê nas historias, nas  medalhas penduradas no pescoço, nas pulseiras, na cruz  pendurada na paredes , e são  esses  que muitos estão  longe

No contexto ,observamos  Bartimeu, mesmo  sem  ver estava perto pela  fé ao clamar:''Jesus tem misericórdia  de mim'' e  vemos  também a  representação autentica  dos que  estavam longe e que diziam:''Cala-te , não incomodes o Mestre''.

Ou então diziam:''Cala-te  cego ele não vai te ouvir''.Mas  Bartimeu  sabia que aquele  era o dia  do  seu milagre, e não parou. Tem muita  gente parando de orar , de buscar ao Senhor, porque  está ouvindo vozes negativas dos  que  estão longe com isso perdendo a benção.

Foi o  caso de Hamã que quase ouviu o seu negativo coração, quando não quis  mergulhar  sete vezes no Jordão. Mas  teve um dos  seus soldados que o incentivou a mergulhar e com isso ficou curado da lepra.

Nos  dias atuais  tem muita  gente , tanto rica como pobre  sentadas a beira do caminho , bebendo, se  drogando, se prostituindo, assaltando etc... porque os holofotes  da vida não os encontraram.

No entanto, tenho uma noticia para  essas pessoas,  existe o  holofote  no céu que procura por  elas, E naquele dia o holofote  celestial encontrou Bartimeu.

Jesus, parou e olhou para Bartimeu e o chamou e perguntou:''Que  queres que  te faça?'' E ele  respondeu: ''Eu  quero  ver''. Bartimeu ouviu o que muitos cegos gostariam de ouvir. ''Vai a tua  fé  te  salvou''.

Jesus , continua perguntando: ''Que  queres que  te  faça?''

Tem muita gente que está  se entregando, se auto desprezando  porque não tem a felicidade  de ouvir os  que  estão perto de Jesus.

Os que estão perto  de Jesus, levam sempre uma mensagem de  esperança, uma mensagem de amor e de milagres.

Os que  estão perto de Jesus, ajudam, amam, oram, perdoam , trabalham  na obra.

Os que  estão longe, acusam, não perdoão, agridem, assaltam ,matam, acusam etc...

Os que  estão longe de Jesus, levam mensagens  de  tristezas , frustrações, sofrimentos. mas Jesus continua perguntando ''Que  queres que  te  faça?''

Sabemos  que os  ambientes  favoráveis  geram pessoas  de  bom  caráter  e que os ambientes  desfavoráveis  geram pessoas  de  mau caráter.

Também a  beira do caminho estão também   sentados nas filosofias, nas ideologias, nas ciências , nas religiosidades e  todos longe do Jesus Divino  e  abraçando  o Jesus Histórico.

Dai o alto índice  de suicídio. Em um dos  seus livros o Dr. Cury narra um  fato interessante . Um homem  resolveu suicidar-se  e não escutava ninguém  que  tentasse tira-lo do alto da Janela de um prédio de onde queria por  fim a vida.

Então outro homem, com sabedoria dada por  Deus aproximou-se dele e  da outra janela falou; ''Quero  te  vender uma virgula''. Aquilo o inquietou. Ele  sempre comprava  e  vendia todo tipo de coisas , mas nunca escutara algo tão incrível e  resolveu parar para ouvir o que aquele vendedor de coisas estapafurdia oferecia .

Depois  de  breve pate-papo entendeu que todas  as  vidas precisam de virgulas. Quem  resolve  suicidar-se  pois  ponto final em tudo e não estamos  aqui para isso. Temos  que  estar , sempre nos  renovando e nos  realizando e nada melhor que uma virgula para  dar continuidade.

Não existe mérito naquele  que diz:''Estou  realizado'' porque o  realizado terminou, pois um ponto final. O mérito está em querer se realizar sempre. Esse  está  sempre  buscando novos rumos, novas metas mesmo porque é maravilhoso viver.

Se  está dificil ele pensa (virgula) se esta doente (virgula) manha fica bom, se  está  desempregado(virgula ) amanhã se emprega  e lembrar-se  sempre , Só quem põe ponto final é  Deus.

Pense em ver o sol a lua, os pássaros, as  crianças ,as flores, o mar as  estrelas   vendo  Deus através  de tudo isso. Você pode '' ver Deus além do céu azul, do arco-iris, no sorriso da  criança. è como diz o ditado popular:''A vida é  bela agente é  quem complica ela''.

Veja Deus em tudo, Veja  Jesus em cada olhar , porque  fazendo assim você  está  vendo o ''Reino de Deus em primeiro lugar e o  resto virá como acréscimo''.

Ver o Reino de Deus é estar perto de Jesus. O segredo do  seu milagre é  ficar perto dele, escutar somente a Ele, adorar somente a Ele . Assim  fazendo vai  ver como tudo vai mudar. Bartimeu acreditou  e foi  agraciado com a vitoria.

Meu amado ou minha amada fique perto dele.
Perto  Dele, Perto e Perto, é a ordem do dia de hoje.