quarta-feira, 24 de maio de 2017

ALPINISTAS ESPIRITUAIS





Resultado de imagem para Alpinista espiritual


2'' Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.'' Salmo 73:2


Quem não  quer  subir  na  vida?  Subir,  requer sacrifícios, esforço físico, renuncias , e  hoje  queremos  meditar em um  tipo de subida diferente, que  também  requer sacrifícios, esforço  e renuncias e  neste  contexto soma-se tudo que é físico, emocional e espiritual.

Por isso, é  impossível ser um  alpinista espiritual sem levar  em  consideração  o  grande  Asafe. Asafe foi um  grande  músico dos  tempos de  Davi e  Salomão. Asafe foi professor de  música  e  foi um  grande poeta  que  escreve o  Salmo 73.

O Alpinismo é um  esporte  que  requer uma subida acima  de 2.500 metros acima  de picos e montanhas  e que  se  tenha um  bom  instrutor. O  alpinismo  espiritual é  diferente . Não se  tem escalada em  metros e sim em '' força''. Não importa o  tempo e sim a  chegada.

No alpinismo  espiritual  não podemos  e  não  devemos olhar , nem para os  lados e nem para baixo. O olhar do alpinista deve  estar  sempre  voltado para  cima, para o " Pai  da Luz''. Asafe  no  verso 2 começa a confessar porque  quase  caiu. 

''Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei.
Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios.''



 Asafe na  subida ,olhou para onde  não  devia. Seus olhos observaram a prosperidade dos impios e a inveja  encheu  sua  mente. Resultado : ele  parou e  começou a  escorregar e  a  queda  ,por  pouco não  o  destruiu.

Quando observamos  a história Bíblica , observamos quantas  quedas, o povo  escolhido de Deus, enfrentou. Nos  tempos  de  Moisés , uma  nação inteira sucumbiu e vagou pelo  deserto , por  longos  quarenta  anos  e  por isso  não  chegou nem mesmo a  decolar,  e  do  chão  não  passaram . Como alpinistas foram  reprovados por  Deus.

Nos  dias  de  hoje, os  alpinistas  somos  nós e  não  está  fácil,por  causa  das  invenções que  no  livro  de  Gênesis diz  ''ser para pedição do próprio homem''. Enfrentamos  na  atualidade as  naves  do progresso  e nela  temos  que  viajar pelas  redes  sociais, sabendo  que nada  delas  servem para  nós.

Na  nossa  escalada de  alpinistas  celestiais , não podemos levar os  fardos, que com  certeza serão pesos , que  nos  empurrarão   para  baixo. Na  nossa  escalada, não faltarão as  tempestades de  neve das  religiões  contrárias. Não faltarão o  frio do  descaso do  mundo. Não  faltarão as  pedradas  de  gelo da  família.

Temos  que  nos  apegar aos pontos  da  fé e  fincarmos as  cordas  da  esperança para não sucumbirmos a vontade de  desistir e   descer. Asafe sofreu  mas  não  deu lugar  a  tentação. Por  mais  que '' possamos ver triunfar as  nulidades'' não  devemos  retroceder.

Não  faltará a  turma do ''desce  dai'', como  fizeram com Jesus na  cruz. Ele desceu?   Não .

Ele estava no  topo da fé. Foi uma  escalada  terrível . Tudo soprava ao  contrário. A  nevasca  foi  grande, mas  Ele  , o maior  Alpinista de todos os  tempos, Jesus de Nazaré chegou   ao topo  e ainda  falou para o  mundo do  alto da  sua  vitória, como  exemplo: 

''Eu  venci o  mundo  e vós  vencereis  também''. João 16:33